Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao


Ver Solução Respondido por Juliana Tamizou,
  • Este tópico foi criado há 1234 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá

Eu gostaria de desenvolver um componente gerador do arquivo ADRC-ST para o ACBr, e fui orientado pela Juliana Tamizou a criar esse tópico.

Como sou autodidata e devidos a outras limitações, eu preciso da ajuda de alguém para poder seguir os padrões que já são usados nos demais componentes do ACBr.

Principalmente na parte de criar lista de objetos, to pesquisando aq a respeito ainda, mas como existem varias formas, gostaria de me focar na forma que o ACBr já usa.

Caso alguém tenha interesse em me ajudar no meu site estão os dados do meu contato.

https://www.ribasoft.com.br/

DEUS abençoe

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Assim que possível faremos a analise e retornaremos aqui, obrigada pelo interesse em contribuir.

Poderia também indicar a legislação  ou outra documentação que definida melhor esse arquivo?

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

Assim que possível faremos a analise e retornaremos aqui, obrigada pelo interesse em contribuir.

Poderia também indicar a legislação  ou outra documentação que definida melhor esse arquivo?

Att.

Bom dia, ontem fiquei até as 01:00 da madruga pra adiantar, e já estou na metade, vou pegar firme aqui e mais tarde posto aqui a unit como está e o arquivo técnico do governo.

A parte dos cálculos vou pegar com um contador, é mais pra ver se a unit está nos padrões ACBr.

Muito obrigado pela atenção

DEUS abençoe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

Assim que possível faremos a analise e retornaremos aqui, obrigada pelo interesse em contribuir.

Poderia também indicar a legislação  ou outra documentação que definida melhor esse arquivo?

Att.

Boa tarde,

Segue em anexo o manual do ADRC - ST

att.,

Manual_ADRC_ST.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, acabei de acabar a unit para geração do componente, como não consegui alguém para me orientar eu segui o padrão do componente da NFe .

A unit está pronta para os registros 0000, 1000, 1010, 1100, 1110, 1200, 1210, 9000 ou seja para vendas do simples nacional para o consumidor final sem devoluções.

vou implementar essa unit no meu sistema e depois continuarei melhorando-a adicionando novos registros para as demais operações e tratando as propriedades para verificar alguns erros já na geração do arquivo.

Tem dois contadores que entraram em contato comigo por aqui que me auxiliarão nos cálculos, uma parceria que tocara minha mão de obra pelo conhecimento deles.

Para quem já servir como está e quiser ir usando seque o exemplo de uso, qualquer duvida no que estiver ao meu alcance estarei a disposição. DEUS abençoe a todos.

uses unitADRCST;

//**********************

try
    ADRCST := TADRCST.Create;

    ADRCST.PathSalvar := 'D:\Desktop';

    //Abertura do arquivo e identificação do contribuinte
    with ADRCST.REG0000 do
    begin
      COD_VERSAO := 100;
      MES_ANO := '032020';
      CNPJ := '99999999999999';
      IE := '9999999999';
      NOME := 'Empresa X';
      CD_FIN := 0;
      N_REG_ESPECIAL := '';
      CNPJ_CD := '';
      IE_CD := '';
    end;

//Adiciona os itens
    with ADRCST.Item.New do
    begin
      with REG1000 do
      begin
        IND_FECOP := 1;
        COD_ITEM := '3';
        COD_BARRAS := '';
        COD_ANP := '';
        NCM := '22021000';
        CEST := '0300700';
        DESCR_ITEM := 'REFRIGERANTE 200 ML';
        UNID_ITEM := 'UND';
        ALIQ_ICMS_ITEM := 18.00;
        ALIQ_FECOP := 2.00;
      end;

      //Identificação do inventário do produto
      with REG1010 do
      begin
        COD_ITEM := '3';
        UNID_ITEM := 'UND';
        QTD := 1.00;
        VL_TOT_ITEM := 1.00;
        TXT_COMPL := '';
      end;

      //Registro 1100 – Totalizador das entradas do produto
      REG1100.MENOR_VL_UNIT_ITEM := 0.99;

      //Identificação das notas fiscais de entrada
      with REG1110.New do
      begin
        DT_DOC := '19022020';
        COD_RESP_RET := 1;
        CST_CSOSN := 60;
        CHAVE := '*******************';
        N_NF := 691640;
        CNPJ_EMIT := '9999999999999';
        UF_EMIT := 'PR';
        CNPJ_DEST := '319*************';
        UF_DEST := 'PR';
        CFOP := 5405;
        N_ITEM := 9;
        UNID_ITEM := 'UND';
        QTD_ENTRADA := 12.00;
        VL_UNIT_ITEM := 0.99;
        VL_BC_ICMS_ST := 18.12;
      end;

      //Registro 1210 – Identificação das notas fiscais de saída para consumidor final
      with REG1210.New do
      begin
        DT_DOC := '06032020';
        CST_CSOSN := 500;
        CHAVE := '4120033***********************************';
        N_NF := 417;
        CNPJ_EMIT := '319**********************';
        UF_EMIT := 'PR';
        CNPJ_CPF_DEST := '';
        UF_DEST := '';
        CFOP := 5405;
        N_ITEM := 2;
        UNID_ITEM := 'UND';
        QTD_SAIDA := 2.000;
        VL_UNIT_ITEM := 2.00;
      end;
    end;

    ADRCST.GerarArquivo;

  finally
    ADRCST.Free;
  end;

unitADRCST.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores
  • Solution

Bom dia.

Já está no nosso backlog para análise, pedimos que aguarde que em breve retornaremos.

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
40 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Bom dia.

estou terminando de transferir sua classe para o um componente e organizar, logo estará disponível

Bom dia

Aquela era só um rascunho pra ver se eu estava no caminho certo.

Tenho uma funcional já pronta, restando apenas tratar algumas excessões.

ADRCST.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, tenho algo muito interessante pra compartilhar com vcs

Ao gerar o arquivo de um cliente deu que o mesmo estava no formato inválido (text/x-algol56 ou vazio) sendo que o esperado seria o (text/plain).

mandei alguns emails para um funcionário da receita que insistia em dizer que meu sistema estava gerando o arquivo no formato mime type inválido, mesmo eu insistindo que meu sistema estava gerando todos os arquivos da mesma forma e de vários arquivos só aquele dava errado.

Uma coisa que ajudou muito foi o site https://htmlstrip.com/mime-file-type-checker

Ele te retorna o mime type do arquivo.

dai testei linha por linha e vejam que absurdo...

Essa linha

1000|0|01657|||85044010|2103700|CARREGADOR NOTEBOOK REF KP|UND|18,00||3,000|1,000

foi apagado o "REF KP" e ficou assim

1000|0|01657|||85044010|2103700|CARREGADOR NOTEBOOK|UND|18,00||3,000|1,000

dai validou, ou seja a sequencia de caracteres influência no formato do arquivo.

Graças a DEUS a muitos anos eu tinha visto umas curiosidades que falaram que de acordo com o que se escreve no arquivo de texto seu conteúdo é alterado. isso eu vi a mais de 15 anos e parece que a sequencia de caracteres pode gerar algum bug ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Esse seu arquivo. tu tens o original? poderia anexar aqui?

Se for a unit com a Classe do ADRCST esta na resposta acima a ultima versão se for o Arquivo do ADRCST que apresenta erro de mime type não tenho mais o original pois ele foi corrigido conforme descrevia acima.

Mas colocando só essa linha que comentei em um arquivo de texto já da o mesmo resultado 

"1000|0|01657|||85044010|2103700|CARREGADOR NOTEBOOK REF KP|UND|18,00||3,000|1,000"

image.png.ad24692e374babc6787f2b33beb9e109.png

anexei abaixo o arquivo que deu o resultado acima caso ajude em algo.

Qualquer coisa estou a disposição

DEUS abençoe e desculpa a demora pra responder

202003.txt

Editado por RibaSoft
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Moderadores

Lembrando que estou trabalhando no componente, mas ele não vai fazer somatório de valores, questão de zippar vai seguir o que possui no ACBr.

Não podemos trazer para o componente a responsabilidade de valores, se fizer e estiver errado a culpa será do ACBr. coisas que vão ter é contagens de registros e tudo mais mas a questão de somas que vi não estará.

validações terão mas somente isso.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Lembrando que estou trabalhando no componente, mas ele não vai fazer somatório de valores, questão de zippar vai seguir o que possui no ACBr.

Não podemos trazer para o componente a responsabilidade de valores, se fizer e estiver errado a culpa será do ACBr. coisas que vão ter é contagens de registros e tudo mais mas a questão de somas que vi não estará.

validações terão mas somente isso.

Bom dia, desculpe minha leiguisse mas é pra eu fazer alguma coisa?

A parte do zippar vc diz que o ACBr já zippa?

A parte das somas, vc mesmo vai adaptar ou é pra eu fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só estou informando. Zipar vou usar a biblioteca que já está dentro do ACBr e funciona para delphi 7, lazarus e demais versões.

A soma de informações que vi que faz dentro do componente para gerar outros registros não vai existir no componente, pois estaria trazendo a responsabilidade e confiança dos dados para ele e no caso isso deve ser do software que gerar o arquivo.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Só estou informando. Zipar vou usar a biblioteca que já está dentro do ACBr e funciona para delphi 7, lazarus e demais versões.

A soma de informações que vi que faz dentro do componente para gerar outros registros não vai existir no componente, pois estaria trazendo a responsabilidade e confiança dos dados para ele e no caso isso deve ser do software que gerar o arquivo.

A sim, de boa, se eu puder ajudar em algo é só avisar.

DEUS abençoe 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Olá, o Site da Receita está barrando alguns arquivos com erro de mime type, ele requer o text/plain e acusa estar recebendo o text/x-Algol68.

Se alguém quiser fazer o teste basta criar uma arquivo de texto comum e escrever nele 'REF 000' por exemplo (sem aspas) e ele é recusado, testei REF com outros números também recusou, pesquisei bastante e vi algo sobre bits mágicos que em lugares específicos de um arquivo de texto indicam seu mime type, alguém sabe como posso evitar esse problema?

Tipo se alguém souber me dizer quais sequencias de caracteres dão problema eu faço um procedimento pra evitar, tentei argumentar com um funcionário da receita mas ele me ignorou alegando que o meu arquivo realmente não esta no formato correto, mas tenho certeza que não é isso pois já valideis dezenas de arquivos. Mas quando da esse tipo de erro tenho que verificar linha por linha até achar qual sequencia dá problema através do link https://htmlstrip.com/mime-file-type-checker?

Desde já agradeço a todos, DEUS abençoe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, a Receita lançou uma nova versão com novos campos do ADRCST, não consegui baixar o PDF mas assim que conseguir estarei fazendo as alterações e disponibilizando a classe atualizada, conforme o sr Juliomar Marchetti  informou, o ACBr não pode se responsabilizar pelos cálculos contidos nessa classe, sendo assim não sei se é viável criar um componente para essa finalidade. Mas se não tiver problemas estarei mantendo esse tópico atualizado com as informações que eu conseguir. Caso eu não esteja procedendo de forma adequada aq no fórum favor me corrigir pois não tenho muito conhecimento de como proceder em fóruns. DEUS abençoe a todos.

Regras alteradas na versão 1.2 do Manual do ADRC ST:
Registro 0000 – campo A02, alterada a versão do arquivo para 110
Registro 0000 - incluídos os campo A11 a A14, para identificar a opção de reaver ou complementar o imposto
Registro 1300 – campo H05, ajustado o cálculo para recuperação em conta gráfica do cálculo para ressarcimento para fornecedor.
Registro 1400 – campo J05, ajustado o cálculo para recuperação em conta gráfica do cálculo para ressarcimento para fornecedor.
Registro 1500 – campo L03, corrigida fórmula para: (D04/(1+MVA)) x (Coeficiente da MVA x Percentual de Redução) x (B10)
Registro 1500 - incluído campo L05, para identificar a MVA_ICMSST utilizada no cálculo do campo L03.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
14 minutos atrás, RibaSoft disse:

Bom dia, a Receita lançou uma nova versão com novos campos do ADRCST, não consegui baixar o PDF mas assim que conseguir estarei fazendo as alterações e disponibilizando a classe atualizada, conforme o sr Juliomar Marchetti  informou, o ACBr não pode se responsabilizar pelos cálculos contidos nessa classe, sendo assim não sei se é viável criar um componente para essa finalidade. Mas se não tiver problemas estarei mantendo esse tópico atualizado com as informações que eu conseguir. Caso eu não esteja procedendo de forma adequada aq no fórum favor me corrigir pois não tenho muito conhecimento de como proceder em fóruns. DEUS abençoe a todos.

Regras alteradas na versão 1.2 do Manual do ADRC ST:
Registro 0000 – campo A02, alterada a versão do arquivo para 110
Registro 0000 - incluídos os campo A11 a A14, para identificar a opção de reaver ou complementar o imposto
Registro 1300 – campo H05, ajustado o cálculo para recuperação em conta gráfica do cálculo para ressarcimento para fornecedor.
Registro 1400 – campo J05, ajustado o cálculo para recuperação em conta gráfica do cálculo para ressarcimento para fornecedor.
Registro 1500 – campo L03, corrigida fórmula para: (D04/(1+MVA)) x (Coeficiente da MVA x Percentual de Redução) x (B10)
Registro 1500 - incluído campo L05, para identificar a MVA_ICMSST utilizada no cálculo do campo L03.

Na verdade tu vai trazer a responsabilidade pra você e o componente já está sendo terminado. então anexe o manual dizendo o que mais de registro pra gerar

essa questão dos valores calculados é tu quem deve fazer antes de informar os registros ao componente e não ele

image.png

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Na verdade tu vai trazer a responsabilidade pra você e o componente já está sendo terminado. então anexe o manual dizendo o que mais de registro pra gerar

essa questão dos valores calculados é tu quem deve fazer antes de informar os registros ao componente e não ele

image.png

A sim, que legal, desculpa se não entendi algo, mas o componente vai gerar só a estrutura do arquivo de texto né? sem fazer calculo nenhum, achei que vc tinha dito que não compensaria fazer o componente por causa das responsabilidades dos cálculos, acho que entendi errado, que bom que o projeto continua, dai esses campos novos assim que eu tiver acesso a informação eu coloco aq, o PDF da nova versão esta fora do ar no momento. brigadão por enquanto. DEUS abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Isso Ribamar a estrutura do arquivo e contagem de linhas o componente vai fazer

agora fazer calculos de somas , subtração enfim gerar totalizados é por conta que quem vai usar ele.

o componente está sendo feito. falta alguns registros e tratamento dos contadores de registro e libero ainda essa semana que vem

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Isso Ribamar a estrutura do arquivo e contagem de linhas o componente vai fazer

agora fazer calculos de somas , subtração enfim gerar totalizados é por conta que quem vai usar ele.

o componente está sendo feito. falta alguns registros e tratamento dos contadores de registro e libero ainda essa semana que vem

 

Show, brigadão, se vc quiser esperar mais um pouco pra liberar, pois dia 15/08/2020 mudara a versão do arquivo e provavelmente esse formato que te passei não será mais aceito, to tentando baixar o PDF da nova versão mais esta fora do ar. ☹️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1234 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.