Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

[Dúvida] Ciot e NT2020/01


Marcos Gerene
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1465 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia amigos,

Estive lendo o este post do amigo @Italo Jurisato Junior, além da NT2020/01 e me surgiu uma dúvida referente ao CIOT.

Na NT (e replicado no post),  existe esse seguinte destaque:

image

Então surgiu uma dúvida:

- A geração do CIOT será automática com o Manifesto ou eu ainda sou obrigado a usar um intermediário (tipo a e-Frete)?

Caso a resposta seja pelo automático surge outra dúvida
- Então o Ciot deixa de ser obrigatório porque o Manifesto já atende às solicitações ou devo enviar um evento com o manifesto para obter o ciot?

 

O Post:

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia Marcos,

Na Nota Técnica diz que a geração do CIOT será automática pelo sistema MDF-e.

No meu entendimento ao enviar o MDF-e para a SEFAZ o webservice da mesma se responsabiliza pela geração do CIOT, logo não se faz necessário usar o eFrete (por exemplo) para gerar o CIOT.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Jurisato Junior

Bom dia,

No meu também, inclusive com vi que a NT acrescenta campos que vão para o CIOT para tal.

O meu medo atual é questão dos prazos, sai várias noticias, mas nenhuma "oficial", e os prazos que eles estão dando (inclusive para o MDFe agora) estou achando muito curtos.

 

De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

Fiz a mesma indagação para a Sefaz SP, assim que tiver um retorno posto aqui.

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Marcos,

O componente já esta pronto para gerar os novos campos e grupos, inclusive o novo evento.

A questão agora é esperar até o dia 9 (segunda que vem) para começar a realizar os testes no ambiente de homologação.

No programa exemplo do ACBrMDFe já temos um botão chamado [Pag. Operação Transporte] na aba Eventos que exemplifica o envio do evento.

E no código do programa, mais precisamente a procedure: AlimentarMDFe, você encontra as linhas comentadas exemplificando os novos campos e grupos.

Tudo é uma questão de manter os fontes ACBr sempre atualizados.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Implantada NT 2020.001 em Homologação

Informamos que a NT 2020.001 que trata do MDF-e Integrado, encontra-se implantada no ambiente de homologação da SVRS. As regras de validação restritivas 725 e 726 deverão ser ativadas na próxima semana.

Fonte: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/MDFE/Noticias/873

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde,

Estou montando os procedimentos conforme estão no botão  "Pag. Operação Transporte", então surgiu uma dúvida, nesta integração MDFe/CIOT não vai mais precisar ter uma empresa tipo o eFrete para fazer a transação, só tem campos para informação bancária. Ou seria o campo CNPJIPEF que está tag InfBanc que é a Instituição de pagamento Eletrônico do Frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

esta confuso as informações de como adquirir o CIOT, se teremos de utilizar uma IPEF ou se seguimos a interpretação da nota

técnica de que será gerado de forma automática pelo MDFe; Liguei na ANTT 166 confirmaram que a obrigatoriedade é a partir de agora

16/03 e eles não tem conhecimento dessa geração automática pelo SEFAZ disseram para utilizar as IPEF; Outra dúvida também é a de

que começa a valer dia 16/03 as regras da nova resolução da Antt; e só começa a protocolar com as regras do MDFE INTEGRADO em modo

produção no SEFAZ dia 06/04 como fica esse intervalo? Alguém possui uma orientação diferente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Jurisato Junior

Infelizmente ainda é vago essa informação, a minha interpretação é a mesma que a sua, para mim seus argumentos são completamente aceitáveis,

mas eu não posso correr o risco de orientar meu cliente "da forma como interpretei", preciso de algo para me apoiar.

 

E quando entro e contato com a Sefaz eles não respondem. E quando o amigo @ANDRE LUIZ DOS SANTOS liga na ANTT eles batem cabeça e exigem uma IPEF.

 

Acredito que esse seja um dos momentos mais tensos que passei nesse tipo de implementação, simplesmente o prazo é pífio e as regras não são claras.

 

Ademais, agradeço imensamente sua atenção, vocês sempre foram prestativos nesse sentido, agora cabe a nós aguardar "o próximo capitulo" dessa novela.

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Entrando em contato com a efrete, eles me informaram que é possível emitir o CIOT através do site dele, o próprio cliente pode entrar com o certificado e emitir, não precisa nem fazer cadastro.

Assim focaríamos só no MDF-e.

Alguém mais pode confirmar essa informação ?

[09/03/2020 13:54:45] Suporte e-FRETE: Para emitir conosco basta acessar o portal com o certificado digital da transportadora, não precisa nem fazer cadastro. Qualquer dúvida verificar com a equipe de suporte que seus clientes recebem as orientações necessárias para emissão.

Editado por brajan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

Existe uma briga visível entre a ANTT e a SEFAZ.

O componente ACBrMDFe já esta pronto para as alterações publicadas na NT 2020/001 versão 1.03 - MDF-e Integrado.

Como também esta pronto e já temos alguns membros aqui do fórum utilizando o componente ACBrCIOT que acessa o webservice do eFrete.

Portanto, vamos aos testes.

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Italo Jurisato Junior said:

Boa tarde a todos,

Existe uma briga visível entre a ANTT e a SEFAZ.

O componente ACBrMDFe já esta pronto para as alterações publicadas na NT 2020/001 versão 1.03 - MDF-e Integrado.

Como também esta pronto e já temos alguns membros aqui do fórum utilizando o componente ACBrCIOT que acessa o webservice do eFrete.

Portanto, vamos aos testes.

Hoje saiu a homologação do meu sistema (emitindo pelo efrete) utilizando 100% o Acbrciot. 

Amanhã faço os testes com o acbrmdfe para a nova NT e posto aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia;

RESOLUÇÃO Nº 5.873, DE 10 DE MARÇO DE 2020

Art. 1º Alterar o caput do art. 25 da Resolução nº 5.862, de 17 de dezembro de 2019, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 25 As IPEFs terão 90 (noventa) dias para adequar seus sistemas informatizados, a contar da data de entrada em vigor desta Resolução.” (NR)

https://blogdocaminhoneiro.com/2020/03/antt-amplia-novamente-o-prazo-para-ipefs-se-adequarem-ao-ciot-para-todos/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, pcbonetti disse:

Por favor passe o link da fonte oficial dessa informação, pois varri o site da ANTT e não achei

esta no twitter oficial da ANTT;

e só pra compartilhar recebi uma resposta por email da ANTT sobre a questão da geração do CIOT segue:

Prezado(a) Senhor(a) ANDRE LUIZ,

 

Em atenção à mensagem de V. Sª., registrada sob o protocolo nº. 6136532,   informamos que esta Ouvidoria obteve os seguintes esclarecimentos da Gerência de Regulação do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas – GERET.

 O contratante ou, quando houver, o subcontratante do transporte, deverá cadastrar a operação de transporte, com subsequente geração e recebimento do CIOT, por meio de IPEF ou integração dos sistemas dos contratantes ou subcontratantes com os sistemas da ANTT, para as operações de transporte em que são partes (essa última possibilidade só estará disponível em até 240 dias após a vigência da Resolução ANTT nº 5.862/2019).

O cadastramento da Operação de Transporte, com subsequente geração e recebimento do CIOT, será gratuito e deverá ser feito pela internet, mas a IPEF poderá disponibilizar outras soluções associadas ao cadastramento da operação de transporte e geração do CIOT, sendo facultada a cobrança, observado especialmente o disposto no art. 15.

Finalmente, informamos que os cidadãos podem colaborar com o aprimoramento da atuação da ANTT por meio de contribuições apresentadas presencialmente ou por e-mail nos eventos de participação e controle social realizados pela Agência, tais como audiências e consultas públicas. Sua sugestão é muito importante.  Acompanhe os eventos já realizados e os que estão em andamento pelo link: http://www.antt.gov.br

 Permanecemos à disposição.

 Atenciosamente,

 Caio César Nascimento Nogueira

 Ouvidor da ANTT

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em ‎10‎/‎03‎/‎2020 at 14:12, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde a todos,

Existe uma briga visível entre a ANTT e a SEFAZ.

O componente ACBrMDFe já esta pronto para as alterações publicadas na NT 2020/001 versão 1.03 - MDF-e Integrado.

Como também esta pronto e já temos alguns membros aqui do fórum utilizando o componente ACBrCIOT que acessa o webservice do eFrete.

Portanto, vamos aos testes.

Boa tarde.

No caso como fica para quem utiliza o ACBrMonitor PLUS e emite o MDF-e, seria somente informar nos campos os dados do CIOT no XML? Ou poderia gerar o CIOT e depois emitir o MDF-e já com os dados que foram gerados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
21 minutos atrás, DATAC disse:

Boa tarde.

No caso como fica para quem utiliza o ACBrMonitor PLUS e emite o MDF-e, seria somente informar nos campos os dados do CIOT no XML? Ou poderia gerar o CIOT e depois emitir o MDF-e já com os dados que foram gerados?

Neste mesmo sentido surge outra dúvida:

No caso a Geração automática do CIOT, pelo Sistema MDF-e, não se aplica  às Empresas Transportadoras de Cargas (ETC) que emitem o seu próprio MDF-e? Neste caso O CIOT terá que ser providenciado pelos contratantes ou subcontratantes do transportes para depois ser passado à empresa de transporte e serem informados no MDF-e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, robinhovrb disse:

Boa tarde,

No meu entendimento, geração de CIOT pelo MDFe se aplica a Tipo de Emitente 1 ou 3(tpEmit= 1 ou 3).. com somente um DFe...

Sim acredito que está correto, mas no caso a questão é quem deve registrar o CIOT não é a empresa transportadora e sim o contratante. É previsto que todos os contratantes ou subcontratantes de transportes comecem a registrar CIOT por meio de instituições de pagamento habilitadas. E assim informar o número gerado para empresa colocar no MDF-e.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, robinhovrb disse:

Bom dia;

RESOLUÇÃO Nº 5.873, DE 10 DE MARÇO DE 2020

Art. 1º Alterar o caput do art. 25 da Resolução nº 5.862, de 17 de dezembro de 2019, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 25 As IPEFs terão 90 (noventa) dias para adequar seus sistemas informatizados, a contar da data de entrada em vigor desta Resolução.” (NR)

https://blogdocaminhoneiro.com/2020/03/antt-amplia-novamente-o-prazo-para-ipefs-se-adequarem-ao-ciot-para-todos/

Obrigado pela informação. Verifiquei no site do Diário Oficial da União e realmente a resolução foi publicada lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1465 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.