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dev botao

Objetos: Saber se é a mesma instância - Chupa essa manga


Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 1496 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

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Olá estou quebrando a cabeça.

Preciso armazenar um objeto e depois comparar se é ele mesmo. parece simples, mas tem umas pegadinhas, veja abaixo:

var
  A, B: TObject;
begin
  A := TObject.Create;
  B := A;

  A.Free;
  A := TObject.Create;
  // Agora A é outro objeto

  ShowMessage(             
    BoolToStr(A = B, True)
    );
 
//Exibe "True"

end;

Como assim?  Eu sei... O operador "=" apenas compara se os endereços na memória são iguais, e como  variáveis são ponteiros pra endereços de memória, deve ser porque o mesmo endereço onde  A estava armazenado é "aproveitado" para armazenar o novo objeto.

Mais uns testes:

var
  A, B, C: TObject;
begin

  A := TObject.Create;
  B := A;

  A.Free;

  C := TObject.Create;
  //C é outro objeto

  ShowMessage(             
    BoolToStr(A = C, True) 
    ); //Exibe "True"

  ShowMessage(             
    BoolToStr(Pointer(A) = Pointer(C), True) 
    ); //Exibe "True"

  ShowMessage(             
    BoolToStr(A.Equals(C), True) 
    );  //Exibe "True"

end;

Mas e agora? Usei variáveis diferentes(A e C), continua sendo o mesmo endereço.  O objeto C é criado no mesmo endereço onde estava armazenado A.

Os objetos são iguais, mas não são a mesma instância.

Preciso saber se é a mesma instância. 

Tem alguma maneira sem ter que dar um B:=nil, visto que onde destruo A não tenho acesso a B, e se possível sem ter que alterar a classe original, adicionando uma referencia ou algo do tipo.

Editado por Delcio
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  • Fundadores

no FPC existe TObject.Equals

mas a ideia é semelhante...

      function TObject.Equals(Obj: TObject) : boolean;
        begin
          result:=Obj=Self;
        end;
                   

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
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  • Fundadores
  • Solution

Acho que a melhor solução.... seria trocar:

A.Free;

por

FreeAndNil(A);

pois nesse caso,  "A" deixará de apontar para a memória (que foi liberada)

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  • Consultores
1 hora atrás, Delcio disse:

Como assim?  Eu sei... O operador "=" apenas compara se os endereços na memória são iguais, e como  variáveis são ponteiros pra endereços de memória, deve ser porque o mesmo endereço onde  A estava armazenado é "aproveitado" para armazenar o novo objeto.

Nessa comparação os objetos são os mesmos. Não entendi sua dúvida. A e B são o mesmo objeto no mesmo endereço. O resultado True está correto.

1 hora atrás, Delcio disse:

.  O objeto C é criado no mesmo endereço onde estava armazenado A.

Os objetos são iguais, mas não são a mesma instância.

Você deu Free no objeto A. Liberou a memória indicando que ela pode ser utilizada por outro objeto. Como o objeto C é instanciado depois da liberação da memória, ele pode usar o mesmo endereço. O resultado vai ser igual.

Usar FreeAndNil vai ser a solução mais simples pro seu problema.

Mas sinceramente, acho que você está indo num caminho incorreto. Me parece que há violação de princípios de orientação a objetos. Seu código não deveria precisar desse tipo de comparação.

O que você está realmente tentando fazer? Que problema você está tentando resolver?

 

 

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6 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Nessa comparação os objetos são os mesmos. Não entendi sua dúvida. A e B são o mesmo objeto no mesmo endereço. O resultado True está correto.

Os objetos são "iguais", mas não deveriam ser o "mesmo", pois são instancias diferentes. Isso causa confusão e foi motivo de um bug em nosso sistema.

24 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

FreeAndNil(A);

Também pensei em FreeAndNil, mas tem que ser em B, o problema é que não tenho acesso a B onde libero A. Veja:

var
  A, B: TObject;
begin
  A := TObject.Create;
  B := A;

  FreeAndNil(A);
  A := TObject.Create;
  // Agora A é outro objeto


  ShowMessage(             
    BoolToStr(A = B, True) 
    ); //True
end;
9 minutos atrás, EMBarbosa disse:

O que você está realmente tentando fazer? Que problema você está tentando resolver?

Preciso armazenar um determinado objeto e depois, em outro local da aplicação preciso verificar se ele continua sendo o mesmo, não se é igual, mas se é a mesma instancia anterior.

Já contornei o problema original, mas não achei a solução ideal, deveria haver algo como TObject.SameInstance, já que o operador "=" só verifica se  o ponteiro das duas variáveis é o mesmo, e sim ele é o mesmo, mas os objetos não,  já que o primeiro foi destruído e  e criado novamente. 

Mas eu intendi, o operador é de igual,  e não de "mesmo": Dois carros iguais não significa que são o mesmo carro.

Mas achei interessante deixar este problema exposto para que outros não caiam nesta "arapuca".

Resolvi mais ou menos assim:

type
  TTest = class
  private
    FVar: Pointer;
  public
    constructor Create(var CheckInstanceVar); virtual;
    destructor Destroy; override;
  end;

constructor TTest.Create(var CheckInstanceVar);
begin
  inherited Create;
  FVar := @CheckInstanceVar;
end;

destructor TTest.Destroy;
begin
  inherited;
  if FVar = Self then
    FVar := nil;
end;

...

var
  A, B, C: TTest;
begin
  A := TTest.Create(B);

  A.Free;
  A := TTest.Create(C);
  // Agora A é outro objeto

  ShowMessage(             //
    BoolToStr(A = B, True) //
    );

end;

 

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  • Fundadores
9 minutos atrás, Delcio disse:

Também pensei em FreeAndNil, mas tem que ser em B, o problema é que não tenho acesso a B onde libero A. Veja:

var
  A, B: TObject;
begin
  A := TObject.Create;
  B := A;

  FreeAndNil(A);
  A := TObject.Create;
  // Agora A é outro objeto


  ShowMessage(             
    BoolToStr(A = B, True) 
    ); //True
end;
 

Isso parece errado... você não deveria reaproveitar variáveis, dessa maneira...

Me parece que o seu modelo de codificação não está definindo muito bem as responsabilidade de cada método... O método que cria o objeto, deveria ser o mesmo responsável por liberá-lo ...

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16 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Isso parece errado... você não deveria reaproveitar variáveis, dessa maneira..

Usei esse código apenas como exemplo, no meu caso nem reaproveito a variável, mas o erro acontece de forma semelhante ao exposto, pois o endereço da memoria do objeto que foi armazenado para posterior comparação é ocupado pelo novo objeto, e quando comparo usando "=" retorna True, mesmo sendo uma nova instância, pois aponta para o mesmo endereço da instancia anterior. 

No meu caso  a destruição/criação do objeto depende de fatores que não posso controlar, como a interação do usuário.

Resolvi armazenando uma referência para comparação no próprio objeto; 

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  • Fundadores
43 minutos atrás, Delcio disse:

No meu caso  a destruição/criação do objeto depende de fatores que não posso controlar, como a interação do usuário.

Se você fala de Threads... é comum usar FreeOnTerminate, para que ela mesma faça a limpeza... nesse caso, o endereço de memória onde ela está não é importante...

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1 hora atrás, Delcio disse:

", pois são instancias diferentes. Isso causa confusão e foi motivo de um bug em nosso sistema.

Acho que você não entendeu essa parte ainda. A e B são a mesma instância. São variáveis diferentes apontando pro mesmo objeto, mesmo endereço de referência.

1 hora atrás, Delcio disse:

", pois são instancias diferentes. Isso causa confusão e foi motivo de um bug em nosso sistema.

Nesse caso B pode continuar apontando para A  dependendo das opções do compilador. Veja:


type
  TMyClass = class(TObject)
  private
    { private declarations }
    Fs: string;
  end;

var
  A, B: TMyClass;
begin
    A := TMyClass.Create;
    B := A;

    A.Fs := 'Sou A';

    ShowMessage(B.Fs);

    FreeAndNil(A);

     A := TMyClass.Create;
      A.Fs := 'Sou NOVO A';
  // Agora A é outro objeto


  ShowMessage(
    BoolToStr(A = B, True)
    ); //True

    ShowMessage(B.Fs);
end.

 

1 hora atrás, Delcio disse:

Preciso armazenar um determinado objeto e depois, em outro local da aplicação preciso verificar se ele continua sendo o mesmo, não se é igual, mas se é a mesma instancia anterior.

Continuo sem saber o que você quer fazer. Você está explicando qual a implementação quer alcançar e não o objetivo...

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1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Acho que você não entendeu essa parte ainda. A e B são a mesma instância. São variáveis diferentes apontando pro mesmo objeto, mesmo endereço de referência.

Entendi sim,  as duas variáveis estão apontando para o mesmo endereço, e é justamente isso que causa a confusão, no final do código as duas variáveis estão armazenando o mesmo objeto.

Exatamente isso que impede eu comparar se "A" é igual a instância que eu tinha anteriormente e referenciei em "B".

O que eu precisava era uma forma de saber se meu "A" é a mesma instância de antes. Não me atentei a esse detalhe de endereçamento, e isso causou o problema;

Resumindo: Uma variável armazena uma referência a um endereço, e não o objeto em si.

 

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3 horas atrás, Delcio disse:

Resumindo: Uma variável armazena uma referência a um endereço, e não o objeto em si.

Bem, isso sempre foi assim... mas se você não sabia, posso entender sua confusão...

6 horas atrás, Delcio disse:

Resolvi mais ou menos assim:

Esse código me parece incorreto...  Você não colocou o "B:= A" e por isso o código vai dar false...

Ainda não consegui entender o que você quer fazer, mas não me parece que esse código realmente vai resolver seu problema...

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3 horas atrás, EMBarbosa disse:

Esse código me parece incorreto...  Você não colocou o "B:= A" e por isso o código vai dar false...

Verdade, acabei não testando o código de exemplo antes de postar e esqueci de umas coisas;

O correto é esse:

type
  TTest = class
  private
    FVar: Pointer;
  public
    constructor Create(var CheckInstanceVar); virtual;
    destructor Destroy; override;
  end;

constructor TTest.Create(var CheckInstanceVar);
begin
  inherited Create;
  FVar := @CheckInstanceVar;
end;

destructor TTest.Destroy;
begin
  if TTest(FVar^) = Self then
    Pointer(FVar^) := nil;
  inherited;
end;

...
var
  A, B: TTest;
begin
  A := TTest.Create(B);

  B:= A;

  A.Free;
  A := TTest.Create(B);
  // Agora A é outro objeto

  ShowMessage(             //
    BoolToStr(A = B, True) //
    );

end;

Basicamente armazeno um ponteiro para a variável no objeto para que possa setar a variável para nil ao destruir o objeto;

Lembrando que esse código é somente um exemplo, usei esse artifício em uma implementação bastante complexa, onde A pode ser destruído e criado indiscriminadamente e depois preciso saber se A continua sendo a mesma instância do início;

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  • Consultores
16 horas atrás, Delcio disse:

armazeno um ponteiro para a variável no objeto para que possa setar a variável para nil ao destruir o objeto;

Pra mim continua com problemas de design.

  • O que você fez foi um FreeAndNil em A;
  • O Create de A tem acesso a B que nem foi criado ainda;
  • B continua podendo gerar Access Violations depois de A ser destruído;

Mas se resolveu seu problema...

 

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