Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Aliq. Não Programada - ECF MFB Epson TM-T900F


Cleber Ferreira
Ver Solução Respondido por Cleber Ferreira,
  • Este tópico foi criado há 1863 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom dia a todos,

Um cliente me acionou dizendo que ao vender um item na ecf a mensagem de "aliquota não programada" é retornada. Isso acontece para venda de itens ST (FF). Estou passando como parâmetro de aliquota "FF" igual o ECFTeste.exe recomenda. Passei também como "F" e "F1", porém todos são negados, retornando a mesma mensagem.

Então instalei em meu PC o emulador MFB da Bematech (4200) e, testei os 3 formatos de índice ST, estão funcionando. Estranho que uma versão do ano passado do meu paf, funciona perfeitamente. Mas com os fontes mais recentes (compatíveis com Delphi Rio) não funciona.

Alguém já passou por isso?

Obs.: meus fontes estão atualizados.

 

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
4 horas atrás, Cleber disse:

Bom dia a todos,

Um cliente me acionou dizendo que ao vender um item na ecf a mensagem de "aliquota não programada" é retornada. Isso acontece para venda de itens ST (FF). Estou passando como parâmetro de aliquota "FF" igual o ECFTeste.exe recomenda. Passei também como "F" e "F1", porém todos são negados, retornando a mesma mensagem.

Então instalei em meu PC o emulador MFB da Bematech (4200) e, testei os 3 formatos de índice ST, estão funcionando. Estranho que uma versão do ano passado do meu paf, funciona perfeitamente. Mas com os fontes mais recentes (compatíveis com Delphi Rio) não funciona.

Alguém já passou por isso?

Obs.: meus fontes estão atualizados.

 

Não. Seria bom dar uma olhada no log gerado pelo ACBrECF pra tentar entender o que está acontecendo.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Elton, segue o log... Procure pela primeira chamada do AbreCupom( ) da Cliente Fabiane da Silva. Foram feitas algumas tentativas. Depois voce vai começar a encontrar o VendeItem( ). Nesse ponto é porque já voltei a versão para o exe anterior.

ecf_18022019.txt

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
15 horas atrás, Cleber disse:

Elton, segue o log... Procure pela primeira chamada do AbreCupom( ) da Cliente Fabiane da Silva. Foram feitas algumas tentativas. Depois voce vai começar a encontrar o VendeItem( ). Nesse ponto é porque já voltei a versão para o exe anterior.

ecf_18022019.txt

Cleber,

  Não achei menção de erro em que a alíquota não foi encontrada.

  Contudo, comparando o log notei que as vezes o ACBrECF está conectando com BaudRate diferente. Você notou isso?

Veja:

--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 18/02/19 09:58:44:877 - Modelo: EscECF - Porta: COM5 - TimeOut: 3
         Device: BAUD=9600 DATA=8 PARITY=N STOP=1 HANDSHAKE=DTR/DSR MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 18/02/19 10:10:34:233 - Modelo: EscECF - Porta: COM5 - TimeOut: 3
         Device: BAUD=38400 DATA=8 PARITY=N STOP=1 HANDSHAKE=DTR/DSR MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

Não estou afirmando que seja isso... mas bem que poderia ser...

Caso não seja isso, sugiro verificar os métodos responsáveis para validar a alíquota. Se não me engano, nessa impressora é o  TACBrECFEscECF.AchaICMSAliquota.

 

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde,

@EMBarbosa, é porque fiz alguns testes de leitura das informações da ecf utilizando o ECFTeste.exe. Essas você pode desconsiderar.

Estranhei porque não tem o VendeItem sendo gravado na versão atual. Assim não dá para saber o que está indo para e ECF.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
41 minutos atrás, Cleber disse:

Essas você pode desconsiderar

Infelizmente, não tem como eu saber qual está valendo e qual não.

41 minutos atrás, Cleber disse:

Estranhei porque não tem o VendeItem sendo gravado na versão atual

Talvez seja porque o erro é gerado antes do comando ser executado.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

@EMBarbosa

Encontrei o problema. Era nesse ponto:

{ busca informações da aliquota caso seja T ou S }
AliqICMS := DMACBr.ECF.AchaICMSAliquota(vAliqCur);

Nesse ponto eu mando o componente procurar a alíquota tributável (T ou S), para saber se ela existe antes de tentar registrar o item. Se o método retornar o objeto, significa que encontrou a alíquota, aí continuo com o restante do processo. Caso não encontre, o método retornava um nil. Com isso aviso ao usuário e paro o restante do processo.

Eu implementei para tratar as tributações do tipo T e S. As demais tributações não fiscais (FF, II, NN...) o componente retorna nil no modo Debug. No modo Release, agora ele retorna o objeto. Foi isso que causou o problema. Sempre retornava nil independentemente de ser Debug ou Release, mas agora isso não acontece. Para resolver, coloquei alguns tratamentos a mais na minha codificação.

Obs.: não tem vinculo com qualquer modelo de ecf.

Editado por Cleber
  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
4 minutos atrás, Cleber disse:

Encontrei o problema

Joia. Que bom que resolveu.

4 minutos atrás, Cleber disse:

As demais tributações não fiscais (FF, II, NN...) o componente retorna nil no modo Debug. No modo Release, agora ele retorna o objeto.

Não sei se entendi direito, mas não deveria haver diferença das respostas do método no modo Debug e Release.

Se for isso que estiver acontecendo, acho que seria bom verificar um pouco mais.

 

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1863 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.