Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Cancelamento em Substituição (PA)


  • Este tópico foi criado há 1771 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Estou enviando eventos de cancelamento em substituição (110112) e esta retornando o seguinte erro:

NFe.EnviarEvento("[EVENTO]
idLote=134
[EVENTO001]
chNFe=15190426526339000110650010000001349000001340
CNPJ=26526339000110
dhEvento=23/04/2019 15:02:18
tpEvento=110112
nProt=315190000034889
xJust=Nota emitida em duplicidade
verAplic=1.00
cOrgaoAutor=15
chNFeRef=15190426526339000110650010000001351000001350
")
ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos"

 

So que o ACBrMonitorPLUS 1.2.0.55 deveria buscar o endereço em [NFCe_SVRS_H], estou fazendo teste em Homologação, o cancelamento normal (110111) esta buscando o endereço certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Moderadores

Boa tarde

Este caso ainda está em análise mas será corrigido em breve... Não é algo muito simples, como citado no tópico relacionada, a SEFAZ está repetindo os códigos de Eventos utilizados por outros DFes, devido a isso será necessário uma reestruturação nos Componentes, separando as classes de conversões dos Códigos de Eventos...

Uma solução imediata para envio deste evento com o ACBrMonitor é utilizar o método"XMLEnviarEvento" https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEXMLEnviarEvento.html, neste método é necessário passar o XML do Evento já escrito, conforme exemplo do Manual, basicamente trocando o tipo do evento para "110112" e adicionando tags adicionais deste Evento... 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Boa tarde

Este caso ainda está em análise mas será corrigido em breve... Não é algo muito simples, como citado no tópico relacionada, a SEFAZ está repetindo os códigos de Eventos utilizados por outros DFes, devido a isso será necessário uma reestruturação nos Componentes, separando as classes de conversões dos Códigos de Eventos...

Uma solução imediata para envio deste evento com o ACBrMonitor é utilizar o método"XMLEnviarEvento" https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEXMLEnviarEvento.html, neste método é necessário passar o XML do Evento já escrito, conforme exemplo do Manual, basicamente trocando o tipo do evento para "110112" e adicionando tags adicionais deste Evento... 

Boa tarde.

Segui sua orientação de enviar o Cancelamento de Substituição através do comando NFE.XMLENVIAREVENTO e está apresentando o mesmo erro ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos"

Tentei transmitir os XMLs em anexo, verifique se estão corretos por favor. Eu os criei manualmente.

cce.xml cce2.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Você esta gerando o XML do pedido de Cancelamento Por Substituição através da sua aplicação?

E esta nomeando o XML como sendo uma CC-e Carta de Correção Eletrônica?

Você se baseou em qual Nota Técnica para gerar o XML?

Pois ele esta totalmente errado.

Favor tomar como base a Nota Técnica 2018/004 que trata sobre o Cancelamento Por Substituição.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde,

Você esta gerando o XML do pedido de Cancelamento Por Substituição através da sua aplicação?

E esta nomeando o XML como sendo uma CC-e Carta de Correção Eletrônica?

Você se baseou em qual Nota Técnica para gerar o XML?

Pois ele esta totalmente errado.

Favor tomar como base a Nota Técnica 2018/004 que trata sobre o Cancelamento Por Substituição.

Boa tarde Italo,

Eu fiz o xml manualmente no bloco de notas. Eu me basiei neste link para gerar o xml https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEXMLEnviarEvento.html

Você não tem um exemplo ai para mim ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O que eu tenho é um exemplo do arquivo INI :

[EVENTO]
idLote=1 

[EVENTO001]
cOrgaoAutor=<informar o código da UF do emitente>
CNPJ=<CNPJ do emitente>
chNFe=<chave da NFCe>
dhEvento=<data e hora do evento>
tpEvento=110112  
verAplic=1.00
nProt=<numero do protocolo de autorização da nota a ser cancelada>
xJust=<informar o motivo do cancelamento (mínimo 15 e máximo 255 caracteres)>
chNFeRef=<chave da NFCe de Referencia>

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

O que eu tenho é um exemplo do arquivo INI :

[EVENTO]
idLote=1 

[EVENTO001]
cOrgaoAutor=<informar o código da UF do emitente>
CNPJ=<CNPJ do emitente>
chNFe=<chave da NFCe>
dhEvento=<data e hora do evento>
tpEvento=110112  
verAplic=1.00
nProt=<numero do protocolo de autorização da nota a ser cancelada>
xJust=<informar o motivo do cancelamento (mínimo 15 e máximo 255 caracteres)>
chNFeRef=<chave da NFCe de Referencia>

 

Eu tentei fazer o cancelamento com esse arquivo ini e este layout acima. Utilizando o método nfe.enviarevento, porém ocorre o erro ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos". 

Verifiquei nas pastas do acbr e após usar o NFe.EnviarEvento, o acbrmonitor não cria um xml deste evento. Então eu segui o layout que você me informou e criei um novo XML, que encontra-se em anexo. Tentei fazer o envio com NFE.XMLEnviarEvento e também ocorre o erro ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos". 

 

 

teste_carta_substituicao.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O XML que você gerou esta errado onde esta a chave da NFC-e de referencia?

No pedido de cancelamento por substituição temos que informar a chave de duas NFC-e.

Favor anexar o arquivo INI que você fez com base no meu exemplo e o comando completo que você esta executando, no caso o NFe.EnviarEvento.

Qual é a versão do ACBrMonitor que você esta usando?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Nebrio,

No campo chNFe devemos informar a chave da nota ser cancelada e no campo chNFeRef a chave da nota que vai substituir a que esta sendo cancelada.

Você emitiu a nota de numero 10 mas não teve resposta da SEFAZ e acabou emitindo a nota de numero 11 para a mesma venda e esta você teve resposta da SEFAZ.

Depois descobriu que a nota de numero 10 tinha sido autorizada pela SEFAZ.

Como o cliente foi embora com a mercadoria e levando consigo a nota de numero 11, devemos então cancelar a nota de numero 10.

Resumindo:

chNFe - chave da nota de numero 10 (a ser cancelada)

chNFeRef - chave da nota de numero 11 (a que vai prevalecer)

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia Nebrio,

No campo chNFe devemos informar a chave da nota ser cancelada e no campo chNFeRef a chave da nota que vai substituir a que esta sendo cancelada.

Você emitiu a nota de numero 10 mas não teve resposta da SEFAZ e acabou emitindo a nota de numero 11 para a mesma venda e esta você teve resposta da SEFAZ.

Depois descobriu que a nota de numero 10 tinha sido autorizada pela SEFAZ.

Como o cliente foi embora com a mercadoria e levando consigo a nota de numero 11, devemos então cancelar a nota de numero 10.

Resumindo:

chNFe - chave da nota de numero 10 (a ser cancelada)

chNFeRef - chave da nota de numero 11 (a que vai prevalecer)

Bom dia Italo.

Estou com uma dúvida.

Agora o prazo para cancelamento foi reduzido para 30 minutos. Caso eu queira apenas cancelar a nfc-e, não sendo esse caso acima de que houve uma venda "igual", apenas cancelar mesmo, como devo proceder ? devo colocar na chNFeRef uma chave validada qualquer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
12 minutos atrás, abrahaofv disse:

Bom dia Italo.

Estou com uma dúvida.

Agora o prazo para cancelamento foi reduzido para 30 minutos. Caso eu queira apenas cancelar a nfc-e, não sendo esse caso acima de que houve uma venda "igual", apenas cancelar mesmo, como devo proceder ? devo colocar na chNFeRef uma chave validada qualquer ?

Amigo, pelo que entendi dentro do prazo de 30 minutos você pode cancelar a nfce depois disso apenas substituir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Italo Jurisato Junior disse:

O XML que você gerou esta errado onde esta a chave da NFC-e de referencia?

No pedido de cancelamento por substituição temos que informar a chave de duas NFC-e.

Favor anexar o arquivo INI que você fez com base no meu exemplo e o comando completo que você esta executando, no caso o NFe.EnviarEvento.

Qual é a versão do ACBrMonitor que você esta usando?

Bom dia.

Em anexo está o arquivo INI. Como informado na resposta anterior que dei, na chave referenciada informei uma nfce valida qualquer. 

Abaixo está como estou enviando o comando e o log. Estou fazendo em ambiente de homologação. Rio de Janeiro.

NFe.EnviarEvento("C:\ACBrMonitorPLUS\cancelamento.ini")

08/05/2019 10:08:37 - NFe.EnviarEvento("C:\ACBrMonitorPLUS\cancelamento.ini")
08/05/2019 10:08:38 - ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos"

Estou utilizando o ACBRMonitorPlus versão 1.2.0.50

 

cancelamento.ini

Agora, nebrio disse:

Amigo, pelo que entendi dentro do prazo de 30 minutos você pode cancelar a nfce depois disso apenas substituir.

Entendi, minha dúvida é se posso substituir ela por qualquer coisa.

Por exemplo: Vendi um refrigerante. depois de 1 hora eu posso cancelar essa venda e informar a chave referenciada de uma nfce qualquer, que eu tenha vendido tipo um cigarro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, abrahaofv disse:

Caso eu queira apenas cancelar a nfc-e, não sendo esse caso acima de que houve uma venda "igual", apenas cancelar mesmo, como devo proceder ? devo colocar na chNFeRef uma chave validada qualquer ?

Opa, bom dia!

O Cancelamento por Substituição serve apenas para casos onde existe uma outra nota igual. A SEFAZ verifica se;

  • Quantidade de itens são iguais,
  • Os itens são os mesmos,
  • O destinatário é o mesmo (se houver),
  • O valor total da nota e do ICMS (se houver) são os mesmos.

De uma olhada na nota técnica, mais precisamente na parte de validação (página 11). 

 

Caso seu intuito é cancelar uma NFCe sem ser por substituição, o prazo é de 30min, segundo o AJUSTE SINIEF 07/18 (cláusula décima quinta) (cabe a regulamentação em cada estado).

Depois desse prazo a única forma seria emitir uma NFe de entrada em nome do destinatário da NFCe. Isso "anularia" a NFCe em questão de imposto e corrigiria o estoque.*

*Aconselho perguntar para seu contador de confiança sobre essa prática.

Editado por Gabriel Franciscon
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Pessoal,

Vamos ao item 2 da NT 2018/004 que trata sobre o cancelamento por substituição:

2 Cancelamento por Substituição 


O Ajuste SINIEF 07/18, que alterou o ajuste 19/16, trouxe a seguinte redação: “Cláusula décima quinta-A Na hipótese prevista no inciso I da cláusula décima segunda, o emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que tenha sido emitida uma outra NFC-e em contingência para acobertar a mesma operação, em prazo não superior a 168 horas, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”. 
 
Sendo assim, a partir dessa Nota Técnica será possível um contribuinte cancelar uma NFC-e que foi emitida em duplicidade. Esse tipo de situação pode acontecer quando um contribuinte emite uma NFC-e (NFC-e 1), porém, por algum motivo, não obtém resposta, ficando pendente de retorno, e em seguida emite outra NFC-e (NFC-2), normalmente em contingência, para acobertar a operação. Depois é verificado que a “NFC-e 1” também foi autorizada, e sendo assim temos duas NFC-e acobertando a mesma operação. Acontecendo isso, o contribuinte poderá solicitar o cancelamento, no prazo não superior a 168 horas, da NFC-e emitida em duplicidade e que não acobertou a operação (NFC-e 1), tendo que referenciar a NFC-e que substituiu (NFC-2) aquela que está sendo cancelada.

Resumindo:

A segunda NFC-e foi emitida em contingência.

Acobertar a mesma operação, logo não posso substituir uma nota de venda de bebida por outra de venda de cigarro.

O prazo para o cancelamento por substituição é de 168 horas.

O prazo para o cancelamento normal é de 30 minutos.

Vejas as regras a baixo:

RegrasCancelamento.jpg

RegrasCancelamento2.jpg

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Gabriel Franciscon disse:

Opa, bom dia!

O Cancelamento por Substituição serve apenas para casos onde existe uma outra nota igual. A SEFAZ verifica se;

  • Quantidade de itens são iguais,
  • Os itens são os mesmos,
  • O destinatário é o mesmo (se houver),
  • O valor total da nota e do ICMS (se houver) são os mesmos.

De uma olhada na nota técnica, mais precisamente na parte de validação (página 11). 

 

Caso seu intuito é cancelar uma NFCe sem ser por substituição, o prazo é de 30min, segundo o AJUSTE SINIEF 07/18 (cláusula décima quinta) (cabe a regulamentação em cada estado).

Depois desse prazo a única forma seria emitir uma NFe de entrada em nome do destinatário da NFCe. Isso "anularia" a NFCe em questão de imposto e corrigiria o estoque.*

*Aconselho perguntar para seu contador de confiança sobre essa prática.

Obrigado pela explicação.

 

16 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Pessoal,

Vamos ao item 2 da NT 2018/004 que trata sobre o cancelamento por substituição:

2 Cancelamento por Substituição 


O Ajuste SINIEF 07/18, que alterou o ajuste 19/16, trouxe a seguinte redação: “Cláusula décima quinta-A Na hipótese prevista no inciso I da cláusula décima segunda, o emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que tenha sido emitida uma outra NFC-e em contingência para acobertar a mesma operação, em prazo não superior a 168 horas, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”. 
 
Sendo assim, a partir dessa Nota Técnica será possível um contribuinte cancelar uma NFC-e que foi emitida em duplicidade. Esse tipo de situação pode acontecer quando um contribuinte emite uma NFC-e (NFC-e 1), porém, por algum motivo, não obtém resposta, ficando pendente de retorno, e em seguida emite outra NFC-e (NFC-2), normalmente em contingência, para acobertar a operação. Depois é verificado que a “NFC-e 1” também foi autorizada, e sendo assim temos duas NFC-e acobertando a mesma operação. Acontecendo isso, o contribuinte poderá solicitar o cancelamento, no prazo não superior a 168 horas, da NFC-e emitida em duplicidade e que não acobertou a operação (NFC-e 1), tendo que referenciar a NFC-e que substituiu (NFC-2) aquela que está sendo cancelada.

Resumindo:

A segunda NFC-e foi emitida em contingência.

Acobertar a mesma operação, logo não posso substituir uma nota de venda de bebida por outra de venda de cigarro.

O prazo para o cancelamento por substituição é de 168 horas.

O prazo para o cancelamento normal é de 30 minutos.

Vejas as regras a baixo:

RegrasCancelamento.jpg

RegrasCancelamento2.jpg

Obrigado pela explicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2019 at 17:08, Italo Jurisato Junior disse:

O XML que você gerou esta errado onde esta a chave da NFC-e de referencia?

No pedido de cancelamento por substituição temos que informar a chave de duas NFC-e.

Favor anexar o arquivo INI que você fez com base no meu exemplo e o comando completo que você esta executando, no caso o NFe.EnviarEvento.

Qual é a versão do ACBrMonitor que você esta usando?

Boa tarde!
Estou com o problema parecido mas estou gerando o XML para ver se dá certo e vê que deu no mesmo:

ACBrMonitor/ACBrNFeMonitor PLUS Ver. 1.2.0.59

NFE.XMLEnviarEvento("<envEvento xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="1.00">
<idLote>3542101</idLote>
<evento xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="1.00">
	<infEvento Id="ID1101122619051049336700014865001000003542109923702501">
		<cOrgao>26</cOrgao>
		<tpAmb>2</tpAmb>
		<CNPJ>10493367000148</CNPJ>
		<chNFe>26190510493367000148650010000035421099237025</chNFe>
		<dhEvento>2019-05-15T13:18:52-3:00</dhEvento>
		<tpEvento>110112</tpEvento>
		<nSeqEvento>01</nSeqEvento>
		<verEvento>1.00</verEvento>
		<detEvento versao="1.00">
			<descEvento>Cancelamento por Substituicao</descEvento>
			<nProt>326190000140940</nProt>
			<xJust>CANCELAMENTO POR SUBSTITUICAO</xJust>
		</detEvento>
	</infEvento>
</evento>")

ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos"

Alguem sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde DaniZelc,

Onde esta a chave da NF-e Refenciada, ou seja, a NF-e substituta?

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde DaniZelc,

Onde esta a chave da NF-e Refenciada, ou seja, a NF-e substituta?

Realmente amigo, apaguei sem querer, corrigido:

NFE.XMLEnviarEvento("<envEvento xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="1.00">
<idLote>3542101</idLote>
<evento xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="1.00">
	<infEvento Id="ID1101122619051049336700014865001000003542109923702501">
	<cOrgao>26</cOrgao>
	<tpAmb>2</tpAmb>
	<CNPJ>10493367000148</CNPJ>
	<chNFe>26190510493367000148650010000035421099237025</chNFe>
	<dhEvento>2019-05-15T14:13:32-3:00</dhEvento>
	<tpEvento>110112</tpEvento>
	<nSeqEvento>01</nSeqEvento>
	<verEvento>1.00</verEvento>
	<detEvento versao="1.00">
		<descEvento>Cancelamento por Substituicao</descEvento>
		<cOrgaoAutor>26</cOrgaoAutor>
		<tpAutor>1</tpAutor>
		<nProt>326190000140940</nProt>
		<xJust>CANCELAMENTO POR SUBSTITUICAO</xJust>
		<chNFeRef>26190510493367000148650010000035439099951022</chNFeRef>
	</detEvento>
</infEvento>
</evento>")
	
ERRO: Sessão "NFCe_AN_H", não encontrada no arquivo "ACBrNFeServicos"

 

Você teria alguma dica se ainda é erro no meu XML?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo o Seguinte POG no arquivo ACBrNFeServicos.ini:

[NFCe_AN_H]
Usar=NFCe_SVRS_H

[NFCe_AN_P]
Usar=NFCe_SVRS_P

Nesse mesmo XML obtive o seguinte retorno:

XMotivo=Rejeicao: Evento nao atende o Schema XML especifico (Elemento: envEvento/evento[1]/infEvento/detEvento/descEvento)

retorno completo:

[Evento]
CStat=128
CUF=0
DhRecbto=30/12/1899
Msg=
VerAplic=SVRSnfce201808211044
Versao=
XMotivo=Lote de Evento Processado
cOrgao=26
idLote=0
tpAmb=2

[Evento001]
CNPJDest=
CStat=493
Id=
VerAplic=SVRSnfce201808211044
XML=
XMotivo=Rejeicao: Evento nao atende o Schema XML especifico (Elemento: envEvento/evento[1]/infEvento/detEvento/descEvento)
arquivo=
cOrgao=26
chNFe=26190510493367000148650010000035421099237025
dhRegEvento=15/05/2019 14:48:30
digVal=
emailDest=
nProt=
nSeqEvento=1
tpAmb=2
tpEvento=110112
xEvento=

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1771 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.