Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tempo entre Manifestação Evento de Ciência de Emissão e Download de XML


Ver Solução Respondido por Paulofrlima,
  • Este tópico foi criado há 1597 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Inicialmente parabéns pelo projeto ACBrMonitor!

Decidi utilizá-lo em função da praticidade de integração com meu IDE. 

Estou tentando baixar os xml´s destinados a um CNPJ. Porém, percebi que existe um delay variável entre a resposta do servidor me informando sobre a Manifestação da Ciência da Emissão (obrigátorio para baixar o xml NF-e) e a disponibilidade para baixar o XML.

Minha rotina:

1) Recebimento a Mercadoria + DANFE.

2) Leio Chave da DANFE e utilizo comando NFE.EnviarEvento(Evento.ini) para enviar Manifestação da ciência.

3) Aguardo o retorno do WS informando o recebimento da Manifestação, se a resposta for positiva:

4) Baixo o XML através do comando NFe.DistribuicaoDFePorChaveNFe(cUF, cCNPJ, aChNFe);

5) Executo ações de validações com a Ordem de Compra que solicitou o processo (Processo interno de minhas regras de negócio). 

Em 100% das minhas tentativas (entre ontem e hoje) recebo inicialmente uma resposta (para o passo 4) quanto tenho baixar o xml logo após receber o retorno do WS previamente manifestado:

OK:
[DistribuicaoDFe]
CStat=137
CUF=0
DhRecbto=30/12/1899
Msg=Nenhum documento localizado
VerAplic=1.2.0
Versao=1.01
XMotivo=Nenhum documento localizado
arquivo=
dhResp=12/11/2019 09:17:20
indCont=1
maxNSU=
tpAmb=1
ultNSU=

Aguardando algum tempo, se tento baixar o XML ele me retorna cStat=138 com XML correto.

Lí em diversos posts aqui no forum sobre esse possível delay do Sefaz, porém o mais recente é de 12 de jan. de 2019. Nestes Posts, salvo engano, não encontrei nenhuma solução para o caso de se baixar logo que se retorna a resposta da manifestação.

Entendo perfeitamente que o problema não é no ACBrMonitor, pois ele faz a ponte corretamente me retornando respostas o WS.

Lí como melhor solução, até aquele momento de jan de 2019, que uma possível solução seria manifestar previamente a NFe e deixá-la disponível para quando a DANFE chegasse in-loco.

Assim pergunto:

1)      A rotina que uso acima estaria errada em algum ponto? Estou esquecendo algum passo importante?

2)      Ainda permanece como melhor opção manifestar previamente para qdo chegar a DANFE estar já manifestada a ciência?

A importãncia de se ter o XML (além das jurídicas impostas) é que valido as Ordens de Compra que geraram a NFe. Dessa forma, no meu mundo ideal, a rotina de baixar pela chave no momento da chegada da DANFE atenderia o processo.

PS.: Entendo que a responsabilidade do envio do XML é do emissor da NF. Mas sabemos que depende de ação humana em um cadastro correto das informações de envio, o qual não temos domínio e em aprox. 30% dos casos está incorreta...

No aguardo,

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Tópico movido para a área do SAC, para que o SLA de respostas seja considerado

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
56 minutos atrás, Paulofrlima disse:

1)      A rotina que uso acima estaria errada em algum ponto? Estou esquecendo algum passo importante?

Se eu entendi bem, está correta. Você pode verificar as orientações nesse tópico da nossa base de conhecimento:

 

56 minutos atrás, Paulofrlima disse:

2)      Ainda permanece como melhor opção manifestar previamente para qdo chegar a DANFE estar já manifestada a ciência?

Se pode fazer a manifestação da ciência sempre que o destinatário reconhecer que existe uma determinada operação destinada ao seu CNPJ. Ou seja, não precisa esperar a mercadoria ou um DANFe chegar.

Lembre-se que a manifestação de "ciência" apenas indica que a empresa está ciente que foi emitida uma nota, mas não tem certeza ainda que a entrega dos produtos vai acontecer corretamente.

Sugiro verificar o manual "MOC 7.02 Visão Geral"  disponível em https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Documentos

Veja os pontos 3.6.2.2 e 4.11

Talvez queira usar a ferramenta pesquisar do PDF e pesquise especificamente por "ciência da emissão".

 

  • Curtir 3

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Se eu entendi bem, está correta. Você pode verificar as orientações nesse tópico da nossa base de conhecimento:

Sim, fiz isso, foi um dos primeiros posts lidos. Com base nele que formulei as minhas regras de negócio.

1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Sugiro verificar o manual "MOC 7.02 Visão Geral"  disponível em https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Documentos

Veja os pontos 3.6.2.2 e 4.11

Perfeito, fiz uma leitura do docto nos pontos conforme orientado, mas como eu havia dito, as funções ACBr estão retornando valores corretos. Como o processo é síncrono havia entendido que o XML já ficaria disponível logo após o "OK" do WS Sefaz, o que não parece ser verdade.

Com base nisso partirei para a verificação da existência de dctos novos e executar a "ciência prévia". Pois após uma segunda análise é até melhor, pois poderei as minhas regras de negócios antes mesmo de chegar o fisico + DANFE in-loco.

Porém, me sugiu uma nova dúvida: Na NT2014.002 v1.02  item "3.13. Recomendações Para Evitar o Uso Indevido" ressalta o mau uso de loops de verificação.

A minha intenção é automatizar todo o processo de ciência e baixar o xml. Assim preciso de uma dica técnica: qual seria uma frequência ideal (1 min, 5 min, 30min, 1h, 1 dia, etc) para executar as verificações de disponibilidade do xml uma vez q já foi validada a sua ciência sem cair nas regras de mau uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
9 minutos atrás, Paulofrlima disse:

A minha intenção é automatizar todo o processo de ciência e baixar o xml. Assim preciso de uma dica técnica: qual seria uma frequência ideal (1 min, 5 min, 30min, 1h, 1 dia, etc) para executar as verificações de disponibilidade do xml uma vez q já foi validada a sua ciência sem cair nas regras de mau uso.

Nesse mesmo documento que citei, o "MOC 7.02 Visão geral", você vai encontrar o item "II.3. Regras de Validação de Consumo Indevido (NT 2018.002)".

Abaixo dele há diversas validações que podem ser feitas pelas SEFAZ para considerar o consumo indevido.

Por exemplo, o item "II.3.4. Consulta Protocolo " tem a regra de validação: "NF-e consultada mais de 10* vezes em 1 (uma)* hora".

Isso indica que uma espera de intervalos menores que 6 min iria gerar consumo indevido. Mas ao ver os asteriscos você vai notar que esses intervalos podem ser parametrizados por cada ambiente autorizados.

Sendo assim, minha sugestão é que você inicie com intervalos grandes, como 60 minutos e veja se isso atende seus clientes antes de tentar intervalos menores. Mas fique de olho para não chegar perto dos limites.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Paulo,

O que você esta fazendo esta correto, o grande problema é o tempo que a SEFAZ demora para liberar o XML de uma nota que foi manifestada.

O interessante seria você primeiro obter os resumos das notas, para depois realizar a manifestação de cada uma.

Lembre-se que além do método DistribuicaoDFePorChaveNFe que você esta utilizando, temos também o DistribuicaoDFePorUltNSU, no tópico que o Elton lhe passou eu falo também sobre esse método.

Por que eu considero esse segundo mais interessante?

Simples, com ele você vai ter uma lista de resumos de notas emitidas contra o seu CNPJ, desta forma é possível através de um dos eventos da Manifestação do Destinatário informar a SEFAZ que você desconhece o emitente de uma determinada nota.

Resumindo você descobre se existe alguma empresa emitindo notas contra o seu CNPJ sem o seu consentimento.

Se utilizar sempre o DistribuicaoDFePorUltNSU acredito que o tempo entre baixar o resumo, manifestar e baixar o XML completo da nota manifestada vai ser suficiente para que a SEFAZ libere o XML e não ocorra o problema que você esta tendo.

Fica ai a dica.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

 

9 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Nesse mesmo documento que citei, o "MOC 7.02 Visão geral", você vai encontrar o item "II.3. Regras de Validação de Consumo Indevido (NT 2018.002)".

Abaixo dele há diversas validações que podem ser feitas pelas SEFAZ para considerar o consumo indevido.

Por exemplo, o item "II.3.4. Consulta Protocolo " tem a regra de validação: "NF-e consultada mais de 10* vezes em 1 (uma)* hora".

Ótimo! Obrigado pela indicação de documentação e dica técnica!

10 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Paulo,

O que você esta fazendo esta correto, o grande problema é o tempo que a SEFAZ demora para liberar o XML de uma nota que foi manifestada.

O interessante seria você primeiro obter os resumos das notas, para depois realizar a manifestação de cada uma.

Lembre-se que além do método DistribuicaoDFePorChaveNFe que você esta utilizando, temos também o DistribuicaoDFePorUltNSU, no tópico que o Elton lhe passou eu falo também sobre esse método.

Por que eu considero esse segundo mais interessante?

Simples, com ele você vai ter uma lista de resumos de notas emitidas contra o seu CNPJ, desta forma é possível através de um dos eventos da Manifestação do Destinatário informar a SEFAZ que você desconhece o emitente de uma determinada nota.

Resumindo você descobre se existe alguma empresa emitindo notas contra o seu CNPJ sem o seu consentimento.

Se utilizar sempre o DistribuicaoDFePorUltNSU acredito que o tempo entre baixar o resumo, manifestar e baixar o XML completo da nota manifestada vai ser suficiente para que a SEFAZ libere o XML e não ocorra o problema que você esta tendo.

Fica ai a dica.

Obrigado pela dica, irei na linha do "DistribuicaoDFePorUltNSU', além de descobrir alguma nota sem consentimento notei que este processo será muito, mas muito mais eficiente... pois mesmo antes de chegar o fisico+DANFE já terei todas minhas "regras de négócio validadas" que, neste ponto, é mais importante pra mim do que o elemento fiscal que hoje já é tratado.

Ou seja, consegurei alinhar as inconsistências de Compra bem antes do recebimento físico. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.