Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Leitura Arquivo de Retorno ITAU - Valor Recebido


Ver Solução Respondido por Juliana Tamizou,
  • Este tópico foi criado há 1571 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde!!

Estou testando a leitura do arquivo de retorno do Itau e encontrei a seguinte situação: na posição 254, a qual indica o valor recebido, o valor que consta no arquivo está descontado do valor da tarifa bancária, posição 176. Sendo assim, no meu teste, o boleto de 10,00, pago, apareceu no arquivo como R$ 8,15 (recebido) e R$ 1,85 (tarifa). Quando consultei o caixa da minha aplicação, o valor que foi inserido foi R$ 8,15. Olhando friamente o arquivo está certo, porém ao espelhar na conta bancária, o valor que entrou na conta são os 10 reais pagos pelo boleto.

Visto isso, fui verificar outro arquivo, de um banco diferente, em busca de detectar algum padrão sobre essa informação. Então verifiquei o do banco Sicredi, que possuo aqui também. Nesse caso, são gerados 2 registros para cada boleto informado no retorno, sendo diferenciados pelo código da ocorrência, na posição 109, contendo o valor "06" para o registro de pagamento do boleto, e "28" para a tarifa. Quando notei isso, voltei ao arquivo do Itau e puder identificar esse padrão de identificação na linha do registro do retorno.

Minha dúvida é: esse código "06" é o que é utilizado para identificar o pagamento de boletos? Em todas as consultas que já fiz no fórum, o único campo que vi o pessoal utilizar é o "ValorRecebido". Porém esse, no caso do Itau, vai lançar um valor errado no meu caixa por ter o valor da tarifa descontado no arquivo de retorno. Ou eu devo somar/subtrair as multas, juros, descontos, etc, no valor recebido para todos os bancos? Eu não tenho como verificar retornos de outros no bancos e, com esse ponto que estou parado agora, não consigo também confirmar o funcionamento da leitura dos arquivos de retorno.

Ambos os layouts são cnab400.

Alguém já passou por essa situação?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Veja que também é retornado o valor das despesas de cobrança no mesmo registro com a ocorrencia de liquidação, basta usar a propriedade ValorDespesaCobranca

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Juliana.

4 horas atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

Veja que também é retornado o valor das despesas de cobrança no mesmo registro com a ocorrencia de liquidação, basta usar a propriedade ValorDespesaCobranca

Att.

Certo, mas ainda fico na dúvida de como proceder de maneira que atenda todos os retornos de bancos diferentes. Há algum padrão a se seguir para ler o correto valor pago do boleto? Pergunto pois há bancos que retornam o valor da tarifa no mesmo registro e outros não. Sendo assim, o que eu deveria fazer é simplesmente somar esse ValorDespesaCobranca (quando houver) ao ValorRecebido para ter o valor pago correto? Ainda nesse ponto, eu devo filtrar os registros de ocorrência "06" para identificar os pagamentos?

Essa é a maneira certa de trabalhar com o componente?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores
  • Solution

Boa tarde.

Eu também não tive acesso aos arquivos de retorno de todos os bancos, afinal, são mais de 20.

De qualquer forma, creio que basta você utilizar as informações retornadas para calcular o valor recebido, veja que ainda retorna o valor de  multa, juros, descontos e etc.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1571 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.