Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

uso de Qrcode com ACBR


  • Este tópico foi criado há 1534 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, como utilizo ACBrDelphiZXingQRCode no gerador de relatorio QuickReport? Observei que tendo feita uma atualização completa do acbr em minha máquina, marcado para usar o Quick nela, e não veio nenhum componente visual para usar nos bands dos relatórios qrcode. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Veja o método  PintarQRCode  na Unit ACBrDFeReport.pas

Opa Daniel... Meu caro, eu tinha o componente visual incluso na paleta QuickReport mas ao formatar a maquina, tento a todo custo incluir esse componente visual, do mesmo projeto ( DelphiZXIngQRCode ) e da erro faltando uma DCU, a DATA.DB.DCU. O componente é esse qrQrCode.pas e funcionava perfeito, integrado a um dataset, ele gerava meus qrcodes de forma bem prática, mas agora eu ja tentei de toda forma, recompilando o código do qrQrCode.pas pra ver se gera a DCU requisitada pelo data.db declarado no USES mas nada, não tem jeito. Ai vi que o Acbr usa esse componente mas pelo que entendi ainda não existe ele visual, na ingressadona pela do quickreport. Como não estou conseguindo resolver a inclusão desse componente de forma visual, com qrQrCode.pas, vou ver se estudando o acbrDFeReport consigo gerar os qrcodes pra uma pequena aplicação minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Quase lhe respondi nos demais locais da web que fez a mesma pergunta.

3 horas atrás, Edy disse:

Pessoal, como utilizo ACBrDelphiZXingQRCode no gerador de relatorio QuickReport? Observei que tendo feita uma atualização completa do acbr em minha máquina, marcado para usar o Quick nela, e não veio nenhum componente visual para usar nos bands dos relatórios qrcode. 

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Juliomar Marchetti disse:

Quase lhe respondi nos demais locais da web que fez a mesma pergunta.

 

Julio aonde? Eu só coloquei uma pergunta aqui e num grupo que participo no Facebook sobre esse assunto hoje. Talvez esteja confundindo...Até pq quando coloquem esse componente de forma visual no quickreport do meu Delphi em 2018, ele está funcionando perfeito, e so agora após formatar toda a maquina foi que ocorreu isso de não mais compilar o qrQrCode.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Se é o que estou imaginando e seja componente pirata no caso está sem o instalador é pq no projeto não tem as unit scope names

procura por isso e vai ver o seu erro

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Se é o que estou imaginando e seja componente pirata no caso está sem o instalador é pq no projeto não tem as unit scope names

procura por isso e vai ver o seu erro

Então Julio, em 2018, eu tinha seguido o registro do componente visual e rolou perfeito, aparecendo la na paleta do QuickReport e de forma bem fácil, o colocava nos meus relatorios, ligado ao campos qrcode que continha os dados e pronto... agora infelizmente dá o erro como mencionado no inicio da conversa ai e não vai mais. Foi aqui que peguei: http://tireideletra.wbagestao.com/index.php/tag/qrcode/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sim mas tu entendeu o que eu falei do erro que está a mencionar no instalar? data.db.dcu?

isso é falta do scope names no projeto no caso no pacote que tu tem instalando do quickreport

basta ir lá informar os scope names e vai funcionar

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Sim mas tu entendeu o que eu falei do erro que está a mencionar no instalar? data.db.dcu?

isso é falta do scope names no projeto no caso no pacote que tu tem instalando do quickreport

basta ir lá informar os scope names e vai funcionar

Infelizmente não conseguir. Qual definição devo usar para data.db e onde informo a qrQrCode? Tentei mudar com essas aqui 

System.Classes, System.SysUtils, Vcl.Graphics, Vcl.ExtCtrls, QuickRpt, Data.DB, QRCtrls;
   

 mas ja começou dando erro na System.classes ( system.classes.dcu não encontrada )

Editado por Edy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
9 horas atrás, Edy disse:

Infelizmente não conseguir. Qual definição devo usar para data.db e onde informo a qrQrCode? Tentei mudar com essas aqui 

System.Classes, System.SysUtils, Vcl.Graphics, Vcl.ExtCtrls, QuickRpt, Data.DB, QRCtrls;
   

 mas ja começou dando erro na System.classes ( system.classes.dcu não encontrada )

Deve ter algo errado no library path do teu Delphi.

Essas units são padrão da instalação.

Ou você está usando um Delphi antigo.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BigWings disse:

Deve ter algo errado no library path do teu Delphi.

Essas units são padrão da instalação.

Ou você está usando um Delphi antigo.

Uso Delphi 7.

Eu até que já conseguir fazer a impressão para quickreport, mesclando ai a ideia do Daniel de pintar o código para uma imagem no relatório, não exatamente como está no método Pintar da acbr chamado em onBeforePrint, mas deu pra funcionar... Mas estou encucado com esse componente que não instala aqui e usando o mesmo Delphi 7 ano passado, tudo rolava bem. Eu mudei a declaração da unit data.db para padrão DB, passou na boa, so que tem um método nesse componente que me informaram que não tem no Delphi 7, esse  bitmap.SetSize(qr.Rows, qr.Columns) que recebe dimensões do QrCode, e só ele está dando o erro para ser agora compilado e gerar o componente visual no QuicReport... tu sabe aí como mudar isso em Delphi 7? Já tentei analisar a classe desse Graphics que Bitmap obtém e não vi como obter as dimensões, ai tou emperrado nisso agora, mas de qualquer forma o que queria em si ja dá pra voltar a funcionar, como expliquei no inicio, mas gostaria de ver e deixar o componente visual rodando certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
11 minutos atrás, Edy disse:

bitmap.SetSize(qr.Rows, qr.Columns) que recebe dimensões do QrCode, e só ele está dando o erro para ser agora compilado e gerar o componente visual no QuicReport.

Use a Força, leia os fontes...

Veja como está na Unit ACBrDFeReport.pas, indicada no inicio do tópico...

    //QRCodeBitmap.SetSize(QRCode.Rows, QRCode.Columns);
    QRCodeBitmap.Width  := QRCode.Columns;
    QRCodeBitmap.Height := QRCode.Rows;

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 horas atrás, Edy disse:

Infelizmente não conseguir. Qual definição devo usar para data.db e onde informo a qrQrCode? Tentei mudar com essas aqui 

System.Classes, System.SysUtils, Vcl.Graphics, Vcl.ExtCtrls, QuickRpt, Data.DB, QRCtrls;
   

 mas ja começou dando erro na System.classes ( system.classes.dcu não encontrada )

Volto a falar é erro no unit scope names do dpk que está instalando pois provável é baixado em algum site

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Rio/en/Unit_Scope_Names

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Use a Força, leia os fontes...

Veja como está na Unit ACBrDFeReport.pas, indicada no inicio do tópico...


    //QRCodeBitmap.SetSize(QRCode.Rows, QRCode.Columns);
    QRCodeBitmap.Width  := QRCode.Columns;
    QRCodeBitmap.Height := QRCode.Rows;

 

Nem tinha analisado direito o conteúdo do método Pintar no acbr, dai como vc ja tinha dado a ideia de pintar a imagem direto no relatório do quick, no onbefore, dai mudei para on do band do relatório, usei as definições da procedure usada pra gerar o qrcode normal em tela, diferenciando um pouco dessa do método pintar, e ficou bom como 2ª alternativa. Bem, mas agora funcionou tb o componente ( 👏👏👏👏 ), após informar as definições de tamanho dessa chamada do bitmap e outra tb em picture.graphics, ficou perfeito, portanto o componente visual incluso na paleta, ficou 100% funcional.

Grato a todos pela força!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1534 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.