Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Problemas para rodar ACBrNFSe_Exemplo no Lazarus


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1268 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá comunidade!

Tenho um projeto para emitir NFSe para 27 prefeituras diferentes e como usava ACBr antigmanente voltei pra cá depois de encontrar o ACBrNFSe.
- Instalei o Lazarus no Windows (não tenho mais acesso à Delphi) = OK
- Baixei a ACBr e instalei os componentes no Lazarus = OK
- Abri o exemplo lá do DFe\NFSe e compilou = OK
- Porém tive o 1o problema dizendo que faltavas o Cidades.ini (resolvi copiando da pasta ArqINI - também o ISSJoinvile.ini e o Salvador.ini que são as cidades da POC)
 

Agora feliz achando que conseguiria ver o exemplo funcionando dá erro carregando as cidades porque, pelo que me parece, o arquivo de cidades tem um layout diferente do esperado.

Alguma "luz" pra me ajudar com isso?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Alexandre,

Favor informar com exatidão o caminho de onde você pegou os fontes do programa exemplo e dos arquivos INI.

Quando foi que você baixou os fontes?

E qual é o erro apresentado ao tentar executar o programa exemplo?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo!

Baixei tudo a partir de svn://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2 semana passada. Atualmente estou na revision 20800 que aparece como a atual.

O erro é Código do Municipio [0] não encontrado.

No arquivo \Fontes\ACBrDFe\ACBrDFe\ACBrNFSe\ACBrNFSeConfigurações.pas na linha 651

No procedimento AtualizarCidades tem até um comentário //Exemplo: Alfenas/3101607/MG

Mas o arquivo Cidades.ini (copiei da pasta ArqINI do exemplo) não tem esse layout "corrido" (também não "segui" o código pra entender melhor como ele carrega os dados.

 

Se precisar de mais informações, estou à disposição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Alexandre,

No arquivo Cidades.ini temos o seguinte:

[3101607]
Nome=Alfenas
UF=MG
Provedor=Betha

Imagem do programa exemplo com a cidade selecionada:

Alfenas.jpg

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. O arquivo parece estar no mesmo formato então:
image.png.bbb76d9acd5fa56b6cbdf9c21c17a96b.png

Cheguei a remover as linhas iniciais para que começasse no [3520004] mesmo assim, persiste o erro.

image.png.537da3c4fd3b11f788c8f31f85edf44f.png

Isso funciona mesmo no Lazarus? Não alterei NENHUMA linha do código.

O arquivo Cidades.ini que removi linhas do começo é uma cópia do original, não creio que seja o problema já que removi as linhas DEPOIS que vi o erro.
image.thumb.png.791dc3c89c53c6bb7a858875d8836832.png

Copiei o arquivo para esse lugar do print porque era o lugar onde o sistema vai procurá-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia Alexandre,

Primeiramente você não deve fazer alterações nos arquivos INI a não ser o arquivo INI de configuração do programa exemplo.

Acabei de fazer um teste com o programa exemplo (versão Lazarus) disponível no repositório.

1. Abri o projeto;

2. Executei a opção para Construir em vez de Compilar;

3. copiei para dentro da pasta: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Lazarus\lib\i386-win32 o arquivo: ACBrNFSe_Exemplo.ini que utilizo no programa exemplo (versão Delphi);

4. Executei o programa;

5. Selecionei a cidade desejada.

Não ocorreu nenhum erro.

Chegou a configurar corretamente o programa exemplo?

Na aba "Geral" tem um campo chamado Arquivos INI, informou o caminho da pasta ArqINI, ou seja: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\ArqINI ?

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia BigWings,

Realmente se o programa exemplo não encontra o arquivo INI de configuração ele entra em parafuso.

Mas clicando em OK na primeira mensagem de erro e depois na aba "Geral" informarmos o path da pasta ArqINI e clicarmos no botão "Salvar Configuração" o arquivo de configuração vai ser criado no disco.

O próximo passo é sair do programa e carregar ele novamente, desta forma ele vai encontrar o arquivo Cidades.ini e desta forma vai ser possível selecionar a cidade desejada.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí pessoal, quando roda o programa e ele não encontra o .ini dele mesmo dá pau! Ignora o erro, escolhe uma cidade e manda salvar configuração que ele cria o ini e já deixa uma cidade qualquer escolhida.

Notei que, se criar o ini mas não escolher cidade, continua dando exception da "cidade [0]". Novamente, só ignorar o erro e escolher, depois salva de novo.

 

Italo, muito obrigado! Agora já posso começar a estudar como me virar de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Favor não perderem a paciência comigo...

Configurei tudo o que pude, meu teste é com Joinville. Tenho um certificado A1 válido, peguei o número de série pra preencher, etc...

Ainda estou me adaptando com o ambiente aqui. Tem algum tutorial para iniciantes utilizarem o exemplo de NFSe?

Está agora dando "n" erros quando tento gerar lote rps, etc... Tentei várias "combinações" em SSLib, CryptLib, HttpLib e XMLSignLib. Sempre com problemas.

Escrevi aqui mesmo por fazer parte do "problema com o exemplo" mas se acharem que está no lugar errado, estejam à vontade para tomar a providência que for correta e me desculpem.

 

Mais uma vez obrigado, tô pegando o gosto pela coisa, só de ver Pascal de novo já me dá um ânimo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, Alexandre Filgueiras Guimarães disse:

Está agora dando "n" erros quando tento gerar lote rps, etc... Tentei várias "combinações" em SSLib, CryptLib, HttpLib e XMLSignLib. Sempre com problemas.

Depende de qual erro está tendo. No caso do ACBrNFSe é importante informar a pasta dos arquivos .ini (Cidades.ini e o .ini do provedor), e a pasta de Schema correta para o provedor que a cidade usa.

Para configuração do certificado veja este vídeo, é para ACBrNFe e Delphi mas é a mesma coisa:

 

 

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 23/10/2020 at 16:56, Alexandre Filgueiras Guimarães disse:

Favor não perderem a paciência comigo...

Configurei tudo o que pude, meu teste é com Joinville. Tenho um certificado A1 válido, peguei o número de série pra preencher, etc...

Ainda estou me adaptando com o ambiente aqui. Tem algum tutorial para iniciantes utilizarem o exemplo de NFSe?

Está agora dando "n" erros quando tento gerar lote rps, etc... Tentei várias "combinações" em SSLib, CryptLib, HttpLib e XMLSignLib. Sempre com problemas.

Escrevi aqui mesmo por fazer parte do "problema com o exemplo" mas se acharem que está no lugar errado, estejam à vontade para tomar a providência que for correta e me desculpem.

 

Mais uma vez obrigado, tô pegando o gosto pela coisa, só de ver Pascal de novo já me dá um ânimo :D

Não temos manual, o manual é os fontes e os exemplos.

Existe para o SAC alguns vídeos que basta ir no item vídeos que o Italo fez explicando algumas coisas sobre o componente e como utilizar ele. usando exatamente o exemplo do SVN

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.