Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Emissão Boletos Sicoob


Genese
Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 2025 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas na geração de boletos do Sicoob, CNAB 240, ACBrMonitorPlus v1.2.0.15

A) Comandos enviados para o ACBrMonitor

ComandosACBrMonitor.jpg.368bba81bda86ade7c33030a849eeefe.jpg

 

B) Arquivo de remessa gerado

  RemessaSicoobCNAB240_PerDescMulta.thumb.jpg.ad77495b93b9ecbca7d6714421a0c5d8.jpg

 

C) Boleto gerado

BoletoSicoobCNAB240_PerDescMulta.thumb.jpg.e9c042064e9ecc260ae2adb43f78533b.jpg

Com base nas imagens acima:

1. O item desconto (Tag ValorDesconto=5,00), assinalado em vermelho nas imagens, é enviado para o ACBr em percentual (Tag TipoDesconto=2 ).
No boleto impresso, aparece a mensagem "Conceder desconto de R$ 5,00 ...".

O item multa (Tag PercentualMulta=2,00), assinalado em azul, também em percentual (Tag MultaValorFixo=2), é calculado pelo ACBr e impresso no boleto em reais.
Os dois itens não deveriam ter o mesmo comportamento? Ou seus valores em percentuais (com o simbolo %) ou calculados em reais. O item desconto não me parece correto impresso dessa forma no boleto.

No arquivo de remessa as posições de desconto (Segmento P 142 a 165) e multa (Segmento R 066 a 089) estão OK, conforme pode ser visto nas imagens.

 

2. O item juros (Tag ValorMoraJuros=1,64 - esse em reais), assinalado em verde, quando impresso no boleto utiliza duas linhas do campo, mesmo tendo espaço suficiente para impressão em uma única linha.
Porque isso ocorre?

 

3. Seria possível o ACBr imprimir no boleto mensagem "Cobrar juros de R$ 1,64 por dia de atraso" quando a data dos juros (Tag DataMoraJuros) for igual a data de seu vencimento, ou no dia seguinte a ele?
O texto seria menor e inteligível da mesma forma. Sei que é impresso dessa forma quando não há dados na tag DataMoraJuros, porém se há cobrança de juros não deve ser informada uma data no arquivo de remessa?

O mesmo procedimento poderia ser adotado para o item multa (quando a data da multa for igual ou +1 ao vencimento) e desconto (quando o desconto puder ser concedido ate a data de vencimento)
Esse texto menor já é impresso pelo ACBr quando não há informação de data nas respectivas tags, porém as posições das datas no arquivo de remessa vão zeradas (exceção número 4 abaixo).

 

4. Se envio para o ACBr informação de multa, sem data na tag DataMulta, é colocado na posição 067 a 074, segmento R do arquivo de remessa, a data "30121899". Está correto isso?

 

Agradeço orientação.
 

José Vieira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

1 hora atrás, Genese disse:

1. O item desconto (Tag ValorDesconto=5,00), assinalado em vermelho nas imagens, é enviado para o ACBr em percentual (Tag TipoDesconto=2 ).
No boleto impresso, aparece a mensagem "Conceder desconto de R$ 5,00 ...".

O item multa (Tag PercentualMulta=2,00), assinalado em azul, também em percentual (Tag MultaValorFixo=2), é calculado pelo ACBr e impresso no boleto em reais.
Os dois itens não deveriam ter o mesmo comportamento? Ou seus valores em percentuais (com o simbolo %) ou calculados em reais. O item desconto não me parece correto impresso dessa forma no boleto.

No arquivo de remessa as posições de desconto (Segmento P 142 a 165) e multa (Segmento R 066 a 089) estão OK, conforme pode ser visto nas imagens.

A Multa embora no boleto seja apresentado em R$, é verificado se é um valor fixo ou percentual através do campo: "MultaValorFixo" (deve ser True ou False), o valor da multa deve ser preenchido em "PercentualMulta". Se for percentual o valor apresentado no boleto é sempre convertido em R$. (Seguindo padrão FEBRABAN)

O Campo desconto realmente é apresentado no boleto sempre em R$, talvez devido ao layout dos principais bancos trabalhar apenas com descontos em R$, não foi modificado... E quem implementou o para o banco SICOOB não se atentou a essa particularidade (Realmente precisa ser revisto para as particularidade desse banco...)

 

1 hora atrás, Genese disse:

2. O item juros (Tag ValorMoraJuros=1,64 - esse em reais), assinalado em verde, quando impresso no boleto utiliza duas linhas do campo, mesmo tendo espaço suficiente para impressão em uma única linha.
Porque isso ocorre?

Há uma definição de tamanho pré-definida no gerador de relatórios, provavelmente por questões de resolução em tela (realiza quebra de linha automático)

 

1 hora atrás, Genese disse:

3. Seria possível o ACBr imprimir no boleto mensagem "Cobrar juros de R$ 1,64 por dia de atraso" quando a data dos juros (Tag DataMoraJuros) for igual a data de seu vencimento, ou no dia seguinte a ele?
O texto seria menor e inteligível da mesma forma. Sei que é impresso dessa forma quando não há dados na tag DataMoraJuros, porém se há cobrança de juros não deve ser informada uma data no arquivo de remessa?

O mesmo procedimento poderia ser adotado para o item multa (quando a data da multa for igual ou +1 ao vencimento) e desconto (quando o desconto puder ser concedido ate a data de vencimento)
Esse texto menor já é impresso pelo ACBr quando não há informação de data nas respectivas tags, porém as posições das datas no arquivo de remessa vão zeradas (exceção número 4 abaixo).

O componente já faz isso quando não é informado data nos campos  "DataMoraJuros" e "DataMulta". Se existir data por padrão deve complementar a mensagem para ficar claro...

 

1 hora atrás, Genese disse:

4. Se envio para o ACBr informação de multa, sem data na tag DataMulta, é colocado na posição 067 a 074, segmento R do arquivo de remessa, a data "30121899". Está correto isso?

Isso está errado... vamos verificar essa rotina...

 

 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.