Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Violação de Acesso ao utilizar método Assign no Grupo de Medicamentos da NFe


Clayton Alves
Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 1473 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ao trabalhar com cópias de TMedCollection utilizando o método Assign da forma que está atualmente obtenho uma Violação de Acesso ao liberar minha cópia.

Isso acontece porque não existe implementado um método Assign na classe TMedCollection, o que faz com que a cópia utilize a referência de TMedCollectionItem e não uma cópia da instância.

Segue anexo código corrigido.

pcnNFe.pas

 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Sua Unit está desatualizada em relação aos fontes atuais do SVN...

Mas o problema não parece ser esse pois

TMedCollection -> TACBrObjectList -> TObjectList -> TList

e em TList existe a implementação do método "Assign"

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, TList possui um método Assign que não cria cópias das Instâncias de TMedCollectionItem, causando o problema.

Em outras palavras, o Assign do TList não chama o Assign de cada TMedCollectionItem.

Realmente não estou com os fontes atualizados, mas basicamente o que está faltando é esta implementação:

procedure TMedCollection.Assign(Source: TMedCollection);
var
  I: Integer;
begin
  Self.Clear;
  for I := 0 to Source.Count - 1 do
    Self.New.Assign(Source.Items[I]);
end;

 

 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

É um comportamento herdado do TObjectList, quando você chama o Assign não são criados novos objetos, como o seu código faz, e sim simplesmente adicionados a referência a eles.

Pra não ter o AV, você pode fazer:

var
  MedicamentosA: TMedCollection;
  MedicamentosB: TMedCollection;
begin
  MedicamentosA := TMedCollection.Create(False);
  MedicamentosB := TMedCollection.Create;

Assim os elementos da lista serão destruídos apenas na chamada a MedicamentosB.Free;

  • Curtir 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, BigWings said:

É um comportamento herdado do TObjectList, quando você chama o Assign não são criados novos objetos, como o seu código faz, e sim simplesmente adicionados a referência a eles.

Pra não ter o AV, você pode fazer:


var
  MedicamentosA: TMedCollection;
  MedicamentosB: TMedCollection;
begin
  MedicamentosA := TMedCollection.Create(False);
  MedicamentosB := TMedCollection.Create;

Assim os elementos da lista serão destruídos apenas na chamada a MedicamentosB.Free;

Entendo. Mas o exemplo que dei foi bem simplificado propositalmente para deixar mais claro o problema.

No caso real, eu não instancio um TMedCollection. Eu tenho uma instancia de TDetCollectionItem, que por sua vez tem uma instância de TProd que por sua vez tem uma instancia de TMedCollection.

Neste cenário, utilizar o Assign de TDetCollectionItem com outro TDetCollectionItem e posteriormente realizar o Free irá disparar o AV da mesma forma.

 

 

 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
11 horas atrás, Clayton Alves disse:

No caso real, eu não instancio um TMedCollection. Eu tenho uma instancia de TDetCollectionItem, que por sua vez tem uma instância de TProd que por sua vez tem uma instancia de TMedCollection.

Neste cenário, utilizar o Assign de TDetCollectionItem com outro TDetCollectionItem e posteriormente realizar o Free irá disparar o AV da mesma forma.

O TDetCollection não tem a implementação do Assign, você teria um AV já no TDetCollection.

O mais indicado nesse caso seria realizar essa implementação no TACBrObjectList.

Só é preciso definir qual o comportamento esperado do Assign nessas classes:

- Criar novos objetos na nova lista e copiar o conteúdo.

- Seguir a implementação de TObjectList e apenas incluir a referência ao mesmo objeto, propagando o parâmetro de não destruir os itens para as classes filhas.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, BigWings said:

O TDetCollection não tem a implementação do Assign, você teria um AV já no TDetCollection.

O mais indicado nesse caso seria realizar essa implementação no TACBrObjectList.

Só é preciso definir qual o comportamento esperado do Assign nessas classes:

- Criar novos objetos na nova lista e copiar o conteúdo.

- Seguir a implementação de TObjectList e apenas incluir a referência ao mesmo objeto, propagando o parâmetro de não destruir os itens para as classes filhas.

@BigWings sim, o TDetCollection dispara o AV da mesma forma. Veja o projeto de exemplo em anexo.

Na minha interpretação, a semântica do método Assign é de Copiar e não de Mover.

Conforme consta na documentação do Freepascal:

"Assign copies the contents of Source to Self, if the classes of the destination and source classes are compatible."

E da embarcadero:

"Copies the contents of another, similar object."

Sim, as documentações falam do método Assign da classe TPersistent mas não estou me referindo a implementação e sim a semântica.

Exemplo que dispara o AV:

program Project1;

{$APPTYPE CONSOLE}

uses
  //FastMM4,
  SysUtils,
  pcnNFe;

var
  Det1, Det2: TDetCollection;
begin
  Det1 := TDetCollection.Create;
  Det2 := TDetCollection.Create;

  Det1.New;

  Det2.Assign(Det1); // Move algumas referências, quando na verdade deveria copiar.

  WriteLn('Liberando Det1');
  Det1.Free;

  WriteLn('Liberando Det1');
  Det2.Free; // <- Access Violation

  WriteLn('Fim');
end.

 

Seleção_021.png

Project1.dpr

 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
  • Solution

É uma interpretação... mas pense... se hoje os programadores entende que o Assign é para copiar os objetos (e não duplica-los), e se nós mudamos para ele duplicar...  Teremos um monte de usuários com MemoryLeak

Na implementação do FPC e Delphi, de Assign para o TList, você pode escolher qual o comportamento do Assign
 

Observe que o código padrão do Delphi/FPC de TList.Assign, é apenas Copiar a referência dos objetos da lista, e não duplica-los...

    procedure Assign(ListA: TList; AOperator: TListAssignOp = laCopy; ListB: TList = nil);

  TListAssignOp = (laCopy, laAnd, laOr, laXor, laSrcUnique, laDestUnique);

...
    // on with the show
  case AOperator of

    // 12345, 346 = 346 : only those in the new list
    laCopy:
      begin
        Clear;
        Capacity := LSource.Capacity;
        for I := 0 to LSource.Count - 1 do
          Add(LSource[I]);
      end;

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutes ago, Daniel Simoes said:

se hoje os programadores entende que o Assign é para copiar os objetos (e não duplica-los), e se nós mudamos para ele duplicar...  Teremos um monte de usuários com MemoryLeak

Especificamente no caso do TMedCollection não teriam memory leak já que o TMedCollection é uma TObjectList que é dona de seus itens, ou seja, os itens serão liberados junto com a coleção no momento da liberação.

Por fim o trecho abaixo resolveu meu problema de AV, mas é um "workaround" e acredito que a não duplicação desses itens possa ocasionar problemas no futuro.

   FProd.Assign(ItemXML.Prod);

   // Ajuste técnico
   FProd.med.OwnsObjects := False;
   FProd.med.Clear;
   FProd.med.OwnsObjects := True;

Agradeço o tempo de vocês.

Editado por Clayton Alves
 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
1 minuto atrás, Clayton Alves disse:

Por fim o trecho abaixo resolveu meu problema de AV, mas é um "workaround" e acredito que a não duplicação desses itens possa ocasionar problemas no futuro.

 Creio que não... afinal estamos seguinte o mesmo padrão que sempre existiu no TList e seus descendentes...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1473 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.