Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recuperar XML de Cancelamento e Inutilização


Ver Solução Respondido por Wellington Alamino,
  • Este tópico foi criado há 1562 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Supondo que enviei um evento de cancelamento de uma NFe/NFCe, o cancelamento foi realizado e não obtive o retorno do XML do mesmo por falha de internet, como recuperar esse XML?

E no caso de uma inutilização de faixa realizada e sem retorno do XML da mesma por falha de internet, como recupero esse XML?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Inutilização não tem como

já o evento de cancelamento dá pra pegar montar o xml novamente e fazer a consulta ele trás todos os eventos atrelados a nota

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
13 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Inutilização não tem como

já o evento de cancelamento dá pra pegar montar o xml novamente e fazer a consulta ele trás todos os eventos atrelados a nota

Entendi...

O problema é o seguinte... Estou montando uma rotina para contingência seguindo as orientações do manual (inutilizando ou cancelando a nota que ficou pendente de tratamento).

Mas sabemos que problemas de internet ocorrem, e se no momento em que eu for inutilizar a faixa de numeração da nota pendente eu tiver uma falha na internet, a inutilização pode ocorrer e eu não conseguir obter o retorno do XML da mesma, meu aplicativo vai achar que a inutilização não ocorreu, vai tentar inutilizar dinovo e aí BABOU... Faixa já inutilizada e não tenho o XML.

Só vai me restar marcar que a Inutilização ocorreu sem puxar o XML, o que está longe de ser o ideal. Como você trata essas ocorrências?

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Como o Juliomar deixou claro, se tratando de inutilização, você senta e chora, não existe nenhuma serviço disponibilizado pela SEFAZ que lhe permite consultar e ter como retorno o resultado do processamento de um pedido de inutilização.

Já alguns tipos de evento se ocorrer algum problema no exato momento do retorno do envio do evento, ao consultar a nota cujo evento tem haver, teremos no retorno dessa consulta os eventos vinculados a mesma.

Até o momento não temos no código do componente a extração desses eventos do retorno para salvar separadamente em disco ou disponibilizar em propriedades para serem salvos no banco de dados.

Se desejar analisar o código e contribuir implementando essa funcionalidade ao componente, ficaremos agradecido.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
11 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia,

Como o Juliomar deixou claro, se tratando de inutilização, você senta e chora, não existe nenhuma serviço disponibilizado pela SEFAZ que lhe permite consultar e ter como retorno o resultado do processamento de um pedido de inutilização.

Já alguns tipos de evento se ocorrer algum problema no exato momento do retorno do envio do evento, ao consultar a nota cujo evento tem haver, teremos no retorno dessa consulta os eventos vinculados a mesma.

Até o momento não temos no código do componente a extração desses eventos do retorno para salvar separadamente em disco ou disponibilizar em propriedades para serem salvos no banco de dados.

Se desejar analisar o código e contribuir implementando essa funcionalidade ao componente, ficaremos agradecido.

Olá Italo

O fato é que mesmo se o componente tivesse a opção de salvar os eventos atrelados a nota de forma separada, a inutilização não seria um deles.

A contingência foi criada para suprir necessidades oriundas de falhas da internet e existe um manual de contingência orientando como a mesma deve ser realizada. A ironia é que o manual manda realizar um procedimento (inutilizar a faixa de numeração) que em caso de falha de internet temos que "sentar e chorar"... Eles não resolveram nada e criaram um outro problema, grande problema... Pois a numeração vai pular, o contador vai me perguntar porque pulou e eu terei que dizer que houve uma inutilização e o XML se perdeu...

Como os contadores de seus clientes reagem quando vocês dizem isso??? E seus clientes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Se tratando de NF-e existe uma alternativa que é enviar a nota para a SVC- SEFAZ-Virtual de Contingência.

Como e Quando usar o SVC

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
51 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Se tratando de NF-e existe uma alternativa que é enviar a nota para a SVC- SEFAZ-Virtual de Contingência.

Como e Quando usar o SVC

Na verdade é NFCe Italo...

E como eu disse não seria pra envio de nota e sim pra Inutilização, afim de realizar o procedimento recomendado pelo Manual de Contingência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Desculpe, ficou faltando completar a postagem anterior.

Se tratando de NFC-e devemos emitir a nota em contingência ou pelo SAT (no caso de São Paulo).

Infelizmente não temos via webservice um serviço para realizar uma consulta para saber se realmente o numero foi inutilizado.

Se não me falha a memória a única forma de saber é sita site.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
7 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde,

Desculpe, ficou faltando completar a postagem anterior.

Se tratando de NFC-e devemos emitir a nota em contingência ou pelo SAT (no caso de São Paulo).

Infelizmente não temos via webservice um serviço para realizar uma consulta para saber se realmente o numero foi inutilizado.

Se não me falha a memória a única forma de saber é sita site.

Pena que pelo site não tem como resgatar o XML, ou tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Se não houver problemas, quero deixar o tópico aberto para que alguém que emita NFCes e siga a orientação do Manual de Contingência, me diga ...

Como lidam com os contadores/clientes nos casos de Inutilizações ocorridas sem XML por falha de internet?

Desde já agradeço a atenção de todos

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

Afim de permitir que mais usuários possam relatar como os contadores lidam com tal situação, estou movendo o tópico para a área aberta.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...
Em 04/03/2019 at 15:09, doidopb disse:

Se não houver problemas, quero deixar o tópico aberto para que alguém que emita NFCes e siga a orientação do Manual de Contingência, me diga ...

Como lidam com os contadores/clientes nos casos de Inutilizações ocorridas sem XML por falha de internet?

Desde já agradeço a atenção de todos

 

XML de retorno de inutilizações não são assinados, então não documentos com validade e nem precisam ser armazenados. Para inutilização o bom controle das faixas de pedido de inutilização bem como seu protocolo de retorno autorizando a inutilização é o suficiente.

Número inutilizado não configura documento, lembrando que deve proceder com a inutilização em no máximo no 10 dia do mês subsequente ao salto na numeração. 

Boa tarde a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia,

Só para contribuir com a discussão. Aqui enviamos os xmls de inutilização. Porém quando não tem, o próprio arquivo Sintegra e SPED já contêm a informação.

Para NFC-e no Sintegra, já complica porque são informadas apenas as notas emitidas, mas nesse caso o cliente passa uma relação para o contador.

Se o cliente não quiser passar, então na exportação das notas para a contabilidade, pode ser criada uma pasta de inutilizadas e cria um txt cujo nome é o número da nota. Só para o contador se orientar.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
22 horas atrás, Wellington Alamino disse:

XML de retorno de inutilizações não são assinados, então não documentos com validade e nem precisam ser armazenados. Para inutilização o bom controle das faixas de pedido de inutilização bem como seu protocolo de retorno autorizando a inutilização é o suficiente.

Número inutilizado não configura documento, lembrando que deve proceder com a inutilização em no máximo no 10 dia do mês subsequente ao salto na numeração. 

Boa tarde a todos.

Oi amigo, tudo bom?

Grato pelo retorno. Isso é sempre importante para enriquecer o conhecimento de toda a comunidade.

Só quero relembrar o amigo que no caso da falha que citei no tópico, a princípio não seria possivel recuperar o protocolo de retorno, até por isso abri o tópico em questão, pois creio que com esses dados da autorização eu mesmo poderia recriar o XML da inutilização...

De qualquer forma foi muito importante saber que esse XML não tem valor legal e nem precisa ser armazenado.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution
5 horas atrás, doidopb disse:

Oi amigo, tudo bom?

Grato pelo retorno. Isso é sempre importante para enriquecer o conhecimento de toda a comunidade.

Só quero relembrar o amigo que no caso da falha que citei no tópico, a princípio não seria possivel recuperar o protocolo de retorno, até por isso abri o tópico em questão, pois creio que com esses dados da autorização eu mesmo poderia recriar o XML da inutilização...

De qualquer forma foi muito importante saber que esse XML não tem valor legal e nem precisa ser armazenado.

Abraços

Boa tarde.

Não fui claro o suficiente, me perdoe por isso.

Vamos construir um cenário:

1º Pedido de inutilização de 1025 ate 1030 - Gravamos no nosso sistema que vai ser pedido está inutilização

2º Sefaz não responde em tempo, ou a internet caí.

Como sabemos não existe consulta, certo?

Mas temos como nos virar, a partir disto vamos as possibilidades

1º Pedimos a inutilização novamente some da 1025 até 1026 por exemplo >>>>>>>>> Retorno:     256|Rejeição: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ e ficamos sem protocolo.

e temos outras possibilidades de retorno dependendo do nosso pedido.

2º  Mas o segredo e fazer o mesmo pedido novamente O retorno >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>    563|Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização[N prot. 2316465468798]

Somente devemos extrair o número de protocolo e se tivermos armazenado as informações do pedido corretamente, como você mesmo disse podemos até montar o XML do recibo.

Uma boa tarde a todos. Desculpe-me pela demora.

Edit - NT 2015 - Sobre o comentado acima.

03. Serviço:Inutilização de numeração(item 4.4 do MOC)
03.1 Sobre o Processamento do Pedido de Inutilização
Atualmente já é verificada a existência de um Pedido de Inutilização de Numeração em duplicidade (mesma faixa de numeração a ser inutilizada), rejeitando o novo Pedido de Inutilização com o erro “563-Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização”.
Para esta rejeição, será informado na resposta o Número do Protocolo de Autorização do Pedido de Inutilização anteriormente autorizado (tag: retInutNFe/infInut/nProt).

Ou seja se houver protocolo na mensagem de retorno, significa que já se encontra devidamente autorizado e registrado na SEFAZ a dita inutilização

Editado por Wellington Alamino
Imcompleto
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 17/12/2019 at 17:49, Wellington Alamino disse:

Boa tarde.

Não fui claro o suficiente, me perdoe por isso.

Vamos construir um cenário:

1º Pedido de inutilização de 1025 ate 1030 - Gravamos no nosso sistema que vai ser pedido está inutilização

2º Sefaz não responde em tempo, ou a internet caí.

Como sabemos não existe consulta, certo?

Mas temos como nos virar, a partir disto vamos as possibilidades

1º Pedimos a inutilização novamente some da 1025 até 1026 por exemplo >>>>>>>>> Retorno:     256|Rejeição: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ e ficamos sem protocolo.

e temos outras possibilidades de retorno dependendo do nosso pedido.

2º  Mas o segredo e fazer o mesmo pedido novamente O retorno >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>    563|Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização[N prot. 2316465468798]

Somente devemos extrair o número de protocolo e se tivermos armazenado as informações do pedido corretamente, como você mesmo disse podemos até montar o XML do recibo.

Uma boa tarde a todos. Desculpe-me pela demora.

Edit - NT 2015 - Sobre o comentado acima.

03. Serviço:Inutilização de numeração(item 4.4 do MOC)
03.1 Sobre o Processamento do Pedido de Inutilização
Atualmente já é verificada a existência de um Pedido de Inutilização de Numeração em duplicidade (mesma faixa de numeração a ser inutilizada), rejeitando o novo Pedido de Inutilização com o erro “563-Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização”.
Para esta rejeição, será informado na resposta o Número do Protocolo de Autorização do Pedido de Inutilização anteriormente autorizado (tag: retInutNFe/infInut/nProt).

Ou seja se houver protocolo na mensagem de retorno, significa que já se encontra devidamente autorizado e registrado na SEFAZ a dita inutilização

Perfeito meu amigo... Essa dica para capturar o protocolo é show.

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1562 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.