Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Projeto SapL elevou classe exceção 'EClassNotFound' com a mensagem: Class "TACBrCalculadora" not found


Ver Solução Respondido por Juliano Van,
  • Este tópico foi criado há 1275 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Salve galera. Sou desenvolvedor DELPHI7 e estudando o LAZARUS. Eu tinha instalado a versão 64bits no windows10, comecei a criar alguns projetos testes, porém tive um problema de SIGSEGV e como não consegui resolver, desinstalei-o e instalei a versão 32bits. Ainda na instalação LAZARUS64 eu criei um projeto para testar a TDI, onde havia colado na FmPrincipal do meu projeto a tACBrCalculadora. Acontece que na nova instalação LAZARUS32 eu não instalei o pacote ACBR ainda, no entanto quando vou tentar compilar o Projeto que eu tinha criado na versão 64Bits, ele gera o erro, conforme imagem abaixo. 

image.png.cd221af1b2ab6bbd255a20494282b5da.png

Apesar de eu saber que vou instalar o pacote ACBR novamente, me interessei em excluir a referencia à classe ACBR, até para me familiarizar melhor com a ferramenta. O problema é que eu não consegui achar onde esta escondido este vinculo, pois já abri todos os arquivos, fui excluindo a referencia ao referido componente e o erro persiste. Já fiz pesquisa dentro de todos os arquivos (.lpi, .lpr, .lps, .lfm, .pas) dentro da pasta do pequeno projeto, pesquisando como "ACBR" o editor não localiza nada. Fiz isso até nos arquivos na pasta lib dentro da pasta do projeto, e não encontro referencia nenhuma. Onde estou errando ?  Ou ele guarda esta referencia em alguma outra pasta que não seja a do projeto, e preciso fazer algum tipo de RESET na IDE ?

Sei que talvez o erro seja bobo ou simples, mas preciso aprender a resolver desde o começo, para não apanhar com coisas simples nos projetos maiores...

Desde já o meu muito obrigado por qualquer ajuda ou indicação. 

image.png.dec0da781bbc4c40670676857f729120.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Ola Daniel. Obrigado pela resposta.
Sim, exatamente, foi lá que eu fiz a exclusão da declaração (usando o Notepad++). Mas acontece que eu abria o projeto, clicando no arquivo .lpr e já tentava compilar, e o erro persistia. Agora a pouco eu fiz uma alteração no Form (pelo Lazarus), Salvei e Compilei. E parece que agora ele "enchergou" a exclusão da referencia.  Vai entender...  Mas resolveu. Como eu disse, eu tava desconfiado que era algo simples, mas já quebrei cabeça, hein...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

boa... a alteração no form e salvar, forçou o Lazarus regravar o LFM, agora já sem a dependência do Objeto que foi removido... as vezes esse truque é realmente necessário...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1275 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.