Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

erro no valor liquido no evento 1210


ismaelspaniol
  • Este tópico foi criado há 1898 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá,

Estou tendo divergência no valor liquido do evento 1210, ja conferi todas as incidências das rubricas e estão todas ok. O erro ocorre sempre que mando mais de um demonstrativo no evento 1200, quando mando apenas um ele está correto. Outra coisa que identifiquei se eu mudo a sequencia das rubricas dentro do demonstrativo e determina um valor liquido diferente. Sabem me dizer se existe alguma ordenação para colocar dentro do demonstrativo, por exemplo :provento depois descontos depois informativas algo assim?

Segue em anexo os eventos 1200, 1210 , rubricas e o retorno. Dentro do xml 1200 tem o dmDev 96 que é a folha e o 95 que é o adiantamento ambas com o pagamento dentro de agosto 2018. Sempre ocorre o problema no primeiro dmDev do xml, se eu mandar primeiro o adiantamento dentro do xml e depois a folha o erro ocorre no liquido do adiantamento.

Neste erro pelo que entendi ele não descontou a rubrica Contribuicao Assistencial(282) e Vale Alimentacao Informado (141) como se ele ignorasse estas rubricas.

 

 

1200.xml

1210.xml

erro.xml

rurbicas 96.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ismaelspaniol Poste o Retorno do S-1200, é muito provável que o seu sistema tenha feito o cálculo  e o  eSocial deu outro valor, principalmente no que diz respeito a contribuição previdenciária. 
No retorno do S-1200 ou seja (S-5001) é possível saber onde está essa diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é a sequencia das rubricas dentro do xml, eu ordenei desta forma: informativas, deduções e proventos e passou.O mais estranho era que o INSS e o IRRF ele calculava corretamente nos retornos. Mas ainda estou sem entender o porque de ser nesta ordem. . 

ID1053278580000002018113010040800001-S5002.xml

ID1053278580000002018113010035700001-S5001.xml

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou enfrentando o mesmo problema, normalmente ocorre quando existe mais de um demonstrativo, mas tenho casos de S-1210 enviado sem retorno de advertências, e ambos S-1200 foram enviados com a mesma sequencia de rubrica, sem a necessidade de seguir a ordem ao qual o @ismaelspaniol citou. No meu caso não existe um padrão para o retorno da advertência, alguns retornam outros não, e todos o INSS descontado está de acordo com o que foi calculado pelo eSocial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeCosta Essa sequencia estou achando que foi coincidência, pois como são informativas, descontos e proventos e se for fazer o calculo na mão do liquido sempre está ok. E pelos testes que eu estava fazendo ele normalmente não soma ou diminui do liquido justamente as primeiras rubricas do demonstrativo. Talvez para tirar a prova, tente enviar nessa ordem e força umas 5 rubricas informativas em todos demonstrativos só para ver o que ele vai interpretar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive várias empresas que tiveram erro de valor líquido, estava tudo configurado certo, de diferente apenas o fato de ter 3 dmDev (Folha, Adiantamento e Adiantamento do 13) em relação aos meses anteriores.

Efetuamos a alteração da lógica de montagem das rubricas com o 3,2,1 (informativo,desconto e provento). Geramos a Exclusão do S1210 aceitos com advertencia, retificamos o S1200 (com esta ordenação das rubricas absurda)  e reinviamos o S1210, todos com sucesso.

Logo a solução é esta mesmo por enquanto - ordenar as rubricas dentro dos dmdev.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ismaelspaniol feito da forma como mencionou e todos eventos passaram. Não foram apresentados problemas só com o S-1210, o @Sandro Felipe Adad mencionou um problema com o S-2299, e tivemos problemas também com o S-1200. No S-1200 para ser mais especifico ocorria com um evento que possuía 3 demonstrativos (adiantamento, adiantamento 13º e mensal), onde no mensal existia 3 descontos de convênio saúde (1 do titular e 2 de dependentes). Com testes realizados, quando existia apenas 2 demonstrativos o evento era recepcionado sem problemas. Com 3 demonstrativos era possível recepcionar o evento apenas quando existia 2 descontos de convênio. Só possível recepcionar este 1200 com a situação que mencionei (3 demonstrativos e 3 descontos de convênio) quando reordenei os eventos como mencionou. Já foi enviado mensagem para o suporte do eSocial, mas até agora sem resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Pessoal, bom dia, estou com o mesmo problema, envio a folha de adiantamento e pagamento, dentro do mesmo evento 1200 e 1210, porem no retorno do 1210, fala que a folha de adiantamento deve ter o liquido zerado, voces so enviaram as rubricas no evento 1200, ordenando pelas informativas, desconto e proventos( tipo 3, 2, 1)? Se eu fizer a conta dentre os eventos o liquido fecha

Segue a rejeição:

Ocorrencita tipo 2, Codigo: 723
Valor Líquido inválido.  O valor esperado do trabalhador CPF: 01952347661 é: (0.00).
Ação Sugerida:
Em caso de pagamento total, o valor líquido deve corresponder ao somatório dos valores de vencimentos e descontos da remuneração e também dos descontos de IRRF e Pensão alimentícia. Em caso de pagamento parcial, o valor líquido deve corresponder ao somatório dos valores de vencimentos e descontos informados no grupo infoPgtoParc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Fiz um chamado ao suporte do e-social e após análise que eles fizeram sobre os meus arquivos (S-1200, S-1210, S-5001, S-5002) das referências 2018-11 e 2018-12, eles sugeriram a seguinte mudança:

Citar

A mensagem de valor líquido diferente é difícil de explicar em alguns casos. O que realmente importa são as bases e tributos de s5001, s5002 e o FGTS que será o evento s5003.

Então, não vejo problema em deixar algum s1210 como está, mas cuidando se essa mensagem se repetirá com frequência.

A equipe de desenvolvimento está estudando alguns casos como esse e ainda não me explicou porque esse erro ocorre, mas sei que alguns profissionais resolveram esse erro com a seguinte dica. Uma dica prática: excluir s1210 e retificar o s1200 com os mesmos dados do original, porém, reordenando as rubricas dentro de todos os demonstrativos. Por exemplo, se as primeiras rubricas são vencimento, mude para os descontos, e vice-versa.

Com base nisto fiz duas modificações:

1- Alterei a ordem internas das rubricas do demonstrativos internos do S-1200 (dmDev) enviando primeiro os descontos e depois os proventos. 

2- Alterei a ordem dos demonstrativos (dmDev) informados dentro do S-1200, exemplo:

De: FOLHA_201811, FOLHA_ADIANTAMENTO_201811 e FOLHA_AD13_201811

Para: FOLHA_201811, FOLHA_AD13_201811, FOLHA_ADIANTAMENTO_201811

Neste segundo caso só funcionou qndo o Adiantamento de 13º foi colocado entre os demais demonstrativos, no início e no fim do evento sempre deu o erro de divergência de pagamento no S-1210.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, arce disse:

Fiz um chamado ao suporte do e-social e após análise que eles fizeram sobre os meus arquivos (S-1200, S-1210, S-5001, S-5002) das referências 2018-11 e 2018-12, eles sugeriram a seguinte mudança:

Com base nisto fiz duas modificações:

1- Alterei a ordem internas das rubricas do demonstrativos internos do S-1200 (dmDev) enviando primeiro os descontos e depois os proventos. 

2- Alterei a ordem dos demonstrativos (dmDev) informados dentro do S-1200, exemplo:

De: FOLHA_201811, FOLHA_ADIANTAMENTO_201811 e FOLHA_AD13_201811

Para: FOLHA_201811, FOLHA_AD13_201811, FOLHA_ADIANTAMENTO_201811

Neste segundo caso só funcionou qndo o Adiantamento de 13º foi colocado entre os demais demonstrativos, no início e no fim do evento sempre deu o erro de divergência de pagamento no S-1210.

 

Este  retorno de o que é essencial estar correto são as bases e tributos foi do suporte do Esocial?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O contato foi realizado através do fale conosco (suporte ao desenvolvedor) . Sim, esta foi uma resposta deles. Mas fica evidente no texto que a advertência de pagamento deverá ocorrer em casos esporádicos. Se no seu sistema transmissor esta situação acontecer com muita frequência poderá acarretar sansões futuras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1898 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...