Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

O arquivo já está sendo usado por outro processo


Ver Solução Respondido por BigWings,
  • Este tópico foi criado há 1422 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou com um problema ao enviar venda, onde é retornado  o erro "O arquivo já está sendo usado por outro processo". Percebi que ocorre depois que o arquivo é assinado, pois

nesse momento é gerado o arquivo xml no diretorio que foi configrado no PathNFe, e logo depois vem o envio do arquivo retornado a mensagem abaixo no log da aplicação:

27/04/2020 13:47:21,829  Envio NFC-e =  Inicio TNFeRecepcao
27/04/2020 13:47:23,111  Envio NFC-e =  ERRO: Erro ao salvar.
Cannot create file "C:\Winthor\PROD\MOD-020\Arquivos\NFCe\Aprovadas\27743546000199\202004\29200427743546000199650010000507111003860070-nfe.xml". O arquivo já está sendo usado por outro processo
27/04/2020 13:47:23,439  Envio NFC-e =  Versão Layout: 4.00 

 

esse problema ocorre em apenas 1 cliente, e minha duvida é se existe alguma configuração que pode ser feita no componente para que seja verificado se o arquivos ainda em uso antes de enviar, pois como utilizo a opção salvar = true, o erro acima ocorre sempre. Se nao houver uma configuração, é viavel aguardar alguns segundos entre o processo de assinar e enviar?

 

segue as configurações do componente:

 

Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.PathNFe := ApplicationPath + 'Arquivos\NFCe\Aprovadas\';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.PathSalvar := ApplicationPath + 'Arquivos\NFCe\Log\';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas := ApplicationPath + 'Arquivos\NFCe\Schemas\';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.PathEvento := ApplicationPath + 'Arquivos\NFCe\Evento\';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.PathInu := ApplicationPath + 'Arquivos\NFCe\Inutilizar\';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.EmissaoPathNFe := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.SalvarEvento := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.SepararPorCNPJ := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.SepararPorModelo := False;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.Salvar := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.SepararPorMes := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Arquivos.AdicionarLiteral := False;

  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.WebServices.Uf := fParametros.Uf;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.WebServices.Salvar := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.WebServices.Visualizar := False;

  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.ModeloDF := moNFCe;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.FormaEmissao := teNormal;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.FormatoAlerta := 'TAG:%TAGNIVEL% ID:%ID%/%TAG%(%DESCRICAO%) - %MSG%.';
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.ExibirErroSchema := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.RetirarAcentos := True;
  Self.fAcbrNFCe.Configuracoes.Geral.Salvar := True;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Você esta executando os métodos Assinar e depois o Enviar?

Se sim, porque não executa somente o Enviar?

Pois o Enviar, executa automaticamente o Assinar em seguida o Validar e por fim realiza o envio caso a nota tenha sido validada com sucesso.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Não deu certo a tentativa...mesmo chamando apenas o comando enviar, o erro sobre o arquivos estar sendo utilizado por outro processo persiste nesse cliente.

Existe alguma configuração que pode ser feita pra identificar que o arquivo esta sendo utilizado, ou salvar o arquivo apenas apos o envio(nao salvar no momento de assinar)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution
2 horas atrás, TOTVS S/A disse:

Cannot create file "C:\Winthor\PROD\MOD-020\Arquivos\NFCe\Aprovadas\27743546000199\202004\29200427743546000199650010000507111003860070-nfe.xml". O arquivo já está sendo usado por outro processo

Talvez algum antivírus ou programa de cloud (ex. Dropbox) esteja bloqueando o arquivo entre o momento que ele é criado (após a assinatura) e o momento que ele é atualizado com o protocolo de autorização (retorno do envio).

45 minutos atrás, TOTVS S/A disse:

Existe alguma configuração que pode ser feita pra identificar que o arquivo esta sendo utilizado, ou salvar o arquivo apenas apos o envio(nao salvar no momento de assinar)?

Experimente habilitar a propriedade ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos.SalvarApenasNFeProcessadas.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, BigWings disse:

Talvez algum antivírus ou programa de cloud (ex. Dropbox) esteja bloqueando o arquivo entre o momento que ele é criado (após a assinatura) e o momento que ele é atualizado com o protocolo de autorização (retorno do envio).

Experimente habilitar a propriedade ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos.SalvarApenasNFeProcessadas.

Vou tentar essa opção. reporto assim q tiver o retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
3 horas atrás, TOTVS S/A disse:

minha duvida é se existe alguma configuração que pode ser feita no componente para que seja verificado se o arquivos ainda em uso antes de enviar

Por acaso você sabe ou tentou procurar qual aplicativo está utilizando o arquivo?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Por acaso você sabe ou tentou procurar qual aplicativo está utilizando o arquivo?

Sim, quem está utilizando é somente minha aplicação, e o problema ocorre ao executar o  metodo  WriteToTXT apos o envio,  acredito eu que pelo fato de já existir o arquivo xml criado pelo metodo "assinar. " Na maquina do cliente nao tem antivirus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
15 horas atrás, TOTVS S/A disse:

quem está utilizando é somente minha aplicação,

Veja bem se o erro é "O arquivo já está sendo usado por outro processo", quer dizer que tem pelo menos dois processos acessando o arquivo nesse momento. A menos que sua aplicação esteja criando dois processos para acessar o arquivo, uma outra aplicação está acessando o arquivo. Isso é controlado pelo Sistema Operacional o que elimina a maior parte de falso positivo na situação.

Então, é preciso entender que outro processo está utilizando o arquivo.

Se for sua própria aplicação, bastaria esperar um procedimento com o arquivo acabar, ou liberar o arquivo mais cedo. Acredito que a opção que o BigWings mencionou acima, ajuda nesse sentido.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, EMBarbosa disse:

Veja bem se o erro é "O arquivo já está sendo usado por outro processo", quer dizer que tem pelo menos dois processos acessando o arquivo nesse momento. A menos que sua aplicação esteja criando dois processos para acessar o arquivo, uma outra aplicação está acessando o arquivo. Isso é controlado pelo Sistema Operacional o que elimina a maior parte de falso positivo na situação.

Então, é preciso entender que outro processo está utilizando o arquivo.

Se for sua própria aplicação, bastaria esperar um procedimento com o arquivo acabar, ou liberar o arquivo mais cedo. Acredito que a opção que o BigWings mencionou acima, ajuda nesse sentido.

Sim, a solução do BigWings funcionou.

Em 04/05/2020 at 18:00, BigWings disse:

Talvez algum antivírus ou programa de cloud (ex. Dropbox) esteja bloqueando o arquivo entre o momento que ele é criado (após a assinatura) e o momento que ele é atualizado com o protocolo de autorização (retorno do envio).

Experimente habilitar a propriedade ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos.SalvarApenasNFeProcessadas.

Deu certo habilitando a opção para salvar apenas as nf processadas. Obrigado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.