Jump to content

chamada diadoacbr

Assista tectoy.png

Tag do Valor do ISS Retido WebISSv2.

Marcos Duarte
Go to solution Solved by Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 603 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia!

Eu validei uma nota no provedor WebISSv2 da cidade de Extrema - MG, porém quando eu coloco a opção de ISS Retido, na XML aparece

<IssRetido>1</IssRetido>, e na programação eu coloquei "Servico.Valores.ValorIssRetido:= 10", mas não aparece a tag com <ValorIssRetido> na XML.

Eu testei com outros provedores, como a ISSCuritiba, Betha e Ginfes, todas aparecem o Valor do ISS Retido, menos a WebISSSv2, Gostaria de ver com 
vocês se precisa efetuar alguma configuração para aparecer essa Tag. Agradeço o espaço!

0002341-rps.xml

• Consultores

Boa tarde Marcos,

O problema é que a tag <ValorIssRetido> só existe na versão 1 do layout da ABRASF.

Os provedores ISSCuritiba, Betha e Ginfes seguem a versão 1, já o provedor WebISSv2 segue a versão 2.

Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

• Consultores
  • Solution

Bom dia Marcos,

No layout da versão 1 temos as tags: <ValorIss> e <ValorIssRetido> dentro do grupo <Valores> ao gerar o XML do RPS.

Por outro lado no layout da versão 2 não temos a tag <ValorIssRetido> dentro do grupo <Valores>.

Se incluirmos por conta própria a tag <ValorIssRetido> o que vai acontecer:

1. O lote de RPS não vai ser validado pelo simples fato de existir uma tag no XML que não consta no schema.

2. Se você alterar o arquivo INI do provedor atribuindo o valor zero ao campo Validar, isso faz com que não ocorra a validação, logo o lote de RPS vai ser enviado, mas ele vai ser rejeitado pelo simples fato de existir uma tag no XML que não é esperada pelo provedor.

Agora se você acha que o layout da versão 2 esta errado, ou seja, esta faltando essa tag, sugiro que entre em contato com a ABRASF e expõe o problema.

Eles podem até fazer essa alteração, agora eu quero ver os provedores alterarem os seus webservices e schemas para atender essa nova tag.

Para você ter uma ideia a versão 1 do layout da ABRASF conforme consta no manual foi lançado em dezembro de 2008 e a versão 2 em abril de 2011.

Praticamente estamos em 2021 e eu tenho uma lista com 32 provedores que ainda se utilizam da versão 1 do layout da ABRASF.

Desses 32 uns 4 também tem um segundo webservice para a versão 2.

Logo temos 28 provedores que ainda não mudou da versão 1 para a 2 nesses 12 anos de existência da NFS-e, eu duvido que os 53 provedores (que seguem a versão 2) vão alterar os schemas e webservices por conta de uma tag.

Tenha em mente o seguinte a ABRASF não estabeleceu um padrão, pois o manual é apenas uma sugestão de como gerar o XML, visto que na minha lista tenho 20 provedores que não segue o layout da ABRASF.

• Like 1
Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

• Este tópico foi criado há 603 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.