Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nosso número versus Seu número como funciona


Sandro TC
Ver Solução Respondido por Juliana Tamizou,
  • Este tópico foi criado há 1388 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá,

estou desenvolvendo emissão de boletos bancários utilizando o ACBrMonitor PLUS e estou com dúvidas sobre os campos nossonum e seunumero do arquivo TITULO.INI que meu aplicativo está criando para o ACBr.

Meu sistema pode gerar um número sequencial para o campo nossonum  de cada boleto do arquivo TITULO.INI ? Por exemplo, o primeiro boleto emitido pelo sistema seria nossonum = 1, o segundo boleto emitido pelo sistema nossonum = 2 e assim por diante? Ou meu sistema deve obrigatoriamente gerar o nossonum utilizando o comando BOLETO.MontarNossoNumero ?

Outra dúvida: o número que meu sistema definir no arquivo TITULO.INI para cada boleto, no campo nossonum do arquivo de remessa, será o mesmo número retornado pelo arquivo de retorno do banco?
Exemplo: Se nossonum = 5 no arquivo de remessa, o campo nossonum do arquivo de retorno do banco também será 5?

Então, para que serve o campo SeuNumero do arquivo TITULO.INI ?
Obtive um arquivo ".ret" do Bancoob de um conhecido e, após converter esse arquivo para Retorno.INI pelo ACBr (para analisar), o arquivo Retorno.INI possui, para cada boleto, os campos nossonum e SeuNumero, conforme trecho do arquivo abaixo. Esse SeuNumero seria gerado pelo meu sistema?

[Titulo1]
...
NumeroDocumento=30347-3       
DataProcessamento=09/06/2020
NossoNumero=0202300
...
SeuNumero=0000000000000000000030347

 

Desde já agradeço qualquer colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores
  • Solution

Bom dia.

O NossoNumero costuma ter uma faixa de valores aceitos pelo banco, oque é definido pela carteira e outros fatores sob controle do banco.

Já os campos SeuNumero e NumeroDocumento são livres para utilização conforme a necessidade do seu sistema e costumam ser usados para identificar o número da fatura ou algo semelhante.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

O NossoNumero costuma ter uma faixa de valores aceitos pelo banco, oque é definido pela carteira e outros fatores sob controle do banco.

Já os campos SeuNumero e NumeroDocumento são livres para utilização conforme a necessidade do seu sistema e costumam ser usados para identificar o número da fatura ou algo semelhante.

Att.

Bom dia, Juliana.

O campo NossoNumero pode ser preenchido sequencialmente pelo meu sistema (primeiro boleto número 1, segundo boleto número 2 e assim por diante) ?
Ou devo utilizar obrigatoriamente a função BOLETO.MontarNossoNumero ?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

O NossoNumero deve ser preenchido sequencialmente, mas dentro da faixa permita pelo banco, a função MontarCampoNossoNumero() é usada para formatar corretamente o campo com o DV e outras informações exigidas pelo banco na impressão e na remessa.

Esta função também pode ser usada se vc desejar salvar o nosso numero formatado em seu bd.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Juliana.

A propósito, percebi que se eu gerar o arquivo TITULO.INI sem valor no campo NossoNumero de cada boleto, ao chamar a função MontarCampoNossoNumero() a mesma retorna zero.
Já se eu gerar o arquivo TITULO.INI com um valor sequencial no campo NossoNumero de cada boleto, a função MontarCampoNossoNumero() retorna um número com o dígito.

Obs.: estou chamando a função MontarCampoNossoNumero() passando o índice de cada boleto via parâmetro corretamente.

Isto procede? Fiz algo errado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

4 horas atrás, Sandro TC disse:

Obs.: estou chamando a função MontarCampoNossoNumero() passando o índice de cada boleto via parâmetro corretamente.

isso não é necessário, exceto se vc deseja salvar o nosso numero formatado no banco de dados.

Sugiro ver essa sessão do manual

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/PassoaPassoBOLETO.html

Att.

  • Obrigado 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1388 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...