Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFC-e MG - Duvidas contingencia


  • Este tópico foi criado há 1799 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores, bom dia. Será que alguém poderia me ajudar a entender  melhor como funciona a contingencia na NFC-e ? 

1º O sistema deve identificar que deve entrar em contingencia automaticamente ou devo colocar um botão para o usuário entrar e sair da contingencia ?

2º  A serie/numeração da nota em contingencia  e diferente da nota normal ?

3º Caso o usuário não consiga enviar as notas emitidas em contingencia para SEFAZ no prazo de 24 hrs, qual a providencia o sistema devo adotar ?

4º Como identificar que as notas devem ser enviadas em contingencia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde,

 

1 - Eu o preparei para detectar no início do envio. Consulto o serviço, e se não estiver funcionando já mudo as propriedades do componente e os dados do xml para contingencia. No envio, se eu receber uma exceção, também passo a configuração para contingencia.

2 - A série não muda. Quando o serviço voltar, você deve enviar o mesmo xml.

3 - Eu estou bloqueando a emissão de novas nfc-e. Deixo bem claro sobre a necessidade do cliente ter uma conexão de internet estável. Se acontecer um problema com a SEFAZ que dure mais de 24hrs (acho difícil), você pode criar uma permissão especial para emitir mais nfc-e.

4 - Creio que a primeira resposta atende essa aqui também.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Cleber, vc poderia postar um exemplo da sua rotina ? Não posso bloquear o cliente referente as notas emitidas com contingencia, senão para o caixa.. Se realizar a consulta status antes de iniciar uma venda, será que a SEFAZ não vai reclamar de consumo indevido ? Lembrando que são mais ou menos 2000 vendas por dia p cada caixa, são 10 caixas em media...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Pessoal boa tarde... Como vcs estão tratando o seguinte problema.. Preciso saber como diferenciar quando a nota deve ser emitida em contingencia ou quando deve abortar a operação

Exemplo:

1º Nota não enviada:  Rejeição IE não cadastrada para emitir NFC-e => nesse caso devo abortar a operação.

2º Nota não enviada: SEFAZ Inativo ou Inoperante => emite em contingencia off line. 

Mas com diferenciar essas duas opções.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra duvida. Tentei enviar os xmls em anexo em tpemis = 1 e e tpemis = 9 e ocorre o mesmo erro. 

 

Rejeição: IE do emitente não cadastrada Serviço em Operação

 

Quando envio em contingencia, deveria deixar passar ?
 

 

31190210861678000112650010000000829000000829-nfe.xml

31190210861678000112650010000000821000000823-nfe.xmlr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
12 minutos atrás, ALA disse:

Outra duvida. Tentei enviar os xmls em anexo em tpemis = 1 e e tpemis = 9 e ocorre o mesmo erro. 

 

Rejeição: IE do emitente não cadastrada Serviço em Operação

 

Quando envio em contingencia, deveria deixar passar ?
 

 

31190210861678000112650010000000829000000829-nfe.xml 6 kB · 1 download

31190210861678000112650010000000821000000823-nfe.xmlr

 

Você não está utilizando a serie de 890 a 989 quando emissão em contingencia off?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Boa tarde,

Fiz uma consulta na SEFAZ de MG, abaixo a pergunta e resposta.

 

Pergunta:

Estou com uma dúvida referente a NFC-e em contingência, a série vai mudar conforme o AJUSTE SINIEF 19, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016
Acrescido o inciso III ao § 1º da cláusula quarta pelo Ajuste SINIEF 13/18, efeitos a partir de 01.04.19.
III - para a emissão em contingência, prevista no inciso I do caput da cláusula décima primeira, devem ser utilizadas exclusivamente as séries 890 a 989.

 

Resposta:

Para a NFC-e, por enquanto só é possível a emissão off-line em contingência .

As empresas deverão utilizar corretamente as modalidades de contingência, conforme disposto no item 8 - páginas 150 a 166 do Manual de Orientação da NF-e versão 6.0 (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal
/exibirArquivo.aspx?conteudo=URCYvjVMIzI=).

Destacamos ainda que a empresa poderá estabelecer no sistema próprio a parametrização de "tempo limite para o receber o retorno". Dessa forma o próprio sistema poderá definir o momento de entrar em contingência (por exemplo, 1 minuto após não receber o retorno da SEF/MG) e tratar corretamente a emissão de NFC-e neste ambiente atendendo as especificações do Manual de Orientação.

As séries são independentes e têm sequência própria de numeração (por exemplo, emissão em contingência: série 890 nota número 1. Se for preciso emitir em contingência novamente será na numeração 2).

Na série normal deve-se observar também a sequência em que se emitiu a última nota em modo normal e continuar daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Como MG tem disponível apenas a contingência OFF line. Essa regra de séries de 890 até 989 não se aplica a nós.

Tanto que, caso tentamos transmitir uma NFC em contingência OFF line com série 890 por exemplo, retorna a rejeição 266 - Série utilizada não permitida no Web Service.

Portanto entendo que a validação de série (parece que será adiada para 01/03/2020) se aplica a uma situação que ainda não existe em MG.

Vocês tem outro ponto de vista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois ...
Em 13/02/2019 at 12:18, Cleber disse:

Boa tarde,

 

1 - Eu o preparei para detectar no início do envio. Consulto o serviço, e se não estiver funcionando já mudo as propriedades do componente e os dados do xml para contingencia. No envio, se eu receber uma exceção, também passo a configuração para contingencia.

2 - A série não muda. Quando o serviço voltar, você deve enviar o mesmo xml.

3 - Eu estou bloqueando a emissão de novas nfc-e. Deixo bem claro sobre a necessidade do cliente ter uma conexão de internet estável. Se acontecer um problema com a SEFAZ que dure mais de 24hrs (acho difícil), você pode criar uma permissão especial para emitir mais nfc-e.

4 - Creio que a primeira resposta atende essa aqui também.

Amigo, como voce faz a consulta do serviço da Nfc-e em ?
Quando voce muda para contingência e envia, depois você volta no mesmo xml e reenvia normalmente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde,

Eu invoco o método: ACBrNFe1.WebServices.StatusServico.Executar. Depois pego o retorno: ACBr1NFe.WebServices.StatusServico.cStat. No aplicativo de exemplo você consegue ver.

Você verificar antes de começar a gerar o xml. Assim você já o monta da forma que atenda a contingência. Quando o serviço voltar, você faz o envio, sem alterar seu conteúdo.

Para não ter que verificar o serviço a cada nota emitida, você pode fazer a consulta quando abrir a tela de venda por exemplo.

Editado por Cleber
  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cleber disse:

Boa tarde,

Eu invoco o método: ACBrNFe1.WebServices.StatusServico.Executar. Depois pego o retorno: ACBr1NFe.WebServices.StatusServico.cStat. No aplicativo de exemplo você consegue ver.

Você verificar antes de começar a gerar o xml. Assim você já o monta da forma que atenda a contingência. Quando o serviço voltar, você faz o envio, sem alterar seu conteúdo.

Para não ter que verificar o serviço a cada nota emitida, você pode fazer a consulta quando abrir a tela de venda por exemplo.

beleza obrigado. Vou modificar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1799 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.