Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Roteiro de homologação MFE no Ceará


Marcel Mendes

Recommended Posts

Bom dia!

Será que alguém pode me ajuadar no entendimento desse linhas do roteiro de homologação de mfe no ceará? estar faltando essas linhas abaixo de cor vermelha pra completar o roteiro:

(OK ) 1 - cadastro do pos (ID, Descrição, Serial POS)

    Se Espera um cadastro multi opções

(0k ) 2 - cadastro de chaveacessovalidador que é por loja  

    Se espera um cadastro por Loja (CNPJ)

(ok ) 3 - cadastro de chaverequisicao que é por loja e adquirente 

    Se Espera um Cadastro por Loja e por Adquirente

---------------------------------

(OK ) 4 - venda dinheiro

    Se Espera uma venda realizada em dinheiro

(0K ) 5 - venda Cartao

    Se espera uma venda realizada em Tef (caso possua)

   (ok) Se espera uma venda realizada em POS (Obrigatorio)

(ok) 6 - venda cartão com diferença no pagamento

    Se espera um tratamento a partir do retorno do POS validando o Valor pago:

     Em caso de Valor Inferior Solicita um complemento de Valor

     Em caso de Valor Superior Bloqueio da Venda e Solicitação de Acerto do Pagamento

(ok ) 7 - venda cartão sem receber retorno do pos

    Se espera um tratamento que permita ao Caixa digitar os dados do pgto.manualmente

----------------------------------

(ok ) 8 - cancelamento venda

    Se espera a possibilidade de cancelamento de qualquer venda dentro do prazo legal

----------------------------------

(   ) 9 - funcionamento sem o integrador

    Se espera que não haja venda ou gravação de pedido com suporte a pagamento ddo pedido (não entendi a finalidade)

(ok ) 10- Visualizar o banco de dados para ver a gravação dos dados de pagamento 

    Se espera que seja gravado no banco de dados os dados recebidos do POS

(ok ) 11 - Validação dos dados de retorno da sefaz IDPAGAMENTO e IDRESPOSTAFISCAL

    Se espera que seja gravado no banco de dados os ID retornados no processo de pagamento

(   ) 12 - Analise do processo de gravação e Uso do Numero de Sessão

    Se espera que em caso de erro seja aproveitado o mesmo Numero (ja estar sendo gravado em um campo na tabela venda más não compreendi em que momento pode ser usado)

Desde já agradeço a atenção

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 horas atrás, Marcel Mendes disse:

(   ) 9 - funcionamento sem o integrador

    Se espera que não haja venda ou gravação de pedido com suporte a pagamento ddo pedido (não entendi a finalidade)

Boa tarde, acredito que a aplicação não deve permitir concluir a venda com cartão, caso o integrador não esteja ativo, visto que para pagamento com cartão é necessário o uso do integrador.

15 horas atrás, Marcel Mendes disse:

(   ) 12 - Analise do processo de gravação e Uso do Numero de Sessão

    Se espera que em caso de erro seja aproveitado o mesmo Numero

O número de sessão é retornado pelo aparelho junto ao retorno do método. Existe também o método para consultar número de sessão, será obtido o retorno do último método enviado, para isso precisa passar o último número de sessão. Imagino que no caso de falha no retorno sua aplicação realize a consulta pelo ultimo número de sessão para recuperar o XML de venda caso tenha sido autorizado pelo aparelho.

obs: O componente ACBrSAT tem uma propriedade que realiza isso de forma automática no caso de falha de retorno: "ValidarNumeroSessaoResposta", mas de qualquer forma acho recomendado continuar gravando o numero retornado no seu Sistema. 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite José M. S. Junior!

Primeiro agradeço a sua atenção e suas dicas e informações. no meu caso coloquei pra gravar no banco  a sessão pelo o evento GetNumeroSessao quando é enviada a venda e quando é cancelada e fica salvo as duas sessão caso aconteça os dois procedimentos. mas quando consulto a sessão ele so me diz que não existe, mesmo usando sessão do SatTeste e consultando. o que pode ta acontecendo?

No caso do integrador o componente do acbr tem alguma propriedade que verifica se o integrador fiscal estar ativo ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Pode obter o numero de sessão na resposta do método 

ex: ACBrSAT1.Resposta.numeroSessao

11 horas atrás, Marcel Mendes disse:

No caso do integrador o componente do acbr tem alguma propriedade que verifica se o integrador fiscal estar ativo ou não?

O componente não se comunica de forma direta com o Integrador, apenas gera o arquivo e lê o retorno. A forma de saber se está ativo e pode finalizar a venda, é quando consegue ler o retorno do método, caso contrário receberá a mensagem que não foi possível comunicação, após o timeout configurado no componente ACBrIntegrador.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu homologuei semana passada e o roteiro seguido por quem me atendeu foi o que segue abaixo:

 

 

1. PREPARAR AMBIENTE:

1.1 – Se certificar de que tanto a aplicação comercial quanto o integrador estejam fechados.

1.2 – Abrir o integrador

1.3 – Abrir a aplicação comercial pelo integrador

2. VERIFICAÇÃO DADOS POS:

2.1 – Cadastro de POS

Dados do POS:

ID: Valor fornecido pelo usuário, pode ser um número sequencial.

Serial do POS: No ambiente de produção, o valor inserido é o número de série do equipamento.

Descrição: Valor fornecido pelo usuário, pode ser uma forma de identificar o POS.

2.2 – VERIFICAÇÃO CHAVE DE ACESSO AO VALIDADOR.

Esse valor pode ser encontrado no manual do integrador fiscal, página 9. OBSERVAÇÃO: A chave de acesso ao validador é igual nos dois ambientes tanto na homologação quanto na produção.

Chave de acesso Validador: 25CFE38D-3B92-46C0-91CA-CFF751A82D3D

2.3 – VERIFICAÇÃO CHAVE DE REQUISIÇÃO

OBSERVAÇÃO: A chave de requisição é um código gerado a partir do CNPJ do contribuinte mais o CNPJ da adquirente.

3. TESTE DE VENDAS:

3.1 – Fazer uma venda a dinheiro

3.2 – Fazer uma nova venda (a venda deve ser finalizada com duas formas de pagamento, dinheiro e cartão).

3.3 – O AC deve solicitar COD DE AUT, NSU e BANDEIRA, antes de finalizar o cupom.

3.4 – Realizar uma venda com o integrador desligado – Nesse caso aplicação não deve emitir o cupom.

3.6 – Fazer uma nova venda a cartão, logo depois cancelá-la.

4. VERIFICAÇÃO DO BANCO DE DADOS

4.1 – Verificar no banco de dados as seguintes tabelas: ID_pagamentos e ID_respostafiscal

5. ENVIO DE DOCUMENTOS FISCAIS

5.1 – Enviar todos os XML's gerados no momento da homologação para o e-mail: [email protected] com o assunto “DADOS HOMOLOGAÇÃO + NOME SOFTWARE HOUSE”.

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Cleber!

Cara obrigado pela a dica ai, te agradeço de mais.

Ficou uma curiosidade em relação ao roteiro informado. Na sua homologação em relação ao simulador POS quem lhe atendeu no processo ele chegou a utilizar o simulador ou analisou só os dados do pagamento manual mesmo? porque de 1 mês pra cá o simulador dificilmente funcionava. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 horas atrás, Marcel Mendes disse:

Fico grato pela a informação e nesse quesito conseguir uma solução consultando o processo do windows se o integrador estar executando.

Poderia validar isso pela sua aplicação, mas isso não garante que o Integrador esteja ativo (Comunicando com a SEFAZ) só quando receber o retorno mesmo para saber.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
6 horas atrás, Marcel Mendes disse:

Bom dia Cleber!

Cara obrigado pela a dica ai, te agradeço de mais.

Ficou uma curiosidade em relação ao roteiro informado. Na sua homologação em relação ao simulador POS quem lhe atendeu no processo ele chegou a utilizar o simulador ou analisou só os dados do pagamento manual mesmo? porque de 1 mês pra cá o simulador dificilmente funcionava. 

 

Enviei a copia dos xmls gerados ao homologador (guardo cópia de todos). Fizemos umas 2 transações informando os dados do POS.

Pelo fato do simulador não estar funcionando, creio que o homologador, de posse dos xml's verificou a estrutura deles para saber se estava tudo certo.

Com isso, fui aprovado no processo de homologação.

  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros Pro

Bom dia @Cleber Ferreira estou ressuscitando esse topico porque vou precisar fazer o credenciamento no CE, e ficou uma duvida nessa homologação, o Homologador faz um acesso remoto no seu computador para acompanhar os testes e analisar as telas do sistema?
Fico no aguardo caso você ou outro algum puder me dar alguma dicas, ou outra pergunta, vou precisar adquirir MFe para homologação ou existe algum emulador ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
58 minutos atrás, jaques.rocha disse:

Bom dia @Cleber Ferreira estou ressuscitando esse topico porque vou precisar fazer o credenciamento no CE, e ficou uma duvida nessa homologação, o Homologador faz um acesso remoto no seu computador para acompanhar os testes e analisar as telas do sistema?
Fico no aguardo caso você ou outro algum puder me dar alguma dicas, ou outra pergunta, vou precisar adquirir MFe para homologação ou existe algum emulador ?

tem que ter uma MFe de testes para homologar.

sobre acessar  não sei lhe dizer se é feito acesso remoto ou tu faz vendas e pronto pois mudou bastante

se quiser pode abrir um tópico só seu no PRO para ser atendido pelo SLA

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
37 minutos atrás, jaques.rocha disse:

Ok, vou cotar um MFe de homologação , me cadastrar e solicitar o credenciamento, quando chegar na parte de homologar se tiver duvidas abro um tópico, obrigado.

Bom dia, como vai?

Antes, os fabricantes de SAT e MFE emprestavam para testes e homologação. Hoje já não sei mais falar a respeito. Talvez valesse a pena entrar me contato com algum. Vai que...

  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...