Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rateio de Desconto/Acréscimo ECF


  • Este tópico foi criado há 1398 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou com um problema que é o seguinte, faço um cupom e neste coloco um desconto no total, faço o rateio desse desconto entre os itens, até ai tudo bem, na minha base de dados o valor fecha, só que fica diferente da ECF.

Tirando um SPED pela ecf vejo que o valor liquido de cada item fica diferente, mesmo o valor total do cupom estar igual ao da minha base.

Isso acontece porque (pelo que pesquisei), cada marca de ECF usa um método de rateio diferente, por exemplo em determinados casos a BEMATECH joga esse resíduo de rateio na maior alíquota, enquanto a DARUMA joga na menor alíquota por exemplo.

Ou seja, o meu total fecha, apenas os totais por tributação que não.

Exemplo: um cupom com o valor total de 10, 00 com o desconto de 3,33, eu jogo o resíduo na maior alíquota mas na ecf ela jogou na menor, e o pior, não tem um padrão, a cada interação ela joga em outra condição...

Já entrei em contato com a BEMATECH que não me deu nenhuma luz...

Pesquisando na internet notei várias perguntas sobre esse problema, mas nenhuma solução.

Pensei em tentar recuperar os valores líquidos de cada item após o termino do cupom, mas não localizei uma forma de fazer isso.

Alguém já passou por isso? Tem alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O Rateio deveria ser um padrão...

Eu sigo com sucesso essa formula da Bematech...

http://partners.bematech.com.br/bemacast/Paginas/post.aspx?idPost=5790

pode ser que o problema seja na hora de fazer o arredondamento.... Use o método RoundABNT, da ACBrUtil

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Diversos/ABNT NBR-5891 Regras de arredondamento e numeração decimal.pdf

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já uso essa formula, só que ela deixa algumas brechas. Como por exemplo, e se no meu cupom tiver itens com o mesmo valor e tributações diferentes? Aonde esse resíduo vai? Incrivelmente testando em uma BEMATECH MP-4000 o resíduo foi mandado para a maior tributação, no caso 18,00% já em uma DARUMA foi mandado para a menor 7,00%.

 

Exemplo de cupom;

Item - Alíquota - Valor

item 1 - 18,00% - 8,69

item 2 - 12,00% - 8,69

item 3 -  7,00% - 8,69

item 4 -        F1 - 8,69

item 5 -       N1 - 8,69

item 6 -         I1 - 8,69

SubTotal = 52,14

Desconto = 3,33

Total liquido = 48,81

Resíduo = 0,03 ... onde joga-lo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
Em 13/11/2018 at 08:49, Cebola Adriano Henrique disse:

Eu já uso essa formula, só que ela deixa algumas brechas. Como por exemplo, e se no meu cupom tiver itens com o mesmo valor e tributações diferentes? Aonde esse resíduo vai? Incrivelmente testando em uma BEMATECH MP-4000 o resíduo foi mandado para a maior tributação, no caso 18,00% já em uma DARUMA foi mandado para a menor 7,00%.

 

Exemplo de cupom;

Item - Alíquota - Valor

item 1 - 18,00% - 8,69

item 2 - 12,00% - 8,69

item 3 -  7,00% - 8,69

item 4 -        F1 - 8,69

item 5 -       N1 - 8,69

item 6 -         I1 - 8,69

SubTotal = 52,14

Desconto = 3,33

Total liquido = 48,81

Resíduo = 0,03 ... onde joga-lo? 

Como o Daniel falou e também conforme a legislação esse rateio deveria ser padrão, e é até certo ponto, pois acaba realmente gerando esse resíduo.

Não sei como os demais colegas fazem mas aqui pegamos esse resíduo e jogamos como DESCONTO NO ITEM em algum item que possui a mesma tributação que está dando a diferença.

Att.

 

  • Curtir 1

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...
  • Consultores
13 horas atrás, schrsistemas disse:

Boa noite.

Aguem conseguiu encontrar alguma solução.

O código que temos meximos e meximos e ainda assim agora com o bloco x piorou a situação quando o cliente da muitos descontos e valores são muito quebrados.

 

Algum código de exemplo, alguma luz Senhor?!?

Eu sugiro você montar um exemplo simples de como reproduzir. Daí você pode entrar em contato até com o fabricante do ECF caso necessário para questionar.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...
Em 18/09/2019 at 11:43, Daniel Schroeder disse:

Achei a solução baseado no ACBrECFVirtual, ele possui todo calculo de rateio de desconto e questão residual. Estamos em testes nos diferentes cenários... Obrigado.

Conseguiu fazer o rateio correto?
Ainda estou me batendo em uma solução ideal.
Se conseguiu e puder compartilhar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Lendo o tópico notei que está tendo alguma situação equivocada, pois aqui se fala em ECF e o mesmo está comentando acima em ECFVirtual

seu caso é o mesmo dele? é com ECF para Paf-ECF

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em teoria usando a lógica do ECFVirtual funcionou,... mais dependendo os desconto "loco", ou por ser mesmo muito valor/qtd quebrado feito pelo cliente, no bloco x estava tendo alguns centavos de diferença, resolvi pegando a diferença final, e ajustando a menos ou a mais para tal item de determinado totalizador F1, 17, I1, etc...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1398 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.