Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

STATUS DO SERVIÇO DFe


  • Este tópico foi criado há 1399 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados Companheiros

Me desculpem se estiver perguntando algo que foi objeto de discussões anteriores.

Estou desenvolvendo uma pequena aplicação que terá por finalidade para facilitar o trabalho de download de Notas Fiscais emitidas por
terceiros conta o CNPJ de um cliente.
Esta aplicação funcionará automaticamente realizando as seguintes tarefas:
- consulta existência de Notas Fiscais
- realiza manifestação de Ciência de Operação

De tal forma que quando o usuário precisar efetivamente de fazer download do arquivo xml, não terá maiores problemas.

Ontem eu estava testando a aplicação e em determinado momento recebi a seguinte mensagem de erro :
- WebService Distribuição de DFe: - Inativo ou Inoperante tente novamente.

Aí surgiu a seguinte dúvida : o serviço da Nota Fiscal Eletrônica é o mesmo da Distribuição de DFe ?

Isto é, se eu consultar o Status do Serviço da NFE , automaticamente estarei sabendo o Status do Servido da DFe ?

Grato

Editado por carlos_augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

10 minutos atrás, carlos_augusto disse:

Isto é, se eu consultar o Status do Serviço da NFE , automaticamente estarei sabendo o Status do Servido da DFe ?

O distribuição DFe é um serviço oferecido pelo ambiente nacional, enquanto a emissão da NFe não, logo acredito que esta afirmação não seja verdadeira.

Para saber mais sobre o DistribuiçãoDFe, veja este excelente artigo escrito pelo @Italo Jurisato Junior

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sra. Juliana

Se a responsabilidade por este serviço é do Ambiente Nacional, então basta eu configurar esta property  desta forma:

  acbrNota.Configuracoes.WebServices.UF := 'RS'

e pesquisar o Status do Serviço assim

   acbrNota.WebServices.StatusServico.Executar

Assim, em tese vou receber o Status do Serviço nacional.

É isto mesmo?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Carlo,

Não, o valor da propriedade UF em WebServices continua com a UF do contribuinte, ou seja, se ele for de SP devemos manter como SP e não trocar por RS.

Outra coisa no meu artigo falo em Ambiente Nacional, este por sua vez não tem nada haver com RS.

Uma SEFAZ-Autorizadora como a SEFAZ-SP pode ter um servidor para cada serviço.

Sendo assim o servidor que recepciona a nota pode estar funcionando e o servidor que realiza a consulta pode estar parado, logo o enviar funciona e o consultar não.

Veja o que eu lhe estou dizendo através deste link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY=

No meu entendimento existe um perigo muito grande na sua aplicação no que se refere a Manifestação do Destinatário.

Pelo o que eu entendi para cada resumo de nota retornada pelo Distribuição DF-e a sua aplicação vai enviar o Evento de Ciência da Operação para que depois uma nota execução do Distribuição DF-e o XML completo da nota seja baixado, correto?

Pois bem e se chegar um resumo de uma nota que contem o CNPJ do seu cliente como destinatário da mercadoria sendo que ele não comprou desse fornecedor?

A sua aplicação sabe disso?

Claro que não, e vai enviar o evento de Ciência da Operação para a SEFAZ, evento este que diz que ele comprou, mas ainda não recebeu a mercadoria.

Não seria mais seguro você apresentar um grid com os resumos e o usuário manifestar cada uma delas?

Se ele manifestar errado a culpa é do usuário que não prestou atenção no que fez.

Realizando uma manifestação automática poderá resultar em uma fiscalização do Fisco, pois você diz ter ciência da operação e no final não faz a escrituração contábil e fiscal dessa nota, como é que fica?

A sua aplicação possui um módulo de Pedido de Compra, onde o você pode enviar o evento de Ciência da Operação caso exista um Pedido de Compra em aberto para esse fornecedor?

Você acha que vai facilitar a vida do seu cliente, mas poderá colocar ele maus lenções com o Fisco.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Italo

Boa Tarde!

Seu comentário faz muito sentido!

Na verdade uma aplicação já possui um recurso para o usuário efetuar efetuar manualmente as operações de :
- Consulta das Notas Fiscais 
- Ciência da Operação ( ou qualquer das outras Manifestações )
- Download do Arquivo XML

O que observamos é que, por algum problema no Servidor da Sefaz, tem hora que dá certo esta operação e tem hora que não dá certo.

E sabemos que forma legal correta é que antes de baixar o xml, sempre ocorra manifestação do Destinatário relativo ao documento fiscal.

Qual seria a melhor alternativa para que o usuário nunca experimente algum erro no momento que precisar de baixar um arquivo xml?

Grato

 

 

 

Editado por carlos_augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
22 minutos atrás, carlos_augusto disse:

Qual seria a melhor alternativa para que o usuário nunca experimente algum erro no momento que precisar de baixar um arquivo xml?

Olá Carlos.

   Se eu entendi a sua dúvida direito, a questão é que não existe uma maneira de o usuário nunca experimentar algum erro. Você pode tratar as possibilidades de erros conhecidos e esperados. Daí você mostra mensagens mais didáticas, indicando que o erro pode acontecer e o que o usuário pode fazer.

   Mas sempre vai ter uma possibilidade de um erro não previsto "explodir bem na cara" aparecer na frente do usuário...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores 

O que parece ocorrer é que a Sefaz é intolerante à realização de todas estas Operações quase que ao mesmo tempo.
Deve ser uma limitação do Servidor da Sefaz Nacional, semelhante ao que ocorre nos casos de Consumo Indevido na 
transmissão da NFE.

Por outro lado, não quero implementar no sistema nada que possa ferir as Normas da Sefaz.
É muito comum vermos sites oferecendo "Download da NFe sem a Manifestação de Ciência da Operação".

Vou adequar então esta aplicação que estou desenvolvendo apenas para CONSULTAR automaticamente todas as Notas Fiscais destinadas ao CNPJ do meu cliente e gravar a informação delas em uma tabela.

Isto pode resultar em ganho para o usuário quando ele for precisar de efetuar Download do Arquivo XML.

Mas, se o usuário experimentar algum problema no download, ele vai ter que esperar algum tempo e 
tentar novamente o download.

Grato pela ajuda de todos.

Carlos 
Franca-SP

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1399 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.