Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Implementação de IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO no AcbrBoleto


  • Este tópico foi criado há 1625 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos da comunidade.

A minha situação é a seguinte:
Realizo todo meu processo de gestão de cobrança pelo AcbrBoleto no banco Itaú e outros, porem no itau temos o desconto de titulo quando descontado o titulo é baixado do cobrança e vai pro empréstimos solicitamos ao Itaú e passamos a receber o arquivo de retorno referente aos descontados[04-EMPRESTIMO], porem na leitura do retorno a identificação do tipo do serviço é ignorada, ou melhor não temos uma propriedade do componente AcbrBoleto para carregarmos qual serviço estamos tratando.

Gostaria de saber dos moderadores e responsáveis se seria viável e interessante o desenvolvimento desta propriedade. Desde já gostaria de me por a disposição para desenvolver uma versão de teste para comunidade.

1019803008_codigodoservico.thumb.png.bcec29f735d6d1e16c97fbf5db58b031.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Se desejar pode implementar e submeter para análise.

Att.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
11 horas atrás, prevedello_sistemas disse:

Olá Wellington, também estou com a mesma necessidade.

vc chegou a implementar isso?

Bom dia.
Ainda não comecei, porem está planejado.
Tenho umas demandas internas aqui da empresa pra liberar antes.
Você pretende iniciar, ou não você não desenvolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, prevedello_sistemas disse:

somos Software House, e estou precisando desse recurso, podemos desenvolver,

pelo que analisei, por cima, não seria algo complexo,

apenas criar uma nova Propriedade no componente chamado "tiposervico". e alimentar na leitura do retorno,

vc chegou a analisar alguma coisa?

 

Analisei sim,
Sua primeira analise, está correta. Mas gostaria de pontuar algumas coisas.
Remessa e retorno são como uma conversação então também é necessário implementar na remessa, e no caso da remessa setar como padrão o código da cobrança para não causar problemas pra os outros usuários da comunidade, e por fim eu queria fazer uma pesquisa para criar os tipos necessários ao invés de apenas armazenar apenas os valores dos códigos, até por questão de confirmar que se em todos os bancos os códigos do tipo de serviço são os mesmos.

 

Podemos manter contato pra que não desenvolvamos a mesma coisa e desse duplicidade na análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudei mais agora pela tarde e possivelmente não será um boa colocar 01-COBRANÇA E 04-EMPRÉSTIMO JUNTOS a estrutura de ocorrências do Acbr-boleto  é toda voltada para cobrança sendo necessária mais esta alteração, a chance de uma grande confusão aumenta visto que todos os fontes de cada banco teriam de ser alterados.

@Juliana Tamizou Concorda?

e já te pergunto existe outro componente em desenvolvimento ou pronto para troca de informações no padrão CNAB que não o serviço de 01-COBRANÇA que o acbr boleto trata muito bem?

Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
25 minutos atrás, Wellington Alamino disse:

e já te pergunto existe outro componente em desenvolvimento ou pronto para troca de informações no padrão CNAB que não o serviço de 01-COBRANÇA que o acbr boleto trata muito bem?

Na pasta branches tem o desenvolvimento do ACBrCNAB que se não me engano está apto a tratar de remessa de pagamentos.

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/branches/Fontes/ACBrCNAB

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, prevedello_sistemas disse:

Na minha ideia, para não complicar muito, o acbr seria o responsável apenas por ler essa propriedade.

e o ERP faria o tratamento se for tipo 4 em um nível a cima.

claro que se isso jah fosse tratado ao ler o arquivo melhor. Mas...

Entendi, mas o que salientei é que eu creio que os códigos de ocorrências dos títulos são diferentes para o tipo serviço 04 então não adianta só passar a ler esta propriedade, se pode ocorrer confusão na decodificação da ocorrência, vou ligar no meu banco pra confirmar isso e mando aqui no post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, BigWings disse:

Na pasta branches tem o desenvolvimento do ACBrCNAB que se não me engano está apto a tratar de remessa de pagamentos.

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/branches/Fontes/ACBrCNAB

 

Perfeito, mas o tipo serviço 04-empréstimo é referente a títulos porem em Descontário. Não é o caso do Acbr Cnab que implementa movimentações.
Agradeço o comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prevedello_sistemas Conforme prometido verifiquei no banco e realmente se trata de algo totalmente distinto como você pode ver com o manual que envio em anexo,  comparado com o manual da cobrança que se encontra em ..\AcbrTools\Bancos\Itau\layout_cobranca_400bytes_cnab_itau.pdf   então instruções de remessa e retorno são bem distintas, no meu entendimento o melhor e partir para criação de um componente similar porem diferente, especializado no tipo serviço 04-empréstimo "desconto de duplicatas".

 

O que acham?

desconto_duplicatas_escriturais400.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde pessoal.

Pelo que estou observando um arquivo retorno nunca trará informações relativas aos  2 tipos de serviço, correto?

Neste caso também me parece que o ideal seria separar essas funcionalidades, não necessariamente criar um novo componente.

@José M. S. Junior pode nos dar sua opinião?

Att.

 

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia, Por se tratar de um serviço de Adiantamento de Recebíveis e se tratar dos mesmo dados dos títulos, creio que pode ser implementado no componente Boleto mesmo... Apenas separando em um outro layout para esse tipo de serviço, para não bagunçar o layout de Cobrança já existente...

Seria interessante verificar com o banco se este serviço está disponível também por WebService, com o caso de registro de Boletos, já temos desenvolvimento em andamento em relações a serviço de Registro de Boleto WebService...

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
29 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia, Por se tratar de um serviço de Adiantamento de Recebíveis e se tratar dos mesmo dados dos títulos, creio que pode ser implementado no componente Boleto mesmo... Apenas separando em um outro layout para esse tipo de serviço, para não bagunçar o layout de Cobrança já existente...

Seria interessante verificar com o banco se este serviço está disponível também por WebService, com o caso de registro de Boletos, já temos desenvolvimento em andamento em relações a serviço de Registro de Boleto WebService...

Eu concordo,
até pq a maioria das informações são as mesmas.
hoje aqui na empresa ainda estamos usamos o antigo gbcobrança, que acredito que foi a base para o ACBR boletos, e nesse componente,
personalizamos ele e deixamos o controle do tipo de serviço dentro do mesmo layout, com alguns "ifs".
Mas agora decidimos Migrar para o ACBR. então temos interesse em ajudar no desenvolvimento dessa funcionalidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia pessoal.

Caso queiram iniciar o desenvolvimento, fiquem a vontade para continuar interagindo neste tópico para quaisquer dúvidas.

Att.

 

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia, Por se tratar de um serviço de Adiantamento de Recebíveis e se tratar dos mesmo dados dos títulos, creio que pode ser implementado no componente Boleto mesmo... Apenas separando em um outro layout para esse tipo de serviço, para não bagunçar o layout de Cobrança já existente...

Seria interessante verificar com o banco se este serviço está disponível também por WebService, com o caso de registro de Boletos, já temos desenvolvimento em andamento em relações a serviço de Registro de Boleto WebService...

 

3 horas atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia pessoal.

Caso queiram iniciar o desenvolvimento, fiquem a vontade para continuar interagindo neste tópico para quaisquer dúvidas.

Att.

 

Entendido, só pra ficar mais claro. Então criaríamos a propriedade tipo de serviço, implementaríamos as instruções especificas deste serviço, tanto de retorno quanto remessa , e passaríamos a levar em conta o tipo de serviço para decodificar os retornos?
Seria isso, ou quando se fala em layout está se referindo a alguma outra coisa ou propriedade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
7 minutos atrás, Wellington Alamino disse:

 

Entendido, só pra ficar mais claro. Então criaríamos a propriedade tipo de serviço, implementaríamos as instruções especificas deste serviço, tanto de retorno quanto remessa , e passaríamos a levar em conta o tipo de serviço para decodificar os retornos?
Seria isso, ou quando se fala em layout está se referindo a alguma outra coisa ou propriedade?

Na minha opinião poderia ser definido uma propriedade como "TipoServico" mesmo. Conforme esse Tipo Serviço gera o arquivo especifico e para leitura a mesma coisa. Acho que seria melhor implementar este serviço em outra função, ex: GerarRegistroEmprestimo400 para não precisar ficar adicionando IFs nos registros já existentes.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2019 at 16:51, Juliana Tamizou disse:

Boa tarde pessoal.

Pelo que estou observando um arquivo retorno nunca trará informações relativas aos  2 tipos de serviço, correto?

Neste caso também me parece que o ideal seria separar essas funcionalidades, não necessariamente criar um novo componente.

@José M. S. Junior pode nos dar sua opinião?

Att.

 

Correto, quando um titulo "normal" é descontado, vem pro cobrança um instrução tipo "baixa por desconto". E no empréstimo este mesmo titulo em uma instrução de entrada e depois segue seu ciclo pelo "empréstimo" 

1 minuto atrás, José M. S. Junior disse:

Na minha opinião poderia ser definido uma propriedade como "TipoServico" mesmo. Conforme esse Tipo Serviço gera o arquivo especifico e para leitura a mesma coisa. Acho que seria melhor implementar este serviço em outra função, ex: GerarRegistroEmprestimo400 para não precisar ficar adicionando IFs nos registros já existentes.

Entendi, gostei da forma de desenvolvimento que você sugeriu. 
Eu posso desenvolver isto aqui com base no Itaú, o qual tenho o manual, e possuo meios de testar principalmente os retornos deste tipo de serviço [emprestimo] novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Administradores

Boa tarde @Wellington Alamino

Me parece ninguém conseguiu dar andamento, pelo menos não que tenham nos informado, se quiser iniciar, fique a vontade para postar aqui.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Juliana Tamizou disse:

Boa tarde @Wellington Alamino

Me parece ninguém conseguiu dar andamento, pelo menos não que tenham nos informado, se quiser iniciar, fique a vontade para postar aqui.

Att.

Boa tarde Juliana.

Obrigado pelo retorno. 

Eu consegui a parte do retorno de forma funcional aqui, falta a questão a remessa em "empréstimo". E a partir de hoje estou trabalhando em produção com o componente modificado. Com mais alguns dias de teste trarei aqui minhas implementações.

Att, Wellington.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1625 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.