Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Impressão de boletos FortesReport cortando margens


Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1291 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia. Estou com um problema na impressão de boletos usando o Fortes Report. Este problema ocorre em alguns marcas de impressora, por exemplo Brother. Já tentei mudar várias configurações na impressora mas nenhuma delas resolveu.
O maior problema, como podem ver na primeira imagem, é a margem do lado esquerdo do boleto, que é onde fica o código de barras. A impressora não consegue imprimir o inicio do código de barras, aí quando o cliente vai tentar pagar usando o leitor de código de barras não consegue ler o código. Mas a linha digitável também sai um pouco cortada mas só um pequeno pedaço do último dígito da linha digitável (imagem 2 anexo). Até se verificarem na margem esquerda teria a informação no nome do sistema que está configurado para imprimir ali, mas também está cortando. Algumas impressoras conseguem imprimir esse nome do sistema, mas outras imprime cortado pois o nome do sistema fica bem na borda da página.

E no caso se eu salvar o boleto em PDF e imprimir do PDF na impressora sai tudo corretamente. Mas imprimindo diretamente do relatório para a impressora sai com as margens cortadas.

Verifiquei que já existe um tópico aberto sobre essa questão.

 

É um tópico um pouco antigo, até eu questionei lá se tiverem alguma solução mas não obtive retorno aí estou abrindo este com o mesmo intuito. Saber se alguém passou pelo mesmo problema ou se conseguiu contornar de alguma forma e puder colaborar.
Desde já agradeço.
 

Img1.jpeg

Img2.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde, tentei mudar a propriedade de escala no componente do relatório do boleto mas não resolveu pois aparentemente só muda a margem direita do relatório não muda nada com relação a margem esquerda que é a que tem causado problemas no código de barras.

Eu fiz uma alteração deslocando um pouco o código de barras para a direita no relatório. 

Peço que analisem essa alteração (arquivo anexo) e a possibilidade de inclusão desta alteração no repositório de fontes.

 

ACBrBoletoFCFortesFr.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia, para mim essa pequena alteração sugerida no post acima solucionou o problema de o código de barras do boleto ficar cortado em seu início. Será que esta alteração poderia ser disponibilizada no repositório de fontes do ACBR?

Unica coisa que foi acrescentado por o comando 

imgCodigoBarra.Margins.LeftMargin := 5; 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia, Mateus essa não e a solução ideal, visto que qualquer outro documento que for emitir pelo gerador ACBr terá o mesmo problema com a impressão... Muita gente utiliza a impressão do Boleto com o layout atual, entendo que a forma mair rápida para você é realizando esse ajuste mas o ideal seria identificar o motivo por que isso ocorre...  

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia, te entendo @José M. S. Junior, porém outros documentos e até mesmo outras partes do boleto se ficarem uma pequena parte sem imprimir não terá maiores problemas. Mas o código de barras do boleto teríamos que garantir que seja impresso por completo. Por isso essa alteração seria útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia @José M. S. Junior, sim fiz o teste sem a alteração que eu fiz no código de barras, neste teste com a mesma impressora Brother mas em outros computadores, mas o problema persistiu, corta o inicio do código de barras, um pedaço bem pequeno, mas corta, e isso inviabiliza a leitura com o leitor de código de barras. Fiz o teste com uma impressora HP PhotoSmart, nesta impressora sai um pouco cortado as margens do boleto mas o código de barras não é afetado, o que não causa problemas, mas por exemplo nome do sistema que sai bem na lateral esquerda do boleto acaba não imprimindo. 

Já com a alteração que eu fiz na margem de impressão do código de barras que citei no post acima a impressão do código de barras ficou ok, claro que as demais margens do boleto não foram alteradas, somente o código de barras, mas este funcionou sem problemas, e pode ser lido com o leitor de código de barras normalmente. Sei que esta alteração não é a ideal, pois corrige apenas o problema do código de barras, mas creio que este problema seja o mais urgente, para que não cause problemas de leitura do código de barras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Administradores

Bom dia.

Estamos analisando a possibilidade de um ajuste no fortes para minimizar um problema semelhante no DANFE NFe.

 

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 2 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 1291 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.