Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rejeiçao em Remessa Banco do Brasil


Valdir Dill
Ver Solução Respondido por Robert Dj,
  • Este tópico foi criado há 1962 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde,

Estou tendo problemas em homologar arquivo de remessa Banco do Brasil.

Em anexo estou enviando arquivo com o retorno do banco indicando que na linha 6 (Segmento S), posição 19, deveria haver um número, mas nessa posição o Acbr está iniciando as mensagens de texto de multa/juros.

Verifiquei na AcbrBancoBrasil.pas (print anexo), função GerarRegistroTransacao240, parece realmente haver um erro na linha ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '00', '' ) , pois, pelo que entendi, essa linha gera 00 para a posição 19 quando houver 2 ou menos mensagens e '' (nada) se houver mais de 2 mensagens. Como esse título tem mais de 2 mensagens, a posição 19 fica em branco (sem valor) e, com isso, a posição 19 recebe o início do textos das mensagens ("Cobrar juros,,,), quando deveria receber valor 1 ou 2, conforme inclusive está no comentário do acbr dessa linha.

Estou certo nessa minha análise? Como resolver?

Obrigado.

AcbrBancoBrasil-Pas.png

Erro layout Remessa.jpg

cb171001.rem

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Em uma pesquisa mais detalhada no manual do banco, verifiquei que nas posições 19 s 20 do segmento S deve ser informado '00', pois é um campo não tratado. Vide destaque no print do manual anexo.

Acredito que a seguinte mudança da linha 691 da AcbrBancoBrasil.pas seria a solução:

De ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '00', '' )   +

Para '00' +

Obrigado.

 

ManualBB.png

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

Obrigada pela análise, será verificado para possível alteração.

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde,

Resolvi o problema com a alteração da AcbrBancoBrasil.pas, a qual envio em anexo para possível atualização no svn.

As alterações que fiz são:

- Linha 690
de:  ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '00', '' )                                    + // 019 - 020 - Reservado (uso Banco) 
para: '00'                                                                                                + // 019 - 020 - Reservado (uso Banco) 

- Linha 441 
de: Result := PadRight(Result, 200); 
para: Result := PadRight(Result, 198); 

 

Abraços.

ACBrBancoBrasil.pas

  • Curtir 1

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde. 

O curioso é que está em produção para muitos usuários e ninguém necessitou desta alteração...realmente bate com o manual ?

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Sim @Juliana Tamizou, bate com o manual.

Se você analisar minha segunda postagem neste tópico vai ver que anexei um print do manual onde fala sobre esse layout. Nesse print eu destaco esse campo que diz que deve ser informado '00'.

Eu também tinha clientes utilizando sem erro, mas começou a ocorrer esta semana.

O que reparei no arquivo remessa de alguns dias atrás (quando não dava erro) do cliente é que antes o arquivo dele não gerava o segmento S. Acho que esse segmento é opcional. Não sei porque antes não era gerado, mas no arquivo remessa do meu cliente de alguns dias atrás não tem esse segmento. Já o arquivo atual tem.

Abraços.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

Realmente o segmento S foi adicionado a pouco tempo, na proxima semana faremos uma análise considerando este segmento também.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde @valdirdill,

Analisando a sua contribuição para atualizar, verificamos que essa alteração pode quebrar compatibilidade para outras pessoas que já utilizam o componente boleto com "Impressão Tipo 3"...

Note no manual que Impressão Tipo1 e 2 realmente deve gerar '00' na posição 19/20 mas se for Impressão Tipo 3 a posição é diferente, a partir da posição 19 se trata da primeira mensagem, por isso tem uma função específica (MontarInstrucoes2 ).

Se seu arquivo não está gerando '00' na posição 19/20 é porque existe mais de duas mensagens, dessa forma entra no tipo Impressão 3... 

Se necessário, anexe o arquivo de remessa para análise.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
15 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Boa tarde @valdirdill,

Analisando a sua contribuição para atualizar, verificamos que essa alteração pode quebrar compatibilidade para outras pessoas que já utilizam o componente boleto com "Impressão Tipo 3"...

Note no manual que Impressão Tipo1 e 2 realmente deve gerar '00' na posição 19/20 mas se for Impressão Tipo 3 a posição é diferente, a partir da posição 19 se trata da primeira mensagem, por isso tem uma função específica (MontarInstrucoes2 ).

Se seu arquivo não está gerando '00' na posição 19/20 é porque existe mais de duas mensagens, dessa forma entra no tipo Impressão 3... 

Se necessário, anexe o arquivo de remessa para análise.

Bom dia,

Certo @José M. S. Junior  entendi. 

Realmente minha alteração não estaria correta. Porém, do jeito que está, também não está correto. Por gentileza, me acompanhe na análise abaixo e veja se ela está correta. 

Estou anexando o arquivo remessa que dá erro o no crivo do banco.

Nessa remessa Mensagem.Count é igual a 5. Então, com 5 mensagens, ou seja Mensagem.count > 2, a linha 690 da AcbrBancoBrasil.pas (ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '0', '8' )) gera o valor "8" para a posição 18, correto?

Porém, segundo o manual do banco - destaques no print anexo - diz que o campo 18 deve ser preenchido com "8" apenas para tipos 1 e 2.
Se tipo for igual a 3, então essa posição 18 deve ter valor "0".

Então, se, quando Mesnagem.Count maior que 2, tipo será igual a 3, a linha 690 não dever ser:
ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '8', '0' )
ao invés de:
ifthen( (Mensagem.Count <= 2), '0', '8' )

?

 

Obrigado. 

ManualBB.png

cb271001.rem

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
8 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia,

Apenas alterando para "0" na posição 18 do arquivo de remessa, está sendo aceito pelo Banco?

Boa tarde,

Não fiz esse teste e, no momento não tenho como fazê-lo.

Desenvolvi essa análise porque, conforme demonstrei, me parece que Acbr está gerando errado essa posição.

Vou tentar contato com o usuário para fazer um teste.

Obrigado.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
26 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Ok, aguardamos o retorno... Aparentemente este código "8" esta errado mesmo... é estranho todos estarem homologando desta forma até o momento.

Bom dia,

Acredito outros estejam homologando que seja por 2 motivos:

1 - Esse segmento S foi incluído há bem pouco tempo no componente. Talvez outros desenvolvedores não tenham atualizado seus fontes;

2 - Pode não haver mais que 2 mensagens nas remessas. E, nesse caso, o componente gera certo, conforme o banco pede.

Obrigado.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 30/10/2018 at 08:20, José M. S. Junior disse:

Correto, se possível apenas confirmar se está validando com com código 0 para mensagem tipo 3.

Boa tarde,

Consegui fazer um teste alterando e colocando 0 na posição 18.

Mas, ao que parece, a situação piorou, rs.

Veja o anexo a rejeição/erro gerado pelo banco. Também anexo o arquivo remessa enviado no teste.

Obrigado.

Erro layout Remessa 5.jpg

cb301001 gerado pelo GFIL.rem

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

@valdirdill, as posições informadas nesse erro parecem não corresponder com o manual CNAB240, no seu caso está sendo gerado o Segmento "S" com Mensagem Tipo -3, Sugiro você verificar com o banco qual valor deve ser passado para esse tipo de mensagem.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valdirdill  Também estou com dificuldade em configurar a remessa no boleto no BB. Como para nós é relativamente novo utilizar o componente ACBrBoleto ainda estamos "Aprendendo" suas configurações e sabemos que cada banco tem as suas especificações.  Vale salientar que estamos enfrentando os mesmos erros relatados aqui. Acompanhando a evolução do post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Esta situação esta um pouco confusa, peço que aguarde mais um pouco para que possamos avaliar se trata-se da falta de parâmetros,  incoerência com o manual ou realmente ajuste no código.

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Estamos realizando a análise que citei ontem, porém ainda não temos uma conclusão,  no decorrer do dia de hoje, devemos  retornar com novas informações.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde

Foram identificadas algumas possíveis alterações,  amanha devemos anexar aqui uma unit para testes.

Att.

  • Curtir 2
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, segue o .pas para testes. Nos testes que realizei o segmento S para Tipo de impressão 1 e 2 foi validados com sucesso, porém o tipo 3 deu o mesmo erro relatado, mas analisei o arquivo de remessa gerado e está de acordo com o leiaute do banco. Verifiquei o arquivo de remessa que você anexou e observei que ele se trata do tipo 1 e 2 do segmento S, Infelizmente não tenho dados de conta do banco do brasil para entrar em contado com o mesmo e questionar o porque dos erros no tipo 3, então, se possível, me auxiliar nos testes do tipo 3 seria ótimo.

ACBrBancoBrasil.pas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...