Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFe emitida do MT no tipo SVC-RS não autorizada


EveCar
  • Este tópico foi criado há 1848 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá

No dia 14/02/19 e 15/02/19 a Sefaz MT esteve fora pelos motivos passado "DEVIDO A PROBLEMAS NO EQUIPAMENTO DE ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO DE B.D, AS APLICAçõES FAZENDáRIAS ESTãO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEIS PREVISÃO 20H". Então nesse caso habilitamos a emissão de NFe com o tipo 7 - SVC-RS onde ao normalizar a Sefaz emitente, no caso MT, aconteceria o envio e autorização dessas notas enviadas em contingencia automaticamente.

No dia 16/02/19 liguei no suporte da Sefaz MT solicitando qual seria o prazo para autorização dessas notas, pediram até 10 dias pois o volume de notas em contingencia era grande.

Então fui ligando diariamente até o dia de hoje, ultimo dia do mês, passado também xml de exemplos que foram enviadas e até impresso as DANFEs para os clientes. A resposta foi que essas notas ainda não estão no ambiente nacional e nem no MT, tendo então que entrar em contato com a Sefaz RS e pedir um posicionamento. Suporte do Sefaz RS não atende por telefone tendo então que registrar a duvida em http://www.sefaz.rs.gov.br/Atendimento

Acredito que esse processo vai demorar...

Então venho aqui no fórum pra saber se alguém consegue me dizer o que pode ter acontecido, no ACBr passei para envio em modo SVC-RS e nos comandos foram enviados com o tpEmis=7, onde no xml criou a tag como tem que ser <tpEmis>7</tpEmis>, DANFE impressa tudo corretamente em modo contingencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Não consegui compreender qual a sua dificuldade...

Você não está conseguindo transmitir as NFCe's que foram emitidas em contingência ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
52 minutos atrás, EveCar disse:

Olá

No dia 14/02/19 e 15/02/19 a Sefaz MT esteve fora pelos motivos passado "DEVIDO A PROBLEMAS NO EQUIPAMENTO DE ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO DE B.D, AS APLICAçõES FAZENDáRIAS ESTãO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEIS PREVISÃO 20H". Então nesse caso habilitamos a emissão de NFe com o tipo 7 - SVC-RS onde ao normalizar a Sefaz emitente, no caso MT, aconteceria o envio e autorização dessas notas enviadas em contingencia automaticamente.

No dia 16/02/19 liguei no suporte da Sefaz MT solicitando qual seria o prazo para autorização dessas notas, pediram até 10 dias pois o volume de notas em contingencia era grande.

Então fui ligando diariamente até o dia de hoje, ultimo dia do mês, passado também xml de exemplos que foram enviadas e até impresso as DANFEs para os clientes. A resposta foi que essas notas ainda não estão no ambiente nacional e nem no MT, tendo então que entrar em contato com a Sefaz RS e pedir um posicionamento. Suporte do Sefaz RS não atende por telefone tendo então que registrar a duvida em http://www.sefaz.rs.gov.br/Atendimento

Acredito que esse processo vai demorar...

Então venho aqui no fórum pra saber se alguém consegue me dizer o que pode ter acontecido, no ACBr passei para envio em modo SVC-RS e nos comandos foram enviados com o tpEmis=7, onde no xml criou a tag como tem que ser <tpEmis>7</tpEmis>, DANFE impressa tudo corretamente em modo contingencia.

Você não deve se preocupar com isso!
Quem tem que enviar para o SEFAZ-MT e para o Ambiente Nacional e o SEFAZ-RS que recebeu e autorizou a sua nota.
Nesse caso e briga de cachorro grande e você apenas precisa guardar os seus xml autorizados e esperar que o processo ocorra em seu tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
16 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Não consegui compreender qual a sua dificuldade...

Você não está conseguindo transmitir as NFCe's que foram emitidas em contingência ?

Emiti também NFCe's nesse mesmo dia no tipo 9, isso esta ok.

Meu problema são com as NFe's que emiti com tipo 7 - SVC-RS onde ao normalizar no meu caso a Sefaz-MT ja seriam autorizadas automaticamente pela Sefaz Virutal Contingencia RS, então estou com NFe's emitidas no dia 14/02/19 que até hoje não autorizou nem no ambiente NACIONAL e nem no ambiente aqui do MT.

Então não sei a quem recorrer sobre essa autorização automática dessas notas em contingencia SVC-RS.

Sefaz MT disse não terem as notas e pediu para que eu entrasse em contato com Sefaz RS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Se você tem o XML autorizado, parece tudo correto...

Deve ser apenas um questão de sincronismo entre eles...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
11 minutos atrás, Waldir Paim disse:

Você não deve se preocupar com isso!
Quem tem que enviar para o SEFAZ-MT e para o Ambiente Nacional e o SEFAZ-RS que recebeu e autorizou a sua nota.
Nesse caso e briga de cachorro grande e você apenas precisa guardar os seus xml autorizados e esperar que o processo ocorra em seu tempo.

Isso que também imagino, que fiz minha parte.

Porém já fazem 14 dias, é muito tempo, então deve ter algo errado.

Nesse meu xml gerado pelo ACBr no tipo 7-SVC-RS deveria ter algum protocolo de autorização ou algo assim, pois foi gerado até a tag </NFe>, onde acredito não ter um retorno que a Sefaz RS de fato recebeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia EveCar,

Neste caso você deve carregar o XML através do LoadFromFile e executar o método Consultar.

Ao enviar essa nota para o SVC ela não foi rejeitada?

Pode ser também que ao enviar essa nota para o SVC o mesmo já estava desabilitado para recepcionar notas da UF - MT.

Se isso ocorreu você deve enviar novamente para a SEFAZ-Autorizadora que neste caso é a SEFAZ-MT.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 minuto atrás, EveCar disse:

Isso que também imagino, que fiz minha parte.

Porém já fazem 14 dias, é muito tempo, então deve ter algo errado.

Nesse meu xml gerado pelo ACBr no tipo 7-SVC-RS deveria ter algum protocolo de autorização ou algo assim, pois foi gerado até a tag </NFe>, onde acredito não ter um retorno que a Sefaz RS de fato recebeu...

Tem sim!

No XML de contingência apenas muda a chave de acesso e o servidor para onde e enviado o arquivo.
O Resto e tudo igual a um XML enviado para o ambiente 1 "Normal";

Como te falei se seu XML esta autorizado você pode ficar tranquilo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Para complementar:

 

Citar

3 – Sefaz Virtual de Contingência - SVC
Nas situações em que o sistema de autorização de Nota Fiscal Eletrônica – NFe da SEFA/PR ficar indisponível, será liberado o acesso à SVC para todos os contribuintes paranaenses nos termos do Inciso I, Cláusula décima primeira do Ajuste SINIEF 07/2005 (nova redação dada pelo Ajuste SINIEF 11/2008) e do Art.10 do Anexo IX do RICMS/2012. 

Este serviço de contingência para o Sistema  NF-e da SEFA/PR é disponibilizado pela SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul, SVC-RS, conforme Ato COTEPE 39/2012.

Os endereços da SVC-RS, ambiente de homologação e de produção estão disponíveis no  Portal Nacional da NF-e.

Para uso dos serviços da SVC-RS, a empresa deve adotar os seguintes procedimentos:

  • Identificação que a SVC-RS foi ativada pela SEFA/PR, conforme resultado do Web Service de Consulta Status do Serviço;
  • Geração de novo arquivo XML da NF-e com as seguintes alterações:
    • Campo tpEmis alterado para “7” (SVC-RS), conforme legislação;
    • Informação do motivo da adoção da contingência (campo xJust) e da data e hora de início de utilização da SVC (campo dhCont), que também devem ser impressos no DANFE, conforme definido na legislação;
  • Transmissão do Lote de NF-e para a SVC-RS e obtenção da autorização de uso;
  • Impressão do DANFE em papel comum;
  • Tratamento dos arquivos de NF-e transmitidos para a SEFA/PR antes da ocorrência dos problemas técnicos e que estão pendentes de retorno, cancelando aquelas NF-e autorizadas e que foram substituídas por NF-e autorizada na SVC-RS, ou inutilizando a numeração de arquivos não recebidos ou processados.

OBS: No momento que a empresa detecta a indisponibilidade do Sistema de autorização de NF-e da SEFA-PR, pode ser que tenha enviado uma NF-e e não tenha obtido o resultado deste pedido de autorização de uso. Neste caso, deve gerar um outro número de NF-e, evitando que seja autorizado o mesmo número e série de NF-e no ambiente da SVC-RS.

Informações mais detalhadas sobre os procedimentos encontram-se no Manual de Contingência da NFe (Anexo X do Manual de Integração).

Fonte1: http://www.sped.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=46

Fonte2: http://www.nfe.go.gov.br/post/ver/152769/ocorrencia-de-problemas-tecnicos

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Waldir Paim disse:

Foi feito tudo conforme dito ai, porém o que deve ter ficado faltando é o que o Italo mencionou ali acima: " Neste caso você deve carregar o XML através do LoadFromFile e executar o método Consultar. ".

Então minhas notas realmente não estão autorizadas, xml's gerados perfeitamente porém não enviadas para RS.

Quando for ter o caso de Sefaz MT fora novamente, vou me atentar ao fato de precisar cancelar a contingencia.

Obrigado pessoal pelo suporte e as informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 minutos atrás, EveCar disse:

Foi feito tudo conforme dito ai, porém o que deve ter ficado faltando é o que o Italo mencionou ali acima: " Neste caso você deve carregar o XML através do LoadFromFile e executar o método Consultar. ".

Então minhas notas realmente não estão autorizadas, xml's gerados perfeitamente porém não enviadas para RS.

Quando for ter o caso de Sefaz MT fora novamente, vou me atentar ao fato de precisar cancelar a contingencia.

Obrigado pessoal pelo suporte e as informações.

Se suas notas não foram autorizadas pelo SEFAZ-RS então você deve gerar elas em modo 1 "Normal" e enviar para o SEFAZ-MT.

Não tem como o SEFAZ-RS enviar algo que ele nem recebeu.

Alem do mais todos os ambientes SVC estão desativados nesse momento:
 

Citar
  • Situação SVC-RS
Ambiente de Produção
UF Contingência SVC-RS (Ambiente de Produção)
AM - AMAZONAS Desativada
BA - BAHIA Desativada
CE - CEARA Desativada
GO - GOIAS Desativada
MA - MARANHÃO (SVAN) Desativada
MS - MATO GROSSO DO SUL Desativada
MT - MATO GROSSO Desativada
PA - PARA (SVAN) Desativada
PE - PERNAMBUCO Desativada
PR - PARANA Desativada

 Fonte: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-SVC.aspx?ambiente=Producao

Citar

Foi feito tudo conforme dito ai, porém o que deve ter ficado faltando é o que o Italo mencionou ali acima: " Neste caso você deve carregar o XML através do LoadFromFile e executar o método Consultar. ".

Eu acredito que esse procedimento não deve funcionar, pois uma nota em contingencia tem a chave diferente de uma nota em ambiente normal;
Alem disso ao enviar o seu XML você vai estar enviando ao SEFAZ-RS em vez de enviar para o SEFAZ-MT.
O certo mesmo nesse caso seria gerar uma nota com o ambiente normal e ai sim enviar ao SEFAZ-MT.
As notas que estão com seus clientes estão e continuaram sem validade jurídica.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 minutos atrás, Waldir Paim disse:

Se suas notas não foram autorizadas pelo SEFAZ-RS então você deve gerar elas em modo 1 "Normal" e enviar para o SEFAZ-MT.

Não tem como o SEFAZ-RS enviar algo que ele nem recebeu.

Alem do mais todos os ambientes SVC estão desativados nesse momento:
 

 Fonte: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-SVC.aspx?ambiente=Producao

 

Sim, por isso hoje não conseguirei realizar teste, pois estão desativados. Então quando ativar novamente, vou fazer o envio como se fosse uma nota tipo 1-Normal, coisa que eu não fiz, mandei Criar mas não mandei Enviar.

Vamos fazer as correções aqui em nosso sistema com base no que conversamos hoje aqui.

Obrigado pessoal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Citar

Então quando ativar novamente, vou fazer o envio como se fosse uma nota tipo 1-Normal, coisa que eu não fiz, mandei Criar mas não mandei Enviar.

Não funciona assim, você não pode enviar apenas quando ele voltar a funcionar;

Esse ambiente pode voltar hoje amanha ou ate ano que vem.

o Sefaz abre essa janela para esse momento apenas e volta ativar novamente somente quando for necessário para o momento apropriado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Waldir Paim disse:

Não funciona assim, você não pode enviar apenas quando ele voltar a funcionar;

Esse ambiente pode voltar hoje amanha ou ate ano que vem.

o Sefaz abre essa janela para esse momento apenas e volta ativar novamente somente quando for necessário para o momento apropriado.

 

Isso, o que eu digo é que quando a Sefaz MT solicitar a ativação da SVC-RS por algum problema, vou realizar esse teste.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde pessoal!

Só para concluirmos esse assunto, no dia 04/03/19 a Sefaz MT habilitou novamente a SVC-RS por estarem inoperante no momento no MT.

Realizei o teste e todo o problema que eu tive é que enviei a NFe com tipo 7 como se estivesse enviando uma no tipo 3 por exemplo, onde quando a Sefaz retorna o funcionamento eu preciso efetuar o reenvio, porém isso esta errado para o tipo 7, onde tenho que enviar a NFe como se fosse tipo 1 normal, então ela passa pelas validações e autorização no estado RS.

Notas funcionaram perfeitamente e já sincronizaram automaticamente com o ambiente Nacional.

Obrigado a todos pela a atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1848 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.