Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

21/03/2012 - Publicada a NT 2012/002 Manif do Destinatario


Gr@c@
  • Este tópico foi criado há 3410 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • 3 semanas depois ...

Pessoal,

 

estou com duvidas a cerca do que manter armazenado no banco de dados a respeito do Manifesto do Destinatário.

 

Observei alguns armazenando

Chave, Protocolo?, NSU(esse consigo identificar a justificativa), data, valor, CNPJ, IE, Situação da NFE, Situação do Manifesto...

 

Meu questionamento, seria, o manifesto é algo bem "mutante", visto que a Situação da Nota pode ser alterada, pode se ter até 20 eventos de uma CC-e, a situação do manifesto pode ser alterada, pois de acordo com pagina 10 Nota Tecnica 2012/02 o destinatario podera alterar em até 4 vezes a situação da NF-e, visto que ele podera enviar pelo menos uma vez cada uma das situações, prevalecendo então para a SEFAZ a ultima enviada. Então alguém pode me auxiliar o quê, porquê e quais dados seriam ideal para manter no banco de dados, a respeito da Manisfestação de Destinatário?

 

Grata,

Darlana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Darlana,

 

Na implementação que fiz no meu sistema, criei 2 tabelas, uma para armazenar o NSU e data da última consulta, a outra com os dados da nota retornada pela consulta e a última manifestação realizada pelo usuário.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, uma dúvida podemos realizar a manifestação de uma nfe no ambiente de homologação para a realização dos testes de implementação?

 

 

Pode sim  ,

nesse caso vc emite uma NF onde o Emitente é o Destinatário tbm !

Editado por marcelo_sp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Prezados,

 

tentei ler os comentarios do manifesto do destinatário, mas enfim não consegui encontrar exclarecimento para essa duvida:

 

Temos as seguinte empresas: A Ltda, B Ltda, C Ltda e D Ltda

 

Empresa A Ltda, emite NF-e para as empresas B Ltda e C Ltda;

Empresa B Ltda, emite NF-e para as empresas C Ltda e D Ltda;

 

A empresa C Ltda, entra no sistema de manifesto do destinatario dela, e emite o evento de "não realizado" para a NF-e emitida pela empresa A Ltda.

E emite o evento de "confirmado" para a NF-e emitida pela empresa B Ltda.

 

Pergunta: 

1) Como a empresa A Ltda ou a empresa B Ltda, ficarão sabendo que o seu cliente "desconhece a operação" ou "ciente da operação" ou "confirmou a  operação" da NF-e emitida?

 

2) Em caso de descohecimento da operação, o certo não seria cancelar a NF-e?

 

Aguardo retorno,

Darlana Nogueira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Darlana,

 

Se a Empresa A consultar a NFe que emitiu será que não vai aparecer esses eventos?

 

É um teste a ser feito.

 

Quanto ao cancelamento, vamos estudar o caso.

 

A principio o prazo para se cancelar uma NF-e é de 24 horas, mas o prazo para que o destinatário tem para se manifestar é de 168 horas (7 dias, se não me falha a memória).

 

Se o destinatário se manifestar 3 dias depois da NF-e emitida como operação desconhecida, o emitente não tem mais condições de cancelar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

 

creio que não, pois para a empresa A Ltda consultar a NF-e que ela emitiu para a empresa C Ltda (que disse não realizado à operação), seria uma consulta NFE comum, e o layout de retorno não tem alteração quanto eventos de NF-e destinadas.

 

E ao consultar as NF-e destinadas, virão as NF-e que foram destinadas a ela, e não as que ela emitiu, certo?

 

Hum... será que estou enlouquecendo, ou entendendo tudo errada a essa altura do campeonato? rsrs

 

Darlana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Darlana,

 

Não, você não esta ficando louca.

 

Vamos tentar simplificar as coisas:

 

* Consultar NF-e Destinadas => Utilizo essa funcionalidade para obter a relação de NF-e que foram emitidas contra o meu CNPJ.

                                                   Desta forma tenho condições de manifestar sobre cada uma delas.

                                                   Na relação obtida não consta as NF-e que foram emitidas por mim.

 

* Consultar Situação Atual da NF-e => Utilizo essa funcionalidade para obter a situação de uma NF-e emitida por mim.

                                                             Vou ter como resposta o protocolo de autorização e os eventos relacionados a mesma. 

                                                             Será que nessa consulta vou ter o evento de manifestação enviado para SEFAZ pelo meu destinatário?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

Comentando suas considerações:

 

 

* Consultar NF-e Destinadas => Utilizo essa funcionalidade para obter a relação de NF-e que foram emitidas contra o meu CNPJ.

                                                   Desta forma tenho condições de manifestar sobre cada uma delas.

                                                   Na relação obtida não consta as NF-e que foram emitidas por mim.

 

Correto, ate aqui o entendimento esta coerente.

 

* Consultar Situação Atual da NF-e => Utilizo essa funcionalidade para obter a situação de uma NF-e emitida por mim.

                                                             Vou ter como resposta o protocolo de autorização e os eventos relacionados a mesma. 

                                                             Será que nessa consulta vou ter o evento de manifestação enviado para SEFAZ pelo meu destinatário?

 

Aqui entendi sua colocação e de fato é assim que funciona... estou anexando o XML de retorno de uma consulta de NF-e, porem confesso, perdi onde ouve esse comunicado, não li absolutamente nada que falava dessa alteração no retorno da consulta.

Agora, é verificar se o componente ja esta preparado para essa alteração? Sabe me dizer? E senão, vamos à obra.

 

Valeu mesmo...

 

Mas me diga uma coisa (*rs) para verificar os eventos das notas emitidas nas consultas, a melhor forma será adicionar várias notas em um unico lote e ir verificando os eventos? Ou como vocês estão fazendo isso?

31130405229436000170550020003095251612684043-sit.xml

Editado por darlananogueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Darlana,

 

O destinatário da NF-e que se refere a chave é o próprio emitente.

 

Depois de emitida e autorizada no dia 02/04/2013:

 

No dia 11/04/2013 realizou-se a manifestação do destinatário com o evento: Confirmação da Operacao.

No dia 12/04/2013 as 14:23 realizou-se a manifestação com o evento: Desconhecimento da Operacao e

No mesmo dia as 16:02 realizou-se a manifestação com o evento: Operacao nao realizada.

 

Essas são as informações que consegui extrai do arquivo que você anexou.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

 

certo é isso mesmo, pois de acordo com a nota tecnica 2012/002 o usuario poderá enviar uma solicitação de evento. Nesse caso o usuario (eu - rsrs), confirmei a operação, depois desconheci e por ultimo defini que a operação não foi realizada.

 

Olha as complicações neste casos:

 

1) quando eu confirmei dia 11/04 - isso impede o cliente emitente de cancelar a NF-e, visto que não é permitido o cancelamento de uma nota que ouve confirmação.

2) No dia seguinte eu desconheci a mesma NF-e, porem ja ultrapassou o prazo de cancelamento, e somente cancelaria se utilizar o cancelamento fora do prazo, porem nem todas as unidades federativas me permite essa opção.

3) No mesmo dia eu afirmo que essa operação não foi realizada, não consigo mais cancelar, e também o destinatario fica livre de me enviar uma nota de devolução, visto que ele não reconhece a operação... ai ai ai

 

E mais um questionamento?

Meu aplicativo, hoje consulta NF-e uma por uma, pois teoricamente era uma operação exporativa, porem com o advento do manifesto, isso fica inviavel, a melhor forma nesse caso seria enviar as NF-e emitidas em uma mesma consulta em lote e depois gerar um relatorio para o usuario visualizar os manifestos realizados por seu clientes(destinatários), gostaria de uma sugestão a respeito.

 

Darlana Nogueira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Darlana,

 

Veja o que consta na NT 2012/002 página 10:

 

Sobre a mudança da Manifestação do Destinatário

 

O destinatário poderá enviar uma única mensagem de Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação não Realizada, valendo apenas a última mensagem registrada. Exemplo: o destinatário pode desconhecer uma operação que havia confirmado inicialmente ou confirmar uma operação que havia desconhecido inicialmente.

 

O evento de “Ciência da Operação” não configura a manifestação final do destinatário, portanto não cabe o registro deste evento após a manifestação final do destinatário.

 

Concordo com você, é complicado, se o destinatário não manifestar de forma correta acaba prejudicando o emitente da NF-e.

 

Com relação a realizar a consulta das NF-e emitidas para obter os eventos de Manifestação do Destinatário, você vai ter que continuar checando uma a uma, visto que não esta previsto no layout desse serviço a consulta por lote.

 

Veja página 61 do Manual versão 5.0 da NF-e.

 

Note que só podemos especificar somente 1 chave de NF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

 

foi de extrema valia, trocar essas mensagens contigo, percebi de fato uma consultoria online. Valeu mesmooo...

Fiquei frustrada, ao verificar que somente será possivel realizar as consultas da NF-e, uma a uma, isso vai ser um caos, clientes reclamando da usabilidade... tenho que pensar em algo que torne esse processo menos penoso...

 

Agora, so pra constar, ou ainda pra continuarmos... (*rs) meu entendimento sobre o texto citado é diferente do seu, entendi que não poderei enviar mais de uma Confirmação da Operação, ou mais de um Desconhecimento da Operação, assim como mais de uma Operação não Realizada para a mesma NF-e, mas isso não significa que não posso enviar todas elas para uma mesma NF-e.

Logo, o que eu entendi é que uma NF-e pode ter

* uma manifestacao de Confirmação da Operação

* uma manifestacao de Desconhecimento da Operação

* uma manifestacao de Operação não Realizada

e

* uma manifestacao de Ciência da Operação

 

Aproveito para elucudar com o proprio exemplo da Nota Tecnica, informa que foi enviado uma Confirmação da Operação e depois um Desconhecimento da Operação, ou seja enviou duas...

 

Atenciosamente,

Darlana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Darlana,

 

Quanto a Manifestação do Destinatário temos 4 eventos diferentes:

 

* Ciência da Operação;

* Desconhecimento da Operação;

* Confirmação da Operação;

* Operação não Realizada.

 

Muito bem, dos 4 somente o evento Ciência da Operação não é conclusivo, ou FINAL como a NT se refere.

 

Vamos entender isso, quando digo que tenho Ciência da Operação, isso significa que estou afirmando que realmente comprei a mercadoria, mas até o momento não a recebi.

 

É por isso que depois tenho enviar um outro evento de manifestação "FINAL", se recebi a mercadoria digo: Confirmação da Operação, caso contrario digo: Operação não Realizada.

 

Vamos imaginar que a empresa destinatária possui um departamento de compras e o almoxarifado, e quem realiza a manifestação é o almoxarifado.

 

Digamos que o departamento de compras realiza uma compra no formecedor XYZ e esquece de avisar o almoxarifado.

Ao realizar a consulta das notas destinadas o almoxarifado vai se deparar com a nota emitida pelo fornecedor XYZ e no primeiro momento acaba se manifestando como: Desconhecimento da Operação.

No dias seguintes com a chegada a mercadoria ou com o aviso do departamento de compras sobre a compra realizada no fornecedor XYZ, o almoxarifado pode enviar outro evento acusando agora Ciência da Operação ou Confirmação da Operação caso a mercadoria já foi entregue.

 

Uma coisa é certa uma nota pode receber os 4 tipos de eventos, o que vai prevalecer é sempre o último e um detalhe importante, é que o evento Ciência da Operação jamais vai poder ser o último.

 

Não sei se ficou claro ou confundi mais ainda.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos

 

Estou com dificuldades para informar o tpevento no Manifesto do destinatário

 

EX:

        infEvento.tpEvento := teManifDestConfirmacao;
        infEvento.tpEvento := teManifDestCiencia;
        infEvento.tpEvento := teManifDestDesconhecimento;
//        infEvento.tpEvento := teManifDestNaoRealizada;    <<<<<====este nao aceita

 

alguem pode me ajudar???

Agradeço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

de um mês pra ca alguém conseguiu alguma resposta de download?

so consigo indcont=0 na homologação e mesmo assim retorna: "Nenhum documento localizado para o destinatário"

não utilizo os fontes do acbr somente a versão final compilada.

grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

 

Me diz uma coisa, você sabe de alguma empresa que esta emitindo NF-e em ambiente de homologação contra o seu CNPJ, para que você possa realizar a consulta de NF-e destinadas a você em ambiente de homologação?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3410 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.