Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Aplicação travada prendendo o arquivo "acbrecf001.buf"


Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 616 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Usamos as estruturas de ECFVirtual para emissão de NFC-e, e estou com um problema em um único cliente onde todos os PDV's dele simplesmente travam em alguns momentos.
O que percebi até então:

- Isso ocorre no momento da impressão do comprovante TEF. 
- A transação é aprovada, o problema ocorre na impressão do comprovante.
- Se tenta encerrar o processo do PDV pelo gerenciador de tarefas do windows, não é possível finaliza-lo.
- Ao iniciar um outro processo do PDV, ocorrem vários erros por conta do arquivo "acbrecf001.buf" estar em uso, pois o processo do PDV que travou ainda não foi encerrado.
- O cliente usa uma VPN para conexão com o SiTEF.

Já fizemos várias melhorias no sistema e várias tentativas de correções pra esse problema nesses PDV's em específico, mas ainda não conseguimos encontrar um padrão de quando isso ocorre e nem o que está causando isso.

O que imagino é que por conta de algum outro processo, o PDV trava e consequentemente prende o arquivo acbrecf001.buf, fazendo com que seja necessário reiniciar a máquina para poder utilizar novamente o PDV.

Alguém tem alguma dica do que mais posso verificar pra corrigir isso? Ou talvez alguém já passou por esse problema?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

creio que seu problema esteja em que na NFC-e está usando o spooler da impressora pra imprimir e dai está chamando a finalização do TEF também nesse momento e ambos estão tentando acessar a impressora ocorrendo o problema

 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @Juliomar Marchetti!

Mas nesse caso, o spooler não deveria resolver isso? Não tenho muito conhecimento sobre, mas ele não é tipo uma fila de impressão?

Se não for isso, tem alguma dica de como posso solucionar isso? Pois de fato ele envia a impressão da NFC-e e em seguida a impressão dos comprovantes TEF, mas preciso fazer essas duas operações mesmo. Há alguma outra forma de enviar essas duas impressões?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 07/04/2020 at 09:31, Edmilson Santin disse:

O que imagino é que por conta de algum outro processo,

Algum antivírus, ou aplicativo de segurança bancária na máquina? Isso explicaria o travamento.
Outra possibilidade é a aplicação ser multithreading e estar havendo Deadlocks ou conflitos de lock.

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2020 at 20:36, Juliomar Marchetti disse:

Usa ESCPOS e veja senão resolve e até melhora

Usamos ESCPOS, Juliomar, mas mesmo assim ocorre.

22 horas atrás, EMBarbosa disse:

Algum antivírus, ou aplicativo de segurança bancária na máquina? Isso explicaria o travamento.
Outra possibilidade é a aplicação ser multithreading e estar havendo Deadlocks ou conflitos de lock.

Foi verificado e não existe antivírus e nem aplicativo de segurança bancária.

Nossa aplicação não é multithread também, mas vou tentar fazer alguns tratamentos com o TCriticalSection.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, Edmilson Santin disse:

Nossa aplicação não é multithread também, mas vou tentar fazer alguns tratamentos com o TCriticalSection.

Vocês conseguem reproduzir o travamento?

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Vocês conseguem reproduzir o travamento?

Infelizmente não. A princípio está acontecendo só com esse cliente em específico, mas são em todos os computadores deles. Alguns com mais frequência. Pode ser alguma configuração do sistema ou algo semelhante, mas como não consigo reproduzir não sei dizer o que é. Cadastrei tópico aqui no TEF pois sei que o problema ocorre no momento em que vão ser impressos os comprovantes do TEF, e só ocorre quando o pagamento é com TEF, então pensei que alguém pudesse ter passado por algo semelhante. Mas infelizmente não temos muitas outras informações sobre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
2 minutos atrás, Edmilson Santin disse:

Infelizmente não. A princípio está acontecendo só com esse cliente em específico, mas são em todos os computadores deles. Alguns com mais frequência. Pode ser alguma configuração do sistema ou algo semelhante, mas como não consigo reproduzir não sei dizer o que é. Cadastrei tópico aqui no TEF pois sei que o problema ocorre no momento em que vão ser impressos os comprovantes do TEF, e só ocorre quando o pagamento é com TEF, então pensei que alguém pudesse ter passado por algo semelhante. Mas infelizmente não temos muitas outras informações sobre o problema.

Habilite e verifique os logs do TEF. Talvez encontre alguma informação que se repita nos momentos de travamentos.

Perguntas a avaliar:

  • Ocorre em todos as transações TEF desse usuário?
  • Existe alguma peculiaridade nas transações que travam? (Ex.: é uma transação com desconto? Com mais de um pagamento? Com mais de um cartão? etc...)
  • Será que não está havendo bloqueio do teclado e mouse em horário incorreto e isso está sendo percebido como travamento?
  • Será que a rede VPN não está instável durante a transação? Talvez caindo e retornando deixando o aplicativo perdido?
  • E no visualizador de eventos do Windows? Tem alguma informação relacionada a sua aplicação, ao Sitef ou a rede?

Eu começaria por aí...

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Habilite e verifique os logs do TEF. Talvez encontre alguma informação que se repita nos momentos de travamentos.

Perguntas a avaliar:

  • Ocorre em todos as transações TEF desse usuário?
  • Existe alguma peculiaridade nas transações que travam? (Ex.: é uma transação com desconto? Com mais de um pagamento? Com mais de um cartão? etc...)
  • Será que não está havendo bloqueio do teclado e mouse em horário incorreto e isso está sendo percebido como travamento?
  • Será que a rede VPN não está instável durante a transação? Talvez caindo e retornando deixando o aplicativo perdido?
  • E no visualizador de eventos do Windows? Tem alguma informação relacionada a sua aplicação, ao Sitef ou a rede?

Eu começaria por aí...

Certo, vou fazer isso e assim que eu conseguir as informações retorno aqui. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

As mensagens do usuário @i3sistemas foram divididas num novo tópico por se tratarem de outro assunto. Segue link:

 

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá pessoal!

Somente para dar retorno aqui, há algum tempo não temos mais reclamação sobre esse problema. O que identificamos aqui é que tínhamos uma personalização para o cliente em questão onde era criado um formulário que implementava uma interface para busca de algumas informações personalizadas da venda. Esse formulário era apresentado como modal, e aparentemente em algumas situações ele ficava por traz da aplicação, dando a impressão de que o PDV estava travado. 

Dentro do nosso processamento do TEF usávamos vários Application.ProcessMessages e também algumas exibições de mensagens com MessageDlg. Imagino que em algum momento, o uso em conjunto de tudo isso acabava causando o travamento.

As ações que tomamos aqui foram:
- Ajuste na destruição do formulário modal e remoção do uso da interface.
- Remoção do Application.ProcessMessages no processamento do TEF.
- Substituição da apresentação de mensagens com MessageDlg por mensagens internas nossas, que no final das contas usam o Application.MessageBox.
- Remoção de um gauge que tínhamos para apresentar informações do andamento da transação, sendo que agora estamos apresentando em um TLabel no formulário principal do PDV.

Não sei dizer o que exatamente eliminou nosso problema, mas após esses ajustes não tivemos mais relatos. Diante disso, deixo aqui essas informações para que, caso mais alguém tenha um problema parecido possa usar como base para correção.

Agradeço a ajuda de todos. O tópico pode ser finalizado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 616 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.