Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Requisito VII item 8: alínea b - PAF-ECF 01.11


ALA
  • Este tópico foi criado há 4003 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores, alguém já conseguiu homologar o PAF-ECF com o novo requisito VII item 8: alínea b. Abaixo a explicação do POLIMIG.

Prezado(a) Sr.(a) ,

O estoque deve ser atualizado quando da emissão do primeiro documento, conforme ATO COTEPE:

"Requisito VII item 8: alínea B) a quantidade de mercadorias em estoque atualizada na abertura do dia, considerando abertura do dia o momento em que o primeiro documento (fiscal ou não fiscal) é impresso por um ECF no estabelecimento. "

Ex:

Se o estabelecimento tem 10 ECFs, quando o primeiro emitir o 1° documento, ele deve atualizar o estoque em todos os caixas (10), este por sua vez somente será alterado novamente no dia seguinte.

Ao emitir este documento, o programa deve armazenar em banco de dados as informações da ECF que imprimiu este documento.

Desde já agradeço.

Atenciosamente

Deynison Simões Gonzaga

Skype: [email protected]

POLIMIG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sim, basta você ao primeiro documento emitido no ECF checar na tabela de estoque se já foi gravado para o dia atual, se sim, não faz nada, se não, grava o estoque, os outros ECFs farão as mesmas verificações mas depois do primeiro ECF gravar ninguém mais grava porque já vai haver estoque para o dia atual.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas quem atualiza a base de dados do ECF e o sistema de retaguarda. Quando entro no ECF ele gera uma base de dados local com os dados do banco de dados. Segundo a POLIMIG quem deve realizar a atualização do estoque e o ECF e não a retaguarda. Não estou entendendo este requisito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Essa tabela de estoque deve estar disponível para todos os ECFs e ela não tem nada a ver com o seu controle de estoque.

Aqui eu controlo isso da seguinte forma, tenho a base local para cada ecf e um base remota onde agrupo os dados de todos os ecfs, então os ecfs a cada interação fazem o envio e buscam informações da base, como se fosse uma replicação, a base remota tem tudo de todos e os locais somente o deles, quando vou buscar os dados para gerar o arquivo de estoque busco da base remota.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sim, desde que controle a data do estoque, as alterações neste campo de estoque e as inclusões/exclusões, mas sinceramente, para facilitar os testes no dia da homologação e também facilitar a geração do arquivo eu penso que o melhor e fazer uma tabela a parte somente para esse requisito, com os campos que precisa e controlar isso.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Régis, você disse que homologou já na versão 1.12.

Conforme o solicitado abaixo:

O estoque deve ser atualizado quando da emissão do primeiro documento, conforme ATO COTEPE:

"Requisito VII item 8: alínea B) a quantidade de mercadorias em estoque atualizada na abertura do dia, considerando abertura do dia o momento em que o primeiro documento (fiscal ou não fiscal) é impresso por um ECF no estabelecimento. "

Bom, vamos ao exemplo:

No dia 10/09 tenho um item A com estoque de 10;

Faço a Redução Z do dia 10/09.

No dia 11/09, o primeiro documento que é emitido no estabelecimento é uma NF-e com a quantidade de 10 do item A.

Depois disso, vou imprimir o primeiro documento no ECF do estabelecimento e vou atualizar o estoque, pois, cfe. diz no Requisito, atualizar na abertura do dia considerando o primeiro documento impresso por um ECF.

Qual o estoque que deve constar? 10 que era o que estava no início do dia ou 0 (zero) que estava quando foi emitido o primeiro documento no ECF?

Outra dúvida nesse mesmo requisito:

Temos que gerar o registro Tipo E1/E2/E9.

No registro Tipo E1 agora tem a data/hora de atualizacao do estoque (campos 11 e 12). No ato cotepe 06/08 diz:

'Campos 11 e 12 referem-se ao momento em que o primeiro documento (fiscal ou não fiscal) é

impresso pelo ECF identificado no campo 6.'

Se tiver 2 ECFs no estabelecimento, essa data/hora podem ser diferentes, mas, o estoque dos 2 ECFs obrigatoriamente devem ser iguais, pois, atualizando um ECF deve atualizar os demais. Está correto?

Mas, e se eu não emitir documento no 2o.ECF e a última vez que fez algo nesse ECF foi há 5 dias e gerar este arquivo de estoque dele? Aí pode estar com estoque diferente devido a não atualização enquanto não emitir documento? Está correto?

Não existem estes testes, mas, acho que não pensaram na possibilidade do estabelecimento emitir NF-e antes de imprimir qualquer documento no ECF ou um ECF não emitir documento e gerar o arquivo com estoque de dias anteriores.

Att

Geovani Weber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos lá, a forma correta de fazer esse requisito e centralizando em um banco geral, assim ao emitir o primeiro documento no ECF você grava o estoque no momento da emissão do documento e atualiza o campo de controle da data de gravação do estoque, os próximos ECFs que forem fazer a atualização vão primeiramente checar a data, como ela já foi atualizada então eles não gravarão novamente o estoque e não atualizarão a data, ficando somente a data e estoque que a primeira impressora gerou.

Eu gravo esse data de geração de estoque na minha tabela de controle centralizada, assim todos os ECFs tem acesso a ela e sabem se é para gravar ou não o estoque.

Quanto a quantidade em estoque é sempre o estoque no momento do primeiro documenta da impressora, não importa se houve movimento de nota fiscal por exemplo, esse estoque na verdade é um ponto de partida para a fiscalização cruzar os dados do sped, sintegra e arquivo de movimento para conferir se esta tudo ok.

O teste para esse requisito geralmente é feito assim, o homologador lhe pede para fazer entradas de estoque em um produto X, e registra alguns cupons, então o homologador faz uma intervenção na impressora, colocando ela em estado inicial de dia, sem movimento, dai ele lhe pede para emitir uma Leitura X para que seja emitido um documento no ECF simulando um início de dia, então é gerado o arquivo de estoque e verificado a data do estoque e os dados do produto que foi usado para o teste.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Régis,

só prá ter certeza, então esse estoque eu não preciso guardar em um banco de dados local? Pode ser na rede na hora de atualizar o estoque?

Ou seja, se tiver que gerar o arquivo de estoque pelo Menu Fiscal e não tiver acesso a rede, então, não precisa gerar o arquivo?

Ou obrigatoriamente devo transferir da Rede para um BD local para máquina que tiver um ECF conectado, porque se não tiver rede e desejar gerar o arquivo de estoque pelo Menu Fiscal deve permitir?

E no balcão onde tem somente o DAV/PV preciso disponibilizar essa rotina de geração do arquivo de Estoque?

Faltam um detalhes prá zerar, marquei uma pré-homologação para dia 05/10/12 prá fazer testes e tirar dúvidas mais complicadas. Quem sabe até início do ano que vem consigo homologar pela primeira vez!

Att

Geovani Weber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O único teste que é feito sem a rede é o da venda, todo o restante do paf precisa ter rede por conta de gerar informações completas de todos os ECFs.

As rotinas do menu fiscal ficam somente no módulo de frente de caixa, conectado ao ECF.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

reativando o topico, pra v se eu entendi direito o que foi falado.

no primeiro documento emitido no pdv (seja qual for o terminal) eu terei q armazenar em algum lugar qual o valor do estoque atual, esse valor é que vai ser utilizado no menu fiscal ESTOQUE.

essa gravaçao poderia ser um campo da propria tabela de Produtos? ou vou precisar de um historico de cada dia depois?

entao se essa informacao de estoque so interessa o que tinha no inicio do dia, a atualizacao de estoque dos pdvs depois das vendas pode ser de forma síncrona ou assíncrona que nao vai fazer diferença, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Isso mesmo, desde que você gere o arquivo com os dados do inicio do dia, a forma de se fazer não importa, mas lembro que tem que validar alteração do registro, então talvez seja bom ter uma tabela a parte para facilitar a homologação e verificação.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as informacoes de tabela de produtos e estoque no menu fiscal vao passar a ser geradas do banco central, certo?

as informacoes de meios de pagamentos ja devem vir de todas as ecfs como diz na obs do requisito XXX


OBS.: As informações prestadas neste relatório [meios de pagamentos] referem-se aos documentos emitidos por todos os equipamentos ECF do estabelecimento usuário e não apenas pelo ECF que emitiu o relatório, podendo se limitar ao movimento do dia imediatamente anterior ao da emissão do relatório.

com isso eu fiquei pensando se tambem o SPED e Sintegra iriam na mesma ideia apesar q nao vi nada sobre isso no roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Regys, boa tarde

Estou com uma pequena dúvida...

Criei uma tabela com as colunas necessárias para gerar o arquivo, até ai blz.

Minha dúvida é se eu tenho que gravar novos registros a cada dia, no primeiro documento do dia,

ou devo sempre fazer atualizações nessa tabela de estoque?

Sempre fazer update nas colunas ref a impressora, data do estoque e quantidade ou fazer inserts

a cada dia?

Att,

Luiz Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Estou com um problema na realização desse teste. Fiz da seguinte forma:

 

Tenho na tabela de produtos dois campos: Estoque(para guardar o valor real do estoque do produto)

e Etoque_inicial (para atender ao requisito).

No momento da emissão do primeiro documento pelo primeiro ecf, faço uma leitura sequencial do primeiro ao último registro da tabela de produtos, passando o valor de ESTOQUE para ESTOQUE_INICIAL isto porque preciso calcular o hash de cada item e salvar junto para não dar as famosas '????????' nos registros do "MOVIMENTO POR ECF" do meu fiscal.

 

Ocorre que este processo está muito demorado nas empresas que tem muitos itens no estoque.

 

Será que alguem tem uma idéia melhor para resolver isso?

 

Desde já fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Depende do que você está, da massa de dados que está trazendo para o aplicativo, etc, etc.

Porque não tenta ter uma tabela somente com os campos que o requisito pede e popula está tabela, serão menos campos, talvez fique mais rápido, veja também como está fazendo o loop, qual componente de acesso a dados está utilizando, coisas assim.

 

Ou faça diretamente dentro do Banco de Dados.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4003 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.