Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Iniciando no desenvolvimento Mobile


  • Este tópico foi criado há 1252 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Programo há 20 anos com Delphi e minha experiência de programação é toda voltada para o mesmo.

Agora (e já tarde) estou precisando fazer com que minhas aplicações Windows comecem a se comunicar com apps mobile. Existem centenas de curso em dezenas de plataformas e estou perdido em qual iniciar... SÃO TANTAS OPÇÕES.

Alguém poderia me dar uma luz?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Estou na mesma situação: muita bagagem no Delphi e querendo ampliar os horizontes. O próprio Delphi 10 já te dá condições para isto. Vai depender de como você precisa fazer esta comunicação. Acredito que o pessoal faz um servidor REST com o próprio Delphi para intermediar a troca de dados entre o Desktop e o Mobile, se este for o caso. E o aplicativo mobile pode ser desenvolvido no Delphi também. Cursos tem aos montes, escolha o mais simples pra começar e faça tentativas e erros. Ou se estiver querendo sair do ambiente Delphi, começa vendo Node.JS para criar a API Rest com Javascript e React Native para o lado mobile. Tem o Electron também, te dá um solução que me parece ser amigável sendo Javascript e podendo gerar um .exe para o Windows. Existem mais soluções, só achei essas mais amigáveis para quem, como eu, pensa e respira Delphi.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 horas atrás, wilsonaaugusto disse:

Olá!

Estou na mesma situação: muita bagagem no Delphi e querendo ampliar os horizontes. O próprio Delphi 10 já te dá condições para isto. Vai depender de como você precisa fazer esta comunicação. Acredito que o pessoal faz um servidor REST com o próprio Delphi para intermediar a troca de dados entre o Desktop e o Mobile, se este for o caso. E o aplicativo mobile pode ser desenvolvido no Delphi também. Cursos tem aos montes, escolha o mais simples pra começar e faça tentativas e erros. Ou se estiver querendo sair do ambiente Delphi, começa vendo Node.JS para criar a API Rest com Javascript e React Native para o lado mobile. Tem o Electron também, te dá um solução que me parece ser amigável sendo Javascript e podendo gerar um .exe para o Windows. Existem mais soluções, só achei essas mais amigáveis para quem, como eu, pensa e respira Delphi.

Boa sorte.

Oi... Tudo bom?

Então meu amigo, eu até desenvolvi um app mobile há um tempo atrás em Delphi 10, com o REST também em Delphi.

Ficou até legal, mas creio que não é o que o mercado de desenvolvimento mobile usa e portanto creio que não tem tanta ajuda como o próprio delphi em si na internet, se procurarmo "como fazer tal coisa" para delphi achamos muita documentação, o mesmo não ocorre com o mobile.

Por isso quero conhecer uma ferramenta que seja mais utilizada, se possível logo A MAIS UTILIZADA, para não perder tempo. Com isso espero ter mais exemplos, ajuda e possibilidade em relação ao que eu tive com o Delphi Mobile.

Desde já agradeço a sua atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser ver algo para o Delphi mobile, começa pelos vídeos do 99 Coders. Quanto a ferramenta mais utilizada, eu não sei qual poderia apontar... Não tem um canivete suiço como é o Delphi, o mais próximo que achei foi o Electron, mesmo assim é preciso noção do trio HTML+CSS+Javascript. Conhecendo os três, fica mais fácil ver as outras. Tem o Android Studio que é bom. Tem as soluções Java que considero ótimas mas leva tempo de aprendizagem. E o mercado não espera, quer que o profissional já saiba tudo agora. 

Uma abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Pena não tem informado no googleplay mas existem inumeros Apps em delphi rodando e poucas pessoas sabem , e roda em milhares de dispositivos.

mas lembrar delphi canivete suiço mas não pode pensar que sendo assim vai programar igual faz com desktop que dai será mesmo um erro enorme

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Pena não tem informado no googleplay mas existem inumeros Apps em delphi rodando e poucas pessoas sabem , e roda em milhares de dispositivos.

mas lembrar delphi canivete suiço mas não pode pensar que sendo assim vai programar igual faz com desktop que dai será mesmo um erro enorme

Oi Juliomar...

Tudo bom?

Legal cara, não sabia sobre essa questão do Delphi e seu crescimento no mobile.

Eu concordo contigo sobre a questão da programação ser diferente, a experiência que eu tive com o Delphi Mobile só foi ruim no aspecto "feedback". Eu gosto de programar em Delphi para desktop porque o Delphi já existe há anos, e qualquer problema que tiver OU já foi resolvido OU alguém já passou e tem uma solução.

Em relação ao mobile, quando EU programei ao menos, tive um problema com o DataPicker, não lembro agora exatamente qual, mas tive grande dificuldade em achar algo sobre até que finalmente descobri que era um bug do Delphi e nada mais restava a não ser aguardar uma solução. Isso gera uma frustração, sabe?

Eu quero ter essa COMUNIDADE GRANDE que tenho com o Delphi para a solução Mobile que for escolher, pois isso que sempre me motivou em programar com o Delphi e isso me motivará a programar com mobile.

Estou vendo que as soluções há mais tempo no mercado e mais usadas seriam o Xamarin, React Native e Flutter, cada uma com seus prós e contras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Este tópico foi criado há 1252 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.