Jump to content

Embarcadero Conference 2019

22/10 - Visite o Stand do ACBr
Saiba mais

Nova Loja Oficial
loja.projetoacbr.com.br
Ajude o projeto a crescer, com estilo

Comprar

Balança SM100 performance surpreendente

Tecnologia Japonesa   Teclado e Visor resistentes a água
Consumo inteligente de etiquetas   Baixo custo de manutenção
Comunicação Ethernet e WIFI independentes

Saiba mais

Impressora de Etiquetas ELGIN - L42 PRO

Protocolos PPLA, PPLB, ZPL, EPL (automático)
Porta USB padrão Opcionais: Ethernet, Serial, Paralela
Sensor de Etiquetas Móvel Garantia de 18 meses

Saiba mais

Valmir Gomes Ribeiro

ANSWERED Erro no Cancelamento TEF

Recommended Posts

Boa tarde, vou tentar me expressar o mais simples possivel.

Problemas apenas no TEF Discado

- Faco uma venda de 100,00, então vou e recebo 50,00 no cartão, quando olho na pagina da adm de cartão a venda ja esta la confirmada certo, GETNET

ai eu dou um ESC e o sistema diz que tem transação no tef e vai cancelar ele executa o comando CancelarTransacoesPendentes pronto neste comando ele vai e mostra uma tela

pequena dizendo que a transação do NSU tal, rede tal e valor tal foi cancelada só que não cancela.

- Outro ponto é o seguinte feito  feito duas vendas em cartão a primeira mostra esta tela que citei ai acima e não cancela e a segunda entra no gerenciador de cartão, porem no getNET ele faz o cancelamento pegando o numero do controle e não do nsu e ele não trás este numero e para isso tenho que ver na pagina ?, mas esta segunda pergunta eu ate consigo passar mas o primeiro problema realmente não to conseguindo fazer, configuração do componente  é:

autoativargp = false,

autoefetuarpagamento = false,

autofinalizar = false,

confirmarantesdoscomprovantes = false,

multiploscartoes = true,

o comando no tef dedicado que uso a bastante tempo de cancelartransacoespendentes faz todo o processo certo cancela todas as vendas pendentes, porem no discado ele não cancela visto mesmo que ele não entra no gerenciador do cartão se tiver somente uma venda, debuguei e vi que ele tenta dar um NCN porem a venda já esta confirmada, acredito que ele tem que entrar no CNC para chamar o gerenciador, então pessoa minha duvida é esta.

Sim se eu simular uma queda de energia e entrar no sistema ele tambem não cancela, pois apenas dar o NCN e não entra no gerenciador do cartão para cancelar, mas o cartão ja foi confirmado.

no aguardo, obrigado.

teste.jpg

Edited by Valmir Gomes Ribeiro
Erro no Cancelamento TEF

Tópico repetido ?

2 horas atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

ai eu dou um ESC e o sistema diz que tem transação no tef e vai cancelar ele executa o comando CancelarTransacoesPendentes pronto neste comando ele vai e mostra uma tela

Se a venda já aparece como confirmada.. então CancelarTransacoesPendentes  não irá cancelá-la... afinal ela não está mais pendente...

TEFDiscado tem sérios problemas com multiplas transações TEF na mesma venda...

Isso porque, por herança do primeiro Gerenciador Padrão... é necessário confirmar as Transações anteriores, antes de fazer uma nova transação...

Eu realmente não consegui compreender o seu passo a passo...

Se possível, por favor use o Demo do ACBr, TEFDDemo... e tente reproduzir o problema... após isso, nos envie o passo a passo...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Bom dia, fiz aqui no demo.

Abri a venda, vendi 4 itens, subtotalizei, paguei 1 cartão com 1 real, depois cancelei a venda, ele chama a funcao CancelarTransacoesPendentes  mostra na tela que foi cancelado

e não cancela na adm, como vc falou antes o padrão do discado é confirmar a venda ou seja ja ta confirmado na adm, entao ele não teria que entrar no gerenciador do getnet e fazer o cancelamento, pois no dedidado esta função CancelarTransacoesPendentes   funciona perfeitamente porem no discado ela diz que cancelou mas como é apenas um NCN ele não faz nada, deveria ser um CNF pois vi que esta função faz a chamada no gerenciador padrão.

sera que consegui me explicar, ou seja como fazer para um cancelamento de uma venda em curso fique correto.

Não compreendi o seu passo a passo... você descreveu que fez apenas um pagamento em cartão... a questão não teria relação com múltiplos pagamentos em cartão ?

o método CancelarTransacoesPendentes realmente terá um comportamento diferente em TEF Dedicado... pois nele, as transações somente são confirmadas no Final...

Vamos focar nesse passo a passo já descrito:

Abri a venda, vendi 4 itens, subtotalizei, paguei 1 cartão com 1 real, depois cancelei a venda, ele chama a funcao CancelarTransacoesPendentes  mostra na tela que foi cancelado

O que você considera errado nessa situação ? como ele se comportou, e como deveria ter se comportado ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Ele nao cancela pois não entra no gerenciador do cartao para solicitar os dados de cancelamento.

Olá Valmir,

Não tenho experiência com esse TEF discado específico (GETNET). Mas é necessário verificar o roteiro deles. De qualquer maneira, se está sendo confirmada a transação assim que ela é feita, o CancelarRespostasPendentes não vai ter o comportamento que você espera porque não tem mais pendência. Nesse caso, o cancelamento é feito pelo CNC. Mas o ACBrTEFD não envia CNC automático.

Por favor, verifique se não está sendo enviado comandos de confirmação para essa transação, ou talvez se não há alguma configuração no gerenciador.

Caso o problema continue, queira por favor fazer um passo a passo e anexar o log do ACBrTEFD.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.

Pergunta, no tef discado é necessario fazer a confirmação a cada transação, ou tem com não confirmar e ficar igual ao tef dedicado ?

então a pergunta, se ele confirma a cada transacao e se tem que dar o cnc  no caso de um cancelamento, tem como ele não verificar os arquivos pendentes na entrada

tipo mesmo que eu faca pelo cnc se eu sair do sistema e entrar ele vai mostrar a tela que foi cancelado e na realidade nao tem nada.

é bem simples o teste, no demo você faz uma venda de 100,00 e passa um cartão de 50,00 e depois finaliza o programa, na entrada ele não chama o cnc e sim o ncn que no caso do tef discado não consegue cancelar, no caso do dedicado sim.

por favor anexe o Log gerado pelo ACBrTEFD... nele consta todos os comandos enviados para o G.P.

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Em 05/10/2019 at 10:27, Valmir Gomes Ribeiro disse:

bom dia, fiz pelo acbrdemo acredito que esta tudo ai, estou enviando o log e as telas 

passos: fiz a venda de 5 itens que deu 5 reais, fiz o pagamento de 2,00 no cartao e depois cancelei o cupom, apareceu a mensagem cancelamento porem na consulta da venda esta ativo.

tela cancelamento.jpg

vendas.jpg

ecf.log 633 B · 2 downloads TEF_DIAL.log 4 kB · 3 downloads

Olá Valmir,

Estou analisando os logs... já vou te dar um retorno.

• Like 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.

Notei que os Logs do TEFD não estão com os conteúdos dos arquivos enviados... Se você ativar ACBrTEFD.TEFDial.LogDebug := True... o conteúdo dos arquivos enviados e lidos do G.P. passa a ser gravado no arquivo de Log...

Precisamos dessa informação, para saber se o G.P. da GETNET, está respondendo corretamente ao comando de Cancelamento...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Bom Dia, 

Seguindo os mesmos passos anteriores, fiz uma venda, paguei 3,00 no cartão e depois coloquei cancelar cupom, ele mostrou que tinha cancelado e não cancelou conforme a tela, outra coisa se eu fizer uma venda e sair do sistema bruscamente ctrl+alt+del tambem volta e mostra a mesma tela e não cancela, ou seja em nenhum dos casos ele entra na tela do gerenciador padrão ja que as vendas não estão pendentes e sim confirmadas.

muito obrigado antecipadamente.

tela da transacao confirmada depois do cancelamento.jpg

tela da venda com pagamento de 3 reais no cartao.jpg

tela mostrando o cancelamento.jpg

ecf.log TEF_DIAL.log

Valmir,

você pode me informar em qual empresa vocês fizeram o contato para esse TEF? Precisamos levantar a documentação deles para confirmar nossa suspeita.

28 minutos atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

Bom Dia, 

Seguindo os mesmos passos anteriores, fiz uma venda, paguei 3,00 no cartão e depois coloquei cancelar cupom, ele mostrou que tinha cancelado e não cancelou conforme a tela, outra coisa se eu fizer uma venda e sair do sistema bruscamente ctrl+alt+del tambem volta e mostra a mesma tela e não cancela, ou seja em nenhum dos casos ele entra na tela do gerenciador padrão ja que as vendas não estão pendentes e sim confirmadas.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

4 horas atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

GetCard

que trafega o GETNET

Valmir, o pessoal da GetCard tinha no gerenciador padrão deles uma configuração "Usa ACBr". Talvez esteja faltando alterar isso. Poderia verificar?

Veja esse tópico:

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

quando fiz estes testes ja estava marcado conforme figura.

minha duvida é a seguinte, quando eu faco uma venda cartão no usando vamos paygo, darumatef, etc... qualquer um que trafegue por gerenciador padrão, e eu quero cancelar a venda que ainda esta em curso, o mesmo com o comando NCN vai fazer, ou no caso do tef discado vai chamar o gerenciador para fazer o cancelamento, pois se ele chamasse o gerenciador o cancelamento estaria ok, teve um amigo Aurino que me disse algumas coisas que ele fazia pois não usava a função cancelar pendentes e sim uma dele que seria algo assim. 

se for dedicado basta chamar o cancelartransacoespendentes, senao no meu caso eu criei um vetor e depois pecorro chamando o cnc, porem neste caso não consigo passar o controle para o comando, ele disse que fazia mas tambem não consegui mais contato para ele tentar me ensinar, assim ate funciona na venda porem se o sistema cai e entrar ele não entra nesta rotina, mas acho que não seria isso, acredito que o proprio comando cancelartransacoespendentes deve resolver.

if Configuracao.TipoTEF = 'DE' then
   FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.CancelarTransacoesPendentes
  else
   begin
    // Zerar Variaveis
    for I := 0 to 10 do
     begin
     _Nsu    := '';
     _Rede   := '';
     _Contrl := '';
     _Valor  := 0;
     end;

_TransacoesPendentes := FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.Count-1;
    for I := 0 to _TransacoesPendentes  do
     begin
      with FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes do
       begin
        _Nsu    := FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.NSU;
        _Rede   := FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.Rede;
        _Contrl := Copy(FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.Finalizacao,13,11);
        _Valor  := FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.ValorTotal;
       end;
      end;

// Cancelar todas as transaes
    for I := 0 to _TransacoesPendentes  do
     begin
      _Cancelado := False;
      while not _cancelado do
       begin
        Clipboard.asText :=  _Contrl;

Application.MessageBox(Pchar('Utilize Ctrl+V para colar o controle na tela CANCELAMENTO TEF' +#13+#10+
                                     'ou anote o numero ' + _Contrl + ' e digite se solicitado.'), 'Informao do Sistema', MB_OK + MB_ICONINFORMATION);

if FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.CNC(_Rede,
                                         _Nsu,
                                         Now,
                                        _Valor) then _Cancelado := True;
       end;
     end;

FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.RespostasPendentes.Clear;
    ZapFiles(FEfetuaPagamento.ACBrTEFD.PathBackup + '\*.*');
   end;

getcard.jpg

Esse G.P.  não suporta NCN... Veja no manual deles...

clipboard-image.png

• Like 1

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

6 minutos atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

quando fiz estes testes ja estava marcado conforme figura.

ok. Então não é isso.

3 minutos atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

qualquer um que trafegue por gerenciador padrão, e eu quero cancelar a venda que ainda esta em curso, o mesmo com o comando NCN vai fazer,

Quando é por gerenciador padrão moda antiga (troca de arquivos) a transação TEF em curso pode ser cancelada, desde que o cancelamento seja feito antes da confirmação. O que acontece é que no caso de múltiplos cartões, assim que você envia uma próxima transação TEF, a anterior é confirmada. Mas isso não parece ser o seu caso.

No seu caso o que parece estar acontecendo é que o gerenciador padrão não está aceitando o cancelamento por meio do NCN, embora não esteja retornando nenhum erro após o comando.

14 minutos atrás, Valmir Gomes Ribeiro disse:

eu criei um vetor e depois pecorro chamando o cnc, porem neste caso não consigo passar o controle para o comando, ele disse que fazia mas tambem não consegui mais contato para ele tentar me ensinar, assim ate funciona na venda porem se o sistema cai e entrar ele não entra nesta rotina,

Pelo menos em teoria você pode usar o CNC para fazer os cancelamentos. Por meio dele, até onde me lembro, o gerenciador padrão não abre nenhuma tela. O grande problema dessa implementação é que se a energia cair, você precisa fazer todo o tratamento na sua aplicação. Inclusive salvar em um arquivo as transações pendentes.

Geralmente usamos o CNC quando alguém vem devolver um produto e quer cancelar a transação...

Eu sugiro você relatar o que está acontecendo ao pessoal da GetCard mencionando o que está utilizando os componentes ACBr. Talvez exista uma outra configuração que estamos deixando passar despercebido.

Por exemplo, eu encontrei um modelo antigo (veja o post do Daniel acima) em que usava o comando 'DSF' no lugar do 'NCN' e 'CAN' no lugar do 'CNC'. Isso poderia explicar o motivo de não estar aceitando o cancelamento. Mas não tenho certeza que é esse o caso.

Poderia tentar um contato com eles e nos dar um retorno? Talvez com o manual deles.

• Like 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Bom Dia, sobre o cancelamento descobri junto com o pessoal do desenvolvimento da getcard, existe uma opção no gerenciador padrão deles que faz com que a confirmação seja confirmada ou fique pendente, to mandando a foto anexo, com ela desmarcada o acbr consegue fazer o NCN normalmente, agradecer a atenção a todos e deixar aqui por que acredito que outros sistemas  também tenham este problema e desenvolveram alguma rotina.

configuracao.jpg

• Like 2
  • Thanks 1

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

• Like 1

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...