Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro de conexão ao banco de dados no Windows 10


  • Este tópico foi criado há 1737 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou com esta mensagem de erro
"DoInternalConnect:
connection shutdown "

Meu projeto Lazarus tem um botão para testar a conexão com o banco de dados Firebird, e o erro ocorre no SEGUNDO clique naquele botão...


Tudo começou com nenhuma alteração no meu software, mas o computador tem "windows 10" ... (há atualizações do Windows de junho: KB4023057, KB4503286, KB4503308)

E no Windows 7, o mesmo exe se comporta corretamente, sem a mensagem de erro.

O fbclient.dll está no caminho do mesmo projeto.

Fiz um teste, executando a versão anterior do meu projeto compilado no Lazarus 2.0.0 e ocorre a mesma mensagem de erro...

Qualquer dica, eu agradeço.. 

https://forum.lazarus.freepascal.org/index.php?topic=44014.msg325168#msg325168

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a versão do Firebird? O teste no Windows 7 foi feito na mesma base de dados? Já tentou reinstalar o Firebird? Certa vez, tive um problema com o Firebird, porém utilizava o Interbase. O erro era de Unavailable Database, nem a reinstalação corrigia. Para corrigir o problema eu fiz o seguinte: Desinstalei o Firebird, fui na Pasta System32 ( ou SysWow64) e apaguei uma dll chamada GDS32.dll.

Pode ser que seja algo parecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Breno Luiz disse:

Qual a versão do Firebird? O teste no Windows 7 foi feito na mesma base de dados? Já tentou reinstalar o Firebird? Certa vez, tive um problema com o Firebird, porém utilizava o Interbase. O erro era de Unavailable Database, nem a reinstalação corrigia. Para corrigir o problema eu fiz o seguinte: Desinstalei o Firebird, fui na Pasta System32 ( ou SysWow64) e apaguei uma dll chamada GDS32.dll.

Pode ser que seja algo parecido.

Valeu pelas dicas, vou verificar se há alguma gds32.dll perdida.. mas se não me engano o computador teve o "windows 10" reinstalado recentemente...

Bah, sobre o Firebird, ainda não migrei do 2.5... :-(

Sobre a base de dados, no princípio achei q estava corrompida, por causa de falta de luz q teria ocorrido semana passada, restaurei backup, fiz gfix e tal, e o erro continua...

PORÉM, como ainda tem "uma parte" do software feita em "Delphi 7", conectando sem erros nesta mesma base de dados, comecei a desconfiar de algum conflito entre Lazarus e Win10... 😫

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1737 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.