Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Sicoob - DataMulta e DataMoraJuros


Valdir Dill
Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1909 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa noite,

Na geração do arquivo remessa sempre alimentei os campos DataMulta e DataMoraJuros com vencimento + 1. 

Entendo que seria a data para iniciar a cobrança da multa e juros e mora, ou seja, 1 dia após o vencimento.

Nunca tive problemas fazendo dessa forma. Mas agora os arquivos remessa do Sicoob estão sendo rejeitados pelo banco (retorno do banco em anexo) com erro dizendo que que tanto a data da multa como dos juros deve ser a mesma data do vencimento do título.

Será que está mesmo correta essa rejeição do banco? Devo mesmo informar o vencimento como data da multa/juros? 

E para os demais bancos, também deve ser assim? Existe algum padrão/regra geral para essa informação? Procurei nos manuais e não encontrei nada esclarecedor a esse respeito.

Obrigado.

validador-cnab240-cobranca.pdf

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia,

Por padrão a Data de Cobrança de Juros e Multa começa a contar a partir da Data Informada, ou seja, não precisa informar +1. Mas a questão de rejeição deve ser específico desse banco...

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
5 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia,

Por padrão a Data de Cobrança de Juros e Multa começa a contar a partir da Data Informada, ou seja, não precisa informar +1. Mas a questão de rejeição deve ser específico desse banco...

Acho que você não entendeu.

Não é que eu informe + 1 em algum lugar. Eu informo vencimento adicionando 1 dia para a data da multa juros.
Exemplo:
- Vencimento: 30/01/2019
- DataMulta: 31/01/2019
- DataMoraJuros: 31/01/2019

Como você mesmo disse, os juros serão cobrados a partir da data informada no campo DataMoraJuros. Então, se eu informar DataMoraJuros = 30/01/2019, como esse banco está exigindo, o pagador vai pagar juros mesmo que ele quite o boleto no dia do vencimento, o que, logicamente, está errado. 

Sim, já que esse banco está exigindo isso, vou mudar e colocar como DataMoraJuros = vencimento. 

Mas a questão é: qual é o correto desse campo? Devo informar DataMoraJuros = vencimento para todos os bancos?

Obrigado.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution
39 minutos atrás, valdirdill disse:

Não é que eu informe + 1 em algum lugar. Eu informo vencimento adicionando 1 dia para a data da multa juros.
Exemplo:
- Vencimento: 30/01/2019
- DataMulta: 31/01/2019
- DataMoraJuros: 31/01/2019

Se informar DataMulta ou DataMoraJuros = 30/01/2019  e essa for a data de vencimento, será cobrado após essa data, ou seja, começa a cobrar dia 31/01/2019. Note que neste caso o boleto sai impresso a mensagem " após vencimento". É dessa forma que os bancos consideram...

55 minutos atrás, valdirdill disse:

Mas a questão é: qual é o correto desse campo? Devo informar DataMoraJuros = vencimento para todos os bancos?

Não é uma regra para todos os bancos, alguns bancos permitem outra data após o vencimento.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
5 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Se informar DataMulta ou DataMoraJuros = 30/01/2019  e essa for a data de vencimento, será cobrado após essa data, ou seja, começa a cobrar dia 31/01/2019. Note que neste caso o boleto sai impresso a mensagem " após vencimento". É dessa forma que os bancos consideram...

Não é uma regra para todos os bancos, alguns bancos permitem outra data após o vencimento.

Ok, ficou claro agora.

Resolvido.

Obrigado.

  • Curtir 3

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1909 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...