Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Receita mudou o código da página de consulta completa


sergiom
  • Este tópico foi criado há 2444 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

A receita acabou de mudar hoje, após as 18 horas o código da página de consulta completa da NF-e.

Agora Razão e CNPJ do emitente e destinatário assim como o valor total da NF-e são IMAGENS.

Abaixo o código fonte de uma nota. O GeraImagem.ashx pega o texto que vem criptografado e gera uma imagem para ser utilizada na página. Assim eles acabaram com todos os sistemas que estavam sendo usados para consulta.

Nome / Razão Social

AlqFrGU3bbON

A informação agora é IMAGEM e não mais texto. O texto está criptografado 8YFIDaBZ5Pu8khpQeMY/AlqFrGU3bbON.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 197
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Nome do emitente e CNPJ, assim como do destinatário também não mais são possíveis de serem extraídos.

A receita fez isso para evitar este acesso, pois vivemos neste pais, onde a infraestrutura é precária.

Os sites da receita nem a internet tem suporte para a quantidade de acessos que este tipo de armazenamento de NF-e exige. Continuamos sendo um pais de terceiro mundo, criando restrições sem necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ferrou.....

O projeto de Recuperar XML agora parou de funcionar, tem vários campos que trocaram para imagem, alguns dados do emitente, alguns dados do destinatário, total da nota, quantidade dos itens, etc.

Existe alguma outra forma de fazer a recuperação do xml ???

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivemos uma ditadura, onde hoje os 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário) se beneficiam com aumentos salariais, gratificações, abonos além dos roubos que fazem e não são punidos e nos impingem cada vez mais controles e multas, não dando nenhuma condição de nos defendermos.

Este projeto de documentos eletrônicos deveria ter vindo com todo um suporte em infraestrutura e disponibilização dos dados tanto para agilizar a fiscalização como operacionalmente para todos.

Contadores, transportadores e diversos outros que precisam dar entrada nas notas recebidas usavam esta facilidade que nós quebramos a cabeça para implementar.

Ai vem um funcionario público de quinta categoria e apronta uma destas. É o fim.

Perdemos nós brasileiros mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao reclamo...

se a lei fica mudando toda hora, ou cada dia tem uma modificacao a ser feita, isso só faz com que meu emprego seja garantido cada vez mais ^^

se um dia tudo estagnar, e nao tiver mais o que programar, vai ser triste pra mim

É claro que é ruim ficar mudando toda hora, e ainda mais sem respaldo suficiente, massssss

tudo tem seu lado bom acredito eu =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é: como exigir dos fornecedores (geralmente fábricas) o envio do XML? No meu software o "Recupera XML" só era usado na "Entrada de NF de Fornecedor", para obter os XML de NF-e emitidas por fornecedores que não enviam o XML por email, como deveriam. Muitos simplesmente não enviam NADA, só o DANFE com as mercadorias.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem complicado, mas grandes empresas já forçam o fornecedor a isso. Minha esposa trabalha em uma distribuidora que fornece a mercados, se o caminhão chegar pra descarregar e o email com o XML não estiver sido enviado, o caminhão nem encosta pra descarregar. Só que tenho vários clientes que tem esse problema, principalmente com postos de combustiveis. É complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é difícil, mas pelo menos agora é a hora dos nossos clientes pressionarem os seus distribuidores, afinal eles são obrigados a disponibilizar o XML original completo desde sempre, pois o RecuperarXML a nota não tinha nenhum valor fiscal.

Estamos de mãos atadas, então ao invés dos clientes pressionarem nós Software House dos pequenos clientes, eles tem que pressionar os Distribuidores.

É apenas minha humilde opinião.

Abraços,

Fabrício Gomes Araújo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que é o momento para nossos clientes pressionarem seus fornecedores, e quem sabe com esta atitude a Receita está pensando justamente nisso: em forçar as empresas a seguir a legislação:

Ajuste SINIEF 07/2005, cláusula 7ª, § 7º, conforme alterado pelo Ajuste SINIEF 08/2010)

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 007_05.htm

§ 7º Deverá, obrigatoriamente, ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso:

I - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Desde a criação da nota eletrônica a receita sempre deixou claro que não disponibilizaria os xmls é que isso conforme o Alexanser demonstra e por conta de quem emite, inclusive deve ser enviado também para a transportadora da mercadoria, então penso que todos estávamos cientes que isso um dia iria acontecer, que o nosso quebra galho uma hora não iria funcionar mais.

Aqui eu tenho tentando com meus clientes conscientizá-los da importância do XML, vejam é obrigação o cliente guardar esse XML recebido, pois é ele o documento fiscal não o DANFE e nem o XML gerado pelo recuperaXML, esse inclusive se validado geraria problemas.

É ruim a receita ter feito isso, concordo, mas penso que será melhor para todos nós, afinal de contas quando uma fiscalização ocorrer e der problema em algo desse tipo a bomba geralmente cai em cima da softwarehouse.

Penso que a melhor forma é mesmo conscientizar o cliente e fazê-lo entender a importância do XML, mostrar a ele que isso não é brincadeira que é sério, e fazê-lo entender que o XML é um documento e não meramente um arquivo.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente por esses motivos que tomei a decisão de não utilizar o Recuperar XML no meu sistema, pois é melhor forçar os clientes a trabalhar da maneira correta, do que ter dado uma boa opção que facilitaria mto a vida deles, mas que não era correta, e que de uma hora pra outra pararia de funcionar. Era uma ferramente excelente, mas a continuidade do uso não depende apenas do ACBr apenas, uma pena.

Só uma coisa que não entendo, como o Régys citou, a legislação fala desde o inicio que a obrigação do fornecedor é enviar o XML. Mas de um tempo pra cá, as receitas de SP e RS disponibilizam o download do XML "oficial" do site deles. Já passei essa solução pra clientes meus de SC (que usam o sistema da receita do RS) e eles adoraram essa solução, mesmo tendo que baixar manualmente os XMLs. Pq se algumas receitas estão fazendo isso, já não disponibilizam em ambiente nacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só uma coisa que não entendo, como o Régys citou, a legislação fala desde o inicio que a obrigação do fornecedor é enviar o XML. Mas de um tempo pra cá, as receitas de SP e RS disponibilizam o download do XML "oficial" do site deles. Já passei essa solução pra clientes meus de SC (que usam o sistema da receita do RS) e eles adoraram essa solução, mesmo tendo que baixar manualmente os XMLs. Pq se algumas receitas estão fazendo isso, já não disponibilizam em ambiente nacional?

SP sempre se mostrou mais atento a ajudar nesse tipo de situação e sempre está a frente dos outros estados, pena que nem todos os estados pensem da mesma forma.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

já não e hora de deicxa o RecuperaXML com opção de escolher o estado, porque alguns já disponibiliza.

Cleiver

A idéia é interessante, para estados que já disponibilizam fica tudo normal, mudaria mesmo na hora de baixar, ao invés de ler e fazer parsing do HTML, somente baixaria o XML.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

(...) Pq se algumas receitas estão fazendo isso, já não disponibilizam em ambiente nacional?

Angelo se vc consultar uma NFe no ambiente nacional, veja abaixo que tem uma opção [ Download do documento ]. No momento diz não disponível, mas pode ser que disponibilizem ali, como faz SP e SVAN se não me engano.

Concordo com os colegas aqui que já comentaram que o caminho é conscientizar o cliente da importância do XML e todos precisamos nos adequar para que se cumpra a lei. (Não vamos entrar nos méritos da legislação, sabemos que em muitos casos é extremamente burocrática e com tantas opções que confundem até os peritos na interpretação e aplicação dela, mas me refiro na nossa cultura mesmo, o que noto é que sempre que surge alguma determinação oficial por algum orgão do governo que regulamenta algo, uma grande maioria já pensam em encontrar "brechas" para escaparem do que está determinado. Isto tem me incomodado.

No início do ano eu avisei meus clientes que o cancelamento de NFe teria o prazo máximo de 24h para realizar a operação. Até hoje recebo ligação perguntando se não tem como tentar enviar para ver se aceita, porque não sei que amigo que emite em tal lugar está conseguindo cancelar porque a SEFAZ TAL não está criticando ainda (coisa que fica na palavra dele como uma verdade, eu fico muitas vezes sem condição de testar se é verdade a situação ou nao). Ai por muitas vezes me sinto como se eu estivesse fazendo algo errado, tem que ficar explicando que o fato de SEFAZ X ou Y estar aceitando ainda, deve ser porque não atualizaram o webservice, mas na nota técnica tal "ai tem que enviar pro cliente como diz a nota técnica" e mesmo assim ele lê procurando meios de dizer que eu estou errado e fazer com que eu mude o sistema para que fique igual ao do carinha que diz que ta conseguindo sem problemas.

Eu oriento, ao preencher o cadastro de pessoa jurídica, para que cadastrem o email para que quando emitir a NFe já seja encaminhado para o email. Poucos são os que fazem, porque dizem: "Há! não me pedem!" só tem a firma tal e não sei qual que se eu não envio eles enchem o saco então eu cadastro o email só dos que vejo que pedem, os outros não precisam. Ai se vc bloqueia o cadastro de pessoa jurídica sem a informação do email, o teu sistema é ruim porque o sistema do fulano não tem nada disso não, nem precisa informar isto e consegue emitir a nota.

Então tem coisas que só na rigidez mesmo para funcionar. Infelizmente.

Vejam que não estou discordando se a SEFAZ deveria dar este suporte ou não. Se existir a condição, possuirem recursos para tanto, penso também que deveriam sim facilitar ou pelo menos tentarem, criando meios para isto e talvez quem sabe até uma vez que já possuem o XML armazenado lá na SEFAZ até dispensassem da obrigação de ter que guardar o XML por 5 anos.

O que tentei expressar aqui é a teimosia que temos que enfrentar sempre em relação ao que determina a legislação. Como o Régys comentou o XML "é a Nota" e a empresa deve ter a nota. Ai ninguem envia nem solicita a nota, porque conseguiu um outro meio de obter os dados que é usado para fazer a entrada dos itens sem que alguem precise digitar e beleza, o documento mesmo que é muito mais importante perde a sua função, fica esquecido e a empresa não vai atrás de obter ele e se vc diz que o certo é assim e exigindo desta forma, vc acaba sendo o "Caxias". Ai nós temos que se juntar aos que falam: "é mesmo ninguem manda XML! Quero ver fazer o fornecedor mandar, etc." e nisto entra fornecedores grandes e pequenos que não estão nem ai para o que é determinado.

Até peço desculpas por usar o tópico mais para desabafo do que para solução, mas o que vejo é que a pressão vem sobre nós e nela a obrigação de nós acharmos meios e recursos para resolver um problema que certo ou errado foi determinado como lei. Se a lei diz que tem que ter o XML, ai cabe a nós sim fazermos uso deste XML para entradas, meios de armazenar ou seja o que for, mas não ficar buscando meio de recuperar do site porque o povo não envia o tal XML, simplesmente porque entendem que não tem a necessidade de fazerem. Se diz é obrigado e responsabilidade do emitente enviar ou disponibilizar. O emitente tem que enviar ou disponibilizar e estar consciente disto. Se a lei determinar que é facultativo, envia quem quiser, que seja então enviado por quem quiser.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o sistema de recuperação de xml funcionar.

Utilizei o código gerado pelo botão "Preparar documento para impressão".

Com esta opção é gerado a nota fiscal eletrônica com os campos em formato texto.

Modifiquei o evento WebBrowser1DocumentComplete para:

if WebBrowser1.LocationURL = 'http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=' then

begin

for k := 0 to WebBrowser1.OleObject.Document.Images.Length - 1 do

begin

Source := WebBrowser1.OleObject.Document.Images.Item(k).Src;

if (Source = 'http://www.nfe.fazenda.gov.br/scripts/srf/intercepta/captcha.aspx?opt=image') then

begin

dest := ExtractFilePath(ParamStr(0)) + 'captcha.gif';

DownloadFile(Source, dest);

end;

end;

Image1.Picture.LoadFromFile(dest);

btnPegarHTML.Enabled := True;

end

else if WebBrowser1.LocationURL = 'https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/visualizacaoNFe/completa/Default.aspx' then

begin

WebBrowser1.Navigate('https://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/visualizacaoNFe/completa/impressao.aspx');

end

else if WebBrowser1.LocationURL = 'http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaCompleta.aspx?tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=' then

begin

Memo2.Lines.Clear;

//

WebBrowser1.Navigate('http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaImpressao.aspx?tipoConsulta=completa');

end

else if WebBrowser1.LocationURL = 'http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaImpressao.aspx?tipoConsulta=completa' then

begin

textoNFe := WebBrowser1.Document as IHTMLDocument2;

repeat

Application.ProcessMessages;

until Assigned(textoNFe.body);

Memo2.Lines.Text := StripHTML(textoNFe.body.innerHTML);

Memo2.Lines.Text := StringReplace(Memo2.Lines.Text,' ','',[rfReplaceAll, rfIgnoreCase]);

i := 0;

while i < memo2.Lines.Count-1 do

begin

if trim(Memo2.Lines) = '' then

begin

Memo2.Lines.Delete(i);

i := i - 1;

end;

if pos('function',Memo2.lines)>0 then

begin

Memo2.Lines.Delete(i);

i := i - 1;

end;

if pos('document',Memo2.lines)>0 then

begin

Memo2.Lines.Delete(i);

i := i - 1;

end;

if pos('{',Memo2.lines)>0 then

begin

Memo2.Lines.Delete(i);

i := i - 1;

end;

if pos('}',Memo2.lines)>0 then

begin

Memo2.Lines.Delete(i);

i := i - 1;

end;

i := i + 1;

end;

Image1.Picture := nil;

btnGerarXML.Enabled := True;

GeraXml;

end

else if WebBrowser1.LocationURL = 'https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/inexistente_completa.aspx' then

begin

MessageDlg('NF-e INEXISTENTE na base nacional, favor consultar esta NF-e no site da SEFAZ de origem.',mtError,[mbok],0);

Image1.Picture := nil;

btnGerarXML.Enabled := True;

btnNovaConsulta.Enabled := True;

end

else

begin

MessageDlg('Erro carregando URL: '+WebBrowser1.LocationURL,mtError,[mbok],0);

Image1.Picture := nil;

btnGerarXML.Enabled := True;

btnNovaConsulta.Enabled := True;

end;

//////////////////////////////

Depois é preciso alterar o código para buscar os campos corretos do emitente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, Brasileiro é fogo!! Parabéns, programadorbq, mas, IMHO, o interessante seriam as adaptações que foram sugeridas: informar os estados e permitir que o componente busque o XML Oficial, quando disponível pelo mesmo e, obviamente, a sua alteração também. Mas, aprendamos com este ocorrido que podemos ficar sem este componente funcionando, caso não façamos algo mais "certo" (não que o que o mesmo faz seja errado).

- Sou desenvolvedor.

- De que linguagem, delphi? .NET? Java?

- Qualquer uma, sou desenvolvedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu oriento, ao preencher o cadastro de pessoa jurídica, para que cadastrem o email para que quando emitir a NFe já seja encaminhado para o email. Poucos são os que fazem, porque dizem: "Há! não me pedem!" só tem a firma tal e não sei qual que se eu não envio eles enchem o saco então eu cadastro o email só dos que vejo que pedem, os outros não precisam. Ai se vc bloqueia o cadastro de pessoa jurídica sem a informação do email, o teu sistema é ruim porque o sistema do fulano não tem nada disso não, nem precisa informar isto e consegue emitir a nota. Então tem coisas que só na rigidez mesmo para funcionar. Infelizmente.

Aqui fizemos assim: pode cadastrar sem email, mas não emite nota. Na hora de emitir, o sistema mostra a mensagem: informe o email de NF-e. Sem este e-mail, não emite. Ponto. Se reclamarem, mostro a legislação de 2010 e digo que o sistema do outro está defasado. Além disso eu gravo o XML numa tabela do banco de dados (além da pasta que o ACBrNFeMonitor grava), se precisar mandar novamente o e-mail (ou mesmo mandar para outro email), basta alguns cliques.

O que tentei expressar aqui é a teimosia que temos que enfrentar sempre em relação ao que determina a legislação. Como o Régys comentou o XML "é a Nota" e a empresa deve ter a nota. Ai ninguem envia nem solicita a nota, porque conseguiu um outro meio de obter os dados que é usado para fazer a entrada dos itens sem que alguem precise digitar e beleza, o documento mesmo que é muito mais importante perde a sua função, fica esquecido e a empresa não vai atrás de obter ele e se vc diz que o certo é assim e exigindo desta forma, vc acaba sendo o "Caxias". Ai nós temos que se juntar aos que falam: "é mesmo ninguem manda XML! Quero ver fazer o fornecedor mandar, etc." e nisto entra fornecedores grandes e pequenos que não estão nem ai para o que é determinado.

Eu sempre insisto na tecla de que a NF-e é o XML, a DANFE é apenas um papel que se torna irrelevante depois que a mercadoria circulou. O problema é que as empresas (e os contadores) têm o hábito arraigado de querer um monte de papel, é quase uma segurança psicológica. Uma coisa que ajuda a esclarecer o usuário é mostrar, no site da Receita, o quanto de informação tem numa NF-e que não sai impressa no DANFE. E mais: a NT 001/2012 permite que o DANFE seja impresso num papel térmico, daqueles amarelos de 55 mm, só com a chave e mais meia dúzia de coisas. Diga algo assim: "não duvido que daqui a uns anos o DANFE seja apenas uma etiqueta com a chave impressa, em que o fiscal lerá o código de barras num PC portátil e pegará os dados da NF-e". Isso costuma abrir os olhos das pessoas.

Até peço desculpas por usar o tópico mais para desabafo do que para solução, mas o que vejo é que a pressão vem sobre nós e nela a obrigação de nós acharmos meios e recursos para resolver um problema que certo ou errado foi determinado como lei. Se a lei diz que tem que ter o XML, ai cabe a nós sim fazermos uso deste XML para entradas, meios de armazenar ou seja o que for, mas não ficar buscando meio de recuperar do site porque o povo não envia o tal XML, simplesmente porque entendem que não tem a necessidade de fazerem. Se diz é obrigado e responsabilidade do emitente enviar ou disponibilizar. O emitente tem que enviar ou disponibilizar e estar consciente disto. Se a lei determinar que é facultativo, envia quem quiser, que seja então enviado por quem quiser.

Mas este é o caminho: mostre a legislação e mencione o caso do colega aqui do Fórum (tópico "Sefaz na minha cola"), que foi indiciado pelo Ministério Público por conta de bugs na emissão na NF-e. A fiscalização não quer saber: bug ou má-fé, entra todo mundo no mesmo bolo. Eu não quero como cliente uma empresa que deseja burlar o fisco, prefiro perder o negócio. Agora, com a NF-e, a casa sempre cai, é só uma questão de tempo.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo Botão,Preparar Documento para Impressão, já foi bloqueado, apenas pelo botão "Preparar aba para impressão" daria para pegar,mais acho que seria um trabalho perdido,os clientes tem que intender que a obrigação tem que ser cumprida ,no aguardo para que o botão "Download do documento" esteja funcionando rapidamente,serie conveniente e legal para todos.

PS:só foi o rapaz colocar a solução que rapidamente foi bloqueado, Oi Pessoal da Receita??? rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2444 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.