Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rejeição 539 / Consultar NFe pelo Número e Série


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1545 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia.

Estou com o seguinte problema, uma numeração de nota foi pulada em meu sistema, só que ao tentar inutilizar recebo o retorno "Numeração já utilizada".

Através dos logs do sistema, identifiquei que o usuário tentou enviar essa nota e recebeu a rejeição 539 de duplicidade de NFe, depois disso ele exclui a nota.

O problema é que o XML salvo na pasta não tem a Chave correta e agora eu não consigo consultar a NFe.

Tenho três questões:

1 - Existe alguma forma de eu consultar essa nota através do número dela e da série, usando o certificado digital do cliente?

2 - Quais as dicas para evitar a rejeição de diferença de chave

3 - Quando acontecer essa rejeição, qual a melhor forma de tratar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia Leonardo,

Respondendo as suas perguntas:

1. Não, você só consegue consultar uma nota via site ou através do método Consultar se tiver a chave completa da nota.

 

2. A chave possui um campo chamado Código da Nota que por orientação da SEFAZ deve ser um código aleatório composto por 8 dígitos.

Aconselho utilizar a função GerarCodigoDFe para gerar esse código (leia o artigo: Código Inválido Chave Não Gerada)

Esse código deve ser salvo no banco de dados juntamente com os demais dados da nota e quando for alimentar o componente para gerar o XML, você deve ler esse código e atribuir ele ao campo cNF.

 

3. Se você seguir o conselho acima, jamais você vai ter rejeição de duplicidade com diferença de chave.

Para eliminar de vez com o problema de duplicidade, além de seguir o conselho acima, se ocorrer algum erro ao enviar a nota jamais tente enviar novamente e sim realizar uma consulta com a nota carregada.

Pois você não sabe se o erro ocorreu no envio ou no retorno do protocolo.

Se ao consultar a SEFAZ retornar a mensagem informando que a nota não consta na base de dados, ai sim temos a certeza que o erro ocorreu no envio, logo podemos enviar novamente.

Por outro lado se o erro ocorreu no retorno, realizando essa consulta a SEFAZ vai retornar o protocolo de autorização ou a rejeição caso a nota tenha alguma informação errada.

Se a nota for rejeitada, o usuário deve providenciar as devidas correções e enviar novamente.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1545 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.