Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 1179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Amigos,

Desde já peço desculpas pelo tópico pois o projeto ACBr têm sido um sucesso inegável já há vários anos e é inquestionável a sua ajuda para quem trabalha com documentos fiscais eletrônicos.

Porém, estou abrindo este tópico para uma discussão séria sobre a questão de download de documentos fiscais, rotina esta que considero que o ACBr não está ok conforme exponho a seguir.

Já testei de tudo, fiz de tudo que é forma, li tudo que encontrei aqui no fórum sobre o assunto mas a grande verdade é que o funcionamento desta rotina no ACBr é, no mínimo, inconstante, nunca se sabe o que vai acontecer e que resultado será obtido.

Já testei pelo NSU com o controle do número, levando em conta os resumos, levando em conta a sequência, enfim.

Já testei pela chave de tudo que foi jeito.

Sim, eu sei que tem que fazer a manifestação do destinatário e sim eu sei que nem sempre a receita libera na hora e sim eu sei que os schemas de download da NFe e do CTe são diferentes.

Mas na verdade há notas que baixam, há clientes que baixam todas, há clientes que baixam nenhuma, outros parcialmente, enfim, o sonho de todos é simplesmente escanear o código de barras da nota e afinal de contas importar ela no sistema.

Pra tudo há um jeito, como se diz aqui no Sul: não tá morto quem peleia ! Então encontrei o software gratuito fiscal.io, ele fica na bandeja do sistema e conforme configurado faz uma pesquisa na sefaz a cada 1, 2, 3 ou 6 horas e bingo !

Ele encontra os documentos e faz a manifestação e download de forma automática, e funciona ! tanto NFe quanto CTe. Talvez em um primeiro momento ele localize o documento e faça o manifesto ficando pendente de download e no próximo ciclo ele faça o efetivo download, a verdade é que funciona e depois de usar ele acabaram os meus problemas pois só busco na pasta dele as NFes.

Inconformado voltei ao ACBr e fui tentar fazer download pela chave de uma NFe que já havia sido manifestada/baixada pelo fiscal.io e mesmo assim nada, testei várias, nada, testei com dois ou três clientes diferentes e nada. Nada de sucesso 100%, continuam os mesmos sintomas de às vezes baixa às vezes não. Na verdade em alguns casos a nota nem é encontrada na base de dados da sefaz.

Também tem o site FSist, sei que vão comentar que é um método irregular de baixar a nota, mas o nosso cliente tá nem aí pra isto, ele quer a nota ao alcance do leitor de barras.

Há um inconveniente enorme em tudo isto, tem que baixar um software de terceiros, ficamos na dependência dele, tudo no ACBr é tão bom e tão rápido que não há como se conformar com este pedacinho que insiste em não funcionar 100%.

Editado por JuarezH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde..

As empresas que atendo tem 100% dos documentos com base no NSU.

Se ocorrer algum erro de "salto de nsu" o sistema apresenta as lacunas e faz as baixas.

Sim, ocorrem erros de comunicação com a sefaz (temporários), atrasos (sincronização sefaz estadual com ambiente nacional), certificados digitais, etc... tudo conforme previstos nas notas técnicas.

 

Att.

 

Leandro

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leandro Vignoto disse:

Boa tarde..

As empresas que atendo tem 100% dos documentos com base no NSU.

Se ocorrer algum erro de "salto de nsu" o sistema apresenta as lacunas e faz as baixas.

Sim, ocorrem erros de comunicação com a sefaz (temporários), atrasos (sincronização sefaz estadual com ambiente nacional), certificados digitais, etc... tudo conforme previstos nas notas técnicas.

 

Att.

 

Leandro

Bom dia...

Aqui também funciona muito bem, com as mesmas ressalvas feitas pelo Leandro

att.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Juarez,

A unit que gera o XML de consulta ao webservice DistribuicaoDFe foi escrita conforme consta na Nota Técnica publicada pelo Encat e disponibilizada no Portal Nacional da NF-e, bem como a do CT-e e MDF-e.

A rotina que estabelece a conexão com a SEFAZ é exatamente a mesma usada para todos os outros métodos (envio de lote, consulta, envio de eventos, ...).

Me parece que a SEFAZ-RS possui um webservice particular para o DistribuicaoDFe, mas acredito que este seja apenas para os contribuintes do RS.

Pode se que esses programas que você mencionou se utilizam desse webservice, tai uma coisa para se investigar.

Peço que compare o XML gerado com o layout publicado na Nota Técnica, quem sabe cometemos alguma gafe.

Outra coisa importante, o componente se utiliza do serviço DistribuicaoDFe disponibilizado pela SEFAZ-Virtual do Ambiente Nacional e os eventos de Manifestação do Destinatário também são enviados para a SV-AN.

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só uma ressalva muito importante mesmo.

esse método é para a exceção e não a regra de baixar os xml, seus clientes devem exigir do fornecedor essas notas. muito importante é lembrar que por obrigação após a emissão ele deve disponibilizar por qualquer meio essas notas e não ficar dependente do sefaz, ao momento que começar a passar a validar os downloads de xml que está sendo na totalidade passará a ter implicações os clientes

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia Juarez,

A unit que gera o XML de consulta ao webservice DistribuicaoDFe foi escrita conforme consta na Nota Técnica publicada pelo Encat e disponibilizada no Portal Nacional da NF-e, bem como a do CT-e e MDF-e.

A rotina que estabelece a conexão com a SEFAZ é exatamente a mesma usada para todos os outros métodos (envio de lote, consulta, envio de eventos, ...).

Me parece que a SEFAZ-RS possui um webservice particular para o DistribuicaoDFe, mas acredito que este seja apenas para os contribuintes do RS.

Pode se que esses programas que você mencionou se utilizam desse webservice, tai uma coisa para se investigar.

Peço que compare o XML gerado com o layout publicado na Nota Técnica, quem sabe cometemos alguma gafe.

Outra coisa importante, o componente se utiliza do serviço DistribuicaoDFe disponibilizado pela SEFAZ-Virtual do Ambiente Nacional e os eventos de Manifestação do Destinatário também são enviados para a SV-AN.

Farei a comparação e a questão da SEFAZ-RS faz sentido, não custa nada fazer mais uma verificação, obrigado pelas dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Só uma ressalva muito importante mesmo.

esse método é para a exceção e não a regra de baixar os xml, seus clientes devem exigir do fornecedor essas notas. muito importante é lembrar que por obrigação após a emissão ele deve disponibilizar por qualquer meio essas notas e não ficar dependente do sefaz, ao momento que começar a passar a validar os downloads de xml que está sendo na totalidade passará a ter implicações os clientes

Perfeito Juliomar, tanta coisa deveria ser exceção e se torna regra....Sei da obrigatoriedade de disponibilização do XML pelo fornecedor, sempre muito comentada aqui no fórum. Mas o mercado é um pouco diferente e depois que um cliente teu visita outra empresa e vê funcionando 100% escanear barras/manifestação/download/importação fica um pouco complicado se justificar com este argumento. Se a sefaz evitar download na verdade que evite 100% também, pelo menos a regra do jogo se iguala. Obrigado por seu comentário e parabéns de novo a toda a equipe do ACBr, sempre atenciosa e interessada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

22 horas atrás, douglaswf disse:

Esse fiscal.io diz que consegue o resumo das nossas dia últimos 5 anos seguindo as regras do Confaz. Que eu saiba, só tem como fazer isso dos últimos 90 dias.  Alguém sabe algo sobre? 

Caros, o site da SEFAZ onde se faz a consulta completa da NFe e é possível baixar o XML ( tendo o certificado ) ele permite isso por 5 anos ? No site do referido software ele fala sobre o acesso a um "serviço inédito" onde se pode baixar o RESUMO das notas e da chave de acesso e a partir dessa chave ir Manualmente, creio eu, no site da fazenda e baixar pela chave a nota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 at 11:24, douglaswf disse:

Esse fiscal.io diz que consegue o resumo das nossas dia últimos 5 anos seguindo as regras do Confaz. Que eu saiba, só tem como fazer isso dos últimos 90 dias.  Alguém sabe algo sobre? 

aqui na empresa adiquirimos o tal de makroxml e sim baixa todas a notas, nfce, nfe. quando cliente perde aqui tem sido a salvação, como fazem não sei, ouvir boatos que um dos donos é de dentro da sefaz RS , apenas boatos que ouvir. ai já tem clientes meus cobrando a baixa do xml do mesmo modo, quero ver como vou fazer pra baixar isso se os WS sao limitados e os caras tem acesso a lugares que mais ninguem tem pra baixar, muito dificil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, gss200610 disse:

aqui na empresa adiquirimos o tal de makroxml e sim baixa todas a notas, nfce, nfe. quando cliente perde aqui tem sido a salvação, como fazem não sei, ouvir boatos que um dos donos é de dentro da sefaz RS , apenas boatos que ouvir. ai já tem clientes meus cobrando a baixa do xml do mesmo modo, quero ver como vou fazer pra baixar isso se os WS sao limitados e os caras tem acesso a lugares que mais ninguem tem pra baixar, muito dificil.

Esta foi a minha intenção ao criar o tópico, a grande verdade é esta e creio que fecha com o que o Ítalo citou acima, o webservice do RS deve mesmo ser diferente e não é todo mundo que tem acesso. Viva o Rio Grande ! estado quebrado e sempre querendo ser o diferentão. Aí cria uma regra pra baixar os XMLs mas não é pra todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
9 minutos atrás, JuarezH disse:

Esta foi a minha intenção ao criar o tópico, a grande verdade é esta e creio que fecha com o que o Ítalo citou acima, o webservice do RS deve mesmo ser diferente e não é todo mundo que tem acesso. Viva o Rio Grande ! estado quebrado e sempre querendo ser o diferentão. Aí cria uma regra pra baixar os XMLs mas não é pra todos.

Aí já não concordo. O SEFAZ RS tem o serviço, mas ele é publico e pode ser usado por quem quiser, desde que atenda as exigências dele. E ele só pode ser usado pelo RS. Nem que usa Sefaz Virtual RS (como o estado de SC) não pode usar.  Não é nada de diferentão, e sim algo que vem pra ajudar. Eu nem uso esse serviço e não me faz falta pois aqui os métodos do ACBR funcionam muito bem.

A questão é que esse fiscal.io fala do país todo, então não é com métodos documentados nem no SEFAZ RS e nem no Nacional. 

Editado por douglaswf
erro de gramática
  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
  • Membros Pro

Atualização...

 

FSIST nao está baixando mais por causa da consulta antiga que foi removida...

Fiscal.io não faz mais o milagre de recuperar as chaves dos últimos 5 anos como anunciava a algumas semanas. Parece que alguem "fechou a porta".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço para baixar as NFe´s emitidas no dia ou período, sendo que a transportadora foi indicada na nota fiscal, com seu CNPJ?

Como posso baixar CTe também, quando o CNPJ fizer parte?

Uma seguradora está baixando os CTe que estão com o CNPJ dela na tag AUTxml.  

Como posso fazer isso sem ter DANFE ou DACTE?  Só pelo DFE é possível?


O componente DMDFe.NFe permite baixar somente o Destinatário ou também o transportador indicado?

DMDFe.NFe.DistribuicaoDFePorUltNSU( DM_CTA.EmpresaCodigoEstado.AsInteger,
                                       CNPJ,
                                       edtUltNSU.Text );

Só reforçando, estou falando em NFe e CTe onde a empresa faz parte e vou usar com o certificado.

 

Atenciosamente

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois ...
  • Membros Pro
8 minutos atrás, Genesio Becker disse:

Alguém descobriu mais alguma coisa sobre as baixas de NFe?  Existe um software CofreNFE, que faz também faz a baixa de todos os documentos, tando emitidos como recebidos!  

image.png.02f3673066ad80e38083be310e07d20a.png

Emitidas não faz. Isso só com o ACBR da pra fazer. Só seguir as notas técnicas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...
Em 21/01/2019 at 17:40, JuarezH disse:

Amigos,

Desde já peço desculpas pelo tópico pois o projeto ACBr têm sido um sucesso inegável já há vários anos e é inquestionável a sua ajuda para quem trabalha com documentos fiscais eletrônicos.

Porém, estou abrindo este tópico para uma discussão séria sobre a questão de download de documentos fiscais, rotina esta que considero que o ACBr não está ok conforme exponho a seguir.

Já testei de tudo, fiz de tudo que é forma, li tudo que encontrei aqui no fórum sobre o assunto mas a grande verdade é que o funcionamento desta rotina no ACBr é, no mínimo, inconstante, nunca se sabe o que vai acontecer e que resultado será obtido.

Já testei pelo NSU com o controle do número, levando em conta os resumos, levando em conta a sequência, enfim.

Já testei pela chave de tudo que foi jeito.

Sim, eu sei que tem que fazer a manifestação do destinatário e sim eu sei que nem sempre a receita libera na hora e sim eu sei que os schemas de download da NFe e do CTe são diferentes.

Mas na verdade há notas que baixam, há clientes que baixam todas, há clientes que baixam nenhuma, outros parcialmente, enfim, o sonho de todos é simplesmente escanear o código de barras da nota e afinal de contas importar ela no sistema.

Pra tudo há um jeito, como se diz aqui no Sul: não tá morto quem peleia ! Então encontrei o software gratuito fiscal.io, ele fica na bandeja do sistema e conforme configurado faz uma pesquisa na sefaz a cada 1, 2, 3 ou 6 horas e bingo !

Ele encontra os documentos e faz a manifestação e download de forma automática, e funciona ! tanto NFe quanto CTe. Talvez em um primeiro momento ele localize o documento e faça o manifesto ficando pendente de download e no próximo ciclo ele faça o efetivo download, a verdade é que funciona e depois de usar ele acabaram os meus problemas pois só busco na pasta dele as NFes.

Inconformado voltei ao ACBr e fui tentar fazer download pela chave de uma NFe que já havia sido manifestada/baixada pelo fiscal.io e mesmo assim nada, testei várias, nada, testei com dois ou três clientes diferentes e nada. Nada de sucesso 100%, continuam os mesmos sintomas de às vezes baixa às vezes não. Na verdade em alguns casos a nota nem é encontrada na base de dados da sefaz.

Também tem o site FSist, sei que vão comentar que é um método irregular de baixar a nota, mas o nosso cliente tá nem aí pra isto, ele quer a nota ao alcance do leitor de barras.

Há um inconveniente enorme em tudo isto, tem que baixar um software de terceiros, ficamos na dependência dele, tudo no ACBr é tão bom e tão rápido que não há como se conformar com este pedacinho que insiste em não funcionar 100%.

Olá bom dia!

Eu também tinha esse problema e aqui eu resolvi fazendo a busca pelo NSU daquela NFe ao invés de esperar a baixa do pacote completo.

Eu faço a busca normalmente conforme orienta o demo do ACBr. Quando for fazer a confirmação da operação, eu verifico se o XML consta no repositório. Se não constar, faço a busca específica daquele XML pelo NSU daquela NFe. É claro que você tem que guarda o NSU de cada NFe para fazer essa pesquisa posteriormente.

Feito a busca pelo NSU daquela NFe, guardo seu XML no repositório e fim de papo.

Aqui está funcionando desta forma e funcionando bem. Depois que fiz isso, nunca mais tive reclamações que o XML não existe.

Obrigado,

Rogério.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2020 at 09:07, Genesio Becker disse:

Alguém descobriu mais alguma coisa sobre as baixas de NFe?  Existe um software CofreNFE, que faz também faz a baixa de todos os documentos, tando emitidos como recebidos!  

Makro faz pq usamos na empresa aqui, baixa todos os que você emitiu e o pior, o xml quando cancelado é adicionado a tag no xml da NFe, digo sem ser o xml de evento  a tag: xMotivo  cancelado e se voce validar o xml dar com valido, sem erro de assinatura ou coisa do tipo, obs: eu não envio isso no xml, uso o que o acbr faz que é o evento. Porem ao baixar uma nota que cancelei por exemplo por ele vem assim e o xml é validado normalmente.
Contadores aqui estão enxendo saco por causa dessa tag dentro do xml de emissao e eles fazem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
Em 23/01/2019 at 14:19, JuarezH disse:

Esta foi a minha intenção ao criar o tópico, a grande verdade é esta e creio que fecha com o que o Ítalo citou acima, o webservice do RS deve mesmo ser diferente e não é todo mundo que tem acesso. Viva o Rio Grande ! estado quebrado e sempre querendo ser o diferentão. Aí cria uma regra pra baixar os XMLs mas não é pra todos.

Não é so RS que quer ser diferente, SP tb com suas regrinhas particulares de emissao de NFCe, fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.