Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 3046 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Gostaria de sabe se alguem aqui já tem um ERP Web (100% web mesmo rodando no Browser) ou esta desenvolvendo algum?

Se sim, gostaria de saber a tecnologia utilizada e os desafios encontrados?

Sou programador Delphi ha vários anos, mais hoje não começaria um sistema novo em Delphi (acredito que muito de voces estão na mesma situação).

Gostaria de trocar ideias a respeito, faz tempo que estou estudando varias tecnologia em java, ruby, python, php, mais ainda não me decidi por nenhuma.

Obrigado.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Ruby é muito bom, e é uma mãe para programar.

PHP é o mais usado para esse tipo de aplicativo, juntamente com JavaScript.

O problema maior seria se você for trabalhar com Paf-ECF, pois ele tem como requisito trabalhar off-line, no HTML5 isso seria facilmente resolvido, mas como ele ainda não está totalmente aceitado seria complicado fazer algo nele agora, mas já poderia ser feito pensando.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Sou programador Delphi ha vários anos, mais hoje não começaria um sistema novo em Delphi (acredito que muito de voces estão na mesma situação).

Cada caso é um caso. Não tenho problema nenhum em continuar desenvolvendo em Delphi. O que me faria usar outras ferramentas seriam os requisitos do novo projeto.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EMBarbosa, estou enfrantando o mesmo dilema, e cheguei a conclusão que e mais viável (tempo e aprendizagem) fazer tudo em delphi mesmo, usando a tecnologia INTRAWEB, muitos condenam esta ferramenta, mas a grande maioria ou desconhece ou não sabem nada de delphi, no tempo da Borland o intraweb perdeu espeço para o PHP, .net entre outras ... mas com a Embarcadero em parceria com Atozed (fabricante dos componentes intraweb) vc pode fazer sites dinamico com banco de dados como se estivesse programando para VCL Desktop, parece até birncadeira, vc usar os evento ONLCLIK, onkeydown etc... e ver tudo funcionando no browser, e sem falar que as novas versões possui suporte pra AJAX, JavaScript, JQuery e CSS vc quer mais o que pra fazer um bom sistema web ?... vale a pena investir, inclusive andei testando sistemas com esta tecnologia que possui nf-e e muito mais !

Ricardo

Flexnet Sistemas

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema do intraweb não nem a questão da licença, mas o pouco material de apoio, apostilas exemplos etc... mas nada que um bom desenvolvedor delphi resolva, limitação tem como qualquer outra linguagem, mas contornáveis, assim como .net, php e java, o melhor referencia que encontrei ate hoje foi o forum http://br.groups.yahoo.com/group/iwbr/ inclusive o autor do forum ira promover um curso INTRAWEB !

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciei um projeto de um sistema de gestão comercial (não chega a ser um ERP) em Rails (com aparência de desktop) para funcionar com um PDV que está sendo desenvolvido em Lazarus. Até agora estou plenamente satisfeito. O sistema de gestão será multiempresa, selecionável através do subdomínio, e cada empresa terá um banco próprio com apenas uma aplicação rodando para todas as empresas.

Márcio D. Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Gosto muito da sintaxe do Ruby, tenho duas preocupações apenas:

1) Desempenho.

2) Continuidade, será que não vai sumir no futuro? Já passei por isso com o Clipper e talvez aconteça o mesmo com o Delphi.

O que voce esta utilizando para a camada cliente (JQuery, Extjs, SmartClient, etc.)?

Paulo

Ruby é uma linguagem muito utilizada, puramente orientada a objeto e é suportada pelos maiores servidores de hospedagem no mundo, existem servidores inclusive que hospedam somente o ruby, duvido muito que vá se descontinuada algum dia.

Quanto ao Delphi, você não deve estar acompanhando a evolução da ferramenta e todo o esforço em torno dela, Delphi é uma linguagem sólida que possuiu tudo e mais alguma coisa do que as outras linguagens, mas a grande maioria dos usuários não arranha nem a casca dele em termos de uso.

Grandes aplicações que são utilizadas por muitos hoje em dia são feitas em delphi vou citar uma que é o skype, existem muitas outras que pouca gente sabe que foi feita nele.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito da sintaxe do Ruby, tenho duas preocupações apenas:

1) Desempenho.

2) Continuidade, será que não vai sumir no futuro? Já passei por isso com o Clipper e talvez aconteça o mesmo com o Delphi.

O que voce esta utilizando para a camada cliente (JQuery, Extjs, SmartClient, etc.)?

Paulo

1) Desempenho

Durante o desenvolvimento eu estou utilizando uma VPS na webbynode com 380MB de RAM e o desempenho está aceitável, acredito que vai melhorar significativamente quando eu utilizar 4GB.

2) Continuidade

Quem imaginaria que o COBOL, que um dia dominou o mercado, fosse ser praticamente esquecido. Não há como saber se uma linguagem terá futuro.

Uma vantagem da dupla Ruby/rails é a rapidez de desenvolvimento. É inacreditável como você pode fazer tanta coisa escrevendo tão pouco código. Claro que isso é uma opinião pessoal. Algumas pessoas podem ser muito produtivas utilizando suas linguagens preferidas.

3) Estou utilizando JQuery nas views, com ajax e json. Veja um exemplo anexo.

post-534-13548987817626.png

Márcio D. Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Tenho que concordar com o Régys: Ruby é excelente. As ideias e a forma de programação são muito elogiáveis. Mas o problema de Ruby é famoso do mesmo modo: Ruby não escala.

Delphi/Lazarus é minha escolha básica pra qualquer projeto, sem medo de ser feliz. Mas se você quer mesmo desenvolver para web, então é melhor analisar direito os requisitos.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito mais produtivo quem ja possui um sistema em delphi usar o intraweb, se vc usa por exemplo DataModule, suas Tabelas, Querys, etc....vc importa tudo pra seu novo projeto intraweb, equanto outras linguagens não permitem fazer isto, se usa as regras de negocio no banco de dados, mais facil ainda, é só criar os forms (paginas) que seu sistema esta praticamento pronto pra web, na versão StanAlone, vc nem precisa montar um servidor WEB,, o proprio aplicativo já funcionar como servidor de aplicação e servidor WEB.

Abaixo segue um "esqueleto" do form de orçamento que estou desenvolvendo em intraweb.

post-483-1354898781774.jpg

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de escalabilidade do Rails é controversa. A locaweb por exemplo tem milhares de usuários utilizando a loja virtual dela (multiempesa) e estão satisfeitos com os resultados. E nossos sistemas comerciais não terão milhares de page views por minuto. Na melhor das hipóteses, terão algumas centenas.

Márcio D. Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Boas.

Na minha empresa temos um ERP montado sobre a Intraweb.

A única limitação que temos é o chamado "aspecto profissional" da aplicação porque os componentes não são muito apelativos e neste momento existe uma empresa portuguesa que está a lançar um suite de componentes jQuery para Intraweb que irá resolver o nosso problema. Pode dar uma olhada http://www.cgdevtools.com.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que muitos usuários não estão atentos as novas tecnologias do Delphi eu desenvolvo usando Intraweb sistema que roda 100% em meus clientes e com otimo desempenho integrado com datasnap.

Tem também o Delphi Prism que dispensa comentarios.

Forte abraço

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito mais produtivo quem ja possui um sistema em delphi usar o intraweb, se vc usa por exemplo DataModule, suas Tabelas, Querys, etc....vc importa tudo pra seu novo projeto intraweb, equanto outras linguagens não vai permitir fazer isto, se usa as regras de negocio no banco de dados, mais facil ainda, é só criar os forms (paginas) que seu sistema esta praticamento pronto pra web, na versão StanAlone, vc nem precisa montar um servidor WEB,, o proprio aplicativo já funcionar como servidor de aplicação e servidor WEB.

Abaixo segue um "esqueleto" do form de orçamento que estou desenvolvendo em intraweb.

Bem legal suas telas, usando alguns componentes da TMS Intraweb dar para fazer coisas bem legais.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Eu não usaria IntraWeb... Usei uma vez e me decepcionei totalmente (desculpe aos desenvolvedores dele).

Eu postei no meu blog algumas conclusões sobre o uso: http://extremeprogramming.wordpress.com ... eb-delphi/

E enfatizo os bugs que ele tem, são erros que estressam MUITO!

Visual até o TMS pode ajudar, mas prepare-se que cada navegador vai ter uma aparência diferente! :/

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que nos tempos de hoje a palavra chave é produtividade, em se tratando de Delphi, a melhor solução que encontrei foi intraweb, claro, tem suas limitações, como qualquer linguagem, mas o importante é que as coisas acontecem maneira rápida e eficiente, e isto é muito importante quando se fala em $negócio$. Outras linguagens pra quem esta na plataforma Delphi não seria tão produtivo. Sem falar que quanto custaria contratar um desenvolvedor Java, PHP ou .net?, e qual seria o custo de um atual desenvolvedor delphi fazer a mesma coisa com intraweb ?

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito mais produtivo quem ja possui um sistema em delphi usar o intraweb, se vc usa por exemplo DataModule, suas Tabelas, Querys, etc....vc importa tudo pra seu novo projeto intraweb, equanto outras linguagens não vai permitir fazer isto, se usa as regras de negocio no banco de dados, mais facil ainda, é só criar os forms (paginas) que seu sistema esta praticamento pronto pra web, na versão StanAlone, vc nem precisa montar um servidor WEB,, o proprio aplicativo já funcionar como servidor de aplicação e servidor WEB.

Abaixo segue um "esqueleto" do form de orçamento que estou desenvolvendo em intraweb.

Bem legal suas telas, usando alguns componentes da TMS Intraweb dar para fazer coisas bem legais.

É Sergio, logo em seguida estarei trabalhando na melhoria do visual, e o TMS parece ser um bom investimento, mas quem sabe com CSS e tamplets melhore um pouco.

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um tem a sua escolha eu uso Intraweb e tenho tudo o que preciso.

Me atende muito bem e a meus clientes.

E está saindo otimos componente para intraweb pelo o que vi.

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 3046 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...