Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

6098-sat em processamento sat duplicado na sefaz, alguem ja resolveu?


geanjesus
Ver Solução Respondido por André Ferreira de Moraes,
  • Este tópico foi criado há 2031 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Ola srs do Acbr ,  tenho recebido o erro 6098 sat em processamento em varios clientes , aleatoriamente,

mas quando isso acontece , mesmo mandando um consultarstatus e estando ok,  antes de enviar o cupom,  eu descobri que

mesmo retornando 6098 , o cupom fica gravado no sat e depois é enviado para a sefaz...

quando é enviado novamente agora com codigo de retorno 6000 e impresso o cupom ...o cupom ja estava la na sefaz mas com outro numero

vamos analisar , tem la uma funcao consultar ultma sessao e recuperar o cumpom que deu 6098, porem esta função só recupera o ultima sessao correto?

tentou enviar e deu 6098 e apos isso vamos tentar recuperar o cupom aí dá novamente 6098...la se foi a unica chance de recuperar o dito cujo que agora jaz era e só vai renascer la na sefaz firme e forte para cobrar mais um pouquinho de imposto do contrinuinte ..duplicando quando for reenviado novamente...

Para mim isso é uma falha do equipamento, que se nao devolver 6000 ou 7000, como se trata de uma transação, deveria cancelar a mesma, para que seja retransmitida numa segunda chance após analise e reparo  do problema ou que pudesse atraves daquele numero de sessao, recuperar o cupom independente de ser o ultimo, pois assim  tornou isso

um problema até juridico, pois o cliente tem direito ao cupom, e  se ele assim o exigir, o comerciante tera que imprimir e entrega-lo como comprovante.

Então uma vez que o aparelho , por falha nao conseguiu devolver o xml que gera o cupom, e a sefaz nao permite que se baixe automaticamente pelo sistema o cupom

deveria ser cancelado, mas nao é o que acontece, 

Falando com o fabricante Tanca no caso , tenho varios clientes com TS-1000, eles disseram que o problema esta no aplicativo que deve ser usado a tal funcao consultar ultima sessao, mas como descrevi acima , somente recupera a ultima sessao e qualquer consulta ja sera uma outra sessao e aí????

Deixe alguem mover um processo e ai as coisas deverao ser corrigidas... pois se bloquear a duplicacao do cupom , nao enviando, tambem nao podemos imprimir pois nao temos o xml retornado e aí o que fazer...isso ja está se arrastando desde 2017 pelo menos quando vi pela primeira vez acontecer isso...

Eu alterei aquele exemplo do acbr que busca informacoes do cupom acbrws e montei um arquivo onde eu pego todos os cupons la da sefaz no periodo e confronto com  o que tenho no meu sistema e o que eu vi foi que tem varios lá duplicados pois , mesmo eu colocando uma senha  para nao ser reenviado o cupom , o cliente acaba reenviando somente para poder dar o comprovante para o cliente e nao ter maiores transtornos...

A sefaz deveria abrir a recuperacao de xml de cupons atraves do sistema , assim ja resolveria assim como fazemos na NFE.... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Está previsto para 2019, na versão 0.09 do SAT o comando ConsultarUltimaSessaoFiscal que irá permitir consultar o último documento que foi autorizado pelo SAT.

Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Downloads/Especificacao_SAT_v_ER_2_25_03.pdf

Até lá, vc pode tentar diminuir os problemas seguindo o sugerido neste post:

 

  • Curtir 4
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Muito Obrigado pelas informaçoes André, isso ja fez um grande estrago pois varios clientes estao pagando impostos a mais, por conta desses cupons duplicados, 

pois em nossos sistemas para SAT nao temos 100% de condições de determinar se o cupom realmente foi enviado , ja que isso esta a cargo do aparelho do fabricante e nao do nosso sistema como é na NFE... pior ainda o software do aparelho do SAT nem trata duplicidade, ou seja , se voce for enviando o mesmo cupom ele vai aceitando, na boa , voce que tem que gerenciar tudo....portanto temos que ter as informações de retorno , e ainda  de imediato, pois  senão ficamos com o sistema comprometido  na sua  integridade e tambem  na performance, imagine uma fila de supermercado , e o cliente precisar esperar resolver problema de comunicação entre sistema e aparelho SAT....Para mim faltou maturidade do pessoal de desenvolvimento dos fabricantes em nao prever essas situaçoes, e tratar como uma transação, ou seja , recebeu a informacao e nao conseguiu devolver um retorno..ok , entao deveria cancelar a transação e pronto.... e nao devolver uma condição de erro e seguir com  a transação sem retorno...isso é amadorismo na minha concepção....

Inclusive la no passado com as ECfs , isso era exigencia obrigatoria, para se homologar uma ECF...nas quedas de energia....Lembram ....

Porem com esses paliativos ai acima  , ja vamos minimizar os problemas,

Falei com o pessoal da Tanca Novamente e fiz um chamado tecnico para a equipe de desenvolvimento deles e eles me responderam o seguinte:

usar a funcao ConsultarNumeroSessao, veja bem , até ela retornar um ok....ou seja voce tem que ficar consultado o mesmo  numero da sessao até que o problema seja resolvido, pois se na primeira tentativa voce receber por exemplo outro codigo 6098 - sat em processamento, entao devera dar um aviso para o usuario

que foi perdida a comunicação com o sat  e pedir para o usuario desligar e ligar o aparelho do sat por 30 segundos ou mudar para uma porta de usb diferente até restabelecer a comunicação novamente , daí entao será  retornado os dados do cupom , 

Se fizer qualquer outro procedimento de envio para o sat após isso , sem receber esse retorno, voce nao conseguirá mais os dados daquele cupom , pois aí será outra sessao a ultima,  e esse comando somente consulta a ultima sessão.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...