Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvidas uso Exemplo NFS-e (instalação)


marcelo_cwb
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1025 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite,

Compilei o exemplo da pasta C:\trunk2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Delphi para entender o funcionamento de uma NFS-e no ACBr, além de ver os fontes tbem.

Consegui gerar XML contendo 1 e mais de 1 RPS, enviar para o ambiente de homologação ( Betha  v2.02 ) e imprimir a nota, mas ainda não estou seguro que entendi perfeitamente todo o processo, pelo que li aqui no Fórum, ao contrário de uma NF-e ou NFC-e onde cria-se um XML que seria a nota primeiro e depois envia-se para obter retorno da Sefaz, na NFS-e cria-se um XML com o RPS e se o mesmo for validado, depois vem automaticamente a nota, seria isso mesmo ?

Eu fiz os testes usando essa sequência :

1 - botão " Gerar Lote RPS " , botão " Enviar Lote RPS ( Enviar ) " e depois botão " Imprimir DANFSe "

B87z8f.png

2 -Marquei todas essas opções de salvar, pelo que li se não marcar, quando for enviada a NFS-e dará erro e não salvará

3FpmuN.png

3 - A nota apareceu no preview do Fortes Report, mas sem nenhuma informação !!!

dW0bgR.png

4 - Os arquivos gerados em disco para o exemplo que fiz foram esses :

3GEtZ1.png

Procurei sanar essas informações buscando no Fórum, mas não consegui chegar em uma conclusão segura de que fiz tudo corretamente, pois quando estiver em produção não pode haver falhas, tenho bastante experiência com NF-e e NFC-e, mas com a NFS-e, como nunca fiz antes, preciso de ajuda.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Boa tarde Marcelo,

A NFS-e é uma zorra, o seu funcionamento é totalmente diferente dos demais documentos fiscais eletrônicos.

Conforme o seu relato a cidade em questão se utiliza do provedor Betha versão 2.02, isso significa que se utiliza da versão 2 do layout da ABRASF.

A principio todos os provedores que seguem a versão 2 do layout da ABRASF o funcionamento é o seguinte:

1. Gerar e Enviar o XML do RPS - Recibo de Prestação de Serviço, para esse envio temos os métodos: Enviar e EnviarSincrono que permitem o envio de um Lote de 50 RPS e o Gerar que envia apenas um RPS (nem todos os provedores que seguem essa versão costumam disponibilizar os 3 serviços de envio).

É criado uma pasta chamada Recibos e dentro dela o componente salva os XMLs dos RPS.

2. ConsultarLote, ao executar esse método é retorno as rejeições ou os XMLs das NFS-e - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

É criado uma pasta chamada Notas e dentro dela o componente salva os XMLs das NFS-e.

3. Para imprimir o DANFSE devemos carregar o XML da NFS-e e não do RPS.

Pela sua imagem notei que você esta executando o Consultar NFS-e por RPS em vez do Consultar Lote.

Se a pasta Notas não foi criada isso significa que deve ter ocorrido alguma rejeição, portanto a nota não foi gerada.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros Pro
Em 28/02/2020 at 20:04, marcelo_cwb disse:

Boa noite,

Compilei o exemplo da pasta C:\trunk2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Delphi para entender o funcionamento de uma NFS-e no ACBr, além de ver os fontes tbem.

Consegui gerar XML contendo 1 e mais de 1 RPS, enviar para o ambiente de homologação ( Betha  v2.02 ) e imprimir a nota, mas ainda não estou seguro que entendi perfeitamente todo o processo, pelo que li aqui no Fórum, ao contrário de uma NF-e ou NFC-e onde cria-se um XML que seria a nota primeiro e depois envia-se para obter retorno da Sefaz, na NFS-e cria-se um XML com o RPS e se o mesmo for validado, depois vem automaticamente a nota, seria isso mesmo ?

Eu fiz os testes usando essa sequência :

1 - botão " Gerar Lote RPS " , botão " Enviar Lote RPS ( Enviar ) " e depois botão " Imprimir DANFSe "

B87z8f.png

2 -Marquei todas essas opções de salvar, pelo que li se não marcar, quando for enviada a NFS-e dará erro e não salvará

3FpmuN.png

3 - A nota apareceu no preview do Fortes Report, mas sem nenhuma informação !!!

dW0bgR.png

4 - Os arquivos gerados em disco para o exemplo que fiz foram esses :

3GEtZ1.png

Procurei sanar essas informações buscando no Fórum, mas não consegui chegar em uma conclusão segura de que fiz tudo corretamente, pois quando estiver em produção não pode haver falhas, tenho bastante experiência com NF-e e NFC-e, mas com a NFS-e, como nunca fiz antes, preciso de ajuda.

Obrigado

Bom dia Marcelo !!!   

Vc conseguiu montar a NFS-e ?     é que estou tentando aqui mas estou totalmente perdido ....    

estou programando em Harbour 3.4 

Agora, Mario Luiz de Souza disse:

Bom dia Marcelo !!!   

Vc conseguiu montar a NFS-e ?     é que estou tentando aqui mas estou totalmente perdido ....    

estou programando em Harbour 3.4 

desde já Muito obrigado !!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Mario,

Na época em que desenvolvi, fiz em Delphi para um cliente, mas como vi que vc também programa em Harbour (eu tbem...rsss), creio que já deva ter DLL para NFS-e, visto que vc é usuário do SAC. Eu já fiz um sistema usando Harbour e MiniGUI + MySQL usando DLL do ACBr para NFC-e, creio que o caminho seja o mesmo, só observando as considerações que fiz na minha postagem original, que cada provedor faz da forma que mais lhe convém, portanto, o segredo mesmo para gerar e enviar uma NFS-e é entender a forma como o provedor faz uso das regras e normas estabelecidas pelo governo federal, entender a parte técnica seria mais simples.

Abraço

Marcelo Neves

(41)98898-2866 - Whats

http://harbourdeveloper.blogspot.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

Já esta disponível o novo componente para o Delphi/Lazarus chamado ACBrNFSeX.

Em breve estará disponível o ACBrLibNFSe (uma DLL) aos moldes do ACBrLibNFe e também será feita alterações no ACBrMonitor visando a possibilidade de emitir NFS-e através dele também.

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Binho,

Realmente esta faltando não só os arquivos LFM como também o programa exemplo para o Lazarus.

Estamos providenciando.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Binho,

Os arquivos LFM já foi enviado para o repositório, favor atualizar e fazer novos testes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1025 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.