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SAT Elgin Duplicando Venda


StraightFree
  • Este tópico foi criado há 1057 dias atrás.
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Bom dia galera do ACBr,

 

Venho solicitar a ajuda de vocês em um problema que está acontecendo em um cliente.

Esse cliente possui 2 equipamentos SAT da marca Elgin. Tudo funcionou perfeitamente por mais de 1 ano e meio.

De repente, alguns CFes que eram emitidos passaram a ser duplicado, triplicados e em alguns casos até quadruplicados. O software manda apenas  1 vez a venda, porém o SAT emite diversas vezes o mesmo CFe com os mesmo itens e valores.

Entrei em contato com a Elgin e eles me falaram que poderia ser a versão do software básico que está em 01.00.00 e a versão do XML 0.07. Assim, me orientaram para realizar a atualização do equipamento. Tentei realizar a atualização diversas vezes e na maioria consigo o retorno de Atualizado com Sucesso, porém, ao consultar continua com a versão antiga.

Nesse momento, entrei em contato novamente com o suporte da Elgin, ai um outro atendente me disse que na verdade essa atualização deve ser liberada pela Sefaz. Entrei em contato com a Sefaz-SP e o retorno que me deram foi esse:

 

imagem.JPG.1a33119f31c198ec9a959cdebad062c4.JPG

 

O problema não é a versão em si, mas os CFes que estão sendo emitidos em duplicidade. E a única solução que me foi colocada pela Elgin é a atualização do SAT, porém, nem a Sefaz nem a Elgin conseguem me orientar em como atualizar o software básico do SAT.

 

Não sei mais o que fazer, pois a Elgin diz que para atualizar tem que falar com a Sefaz e a Sefaz fala que não estão liberando atualizações.

Alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão de como resolver esse problema.

 

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

 

Obrigado!

 

 

 

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  • Fundadores

Você precisa analisar o que realmente foi enviado para o SAT...

o ACBrSAT, ,mantém um Log de tudo que ele envia e recebe, da DLL do SAT

a DLL do fabricante, pode em alguns casos, gerar um Log, com toda a transmissão e recepção de Dados, para a Porta do SAT...

Eu acho bem pouco provável, que o SAT tenha duplicado os cupons por si... até porque, como você pode verificar, eles provavelmente tem números diferentes...

O que é comum. é a aplicação receber um Erro da DLL, e enviar novamente o comando da Venda... porém o comando anterior, foi processado pelo SAT... Para evitar essa situação... SEMPRE consulte o Status do SAT, antes de enviar uma nova venda...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
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Verifiquei o LOG do ACBrSAT e lá a venda foi enviada várias vezes com uma diferença de tempo muito pequena, em alguns casos de milesegundos.

Vou tentar analisar o LOG da DLL para ver se tenho uma luz do problema.

Realmente, os números são diferentes sempre sequenciais.

Quando você fala consultar o Status do SAT seria antes de enviar a venda consultar o Status do SAT ou o Status do ultimo CFe enviado?

Hoje eu faço o seguinte, ao finalizar a venda eu verifico o retorno, caso seja diferente de 6000 eu emito um alerta ao usuario que aquela venda não foi emitida documento fiscal e gravo a venda no banco de dados. Posteriormente, o usuário pode ir até uma outra tela onde mostra as vendas fechadas e lá ele consegue re-emitir o CFe.

 

Tem algum problema nessa lógica?

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  • Fundadores
1 hora atrás, StraightFree disse:

Quando você fala consultar o Status do SAT seria antes de enviar a venda consultar o Status do SAT ou o Status do ultimo CFe enviado? 

Sim.. chamar o  ACBrSAT1.ConsultarSAT e verificar se houve sucesso no retorno... se não houver, não envie a venda, pois há problema no SAT

1 hora atrás, StraightFree disse:

Hoje eu faço o seguinte, ao finalizar a venda eu verifico o retorno, caso seja diferente de 6000 eu emito um alerta ao usuario que aquela venda não foi emitida documento fiscal e gravo a venda no banco de dados. Posteriormente, o usuário pode ir até uma outra tela onde mostra as vendas fechadas e lá ele consegue re-emitir o CFe.

Talvez seja melhor consultar a Ultima Sessão... e verificar se o SAT realmente não processou a venda

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
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Daniel,

Obrigado pela ajuda.

Conversando com o pessoal do caixa consegui levantar que as vezes acontece de ao finalizar uma venda, esta não passar pela rotina de emissão do CFe. Ai elas só conseguem fazer a emissão de novos CFe após reiniciar o PC. Estou achando que isso acontece por causa de alguma instabilidade na conexão USB entre o SAT e o PC.

3 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Sim.. chamar o  ACBrSAT1.ConsultarSAT e verificar se houve sucesso no retorno... se não houver, não envie a venda, pois há problema no SAT

Inclui no fonte a verificação do retorno do SAT antes de enviar a venda, como você mencionou. Fiz da seguinte forma:

if StrToInt(Quebra(dm_acesso.ACBrSAT1.ConsultarSAT,'|')[1]) = 8000 then
begin
	dm_acesso.ACBrSAT1.EnviarDadosVenda( VendaSAT );
end

Também alterei a parte onde faço a verificação após a emissão do CFe, do sucesso ou não da operação como você citou.

3 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Talvez seja melhor consultar a Ultima Sessão... e verificar se o SAT realmente não processou a venda

Ficou dessa forma:

if StrToInt(Quebra(dm_acesso.ACBrSAT1.ConsultarNumeroSessao(dm_acesso.ACBrSAT1.Resposta.numeroSessao),'|')[1]) = 6000 then
begin
	//gravo os dados do CFe emitido no banco de dados
end;

Você acredita que com esses dois ajustes, não terei mais problemas com CFe duplicados?

 

Mais uma vez agradeço sua atenção e disposição em ajudar.

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  • Fundadores
1 minuto atrás, StraightFree disse:

Inclui no fonte a verificação do retorno do SAT antes de enviar a venda, como você mencionou. Fiz da seguinte forma:

Use a classe de resposta...

ACBrSAT1.ConsultarSAT;
if ACBrSAT1.Resposta.codigoDeRetorno = 8000 then
...

 

3 minutos atrás, StraightFree disse:

Você acredita que com esses dois ajustes, não terei mais problemas com CFe duplicados?

Creio que você deve mitigar o problema...

 

Em relação ao mal funcionamento do SAT... verifique se não há muitos equipamentos "pendurados" na USB...  Se a USB do PC tiver pouca amperagem, o SAT pode apresentar problemas... você pode também usar uma Fonte externa para o SAT

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
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Bom dia Daniel,

 

Eu achava que a classe de resposta somente era preenchida ao enviar uma venda ou cancelamento. Não sabia que ela pegava o retorno da consulta também.

Vou implementar essas mudanças.

Vou analisar o log do SAT pra ver se acho alguma ocorrência de venda em que o SAT estava em processamento, talvez nesse momento pode ter acontecido da venda ser reenviada e quando o SAT volta em operação, acaba enviando as duas vendas.

E vou sugerir colocar uma alimentação externa, para evitar mau funcionamento.

 

Obrigado pela valiosa ajuda.

 

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  • 3 meses depois ...

Bom dia, aqui na empresa tivemos um problema semelhante no mês passado.

Nos dias 13 e 18 de setembro houve uma venda que gerou vários cupons.

O estranho é que no log gerado pelo AcbrSAT não tem o registro desses cupons duplicados. Apenas o registro das vendas originais de cada dia, que foram geradas pelo sistema.

Pelo programa da Elgin eu peguei o log que o equipamento gera, porem ele inicia no dia 19/09. Não consegui log mais antigo.

É possivel que o próprio equipamento tenha gerado esses cupons em duplicidade?

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  • Fundadores
28 minutos atrás, Huiubor disse:

É possivel que o próprio equipamento tenha gerado esses cupons em duplicidade?

Acho pouco provável... ative o Log da DLL do Fabricante... pode ser que o problema seja nela...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
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  • 1 ano depois...

Olá pessoal, eu estava com este mesmo problema principalmente com ELGIN. Ocorre que algumas DLLs de fabricante "travam" o sistema enquanto estão se comunicando com SAT e outras DLLs não fazem este travamento, quando o sistema não  trava então  permitia o usuário "SEGURAR O ENTER OU CLICAR MAIS DE UMA VEZ" no botão transmitir que tinha no meu software e consequentemente transmitindo mais de uma vez. Eu resolvi desabilitando o botão antes de transmitir e só liberar depois que o SAT responder.

Editado por Marcio Rossato
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