Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dados Pagamento (Fatura, Cobrança, Pagamento)


Ver Solução Respondido por lfernandolopes,
  • Este tópico foi criado há 2026 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a Todos!

Estou abrindo este post pois tenho bastante dúvida para montar as tags de pagamento na nota fiscal eletrônica:

  1. Quando informar a tag <fat> (fatura)?
  2. Quando infromar a tag <dup> (Duplicata)?
  3. Devo informar ambas (<fat> e <dup>) na nota fiscal?
  4. Agora na versão 4.0 temos a tag <pag> com isso as outras tags serão descontinuadas?
  5. Gostaria de imprimir na DANFE que o pagamento é A VISTA, tag <fat> e tag <dup> devem ser informadas?

 

Muito obrigado pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Edvilson!

Então cara, com as últimas modificações das notas técnicas a partir de 02/07 (Homologação), a resposta para as suas dúvidas são:

1. Quando informar a tag <fat> (Fatura)?

  • Você poderá informar as tags de faturas a qualquer momento, ANTES (Nota técnica 1.42) só era possível informar as Faturas/Duplicatas se o tipo de pagamento fosse 14 (duplicata mercantil).

2. Quando informar a tag <dup> (Duplicata)?

  • O grupo de fatura nada mais é que o cabeçalho das DUPLICATAS, ou seja, a soma dos valores das duplicatas deve ser igual o valor da Fatura, se você informar apenas as Duplicatas e não informar a Fatura a sua nota será rejeitada, e a sequência de numeração das vossas duplicatas deve ser sequencia (001, 002, 003, etc...).

3. Devo informar ambas (<fat> e <dup>) na nota fiscal?

  • Sim, conforme resposta do item 2.

4.Agora na versão 4.0 temos a tag <pag> com isso as outras tags serão descontinuadas?

  • Na versão 3.10, não existia a tag <pag> para NF-e (modelo 55) apenas para NFC-e (65), com a implementação da 4.0 são novas tags e não vai influenciar quaisquer outras tags de pagamentos (a da NFC-e vai utilizar a mesma da NF-e).

5.Gostaria de imprimir na DANFE que o pagamento é A VISTA, tag <fat> e tag <dup> devem ser informadas?

  • Ao meu ver não, até por que não existe duplicatas e/ou faturas para um pagamento a vista, no entanto, se você informar as faturas e duplicatas pelas regras da NT 2016_002_V160 a nota não será rejeitada.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,
Implementei a versão 4.0 no sistema aqui na empresa, porém esbarramos em um problema.
Antes, com a versão da 3.1, na opção de pagamento boleto bancario quando escolhida, o sistema acrescentava automaticamente na fatura a tarifa bancária ou seja, o valo da futura ficava diferente do valor total da nota.
agora na versão 4.0 o SEFAZ não esta autorizando.

Como proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FelipeLopes disse:

Boa tarde,
Implementei a versão 4.0 no sistema aqui na empresa, porém esbarramos em um problema.
Antes, com a versão da 3.1, na opção de pagamento boleto bancario quando escolhida, o sistema acrescentava automaticamente na fatura a tarifa bancária ou seja, o valo da futura ficava diferente do valor total da nota.
agora na versão 4.0 o SEFAZ não esta autorizando.

Como proceder?

Felipe, tive a mesma dúvida com relação a um valor de despesa que o meu cliente informou em uma nota fiscal em vOutro. Preenchi o xml com as tags de fatura com o valor original menor que o valor liquido, pois ouve um 'acréscimo', mas para minha surpresa a estrutura trata somente desconto e não acréscimos. Fui questionar a Sefaz-RS sobre o assunto e eis a resposta :

Citar

Seu cliente informou um acréscimo no valor de 3,00.

O que está acontecendo é que o valor do acréscimo foi somado no campo “Valor líquido da fatura” (tag “vLiq”, no arquivo XML). Porém, o valor do acréscimo não foi somado no campo “Valor original da fatura” (tag “vOrig”).
Esse preenchimento não faz sentido, e vai mesmo gerar uma rejeição. Se o valor do acréscimo é somado no campo “Valor líquido da fatura”, então esse valor deve ser somado também no campo “Valor original da fatura”.

Então, se for desconto, informa e deduz do valor original, se for acréscimo, acresce nos dois e segue o baile. Só verifique para a soma das duplicatas serem igual ao valor líquido da tag faturas.

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

tenho uma situação semelhante, há ocasiões em que alguns cliente solicitam que determinados itens comprados da empresa sejam faturados

em notas fiscais separadas.

Nestes casos eu sempre gero apenas uma duplicata que totaliza o valor das duas ou mais notas.

Será que há possibilidade desta rejeição ser eliminada em próxima NT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2018 at 17:40, mbbortolini disse:

Felipe, tive a mesma dúvida com relação a um valor de despesa que o meu cliente informou em uma nota fiscal em vOutro. Preenchi o xml com as tags de fatura com o valor original menor que o valor liquido, pois ouve um 'acréscimo', mas para minha surpresa a estrutura trata somente desconto e não acréscimos. Fui questionar a Sefaz-RS sobre o assunto e eis a resposta :

Então, se for desconto, informa e deduz do valor original, se for acréscimo, acresce nos dois e segue o baile. Só verifique para a soma das duplicatas serem igual ao valor líquido da tag faturas.

[]s

Bom dia, fiz exatamente o que foi sugerido e retornou o seguinte erro da SEFAZ: Reijeiao: valor da fatura maior que o valor total da NFe.
Segue o xml

33180601374419000257550020000012881000012884-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
17 minutos atrás, FelipeLopes disse:

Bom dia, fiz exatamente o que foi sugerido e retornou o seguinte erro da SEFAZ: Reijeiao: valor da fatura maior que o valor total da NFe.
Segue o xml

33180601374419000257550020000012881000012884-nfe.xml

Bom dia, FelipeLopes.

No seu caso, o somatório do valor dos pagamentos ( tag:vPag) maior que o total da nota (tag: vNF) e sem informação no campo vTroco

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe E. Resende Mesquita disse:

Bom dia, FelipeLopes.

No seu caso, o somatório do valor dos pagamentos ( tag:vPag) maior que o total da nota (tag: vNF) e sem informação no campo vTroco

Sim, o pagamento é boleto que tem acrescimo financeiro e nao na venda.
o cliente cobra o valor da tarifa da emissao do boleto;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
11 minutos atrás, FelipeLopes disse:

Sim, o pagamento é boleto que tem acrescimo financeiro e nao na venda.
o cliente cobra o valor da tarifa da emissao do boleto;

 

Não sei se essa pratica é o ideal, mas leia a nota NT e veja a regra abaixo:

RV897.PNG

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Estive olhando o código fonte para gerar o danfe no fastReport e percebi que na NF-e 4.0 Se o pagamento for avista, ele não mostra o campo de fatura com a forma de pagamento e o valor, mas na NF-e 3.1 ele mostra. Isso é porque o fastReport não tem mais suporte? eu posso mexer nesta parte do código para sair um Danf-e que mostre a forma de pagamento e o valor no campo fatura quando o pagamento for avista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, [email protected] disse:

Estive olhando o código fonte para gerar o danfe no fastReport e percebi que na NF-e 4.0 Se o pagamento for avista, ele não mostra o campo de fatura com a forma de pagamento e o valor, mas na NF-e 3.1 ele mostra. Isso é porque o fastReport não tem mais suporte? eu posso mexer nesta parte do código para sair um Danf-e que mostre a forma de pagamento e o valor no campo fatura quando o pagamento for avista?

Use o demo para danfe fast , na pasta ( ,,\Acbr\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFe\Delphi DANFe FR) . Para facilitar o seu processo de desenvolvido e testes.

Equipe ACBr Henrique Leonardo
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Tecnólogo em processamento de dados

E-mail [email protected] - Skype : hleorj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,  no campo fatura na versão 4.00 não esta sendo impresso Pagamento a Vista ou A prazo, antes na versão 3.10 estava saindo, e como sempre tenho alguns clientes que esta questionado, no caso de a vista teria como sair no campo fatura Pagamento a Vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro
  • Solution
Em 01/08/2018 at 09:45, ornei disse:

Bom dia,  no campo fatura na versão 4.00 não esta sendo impresso Pagamento a Vista ou A prazo, antes na versão 3.10 estava saindo, e como sempre tenho alguns clientes que esta questionado, no caso de a vista teria como sair no campo fatura Pagamento a Vista.

Constatei o mesmo problema, estou pesquisando no fórum se tem alguma solução prá isso, se alguém souber por favor me oriente.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, lfernandolopes disse:

Constatei o mesmo problema, estou pesquisando no fórum se tem alguma solução prá isso, se alguém souber por favor me oriente.

Obrigado

Boa tarde, lfernandolopes.

Veja esse tópico:

 

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

estou com o seguinte problema,  tenho um cliente que devolve os produtos recebidos p/industrializacao e a cobrança dos insumos na mesma nota

ex:   recebo total de 800,00 na remessa p/industrializacao

       faço o retorno CFOP 5902/5124  informando os 800,00 da remessa e mais 200,00 da cobrança de insumos,  total 1000,00 na nota

   informo a parcela no valor de 200,00

REJEITA:  valor das parcelas difere do valor liquido da nota  

alguem esta passando por isso, teve alguma solucao, por enquanto estou informando as parcelas nas inf. adicionais, mas os clientes estáo 

reclamando...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi enviando um valor de pagamento a mais da diferença como Outros. Então envio os 200,00 como Boleto por exemplo, e os 800,00 como Outros.

Ou, sem passar informação de pagamento.

 

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso tive problema com 2 rejeições.
A primeira foi a que você comentou, e isso é resolvido informando como valor da fatura a soma do valor das duplicatas.
Após isso ainda tive a seguinte rejeição:
767-Rejeição: Somatório dos pagamentos diferente do total da Nota Fiscal
Que foi resolvida adicionando mais um valor de "pagamento" como outros.

Segue um XML de exemplo

31180986682093000105550140000053016201853012-nfe.xml

Editado por JeannyPaiva
  • Curtir 1

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2026 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.