Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro: Schema inválido


Ver Solução Respondido por BigWings,
  • Este tópico foi criado há 2064 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

boa tarde, companheiros

o mesmo aplicativo rodando em produção em SP e CE, pasta Schemas igual para todos
mas para PA (Pará) ocorre erro antes mesmo da entrega do xml, pelo menos não exibidas as telas de entrega e processamento de lote e nenhum arquivo adicional é criado 

tanto no ambiente de homologação como em produção, com "CamposFatObrigatorios" = true ou false, a mensagem é a mesma

anexo tela da msg de erro

anexo xml com propriedade "CamposFatObrigatorios = true"

obrigado

Otavio Benini

 

erro_PA.gif

15180728472977000120550010000000051000000055-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

impressionante !!!

depois do teste anterior com vdesc = 0,01 debuguei a emissão prá determinar o ponto de geração do erro, visto que não chega no sefaz

para minha surpresa o processo transcorreu normalmente e finalizou a emissão com sucesso

fiz novo pedido e fui processar diretamente = deu o erro de schema inválido

debuguei a rotina a partir do ACBr1.Enviar, com F8 (Run until Return) modo mais rápido e, bingo !! emitiu...

suspeitei do valor do pedido, o primeiro de R$ 10,00 e o outro de R$ 110,00 e então fiz um de R$ 10.000,00 e deu erro na emissão direta

nunca passei por nada semelhante, se da pau rodando da pau debugando e para no ponto de discórdia

propriedade CamposFatObrigatorios = true com vDesc = 0

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
22 horas atrás, Otavio Benini disse:

o mesmo aplicativo rodando em produção em SP e CE, pasta Schemas igual para todos

Como está a configuração da pasta de Schemas?

Esse erro vai ocorrer se estiver no formato UNC (\\servidor\compartilhamento).

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Agora, Otavio Benini disse:

é sim UNC, como em todos os demais aplicativos, que estão rodando, e sempre foi assim

Então vai ter problema caso informe SSLXmlSignLib como xsLibXML2 ou xsLibXmlSec.

É uma limitação da libxml2.dll que não consegue encontrar arquivos xsd relacionados caso seja informado nesse formato.

Você pode mapear a unidade de rede, ou alterar SSLXmlSignLib para xsMsXML.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
58 minutos atrás, Otavio Benini disse:

impressionante !!!

depois do teste anterior com vdesc = 0,01 debuguei a emissão prá determinar o ponto de geração do erro, visto que não chega no sefaz

para minha surpresa o processo transcorreu normalmente e finalizou a emissão com sucesso

fiz novo pedido e fui processar diretamente = deu o erro de schema inválido

debuguei a rotina a partir do ACBr1.Enviar, com F8 (Run until Return) modo mais rápido e, bingo !! emitiu...

suspeitei do valor do pedido, o primeiro de R$ 10,00 e o outro de R$ 110,00 e então fiz um de R$ 10.000,00 e deu erro na emissão direta

nunca passei por nada semelhante, se da pau rodando da pau debugando e para no ponto de discórdia

propriedade CamposFatObrigatorios = true com vDesc = 0

obrigado

 

Os seus Schemas estão atualizados conforme Schemas da pasta ACBr? Veja tópico abaixo:

 

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution
2 horas atrás, Otavio Benini disse:

vc viu meu post sobre o debug ?

Sim, mas não fez sentido pra mim hora funcionar e hora não...

2 horas atrás, Otavio Benini disse:

por padrão todos os acessos são UNC

Veja que estou falando da configuração da pasta de Schemas, não do acesso à aplicação:

ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas := '\\servidor\Schemas\NFe';

Nos meus testes caso se informe no formato como acima sempre vai gerar o erro de Schema inválido, quando SSXmlSignLib = xsLibXML2;

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O @BigWings está correto... A.mensagem de erro é clara, ele não está conseguindo carregar os arquivos de Schema...

Não funcionará corretamente usando UNC no Path... isso é um fato... copie os Schemas para a máquina local e teste...

A questão de funcionar hora sim é hora não,  provavelmente está ligado a algo na sua rede...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, BigWings disse:

Sim, mas não fez sentido pra mim hora funcionar e hora não...

Veja que estou falando da configuração da pasta de Schemas, não do acesso à aplicação:

ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas := '\\servidor\Schemas\NFe';

Nos meus testes caso se informe no formato como acima sempre vai gerar o erro de Schema inválido, quando SSXmlSignLib = xsLibXML2;

Perfeito. Funcionou agora para mim. Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Obrigado pelo retorno

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliana,

boa tarde

não fui eu quem respondeu "Perfeito. Funcionou agora para mim. Muito obrigado."

estou estranhando essa condição pq 5 outros aplicativos estão operando e configurados como este que está falhando

um form NFe é comum para todos meus aplicativos - e nessas ocasiões eu simplesmente acerto o primeiro, testo e depois copio para os demais

eu não informo essa propriedade, nunca o fiz, como mencionado pelo Wilson "ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas := ..."

simplesmente a pasta Schemas está no mesmo diretório do executável

estranho também, e muito, a condição de, debugando, o processo ocorrer sem falhas

estou colocando aqui esse problema pq é exatamente na rotina de processar a NFe que ocorre o erro

obrigado

Otavio Benini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
3 minutos atrás, Otavio Benini disse:

eu não informo essa propriedade, nunca o fiz, como mencionado pelo Wilson "ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas := ..."

Deve passar a informar...

e reafirmando.. não funcionará se for Path UNC...

Antes o ACBr usava por padrão a xsMSXML... ela funciona com Path UNC... Mas tem vários problemas conhecidos... como por exemplo: a perda de certificado A3

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado, Daniel

funcionou

terei de alterar a forma como manipulo as variáveis nos meus clientes para criar um path não UNC

só para esclarecer: essas mudanças foram feitas no último fim de semana ? pq antes tenho, como já disse, 5 aplicativos com a nfe já na v4.00 funcionando nos clientes da forma que descrevi, sem nominar o pathschemas e todos demais paths UNC

obrigado

Otavio Benini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Funcionava, porque provavelmente os XMLs estavam sendo validados e assinados pela biblioteca xsMSXML... (que era a default)... atualmente a default é a xsLibXML2

Como eu disse antes... basta que você configure para usar novamente a xsMSXML.. mas esteja ciente de que ela é obsoleta e contém bugs que podem danificar certificados A3

Para compreender esse assunto em detalhes.. por favor veja esse vídeo:

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2018 at 17:52, Daniel Simoes disse:

Deve passar a informar...

e reafirmando.. não funcionará se for Path UNC...

Antes o ACBr usava por padrão a xsMSXML... ela funciona com Path UNC... Mas tem vários problemas conhecidos... como por exemplo: a perda de certificado A3

Daniel, para salvar os xmls da nota devo evitar path unc? Porque eu salvo em um servidor e uso path UNC.
Sempre que vou fazer referencia aos xmls da nota uso path unc.
Em "Arquivos.PathNFe" uso Path UNC. 
Algum problema nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Wilson,

Não tenho tanto conhecimento quanto o Daniel, mas acredito que o problema do path UNC seja somente para a questão do componente encontrar os arquivos XSD que são utilizados na validação.

No caso de configurar o PathNFe onde será salvo os XML, acredito que não tenha problemas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Exato Italo... o problema de uso do Path UNC afeta apenas a libXML2, que é usada para assinar ou validar o XML... ela não consegue achar os arquivos...

@Wilson Ferraz Rabelo Filho, não vejo problemas em usar Path UNC para salvar os arquivos... a não ser o fato da rede poder ficar indisponível, por um motivo ou outro

  • Obrigado 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.