Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

XML SAT Layout 0.06 - Transmissão XML para SEFAZ


Thiago G. Diniz
  • Este tópico foi criado há 1816 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa Noite pessoal, tudo bem?

Por um descuido, um cliente estava emitindo os XMLs do SAT ainda na versão 0.06, o aparelho que é um RB-1000 estava na versão 0.07 porém no sistema ainda estava configurado para versão 0.06. A emissão do cupom ocorreu normalmente, o cliente me ligou somente hoje (mesmo o sistema avisando que não havia transmissão de CFes para SEFAZ ha n dias).

Enfim, até dia 20/01/19 todos os cupons emitidos, mesmo que no layout 0.06, foram transmitidos e processados pela SEFAZ... A partir do dia 21/01/19 os cupons pararam de ser transmitidos/processados, sendo acumulando na memória do aparelho. Fazendo a trasmissão manual pelo retaguarda, recebo a mensagem: 239 - Rejeição: Versão do arquivo XML não suportada. Em uma tentatica frustada de tentar "enganar" a SEFAZ, apenas mudei no XML para versao 0.07, o XML é aceito (processado com inconsistencias), com o retorno: 297 - Rejeição: Assinatura difere do calculado.

São um total de 261 cupons entre 21/01/19 até 30/01/19 emitidos no Layout 0.06 que não consigo transmitir, porém hoje já alteramos para o Layout 0.07 e os cupons emitidos após a alteração foram processados e transmitidos tranquilamente.

Alguém saberia me dizer como proceder neste caso? o que pode ser feito com esses cupons emitidos que a SEFAZ não aceita? Como que pode o aparelho processar e aceitar o cupom normalmente visto que ele não é mais válido?
Tudo bem que foi um descuido manter a versão 0.06, porém acho que o aparelho também deveria barrar a emissão nesse layout antigo, e se o cliente tivesse nos avisado no primeiro dia quando falhou a transmissão, também seria "mais tranquilo".

Desde já, Muito Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Não tem muito o que fazer.. foi o que eu fiz e juntamente uma resposta da SEFAZ/SP:

Na época eu fiz o seguinte:
- Entrei em contato com o 0800 da SEFAZ/SP pedindo Instruções: Não souberam me dizer nada e pediram para enviar um email ao suporte através do site da SEFAZ;
- Mandei o Email para SEFAZ: Resposta no anexo;
- Fui no Posto Fiscal aqui da cidade e também não souberam me dar informações exatas, mas me orientou a colocar o ocorrido no livro de ocorrências da empresa, então falei para o contador fazer isso, e também para refazer TODOS os cupons COM CPF na versão nova (0.07+), para não ter denuncia por conta da Nota Fiscal Paulista, e fazer a escritura fiscal normalmente constando todos os cupons, até os que não foram transmitidos.

Portanto, o que eu fiz após tudo isso:
- Cliente trocou o Equipamento SAT junto ao fabricante, já que o mesmo não apagava a LUZ CFe pois havia cupons presos o aparelho, então numa futura atualização de software base do SAT o mesmo iria travar (próprio email do suporte da SEFAZ diz isso). Bematech trocou na garantia por um novo, pois estava dentro da garantia ainda.
- Listei todos os cupons emitidos COM CPF e refiz as vendas nos mesmos valores, somente para poder transmitir para SEFAZ e gerar os créditos da NFP para não haver denuncias dos consumidores... vendas ficaram duplicatas, pagou imposto duplicado, mas é melhor do que uma denuncia.
- Falei para o contador registrar no livro de ocorrências o ocorrido, como modelo, numero de série do SAT e os cupons que aconteceu isso.

Vida segue com novo SAT Layout 0.07.



 

EMAIL SEFAZ 0.06.png

Editado por thiih_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ALA disse:

Pessoal estou com o mesmo problema. Não tem como enviar os cupons emitidos na 0.6 ? São mais de 20 mil cupons. O cliente perde o aparelho SAT ?

Leia a resposta da SEFAZ no meu post anterior (isso em Janeiro).. até onde eu vi, tinha sido prorrogado até algum dia no começo de Março, mas não lembro a data certinha e no site não há mais informações. 

O aparelho funcionará até a próxima atualização de software base se ele já estiver na versão 0.07, mas não é aconselhável.. o ideal é trocar logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal e isso mesmo, vou perder os 50 SAts que não foram atualizados...

 

 

'Informamos que a validade do layout 0.06 de entrada dos cupons foi desativada pela Sefaz no dia 15/03/2019, sendo assim, não serão aceitos cupons nesta versão''.

O procedimento de atualização pode acarretar interrupção das vendas, perda dos equipamentos com falha ou qualquer outro tipo de problema técnico, o que iria acontecer de qualquer forma caso o Layout não tivesse a sua vigência estendida temporariamente.

Diante do exposto acima, lamentamos o ocorrido e informamos que, todas as vendas a partir do dia 15/03/2019, pendentes, deverão ser justificadas manualmente pelo contator, entretanto, este equipamento não possui reversão neste momento, e este comportamento causado pelo sistema de vendas desatualizado não possui cobertura prevista na política de garantia do SAT Bematech, orientamos, a efetuar a aquisição de um novo SAT, ou conforme Art. 25.
''O contribuinte obrigado à emissão de CF-e-SAT deverá dispor de equipamentos SAT de reserva ativados para atender aos casos de contingência. (Redação do artigo dada pela Portaria CAT Nº 8 DE 06/02/2018).''

Após atualiza para enviar para 0.07. O SAT esta recebendo e transmitindo para SEFAZ mas esta ocorrendo erro de inconsistencia quando consulto no site.. Alguem sabem como resolver...?

352190403001619655062.xml

Capturar 1.PNG

Capturar 2.PNG

Capturar 3.PNG

Capturar 4.PNG

Editado por ALA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa mensagem é normal, pois o Layout mais atual é o 0.08, então qualquer cupom enviado com o Layout 0.07 vai ser processado normalmente porém vai ficar te avisando que o Layout não é o mais atual, pois como ja dito, o mais atual é o 0.08.. Site da SEFAZ/SP:
 

ATENÇÃO - Alterações no extrato do CF-e-SAT a partir de 01/01/2019

Apesar do Manual de Orientação versão 2_17_07 de 27 de julho de 2018 apresentar o novo layout do extrato do CF-e-SAT como obrigatório a partir de 01/01/2019, informamos que o novo layout do extrato do CF-e-SAT será opcional e será permitido que se utilizem ambos layouts de extratos CF-e-SAT. A próxima versão deste manual terá a atualização que irá retirar a obrigatoriedade e esclarecerá que a versão até então em uso continuará sendo aceita.

ATENÇÃO - Layouts suportados a partir de 01/01/2019

Informamos que somente os layouts 0.07 e 0.08 de cupons CF-e-SAT serão aceitos a partir de 01/01/2019. O layout 0.06 atualmente em uso deixará de ser aceito pela Sefaz.

 

Ou seja, os Layout 0.07 e 0.08 são os aceitos atualmente, porém ao enviar cupons no Layout 0.07 voce vai ser alertado.

Sobre os Aparelhos SAT, no meu caso aconteceu apenas com 2 clientes, os aparelhos estavam atualizados no LAYOUT 0.07, porém a parametrizaçao do sistema estava gerando os XML no LAYOUT 0.06. Com isso fica cupons presos no aparelho, a luz CFe nunca vai se apagar e a qualquer momento o aparelho pode parar de funcionar. Por isso te aconselho a realizar a troca do aparelho por um novo se o mesmo estiver ainda na garantia, é só falar para o Fabricante/Autorizada que a LUZ CFE nao apaga nunca que normalmente eles fazem a troca, pois isso é considerado defeito no aparelho (troquei VARIOS aparelhos por esse motivo, todos na garantia). Se ja passou a garantia, voce pode continuar usando ele, mas a qualquer momento pode travar (normalmente trava quando tenta atualizar o software base do SAT).

Um Chat que tive com a bematech no meio do ano passado:
[03-08-2018 13:29:54] [Thiago] na verdade tenho vários clientes com RB-1000 que o CFe não apaga nunca, mesmo transmitindo todos os cupons para a sefaz e não tendo nenhum cupom pendente
[03-08-2018 13:30:13] [Thiago] isso é um outro caso que ja entrei em contato com a bvematech anteriormente e com a autorizada
[03-08-2018 13:30:32] [Thiago] e não conseguiram resolvler... aqui é um dos casos
[03-08-2018 13:30:42] [Thiago] que a CFe nunca apaga (esta acessa agora)
[03-08-2018 13:30:42] [Patrick] Esta informação que queria confirmar, OK. Só vou realizar um processo antes.
[03-08-2018 13:30:50] [Patrick] Mas sim, o SAT necessita de troca.

Entao troquei varios SATs apenas alegando que a LUZ CFE nao apaga nunca, nesses 2 casos especificos eu sabia que era por causa dos cupons 0.06, mas trocaram mesmo assim.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ALA disse:

Obrigado pela resposta, mas os cupons que foram emitidos na 0.06 e não foram enviados ? Voce retransmitiu na 0.07 ? Estou pensando em fazer isso ?

Eu refiz com o layout 0.07 apenas os cupons que possuíam CPF e transmiti unicamente por conta da Nota Fiscal Paulista, o próprio posto fiscal me orientou a fazer isso pois poderia ter denuncias por nao ter gerado credito ao consumidor. Entao por exemplo, de 200 cupons, 80 foram inseridos CPF, entao refiz esses 80 novamente no layout 0.07 para gerar os créditos da NFP. O imposto recolhido foi para todos, os 280 no caso (200 do layout 0.06 + 80 refeitos no 0.07). 

Ai eu vi que voce é de MG, nao sei se teria a necessidade disso ou de algo a mais. Ah, nao esquece de colocar o ocorrido no livro de ocorrências da empresa, contador faz isso. 

6 minutos atrás, ALA disse:

Outra duvida, ja tem a data de quando o 0.07 sera desativado pela SEFAZ ?

 Isso nao sei te dizer, mas acho que vai um tempo ainda.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N ão entendi essa parte

"O imposto recolhido foi para todos, os 280 no caso (200 do layout 0.06 + 80 refeitos no 0.07)."

No meu caso os cupons gerados no 0.06 não foram transmitidos, nenhum...Então não gerou imposto de nenhuma venda. Vc acha que devo transmitir todos ou apenas os com CNPJ/CPF...

Você fez alguma alteração nos cupons não transmitidos, tipo alterou a data para data atual ?

Editado por ALA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, é meio confuso mas foi o que me foi instruido, tanto no POSTO FISCAL aqui na minha cidade, quanto no email da resposta da SEFAZ:

Email: "Em relação a escrituração, informamos que ela deve ser realizada normalmente através do SPED e que todos os cupons emitidos, mesmo que não transmitidos, relativos a operação devem ser guardados conforme indicação da legislação."

Portanto, os cupons emitidos no 0.06 mesmo que não transmitidos para SEFAZ, devem ser feitos a escrituração normalmente, pois a venda foi efetuada, está armazenada na memória do aparelho e inclusive o consumidor possui o cupom em mãos, então ela deve ser contabilizada, independente se foi transmitida ou não.
O segundo ponto é em relação ao CPF do consumidor onde gera o crédito da NFP. Como a venda foi efetuada, mas não foi transmitida para SEFAZ, não gera o crédito para o consumidor, com isso ele tem o cupom impresso na mão mas nao tem a venda no site da NFP registrada em seu CPF, portanto ele pode te denunciar (Posto Fiscal que me disse isso). Única coisa que fiz foi refazer os cupons que possuiam o CPF, praticamente um clone do cupom, mas com a data atual e 0.07, UNICAMENTE para transmitir o valor para SEFAZ e registrar o crédito no CPF do cliente.

O consumidor apenas quer entrar no site da NFP e ver o valor dele registrado lá e creditado, nem que seja R$ 0,05, ele nao ta preocupado com data do cupom, entao fiz esse procedimento com meus clientes para eles nao terem problema de denúncia

Os cupons nao trasmitidos 0.06, o contador fez a escrituracao normalmente com os XMLs gerados.

 

RESUMINDO:

  • Toda venda feita no 0.06, mesmo que não transmitida, deve ser contabilizada. (nao precisa fazer nada nesses cupons, apenas contabilizar normalmente como sempre fez)
  • SE possuir algum cupom com CPF na 0.06, refazer o cupom na 0.07 apenas para gerar o credito da NFP para o consumidor. (Venda duplicada, imposto duplicado, tera que reajustar estoque/caixa manualmente, porém é melhor que uma denuncia no posto fiscal)
  • Vendas sem CPF/CNPJ nao tem o porque refazer, pois ninguem vai te denunciar por nao gerar credito e voce vai contabilizar a venda normalmente, uma vez que ela existe, a SEFAZ só nao aceitou sua transmissão por conta de layout antigo (mas ela tem registrado todas as tentativas de envios, entao ela sabe das vendas que voce fez).
  • Por fim, registrar todo ocorrido no Livro 6: Registro de utilização de documentos fiscais e termos de ocorrências  da empresa.

 

 

Editado por thiih_
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiih_ estou com uma duvida referente a data de emissão da NFC-e. Tentei enviar o XML para o SAT com data de emissão de 08/03/2019, mas o XML foi processado e retornado com data de emissão igual a 08/04/2018. E isso mesmo. O SAT altera a data de emissão ? Dessa forma se eu mandar todas as vendas realizadas no mes 03 ele vai processar no mes 04 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1816 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.