Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Envio NFSe Leopoldina - Erro HTTP: 415


Rodrigo Vian
Ver Solução Respondido por Rodrigo Vian,
  • Este tópico foi criado há 1331 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá bom dia,

Anos atrás comecei um tópico e obtive ajuda do Ítalo para implementar Leopoldina na emissão de NFS-e, na época por falta de certificado, o cliente que usava de teste passou a gerar apenas o XML para importar no site, parece que vão retirar essa possibilidade e recentemente voltei para a implementação via WebService.

Eles usam um certificado A3, este está instalado corretamente, segunda-feira (20/04) confirmei com o suporte da InfoFisco, inclusive consigo acessar portais como o do eCAC, eSocial...

Depois de muito rodar cheguei em um erro que é o mesmo apresentado pelo Programa Exemplo de NFSe, não sei se faltou terminar algo pra Leopoldina pois na época não pude continuar com os testes por falta do certificado, vi que posteriormente foram feitas as cidades de Governador Valadares, Juíz de Fora, Sete Lagoas e, como na pasta do Schema da Actconv2 tem um arquivo texto dizendo "Dependendo da cidade e do ambiente deve-se fazer uma cópia do Schema e renomea-lo", fiz isso, alterei vários até chegar no ponto que estou (alterações feitas na minha aplicação, no Programa Exemplo não alterei nada), mas não sei se agora deveria ser criado o de Leopoldina ou se isso seria uma solução, talvez não...

Os fontes foram atualizados hoje de manhã e fiz a reinstalação do ACBr.

As configurações para o certificado estão como se vê em imagem abaixo, na aba WebService estou com a configuração LT_TLSv1_2 no SSLType.

image.png.2a7bb8e3c32a6d09b9d5952c96cafb80.png

E abaixo é o teste com o erro que estou tendo, usei os 3 botões que destaquei e todos eles retornam o mesmo erro, e é o mesmo que eu recebo na minha aplicação ao usar a função Enviar, a única diferença é que na minha aplicação após o "Erro: 0 - " na última linha recebo também a letra 'S'.

image.thumb.png.f61eec8a0ad63105cd4cebe653b0c9d3.png

Alguma ajuda do que eu posso estar fazendo de errado ou o que posso fazer para ajudar em alguma alteração no componente para atender Leopoldina?

Agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

Encontrei essa explicação para o erro HTTP 415.

https://www.checkupdown.com/status/E415_pt.html

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo,

Estou em contato desde sexta-feira com o pessoal da PortalFácil vendo o que pode ser porque eu não sei mais o que posso alterar, tentei tantas combinações que se der certo nem sei mais qual caminho eu segui.

Última alteração que eu fiz no sistema foi ontem, eles me passaram "Verifique qual método está utilizando para transmitir a NFS'e, o método corrreto é http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/webservice/servicos.asmx?op=RecepcionarLoteRpsSincrono" tentando seguir a orientação passada por eles mudei para que o envio seja pelo método EnviarSincrono mas ainda tive o mesmo retorno de erro 415, erro tanto pelo programa exemplo quanto pelo meu.

Falei com eles à pouco e estão analisando arquivos que encaminhei ontem, continuo na tentativa, erro e aguardo por uma luz deles.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo,

Os testes com a provedor de nota de Leopoldina seguem sem sucesso, estou colocando aqui trechos de troca de informação que estamos tendo por e-mail, pelas respostas deles você consegue ver se algo deveria estar em algum arquivo de configuração e eu não estou entendendo?

Fico só tentando trocar uma coisa ou outra naquela situação já meio perdido, já devo até ter colocado informação onde não devia.

Anexei os arquivos INI de configuração se puder ver se já baguncei eles e ver se pelo que passaram eu já devia ter trocado alguma informação e não troquei talvez pudesse ser esse o problema não sei. 

Obrigado mesmo pela ajuda.

Segue abaixo trechos relevantes de e-mails trocados com o suporte deles.

"Verifique qual método está utilizando para transmitir a NFS'e, o método corrreto é http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/webservice/servicos.asmx?op=RecepcionarLoteRpsSincrono"

"utilize o endereço do WSDL http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/webservice/nfse.wsdl para acessar os serviços;"

"HOMOLOGAÇÃO

Webservice -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/webservice/servicos
Wsdl -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/webservice/nfse.wsdl
Xsd -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/homologacao/schema/nfse_v201.xsd

PRODUÇÃO

 Webservice -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/nfseserv/webservice/servicos
Wsdl -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/nfseserv/webservice/nfse.wsdl
Xsd -> http://nfeleopoldina.portalfacil.com.br/nfseserv/schema/nfse_v201.xsd

 Manual de Integração -> http://www.abrasf.org.br/arquivos/files/NFSE-NACIONAL_Manual_De_Integracao versao 2-02 - alteracoes.pdf"

Cidades.ini Actconv201.ini ACBrNFSe_Exemplo.ini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Italo,

Agradeço muito a ajuda, pois a prefeitura respondeu meu último e-mail que passei pra eles com imagem do erro, URL usada e os arquivos gerados, responderam isso abaixo.

"Não foram encontrados problemas no Web Service ou no arquivo enviado, os endereços fornecidos dos métodos também estão corretos, verifique possíveis problemas na construção da aplicação.

Acho que baguncei esses arquivos ini só pode :| 

Editado por Rodrigo Vian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

Como você andou fazendo alterações nos arquivos INI e agora esta perdido, te aconselho a deletar eles e baixar tudo novamente, ou seja, atualize todos os fones de todas as pastas.

Reinstale a suíte ACBr e faça novos testes.

Eu vou analisar o problema e vê se descubro algo.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

Acabo de enviar para o repositório uma alteração no arquivo INI do provedor Actconv2 e também os schemas para a cidade de Leopoldina.

Note que existem dois schemas um para o ambiente de homologação e outro para o de produção que devem ser renomeados para nfse_v201.xsd

Por favor atualize os fontes e faça novos testes.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, 

Só pra não ficar sem retorno, a nota está sendo emitida certinha 👏👏👏 

Estou agora esperando uma resposta do provedor pois envia e o retorno vem com protocolo mas aponta erro que RPS já foi informado, mas mesmo assim gera normal no sistema da prefeitura, a nota consigo imprimir e nela tem o RPS que enviei, ao consultar o lote com o protocolo pra ter o número da nota no nosso sistema retorna que esse é inexistente na base.

Então estou no aguardo dessa resposta deles referente aos retornos que obtemos que como está não conseguimos ter o número da nota gerada, mas o envio da nota em si já está funcionando.

Tendo a resposta deles informo aqui.

Obrigado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Olá Rodrigo e Italo,

Poderiam me informar tudo que foi necessário ajustar para funcionar? Pois ainda continuo com o erro http 415.

Mandei e-mail para Portal Fácil, e eles me retornaram dizendo que o arquivo foi validado normalmente pelo Web Service, e que eu deveria verificar se os endereços estão sendo apontados corretamente.

Não sei mais o que fazer, pois já atualizei os aquivos ini's e schemas, e o erro ainda continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Manuela,

Você atualizou todos os fontes de todas as pastas?

Reinstalou a suíte ACBr usando o ACBrInstall_Trunk2 com a opção de apagar arquivos antigos marcada?

Esta fazendo os testes com o programa exemplo do componente?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Olá @manuela!

Para a cidade de Leopoldina eu consegui emitir porém apenas em produção. Mas conforme o @Rodrigo Vian reportou acima, o provedor retorna um erro que o RPS já foi informado, apesar disso a nota é emitida na prefeitura. As configurações do arquivo .ini utilizei o que tem no ACBr, porém tive de fazer uma alteração porque a data de competência o provedor espera do tipo Date e está sendo gerado com o tipo Date Time. A alteração que eu fiz foi no arquivo pnfsNFSeW_ABRASFv2.pas:

      begin
        if not (FProvedor in [proCenti, proGoiania, proSigep, proMegaSoft, proActconv2]) then
          Gerador.wCampo(tcDatHor, '#4', 'Competencia', 19, 19, 0, NFSe.DataEmissao, DSC_DEMI)
        else if FProvedor = proActconv2 then
          Gerador.wCampo(tcDat, '#4', 'Competencia', 19, 19, 0, NFSe.DataEmissao, DSC_DEMI)
      end;

Esta alteração ainda não é oficial, pois eu ainda não passei pro Ítalo porque hoje quero ainda fazer alguns testes.

Em homologação ocorre esse erro http 415.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Jurisato Junior

Estou tentando fazer a emissão da NFS-e para a cidade de Leopoldina. Estou com o mesmo problema relatado acima:

Citar

o retorno vem com protocolo mas aponta erro que RPS já foi informado, mas mesmo assim gera normal no sistema da prefeitura, a nota consigo imprimir e nela tem o RPS que enviei, ao consultar o lote com o protocolo pra ter o número da nota no nosso sistema retorna que esse é inexistente na base.

Mas pra chegar nisso também tive que fazer uma alteração, adicionando proActconv2 no pnfsNFSeW_ABRASFv2.pas, para gerar o campo competência como tipo data:

      if FProvedor in [(...), proActconv202, proActconv2, proSH3, (...)] then
        Gerador.wCampo(tcDat, '#4', 'Competencia', 10, 10, 1, NFSe.DataEmissao, DSC_DEMI)

Assim ao menos consigo autorizar a NFS-e na prefeitura e consigo fazer o download do XML para impressão também.

E para funcionar o cancelamento tive que alterar o arquivo Actconv2.ini  para Cancelar=1

 

 


 

pnfsNFSeW_ABRASFv2.pas Actconv2.ini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @manuela e @eliezerfb 

@manuela sim consegui gerar a nota certinha, mas o pessoal da Portal Fácil é um pouco complicado mesmo, também estou em contato com eles e não acho solução, assim minhas notas geram mas sempre acompanhadas de um erro de timeout, se envio algo errado por exemplo forçando um RPS já utilizado aí tenho o retorno com o erro, se envio tudo certinho mesmo aumentando o tempo de espera não adianta, a resposta não vem e recebo um erro de timeout aí vou no site e a nota está lá gerada, esse está sendo o meu problema agora.

@eliezerfb esse erro de RPS já informado não tenho mais, como eu disse acima, se envio tudo certinho recebo um timeout, não precisei desse ajuste que você fez.

@eliezerfb a competência estou passando como texto da seguinte forma:

Competencia := formatDateTime('yyyy-mm-dd',cdsRegistrosEMISSAO.AsDateTime);

Quando você emite tem erro de timeout?

Se eu forçar RPS que eu já enviei tenho esse retorno.

image.png.4041e2b2ad06048920b1b388ee1cc760.png

Se eu mando tudo certinho tenho esse retorno mas indo no site ta lá gerado.

image.png.9808435f8c7b2ef4f04090bacba2a754.png

Editado por Rodrigo Vian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Vian

Realmente eu não estava preenchendo o campo "competência", estava deixando que o componente preenchesse, fazendo da forma que você passou ficou OK e não vai precisar a alteração no pnfsNFSeW_ABRASFv2.pas.

Agora fiz um teste também ajustando o RPS, deu erro de timeout, mas depois autorizou a NFS-e.

Para você cancelar a NFS-e, não precisou ajustar o arquivo .ini do servidor para assinar o cancelamento?

Em assinar, se deixar Cancelar=0 retorna

'Requisicao do servico nao acompanhada de autenticacao por certificacao digital.
E necessario efetuar o processo de autenticacao SSL bidirecional no sistema cliente.

Se deixar Cancelar=1 também dá timeout mas cancela.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal @eliezerfb que a competência resolveu e assim você chegou ao mesmo ponto que eu, gera mas com o timeout, já me alivia saber que não sou o único.

Quanto ao cancelamento não estou fazendo não, quando o cliente quer cancelar ele está indo pelo próprio sistema da prefeitura mesmo, mas se lá você viu que cancelou então está certo, assim como geração, quando ficou tudo ok o retorno não vem e voce teve o timeout também.

Pra eu não ouvir como já aconteceu uma vez de que não tem mais ninguém com esse problema então deve ser a sua aplicação, você abriu chamado no suporte deles?

Se não abriu seria bom mandar pra ver se eles se esforçam mais pra resolver isso. Se interessar o e-mail é [email protected] e pra não perder tempo já passe no e-mail os arquivos XML que foram enviados e os dados do prestador (que já estão nos arquivos mas eles ganham tempo pedindo).

Fala do timeout e vamos juntos torcer pra resolver isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Rodrigo Vian e @eliezerfb

Agora estou com o mesmo problema, ocorre erro de time out, e quando a nota está certinha (sem repetição de número, série e tipo) a nota vai para o site da prefeitura. O serviço é muito instável mesmo.

Vou mandar e-mail pra eles também, para reforçar essa situação do time out que estamos tendo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Boa tarde a todos,

Quanto a contribuição do Eliezer, já inclui na minha lista de tarefas, ainda esta semana vou analisar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

Já se encontra no repositório a contribuição do Eliezer.

Muito obrigado pela contribuição Eliezer.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Pra manter atualizado sobre os erros de timeout que estão ocorrendo quando enviamos uma nota pro servidor de notas de Leopoldina.

Ontem 06/08 passei uma boa parte da tarde conversando e testando as emissões com um programador lá do provedor muito gente boa e tentando ajudar nesse caso, eu enviava nota e ele do lado de lá ia vendo o que recebia pra tentar resolver esse problema, ele mexeu em índices de pesquisa, trocou ideia com o DBA lá e me passou a seguinte mensagem hoje "Vamos fazer umas otimizações e testes no WS no final de semana e queria ver contigo se podemos retomar na segunda-feira, quando teremos um cenário melhor do que pode estar acontecendo", ou seja, semana que vem provavelmente teremos uma solução pro timeout.

Qualquer novidade aviso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1331 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...