Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

acbrinstall erro ao compilar ACBr_NFSeDanfseFR


  • Este tópico foi criado há 1464 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ola, boa madrugada a todos...

Acabamos de efetuar a atualização via SVN e estamos encontrando dificuldades na instalação dos pacotes atualizados...

Antes de iniciarmos a instalação, rodamos via prompt com propriedades de (administrador) o apagarAcbr.bat baixado via SVN e removemos (manualmente) os pacotes da IDE e LibraryPath;

Obs. o erro ocorreu no pacote DANFSeFR... mas os outros pacotes referente o FastReport foram compilados com sucesso... devido a isso imagino que nao seja a versao do nosso Fast(5),
Nosso ultimo update via SVN foi em 02/09/2019 e se voltarmos nosso backup, todos os componentes são compilados e instalados corretamente...

Segue log contendo msg de erro, e arquivo completo em anexo; ao rodar o ACBrInstall_Trunk2.exe (baixado no SVN)

Pacote "ACBr_NFSeDanfseFR.dpk" compilado com sucesso.
Cleaning package cache for DCLACBr_NFSeDanfseFR.bpl
Cleaning ok
Compiling package D:\Projetos\_Componentes\ACBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk
"C:\Program Files (x86)\Embarcadero\RAD Studio\16.0\bin\dcc32.exe" "D:\Projetos\_Componentes\ACBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk"
Embarcadero Delphi for Win32 compiler version 29.0
Copyright (c) 1983,2015 Embarcadero Technologies, Inc.
D:\Projetos\_Componentes\ACBr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\PCNNFSe\pnfsConversao.pas(18708) Fatal: E2411 Unit ACBrNFSeDANFSeFR in package ACBr_NFSeDanfseFR refers to unit pnfsConversao which is not found in any package.  Packaged units must refer only to packaged units
Compilation failure
Erro ao compilar o pacote "DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk".
Abortando... Ocorreram erros na compilação dos pacotes.

 

Abraço a todos...

log_Delphi_XE8_Win32.txt

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
7 horas atrás, rofresi disse:

Obs. o erro ocorreu no pacote DANFSeFR... mas os outros pacotes referente o FastReport foram compilados com sucesso... devido a isso imagino que nao seja a versao do nosso Fast(5),
Nosso ultimo update via SVN foi em 02/09/2019 e se voltarmos nosso backup, todos os componentes são compilados e instalados corretamente...

Alguma alteração local nos teus fontes? Na pasta de pacotes?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
21 minutos atrás, rofresi disse:

Bom dia... nenhuma alteração especifica... tanta na pasta baixada quanto na anterior que temos Bkp; 

Bom dia.

Muito estranho que não consegui reproduzir esse erro nem no Delphi Berlin, nem no Rio, nem no Delphi 7 que tenho aqui.

Mas enviei uma alteração na revisão 19295. Queira por favor atualizar e testar novamente.

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Isso aconteceu comigo ontem quando tentei atualizar.

Eu costumo atualizar toda semana. Antes de voltar para a versão da segunda-feira passada, 24/02, eu tentei várias vezes a instalação pelo instalador com a opção "Remover arquivos antigos do disco" marcada. Ainda assim o erro permaneceu.

Quando voltei pra versão do dia 24, compilou normalmente. 

Analisando o log na pasta do AcBrNFse notei a seguinte alteração no dia 26:

"*GRANDE ALTERAÇÃO SEPARANDO PACOTES EM DESIGN E RUNTIME*
[*] Diversos pacotes foram separados em design e runtime. Os pacotes designtime são iniciados por "DCLACBr".
Essa separação é em especial necessária para desenvolvimento para outras plataformas diferentes de Win32.
O ACBrInstall já está pronto pra esses pacotes.

Alguns pacotes do Lazarus foram afetados apenas devido a criação de arquivos ACBr_XXXXXReg.pas que ficam responsáveis pela instalação do componente na IDE. 
Em especial o pacote ACBr_NFCe_DanfeRL.lpk foi removido. Os componentes dele agora se encontram no pacote ACBr_NFe_DanfeRL.lpk"

Não tentei nenhuma correção, pois não tenho conhecimento aprofundado do assunto, mas acho que compartilhar essa situação possa ajudar alguém a chegar numa solução.

Edit: Uso o Delphi X8

Editado por kurtslucas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Agora, kurtslucas disse:

Bom dia.

Isso aconteceu comigo ontem quando tentei atualizar.

Eu costumo atualizar toda semana. Antes de voltar para a versão da segunda-feira passada, 24/02, eu tentei várias vezes a instalação pelo instalador com a opção "Remover arquivos antigos do disco" marcada. Ainda assim o erro permaneceu.

Quando voltei pra versão do dia 24, compilou normalmente. 

Analisando o log na pasta do AcBrNFse notei a seguinte alteração no dia 26:

"*GRANDE ALTERAÇÃO SEPARANDO PACOTES EM DESIGN E RUNTIME*
[*] Diversos pacotes foram separados em design e runtime. Os pacotes designtime são iniciados por "DCLACBr".
Essa separação é em especial necessária para desenvolvimento para outras plataformas diferentes de Win32.
O ACBrInstall já está pronto pra esses pacotes.

Alguns pacotes do Lazarus foram afetados apenas devido a criação de arquivos ACBr_XXXXXReg.pas que ficam responsáveis pela instalação do componente na IDE. 
Em especial o pacote ACBr_NFCe_DanfeRL.lpk foi removido. Os componentes dele agora se encontram no pacote ACBr_NFe_DanfeRL.lpk"

Não tentei nenhuma correção, pois não tenho conhecimento aprofundado do assunto, mas acho que compartilhar essa situação possa ajudar alguém a chegar numa solução.

 

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
57 minutos atrás, kurtslucas disse:

Atualizei aqui para a última versão e o erro continua.

Segue anexo o log do instalador.

log_Delphi_XE8_Win32.txt 32 kB · 2 downloads

Tudo indica que há alterações locais, ou que o Delphi está pegando os arquivos *.dcp incorretos.

Vejam, a mensagem de erro significa o seguinte: "No pacote ACBr_NFSeDanfseFR,  a unit ACBrNFSeDANFSeFR se refere a unit pnfsConversao. Mas a unit pnfsConversao não está em nenhum pacote."

Mas a unit pnfsconversao está no pacote ACBr_NFSe:

image.png

E o pacote ACBr_NFSe é requisito tanto do pacote DCLACBr_NFSeDanfseFR como do ACBr_NFSeDanfseFR que estão sendo compilados.

Assim, a conclusão mais lógica é que ou há alterações locais nos pacotes, ou que o Delphi está pegando os arquivos *.dcp incorretos. Talvez por uma configuração incorreta de path.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema está ocorrendo no próprio instalador da ACBr, não estamos conseguindo testar no delphi. Quando vamos instalar os pacotes da o seguinte erro : 

 

Compiling package D:\ACBR\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk
"C:\Program Files (x86)\Embarcadero\RAD Studio\10.0\bin\dcc32.exe" "D:\ACBR\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk"
Embarcadero Delphi for Win32 compiler version 24.0
Copyright (c) 1983,2012 Embarcadero Technologies, Inc.
D:\ACBR\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\PCNNFSe\pnfsConversao.pas(18708) Fatal: E2411 Unit ACBrNFSeDANFSeFR in package ACBr_NFSeDanfseFR refers to unit pnfsConversao which is not found in any package.  Packaged units must refer only to packaged units
Compilation failure
Erro ao compilar o pacote "DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk".
Abortando... Ocorreram erros na compilação dos pacotes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EMBarbosa disse:

Tudo indica que há alterações locais, ou que o Delphi está pegando os arquivos *.dcp incorretos.

 

Eu até tinha chegado a checar se o caminho estava apontando corretamente e estava, o arquivo encontra-se no caminho correto.

Vou fazer um novo teste apagando todos os arquivos locais da minha pasta Trunk2 e fazendo novamente a atualização e instalação.

Obrigado pelas orientações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, kurtslucas disse:

Eu até tinha chegado a checar se o caminho estava apontando corretamente e estava, o arquivo encontra-se no caminho correto.

Vou fazer um novo teste apagando todos os arquivos locais da minha pasta Trunk2 e fazendo novamente a atualização e instalação.

Obrigado pelas orientações. 

Fiz exatamente esse teste e continua o erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após apagar dos os arquivos da pasta local do AcBr e baixar os arquivos novamente, tentei a instalação e o erro persistiu.

Com isso podemos eliminar a hipótese de alteração nos arquivos locais.

Como posso verificar se o Delphi está pegando os arquivos *.DCP corretos?

Notei que os arquivos *.DCP são gerados na pasta C:\AcBr\Lib\Delphi\LibD22\Win32

Abri o Delphi para conferir a Library Path e este é o primeiro caminho adicionado pelo Instalador do AcBr.

image.png.95e5314a45208dbd96fc4719ce1c76f4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
57 minutos atrás, kurtslucas disse:

Após apagar dos os arquivos da pasta local do AcBr e baixar os arquivos novamente, tentei a instalação e o erro persistiu.

Com isso podemos eliminar a hipótese de alteração nos arquivos locais.

Isso só é verdade se não houver mais arquivos do ACBr em nenhuma pasta do computador. O Delphi pode estar encontrando os arquivos incorretos por meio de um dos path.

56 minutos atrás, kurtslucas disse:

tei que os arquivos *.DCP são gerados na pasta C:\AcBr\Lib\Delphi\LibD22\Win32

Esses são os que são gerados pelo instalador que devem estar corretos se seus arquivos fontes locais estão corretos.

58 minutos atrás, kurtslucas disse:

Abri o Delphi para conferir a Library Path e este é o primeiro caminho adicionado pelo Instalador do AcBr.

Isso parece correto. Mas o library path é só um dos lugares que o Delphi verifica. O Enviroment Path também pode estar alterado.

Gostaria apenas que entendessem que eu estou tentando mas ainda não consigo reproduzir aqui esse problema.

Talvez vocês queiram tentar compilar o pacote manualmente para testar.

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço demais sua atenção @EMBarbosa

17 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Isso só é verdade se não houver mais arquivos do ACBr em nenhuma pasta do computador

Neste caso, eu pesquisei por "ACBR" no AgentRansak para ver onde tanto havia ocorrências de arquivos e pastas do Acbr na minha máquina excluindo a pasta do ACBR na pesquisa. 

Em outras pastas realmente existem referências a arquivos do Acbr, mas são os *.INI, *.RC, *.RES, *.DCU e *.LOG.

image.thumb.png.ef18020f552543dc72b2d51c9485eeff.png

O estranho é que quando volto a versão para a revisão antes dessa alteração a instalação ocorre normalmente mesmo se eu não excluir os arquivos do disco.

41 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Talvez vocês queiram tentar compilar o pacote manualmente para testar.

Tive que voltar a instalação para a versão que ainda funciona aqui na minha máquina para atender algumas pendências aqui da empresa. Mas prometo fazer essa teste quando for possível.

Mais uma vez, agradeço pela sua disposição em ajudar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, boa tarde.

Fiz o teste solicitado de compilar os pacotes ACBr_NFSeDanfseFR.dpkDCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk a parte.

image.png.76adc56cc2cbd728394e0988b189b8f5.png

Sempre faço a instalação total do AcBr, e dessa vez, desmarquei o pacote com problema e a instalação correu normal até o fim.

Em seguida, abri o Delphi para compilar manualmente os pacotes.

Notei que logo que ao abrir no Delphi, ambos os pacotes sofrem alteração local na minha máquina. 

Aparece as mensagens:

Upgrading project C:\AcBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\ACBr_NFSeDanfseFR.dpk to C:\AcBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\ACBr_NFSeDanfseFR.dproj.
Upgrading project C:\AcBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk to C:\AcBr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\DCLACBr_NFSeDanfseFR.dproj.

image.png.95142fc101580fe57b69a617129c8aee.png

Vou deixar anexos para que possam ser analisados.

DCLACBr_NFSeDanfseFR.resDCLACBr_NFSeDanfseFR.dpkACBr_NFSeDanfseFR.resACBr_NFSeDanfseFR.dpk

O testes que executei:

  1. Primeiro teste:
    • Compilar o ACBr_NFSeDanfseFR.dpk [OK];
    • Compilar o DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk [Falha]
      • [dcc32 Fatal Error] pnfsConversao.pas(18708): E2411 Unit ACBrNFSeDANFSeFR in package ACBr_NFSeDanfseFR refers to unit pnfsConversao which is not found in any package.  Packaged units must refer only to packaged units
  2. Segundo teste:
    • Deletei os arquivos e baixei as versões do SVN;
    • Após abrir no Delphi e sofrem as alterações, fechei o Delphi, e removi as diferenças dos arquivos, deixando-os como no SVN (não fiz nenhuma alteração nos demais arquivos criados pelo Delphi);
    • Compilar o ACBr_NFSeDanfseFR.dpk [OK];
    • Compilar o DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk [Falha]
      • [dcc32 Fatal Error] ACBrNFSeNotasFiscais.pas(40): F2613 Unit 'Dialogs' not found.
    • Ao tentar um Build no DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk [Falha]
      • [dcc32 Fatal Error] pnfsConversao.pas(18708): E2411 Unit ACBrNFSeDANFSeFR in package ACBr_NFSeDanfseFR refers to unit pnfsConversao which is not found in any package.  Packaged units must refer only to packaged units;
  3. Terceiro teste:
    • Tentar novamente a instalação do AcBr para verificar se ocorre a mesma alteração local que notei manualmente
      • Não ocorre nenhuma alteração nos fontes, única coisa é que cria uma arquivo *.cfg para cada pacote

 

Ainda não consegui nenhuma forma de compilar estes pacotes. Não entendi o motivo do Delphi realizar alteração nesses arquivos assim que o abre. 

Espero que meus arquivos possam ajudar de alguma forma. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
21 minutos atrás, kurtslucas disse:

Ainda não consegui nenhuma forma de compilar estes pacotes. Não entendi o motivo do Delphi realizar alteração nesses arquivos assim que o abre. 

Exceto a mensagem "Packaged units must refer only to packaged units", todo o resto relatado é normal, a IDE aparentemente não é capaz de entender as diretivas de compilação no .dpk, o .dproj sempre é gerado quando o Delphi não o encontra, e nos Delphi mais recentes é preciso adicionar Vcl ao unit scope names no projeto pra ele identificar a unit Dialogs.

Outro comportamento ao você compilar o pacote diretamente no Delphi é que ele gera a bpl em pasta diferente do instalador, geralmente na C:\Users\Public, por isso sempre é bom fazer uma limpeza nas bpl do ACBr dessa pasta antes de usar o instalador pra evitar conflitos que provavelmente é o que está acontecendo.

O que acontece se você tentar compilar os pacotes ACBr_NFSe.dpk e DCLACBr_NFSe pelo Delphi antes dos pacotes do DANFSE?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Ocorreu o mesmo problema comigo.

Instalando manualmente o pacote DCLACBr_NFSeDanfseFR, verifiquei que a unica alteração nos fontes da unit pnfsConversao.pas, além dos comentários, foi a inclusão da uses ACBrBase. Então comentei essa uses no arquivo pnfsConversao.pas e compilou sem erros. 

Com isso consegui fazer a instalação manual desse pacote  DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk

Fiz os testes de impressão da Nota de Serviço e por enquanto está funcionando normalmente.

 

Editado por Rodrigo - Dataprime
  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BigWings disse:

O que acontece se você tentar compilar os pacotes ACBr_NFSe.dpk e DCLACBr_NFSe pelo Delphi antes dos pacotes do DANFSE?

Fiz o teste...

  1. Instalei todos os pacotes, exceto ACBr_NFSeDanfseFR, pelo instalador;
  2. Abri o delphi e:
    • Compilei o ACBr_NFSe.dpk [OK];
    • Compilei o DCLACBr_NFSe.dpk [OK];
    • Compilar o ACBr_NFSeDanfseFR.dpk [OK];
    • Compilar e Instalar o DCLACBr_NFSeDanfseFR.dpk [Ok].

Deu certo fazendo estes procedimentos.

Vou anexar os arquivos com as alterações que o Delphi Faz, más é realmente o que o amigo @BigWings falou, basicamente não identifica as diretivas do DPK.

DCLACBr_NFSe.resDCLACBr_NFSe.dpkDCLACBr_NFSeDanfseFR.resDCLACBr_NFSeDanfseFR.dpkACBr_NFSeDanfseFR.resACBr_NFSeDanfseFR.dpkACBr_NFSe.resACBr_NFSe.dpk

Agradeço aos amigos pelas sugestões.

 

Edit: Só lembrando que acessei o diretório C:\Users\Public para pegar as BPLs geradas nesse processo, e as movi para a pasta Lib do Acbr.

Editado por kurtslucas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, Ana Paula Fernandes de Souza disse:

Atualizei a ACBr hoje (09/03/2020), e ainda continua com o erro.

Você verificou se tem arquivos do ACBr fora da pasta ACBr?

Por exemplo nos subdiretórios da pasta C:\Users\Public ou na pasta do seu projeto.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1464 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.