Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Otimizar compilação do Delphi


Ver Solução Respondido por Leonardo de Alice,
  • Este tópico foi criado há 1386 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde.

Eu tenho um grupo de projetos com tres projetos nele, sendo dois grandes e um pequeno.

Tenho um notebook com um i3, 6gb de ram e um ssd.

Quando dou um Build All nos três projetos, na parte de manhã, a compilação demora cerca de 3 minutos, mas no final da tarde o mesmo Build All chega a demorar 15 minutos.

Queria entender o porque dessa diferença... Alguém sabe me explicar?

Outra coisa, tenho outros dois computadores que a compilação demora... e queria saber de vocês o que posso fazer para otimizar essa compilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo de Alice

Faço 3 coisas simples que darão uma boa otimizada: 

1- Library Path: Deixe apenas a pasta das DCU dos componentes. Ex. do acbr deixo apenas "E:\Componentes\ACBr\Lib\Delphi\LibD19\Win32"

2- Crie um ramdisk na memória (Como se fosse uma unidade na memória RAM) e jogue suas DCU nessa unidade em memória

Eu crio um disco de 512mb  http://www.radeonramdisk.com/files/Radeon_RAMDisk_4_4_0_RC36.msi

image.thumb.png.f5f00b61a834a1ef4cef25fe9de56b08.png

3- Instale o IDE Fix Pack/fastdcc https://www.idefixpack.de/blog/ide-tools/ide-fix-pack/

Editado por Márcio Baroni
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O Marcio deu a resposta correta.

reveja seus componentes, eles devem de apontar somente para arquivos compilados já e nào para os fontes para toda avez compilar

as questões de path do projeto também vão resolver e mais o fix que tu pode procurar por DDevExtensions vai ajudar

há é não informou a versão do delphi

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Seguindo as dicas, eu removi todas os diretórios do ACBr do Library Path, só deixando o C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Componentes\ACBrTrunk2\Lib\Delphi\LibD25.

No meu caso eu não tenho a pasta Win32.

Mas ai quando compilei, retornou o erro: Unit ACBrSATExtratoFortesFr was compiled with a different version of RLPrinters.RLPrinter

O que estou fazendo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Leonardo de Alice

Passei por isso também...Cara seu ACbr tá desatualizado heim....a tela do instalador nem é essa mais....

1- Atualiza o Fortes Report para ultima versão https://github.com/fortesinformatica/fortesreport-ce (deixe também só a pasta das dcus do Fortes no Library Path do delphi)

2- Atualiza seu ACbr, no instalador vc deve marca a opção acima "Deixar somente a pasta Libxx...." e marca também a opção "Remover arquivos antigos..."

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 horas atrás, Leonardo de Alice disse:

Seguindo as dicas, eu removi todas os diretórios do ACBr do Library Path, só deixando o C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Componentes\ACBrTrunk2\Lib\Delphi\LibD25.

tire de dentro de pastas de sistema(program files, windows, system etc) de proposito colocamas um c:\ACBr

mesmo serve para Fortes.

5 horas atrás, Leonardo de Alice disse:

Mas ai quando compilei, retornou o erro: Unit ACBrSATExtratoFortesFr was compiled with a different version of RLPrinters.RLPrinter

este caso é por ter em outros locais os fontes do fortes.

o caso mais comum que vejo é que fazem a instalação manual e depois esquecem de limpar para ussar o instalador, dai ao invés de corrigir

fazem a cópia os arquivos para a pasta BPL do delphi em documentos.

está errado se for esse o caso, limpe tudo e instale o Fortes com o instalador, confere se a pasta do libxx está lá no library path onde vai ter somente os compilados dele

edepois instala o acbr

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia.

Fiz conforme vocês orientaram, mas o erro [dcc32 Fatal Error] untDTUtilACBr.pas(9): F2051 Unit ACBrSATExtratoFortesFr was compiled with a different version of RLPrinters.RLPrinter persiste.

Eu desinstalei o Fortes e depois reinstalei o atualizado, mas agora na pasta C:\ComponentesDelphi\Fortes.

Depois usei o apagarAcbr.bat e reinstalei o ACBr, mas agora na pasta C:\ComponentesDelphi\ACBr, e com as opções Remover arquivos antigos do discoDeixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi marcadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
6 horas atrás, Leonardo de Alice disse:

Fiz conforme vocês orientaram, mas o erro [dcc32 Fatal Error] untDTUtilACBr.pas(9): F2051 Unit ACBrSATExtratoFortesFr was compiled with a different version of RLPrinters.RLPrinter persiste.

Isso é porque existem mais de um mesmo arquivo ".dcu" sendo encontrado pelo Delphi.

Possivelmente ou é o arquivo ACBrSATExtratoFortesFr.dcu ou o RLPrinters.RLPrinter.dcu

6 horas atrás, Leonardo de Alice disse:

Depois usei o apagarAcbr.bat e reinstalei o ACBr, mas agora na pasta C:\ComponentesDelphi\ACBr, e com as opções Remover arquivos antigos do discoDeixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi marcadas.

O "apagar.bat" e a opção "Remover arquivos antigos" teoricamente fazem a mesma coisa. A opção "Remover arquivos antigos" gera um "apagar.bat" novo e o executa.

No entanto, detectei que nenhuma das duas conseguem apagar todos os arquivos sempre.

Então verifique as pastas anteriores tanto do ACBr como do Fortes.

Também verifique a pasta LIB padrão da embarcadero. Algo como C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\20.0\ e as subpastas delas

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
  • Solution

Bom dia.

Procurei por ambos, ACBrSATExtratoFortesFr.dcu e RLPrinters.RLPrinter.dcu, mas não encontrei outro além da pasta certa.

A solução foi adicionar todos esses caminhos no Library Path.

image.png.6f909caddf2cc989bfd41fa8b6262088.png

Mas a compilação já ficou bem mais rápida, agradeço pelas dicas passadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
46 minutos atrás, Leonardo de Alice disse:

Mas a compilação já ficou bem mais rápida, agradeço pelas dicas passadas.

Se você instalou o IDE Fix Pack, só isso já faz uma diferença enorme.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 30/06/2020 at 09:02, Leonardo de Alice disse:

Bom dia.

Fiz conforme vocês orientaram, mas o erro [dcc32 Fatal Error] untDTUtilACBr.pas(9): F2051 Unit ACBrSATExtratoFortesFr was compiled with a different version of RLPrinters.RLPrinter persiste.

Eu desinstalei o Fortes e depois reinstalei o atualizado, mas agora na pasta C:\ComponentesDelphi\Fortes.

Depois usei o apagarAcbr.bat e reinstalei o ACBr, mas agora na pasta C:\ComponentesDelphi\ACBr, e com as opções Remover arquivos antigos do discoDeixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi marcadas.

se tem esse erro é porque tem fontes e compilados perdidos dentro de seu micro.

refaça a verificação

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1386 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...