Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

O PIX vai substituir o boleto?


tathianam
  • Este tópico foi criado há 1080 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, uma dúvida conceitual por aqui...

Vocês sabem se o método de pagamento PIX vai substituir o boleto? Sei que ele vai substituir a TED / DOC para cobranças imediatas, mas não sei tecnicamente como o QRCode é composto e se vai ter data de vencimento, por exemplo.

Alguém já leu algo sobre esse assunto?

Valeu galera ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
Em 19/08/2020 at 12:56, tathianam disse:

Pessoal, uma dúvida conceitual por aqui...

Vocês sabem se o método de pagamento PIX vai substituir o boleto? Sei que ele vai substituir a TED / DOC para cobranças imediatas, mas não sei tecnicamente como o QRCode é composto e se vai ter data de vencimento, por exemplo.

Alguém já leu algo sobre esse assunto?

Valeu galera ;)

Amigo, não vai substituir, vai funcionar como meio de pagamento adicional ao TED e DOC e vai permitir que você pague através do QR Code. Também neste artigo você poderá encontrar todas as informações sobre este tema, para que esclareça todas as suas dúvidas, espero que seja útil

https://www.pagamentocontas.com.br/pagamento-instantaneo-pix-o-que-e-quando-comeca-e-como-reservar-a-chave-2/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia,

Na minha opinião, se a houver possibilidade do recebedor fazer uma espécie de leitura on-line dos pagamentos recebidos através de uma API ou uma espécie de arquivo de retorno, com certeza, no dia seguinte à liberação do PIX, o boleto sem registro cai por terra. 
Bastará gerarmos um ID (o mesmo "nosso número", que sua usa hoje no caso do boleto) , registrar esse ID no qrCode que será passado ao pagador e também registrar o ID no sistema gerenciador financeiro e depois fazer a leitura dos IDs pagos no dia.

Não vejo como como isso não venha a ser uma realidade, principalmente por dois motivos:
1) O PIX é praticamente em tempo real. Muito melhor que boletos. Já tive casos do boleto demorar 4 dias para creditar por conta de feriados;
2) O PIX não tem custo.

Abraços

  • Curtir 1

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Os convido a acessar a nossa biblioteca, temos uma pasta com diversos documentos referente ao PIX.

Segue o link: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/PIX/

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2020 at 09:00, valdirdill disse:

Bom dia,

Na minha opinião, se a houver possibilidade do recebedor fazer uma espécie de leitura on-line dos pagamentos recebidos através de uma API ou uma espécie de arquivo de retorno, com certeza, no dia seguinte à liberação do PIX, o boleto sem registro cai por terra. 
Bastará gerarmos um ID (o mesmo "nosso número", que sua usa hoje no caso do boleto) , registrar esse ID no qrCode que será passado ao pagador e também registrar o ID no sistema gerenciador financeiro e depois fazer a leitura dos IDs pagos no dia.

Não vejo como como isso não venha a ser uma realidade, principalmente por dois motivos:
1) O PIX é praticamente em tempo real. Muito melhor que boletos. Já tive casos do boleto demorar 4 dias para creditar por conta de feriados;
2) O PIX não tem custo.

Abraços

Concordo plenamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 16/09/2020 at 09:00, valdirdill disse:

Bom dia,

Na minha opinião, se a houver possibilidade do recebedor fazer uma espécie de leitura on-line dos pagamentos recebidos através de uma API ou uma espécie de arquivo de retorno, com certeza, no dia seguinte à liberação do PIX, o boleto sem registro cai por terra. 
Bastará gerarmos um ID (o mesmo "nosso número", que sua usa hoje no caso do boleto) , registrar esse ID no qrCode que será passado ao pagador e também registrar o ID no sistema gerenciador financeiro e depois fazer a leitura dos IDs pagos no dia.

Não vejo como como isso não venha a ser uma realidade, principalmente por dois motivos:
1) O PIX é praticamente em tempo real. Muito melhor que boletos. Já tive casos do boleto demorar 4 dias para creditar por conta de feriados;
2) O PIX não tem custo.

Abraços

Interessante. 

945757316_FantastsoftLogotipo100px.png.20c116e19bad4f7436640307ee0fa01a.png   Endrigo Rodrigues
Fantastsoft Sistemas

Node / Delphi 11.2
Belo Horizonte/MG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 16/09/2020 at 09:00, valdirdill disse:

Bom dia,

Na minha opinião, se a houver possibilidade do recebedor fazer uma espécie de leitura on-line dos pagamentos recebidos através de uma API ou uma espécie de arquivo de retorno, com certeza, no dia seguinte à liberação do PIX, o boleto sem registro cai por terra. 
Bastará gerarmos um ID (o mesmo "nosso número", que sua usa hoje no caso do boleto) , registrar esse ID no qrCode que será passado ao pagador e também registrar o ID no sistema gerenciador financeiro e depois fazer a leitura dos IDs pagos no dia.

Não vejo como como isso não venha a ser uma realidade, principalmente por dois motivos:
1) O PIX é praticamente em tempo real. Muito melhor que boletos. Já tive casos do boleto demorar 4 dias para creditar por conta de feriados;
2) O PIX não tem custo.

Abraços

Mas será que terá vencimento, cálculo automático para multa e juros, bloqueio para pagamento além de uma certa data após o vencimento?

Pois se não tiver isso, acho muito difícil substituir boleto. 

945757316_FantastsoftLogotipo100px.png.20c116e19bad4f7436640307ee0fa01a.png   Endrigo Rodrigues
Fantastsoft Sistemas

Node / Delphi 11.2
Belo Horizonte/MG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Pix não vai substituir o boleto com registro, somente para compras online ou serviços que só são liberados após o pagamento. Pix não tem multa, não tem juros, não tem protesto/negativação, logo não vai substituir o boleto.

Vai substituir DOC/TED/Transferências/pagamentos instantâneos, somente isso...

  • Curtir 2

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Citar

 Pix não vai substituir o boleto com registro, somente para compras online ou serviços que só são liberados após o pagamento. Pix não tem multa, não tem juros, não tem protesto/negativação, logo não vai substituir o boleto.

PIX vai sim substituir os boletos, tem vencimento, juros, multa, instrução se recebe ou não após o vencimento, etc...
Não sei se vai ter protesto/negativação.
Mas é claro que os boletos estão com os dias contados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Marceloal disse:

PIX vai sim substituir os boletos, tem vencimento, juros, multa, instrução se recebe ou não após o vencimento, etc...
Não sei se vai ter protesto/negativação.
Mas é claro que os boletos estão com os dias contados.

Eu havia pensado que o PIX teria uma API padrão para notificação de transações consulta de movimentos e ETC, e existe porém somente para as instituições financeiras, e cada instituição financeira terá sua própria API para os clientes...  hoje pelo menos o CNAB tem um padrão mesmo que mude um pouco de banco para banco, já as APIS que os bancos vão disponibilizar para o PIX se é que vão disponibilizar e provavelmente terá custo , serão totalmente despadronizadas...

Resumindo as automações comerciais continuaram usando o BOLETO, a não ser que a software house seja uma instituição financeira e receba os pagamentos diretamente, estou achando isso muito perigoso para as pequenas software houses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
Em 09/10/2020 at 10:27, renatojosecampos disse:

a não ser que a software house seja uma instituição financeira e receba os pagamentos diretamente,

Observe os últimos investimentos da LINX e da TOTVS, estão nesta direção. 

João Duarte de Azevedo
Utilsoft Soluções em Gestão Empresarial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Bom dia!

Pelo que andei vendo, foi prorrogado o pix via qrcode dinâmico para março de 2021. implementei o pagamento via pix qrcode estático pelo meu sistema para alguns clientes, pois surgiu certa necessidade. Porém estou tendo dificuldade com o qrcode dinamico, entrei em contato com o banco do Brasil e Sicoob para perguntar se teriam algum "caminho das pedras" para tal, e os mesmos disseram que por estar em desenvolvimento, não tem como ajudar. Falaram que para usar o ambiente de homologação do qrcode dinamico é preciso fazer um cadastro no banco central, e tals.

Então, por hora, se alguém precisar da geração do pix via qrcode estático, pode me chamar que ajudo como posso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, jun_pdv disse:

Sim... estou usando a api do Banco central. 

Poxa que legal eles liberam então diretamente sem precisar ser um fintech ou banco?

se quiser postar aqui vamos implementar um ACBrPIX

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar, então, moço, na verdade, como eu disse, eu não estou conseguindo testar, nem nada assim relacionado ao qrcode dinâmico, este é o que usa a api. O que eu implementei, foi a geração do qrcode estático, baseado no manual do PIX. Este ultimo, não necessita da chave de validação do banco central. E para a comprovação do pagamento do mesmo, para o meu sistema em particular, é feita por meio  da importação do extrato bancário. Acabei me confundindo aqui quando te respondi na pergunta anterior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Hum então vamos deixar claro para quem vier pesquisar a API do PIX do Banco Central somente pode ser usado por finteques e bancos. ninguém como software house consegue usar ou homologar com eles.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 1080 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.