Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi 7 trocar para Lazarus ou atualizar versão do Delphi


  • Este tópico foi criado há 1570 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Oi, gostaria de ver o que pensam melhor, hoje utilizo Delphi 7, é melhor eu migrar para o Lazarus ou adquirir uma nova versão do próprio Delphi.

Basicamente o projeto que me importa:

- tem mais de 100 relatórios em quick report, que venho migrando aos poucos para o fortes, mas é algo complicado.

- banco de dados utilizo Zeos

- uso vários componentes Jedi e de terceiros (do delphi em si uso muito pouco, arrisco a dizer que é só para compilação)

- sou só eu e outro programador

- carteira de clientes mais ou menos pequena

 

O que me preocupa:

- Versão do compilador muito antiga

- Risco do windows em alguns anos deixar de ser compatível com 32 bits

- Incompatibilidade do próprio delphi 7 (do compilador, não do aplicativo gerado) com versões mais novas do Windows

- Visual defasado (se bem que isso contornei com um componente de skin)

- Mensagens de erro bordk70.dll

 

Para ser sincero, estou mais inclinado ao Lazarus, além do valor de cada licença, parece que ele está bem estável, também suporta o ACBR, e é opensource.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

agora existem duas situações a primeira é questão de valor de licença certo?

indo para o Lazarus tu vai evitar isso, mas dai tem que pensar o tempo que vai passar fazendo a migração para o Lazarus que no fim pode contar com o valor da licença do Delphi.

se tu tem mais afinidade e trabalha bem com o Delphi deve pensar nisso.

Agora se teu código vai precisar ser refatorado ambos vai levar um tempo. mas volta a questão de familiaridade com a ferramenta

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia como você ja tem um equipe você não deve se enquadrar nas regras do Delphi CE mas tente negociar uma licenca professional que com certeza vai te atender super bem. o Lazarus esta muito bom mas ainda tem algumas coisas que nao tem que no delphi tem e o debug do Lazarus nao existe. na questao debug o Delphi 100x melhor. se for pra iniciar um Projeto do zero pode ir de lazarus agora migrar eu compraria a versao professional ja que voce usa zeos pra conexao.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Juliomar e Leandro, suas opiniões ajudam muito, e realmente não tinha esta noção da questão do debug.

Com certeza a questão do valor da licença conta, pesa diretamente no bolso, mas acredito que tenha alguma política de upgrade, então deve incomodar tanto, pelo menos no início.

Na verdade o que pesa mais para mim são dois fatores:

1 - Se for aumentar a equipe, terei de pensar no custo de aproximadamente R$ 25 mil por vaga (valores aproximados pelo que vi no acbr para uma licença delphi,  e sempre penso nisso, desde muito tempo, e isto pesa na decisão e no aumento da empresa, para ficar claro sou 200% contra software pirata) 

2 - Tive experiências muito boas com componentes opensource, o próprio zeos é um exemplo, por exemplo, quando tem algum detalhe que acabo por colocar mensagem própria ou mesmo alterar procedimento, em caso de reconexão trato direto no componente, até um limitador de 255 campos em tabela (super tabela) alterei para permitir mais campos, e realmente são casos muito, muito específicos, pois não consigo imaginar tabelas tão grandes como padrão de alguém, mas para um cliente em especial reduz consideravelmente meu trabalho.

Sempre, tenho "mini projetos" que crio para atender alguma necessidade na parte de produção de cliente, ou mesmo de interface de usuário, então vou fazer algum destes projetos no Lazarus e testar a funcionalidade, no Delphi acredito que não deve mudar tanto a forma de trabalho, do que uso hoje, então esta necessidade de teste não deve ser necessária.

Realmente obrigado, sem conhecer mais de perto eu imagino que é difícil para vocês entender a amplitude da minha preocupação, mas isso foi de grande auxílio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
6 horas atrás, Clverson disse:

1 - Se for aumentar a equipe, terei de pensar no custo de aproximadamente R$ 25 mil por vaga (valores aproximados pelo que vi no acbr para uma licença delphi,  e sempre penso nisso, desde muito tempo, e isto pesa na decisão e no aumento da empresa, para ficar claro sou 200% contra software pirata) 

Você deve estar levando em conta o preço duma versão Architecht. É bem possível que não precise dela, principalmente porque você usa o Zeos.

6 horas atrás, Clverson disse:

empre, tenho "mini projetos" que crio para atender alguma necessidade na parte de produção de cliente, ou mesmo de interface de usuário, então vou fazer algum destes projetos no Lazarus e testar a funcionalidade, no Delphi acredito que não deve mudar tanto a forma de trabalho, do que uso hoje, então esta necessidade de teste não deve ser necessária.

Testar é muito melhor mesmo. Principalmente a parte sobre debug, verá que é bem aquém do que se consegue atualmente com o Delphi.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Me identifiquei com sua dúvida. Estava com o XE3 que já não me atendia. Meus projetos são grandes e também tenho vários relatórios antigos em QuickReport. Parti para o Delphi Rio Enterprise. Mas como vc já usa o Zeos, a versão Professional te atende perfeitamente e é bem mais em conta. Faça uma cotação de licença do Delphi com o pessoal do ACBr (comprei através do ACBr e o atendimento é infinitamente melhor). Me parece que agora a Embarcadero dá um desconto e parcela a licença em 12x no cartão (não sei se ainda existe esse plano). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

32 minutos atrás, Gr@c@ disse:

Me parece que agora a Embarcadero dá um desconto e parcela a licença em 12x no cartão (não sei se ainda existe esse plano)

Ainda existe sim, para mais informações sugiro contatar nossa consultora @aline garcia pelo fone/whats (15) 2105-0750  ou email [email protected].

Att.

  • Curtir 2
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1570 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.