Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Balanca com display modelo 9091 nao retorna peso


martins
  • Este tópico foi criado há 1415 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite a todos, Gostaria de tirar uma duvida com uma situacao que me deparei, ao tentar ler o peso de uma balanca com display modelo Toledo 9091, conexao serial. Testei varios modelos, Inclusive o modelo generico e nenhum retornou o peso, vou anexar o arquivo de log, pois todos os testes foram feitos com o demo do acbr. Como essa balanca ja é bem antiga, acredito que possa ser algum problema no display ou no cabo serial da balanca, porem nao tenho como testar isso. Observei que no arquivo de log apesar do peso sair -9 ou 0, a resposta vem com peso. Segue um trecho do log onde na balanca o peso era 33,30 Kg, na resposta vem essa informacao '000333000000'. Fiz mais alguns testes com pesos diferentes e confirmei que este é o peso, porem nao vem para o campo UltimoPesoLido. 

--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 01/05/20 10:59:47:942 - Modelo: Toledo 9091 8530 8540 - Porta: COM4         Device: BAUD=9600 DATA=8 PARITY=N STOP=1 HANDSHAKE= MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

 - 10:59:48:748 TX -> [ENQ]
 - 10:59:48:973 RX <- 00[141]-[130]+[240]`000333000000[141]-[130]+[240]`000333000000[141]-
              UltimoPesoLido: -9 - Resposta: 00[141]-[130]+[240]`000333000000[141]-[130]+[240]`000333000000[141]-

--------------------------------------------------------------------------------

 Alguem poderia me dar uma dica de como resolver isso. Pois como disse acho que seja problema no terminal. porem o peso vem nessa resposta.

BalLog.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Observe que existe o modelo  "balToledo9091_8530_8540"...

O Log que você exibiu, tem a resposta da Balança.... Agora resta apenas saber, qual classe faz o "parser" dessas informações, de forma mais apropriada...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Daniel, Fiz uma alteracao na unit ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas, inclui as seguinte linhas para resolver meu problema.

  if (SP = ' ') then
      begin
        PesoBruto := StrToIntDef(Copy(aResposta, 5, 6), 0);
        //PesoTara:= StrToIntDef(Copy(aResposta, 11, 6), 0);
      end
      else
      begin
        PesoBruto := StrToIntDef(Copy(aResposta, 4, 6), 0);
        //PesoTara:= StrToIntDef(Copy(aResposta, 10, 6), 0);
      end;

      Result := PesoBruto;
//*******************************************************************************************************************************
    // Incluido esse trecho em casos que o StrToIntDef nao podia converter em valor inteiro, trazendo assim o valor default = 0
      if Result = 0 then
      begin
       PesoBrutoString := Copy(aResposta, 2, 5);
       Result :=  StrToInt(PesoBrutoString) / wDecimais;
      end;
//*******************************************************************************************************************************

Obs: Testei apenas no emulador de balancas, na segunda feira irei no cliente para testar na balanca fisica e ver se precisa ajustar algo mais. Porem o trecho que inclui nao tira nenhuma funcionalidade de casos que ja estaja ok. Esse trecho so é lido se o Result for igual a 0 (sem valor). Na segunda eu reporto se deu certo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Creio que seja melhor, primeiro verifique se há alguma configuração na balança, para que ela forneça a resposta compatível com formato do protocolo que já está em uso, por essa classe

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, martins disse:

Certo, na segunda irei no cliente e verifico esses detalhes e reporto o resultado.

Dá uma olhada depois nesses dois tópicos abaixo, pode ser que te ajude. E a recomendação do @Daniel Simoes de verificar  primeiro o setup da balança é essencial para descobrir qual o protocolo ela esta setado nela. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Fabiano Cunha e Daniel, entao, fui hj no cliente e verifiquei o protocolo da balanca, é o P03, Como mostra na imagem, eu ja tinha olhado os dois topicos que vc citou Fabiano, ajudou pra ententer mais do assunto, porem hoje cheguei a conclusao que o problema la é cabo mesmo, pois nos testes que fiz hj, nao obtive nenhum resultado da balanca. Entao foi solicitado a visita de um tecnico da toledo pra que possamos fazer testes de comunicacao com a balança, provavelmente ele so va na empresa no final do mes, no dia da visita eu irei la para conversar com ele. Apos isso dou um retorno aqui pra concluir o assunto. Desde ja agradeço a atenção e boa vontade de vcs em ajudar.

WhatsApp Image 2020-05-04 at 16.59.17 (1).jpeg

BalLog.txt

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Administradores

Bom dia.

Conseguiu realizar o teste com o cabo?

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Juliana,

Ainda não, o pessoal ta toledo ficou de ir na empresa até o dia 30, porem eles são um pouco enrolados com visitas e o mais provável é q eles nem vão no dia marcado. 

Mas assim q eles forem, irei estar la pra fazer os devidos testes com o cabo novo e reporto aqui o resultado.

Obrigado pela atenção Juliana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1415 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.