Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Aplicação em Camadas


Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 1539 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite pessoal

Estou com uma Dúvida. 

Desenvolvi um sistema para uma cliente  do ramo de oficina,Locação e vendas de equipamentos. O sistema foi todo feito em asp net com C#, sem utilizar nem um componente de terceiros

(somente HTML e Boostrap), até os relatórios eu gero de forma manual  são exibidos em um modal com opção de imprimir. ou seja para quem apredeu programar em Basic e Cobol fazer relatório em html e bootstrap na munheca é tranquilo. Esta aplicação já esta a 8 meses em produção (Locação e Oficina). Porém agora o cliente que fazer uma renegociação para eu implantar a parte de vendas, o sistema de locação e ordem de serviço que roda no browse eu não quero nem mexer, porque foi feito conforme as regras da empresa e as regras de negócio são muito complexas. 

e eu não quero alterar as mesma. Sempre nos meus sistemas optei quando o cliente pede Web desenvolvo em asp net, e quando era simplismente cliente servidor em rede local desenvolvia em delphi 7 com a liberação da Embarcadero do Delphi free, resolvi passar para o delphi 10.3 usando o firemonkey. 

Eu negociei com ele agora a parte de desenvolver as funções de vendas, ou seja o frente de caixa, porém queria fazer em três camadas, ou seja a camada de apresentação não teria conexão direta com o servidor de banco de dados.; Comecei implementar uma Web API EM C#, para fazer o teste e gostei do resultado, apesar de ter implementado só uma parte, más está seria muito importante para empresa o motorisata só digita o número do contrato no celular, aparece os equipamentos do contrato ele só confirma a entrega e informa o nome de quem recebeu e a WEB API atualiza o status da entrega automaticamente no Banco de Dados. 

Minha dúvida:

Se eu fizer o PDV para emitir as NFE E NFCE,  de forma que a comunicação seja direto com a minha WEB API, que fará todo o tratamento das regras de negócios, vocês acham que é uma boa pratica de programação? Pensei nas máquinas que farão a frente de caixa  ter um banco de dados local simples, como sqllite, mesmo ou até mesmo firebird só para guando o serviço web estiver indiponível, o sistema registrar os dados no banco  local e depois atualizar a base de dados via WEB API, Porém acho que assim terei problema com a Numeração das notas. Apesar que está empresa só tem uma maquina como frente de caixa. 

Neste caso se eu fizer desta forma posso usar qualquer um dos certificados A1 ou A3? Este será meu primeiro sistema para emissão de documentos fiscais, ainda estou lendo as normas técnicas ainda. Como trabalho em outra empresa faço estes sistemas nas horas de folga. Tenho vários clientes que estão comigo a mais de 10 anos. No meu serviço oficial também programo, e trabalho mais na parte de tratamento da informação principalmente na área de saúde. 

Quais os compnentes do ACBR não funciona no firemonkey? Parece que os que tem dependência do fortes reporte não roda. É isso mesmo?

OBS: O sistema não será todo feito para rodar em celular somente as funcionalidades que fizer sentido. 

Desde já agradeço aguardando retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Os Componentes do ACBr ainda não funcionam em Android...

Use A1 e evite muita dor de cabeça com o A3

Cuidado com o uso do Delohi Community... verifique antes, se a licença dele, permite o uso para o porte de sua empresa e cenário de desenvolvimento

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Os Componentes do ACBr ainda não funcionam em Android...

Use A1 e evite muita dor de cabeça com o A3

Cuidado com o uso do Delohi Community... verifique antes, se a licença dele, permite o uso para o porte de sua empres,a e cenário de desenvolvimento

No meu caso não tem muito como passar dos $ 5000,00, porque eu trabalho sozinho e só desenvolvo sistemas em Delphi fora do meu horário de trabalho e na empresa que trabalho o padrão de desenvolvimento  é só C#• Como falei estou estudando as normas técnicas. Vou aproveitar  e fazer uma pergunta a você: No caso do certificado A1  que eu recebo uma chave e não o token físico. Se a minha aplicação for 100% web ou seja tudo browser via Http eu armazeno está chave no código do sistema ou ela tem que está na máquina que vai emitir a nfce e o usuário indica  caminho da chave na hora que for emiti a nfce ?  Devo começar estudar os códigos do ACBR LIB nos próximos dias. Vai ser o primeiro emissor de documentos fiscais que farei. Ainda não Decidir entre  o Delphi e o C# como a parte mais complexa do sistema já está em produção e é C# devo optar pelo ACBRLIB mesmo. Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

o Certificado A1, é um arquivo PFX... para o ACBr, basta informar o Path do arquivo e a senha do Certificado... Você pode copiar o mesmo certificado em várias máquinas...

Já tem vários usuários usando a ACBrLibNFe, com sucesso no C#... acho que é uma boa opção, para o seu caso...

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
17 horas atrás, Edvaldo Alves da Silva disse:

Se eu fizer o PDV para emitir as NFE E NFCE,  de forma que a comunicação seja direto com a minha WEB API, que fará todo o tratamento das regras de negócios, vocês acham que é uma boa pratica de programação?

Isso é o chamado multi camadas. Pode ser bom ou ruim pra um cenário específico. Para o seu parece ser bom.

17 horas atrás, Edvaldo Alves da Silva disse:

Pensei nas máquinas que farão a frente de caixa  ter um banco de dados local simples, como sqllite, mesmo ou até mesmo firebird só para guando o serviço web estiver indiponível, o sistema registrar os dados no banco  local e depois atualizar a base de dados via WEB API, Porém acho que assim terei problema com a Numeração das notas. Apesar que está empresa só tem uma maquina como frente de caixa. 

Vai depender de como você vai fazer esse controle. Mas de qualquer maneira, se você estiver sem internet, não tem como emitir NFe, certo?

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, EMBarbosa disse:

Isso é o chamado multi camadas. Pode ser bom ou ruim pra um cenário específico. Para o seu parece ser bom.

Vai depender de como você vai fazer esse controle. Mas de qualquer maneira, se você estiver sem internet, não tem como emitir NFe, certo?

 

Certo. O armazenamento local seria só para os dados do pedido ficar armazenado no banco local e quando a internet regularizasse o sistema já faria um reenvio dos dados da nota. No meu caso pensei em colocar na tela principal as notas que não foram transmitidas e dar opção do usuário retransmitir ou cancelar. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O ideal é que a retransmissão seja feita de forma automática... assim como o SAT de SP faz...

Se depender do usuário... ele fatalmente irá esquecer (ou até mesmo usar esse recurso para sonegar)

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.