Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Novamente problemas com arredondamento RoundABNT X Sefaz


  • Este tópico foi criado há 1212 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia, senhores.

Tenho o seguinte caso:

qCom: 3,30

vUnCom: 3,05

vProd: 10,05

Aplicando a RoundABNT para arredondar para duas casas decimais o produto de qCom * vUnCom, me retorna 10,06.

A Sefaz, como aceita diferença de até 0,01, não deveria efetivar essa nota?

Mas a danada retorna:

Rejeição 629: Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial

Acho que ela, internamente, está calculando um vProd de 10,07, e esperando que eu passe ou 10,06 ou 10,08.

Alguma luz para um caso desses?

ps: é venda de combustíveis para prefeituras, o valor total do item tem que ser o mostrado na bomba, ou seja, 10,05.

Eu poderia jogar um desconto no item para cair para 10,05, mas para isso eu teria que saber exatamente quanto a Sefaz está calculando para esse item lá nos sistemas loucos deles.

Alguém já passou por esse tipo de situação?

Obrigado,

Leandro

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pelo calculo o valor seria 

qCom: 3,30

vUnCom: 3,05

vProd: 10,065   entao nesse caso vai dar erro mesmo

se voce quer passar o valor 10,05 teria que aumentar as casa do qCom para 3 ou 4 digitos depende da situacao eu mesmo trabalho com 4 ai os valores ficariam como abaixo

qCom: 3,2950

vUnCom: 3,0500

usando o roundABNT duas casas = vProd: 10,05

 

agora se nao quiser mudar as casas decimais tera que dar desconto da diferenca mesmo.

Editado por leandroaoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
23 minutos atrás, leomcl disse:

A Sefaz, como aceita diferença de até 0,01, não deveria efetivar essa nota?

Fui olhar o MOC já que tinha certeza que não existia tolerância neste caso, mas está lá sim...

O que faço aqui é usar o máximo possível de casas decimais na tag vUnCom pra que não haja diferença, pelo manual o valor unitário é meramente informativo.

Enfim, pode anexar o XML para verificação?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Xará.

Mas veja, se eu mudar a quantidade, preço unitário ou total do item, não vai sair na NFCe o que foi mostrado na bomba de combustível. E órgãos públicos não aceitam diferenças.

Eu quero fazer a questão do desconto, mas não tenho como implementar (calcular o desconto) se a SEFAZ calcular de uma forma diferente da RoundABNT.

Obrigado,

Leandro

 

@BigWings segue print da parte do XML onde está o erro:

 

image.thumb.png.2a013e889fd37a4c978564f14d345271.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Print não ajuda muito.

Tente validar o XML no validador da SEFAZ-RS, veja se vai ter a mesma rejeição.

De qualquer forma, já que não pode alterar o valor unitário, o jeito vai ser entrar em contato com a SEFAZ pra questionar o motivo da rejeição, já que está previsto a tolerância de 0,01.

O arredondamento ABNT é o arredondamento padrão brasileiro, a SEFAZ se estiver usando outra precisa deixar isso claro.

Agora que vi que você está informando uma diferença de 0,015 que é maior que 0,01...

Sendo combustível o valor unitário não está errado? Que saiba toda venda de combustível tem 3 decimais no preço unitário.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, @BigWings

Quanto ao preço unitário, está correto sim. O preço é 3,050.

Agora, sobre a diferença de 0,015 eu não entendi. Não seria necessário antes arredondar para 2 casas decimais para calcular a diferença?

Por exemplo, nesse caso, eu calculo a diferença de 10,05 para 10,06, e não de 10,05 para 10,065. Corrija-me se estiver errado.

Desde já agradeço,

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 minutos atrás, leomcl disse:

Agora, sobre a diferença de 0,015 eu não entendi. Não seria necessário antes arredondar para 2 casas decimais para calcular a diferença?

Por exemplo, nesse caso, eu calculo a diferença de 10,05 para 10,06, e não de 10,05 para 10,065. Corrija-me se estiver errado.

Creio que não, a tolerância parece ser pra evitar diferenças de arredondamento mas nenhuma fórmula de arredondamento vai calcular 10,065 pra 10,05.

3 minutos atrás, leomcl disse:

Quanto ao preço unitário, está correto sim. O preço é 3,050.

Então a bomba calculou errado?

Se os valores estão corretos o jeito vai ser informar como desconto ou acréscimo mesmo como o @leandroaoa sugeriu, assumindo que a SEFAZ usa o arredondamento ABNT você pode calcular.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculo matematico e complicado o mesmo valor usando oSimpleRoundTo(3.30 * 3.05,-2) = 10.07 teria que ser 10.06 ou 10.08 com a diferenca de um centavo.

olha uma coisa e o visor da bomba outra e o que realmente passou exemplo aqui atendo um posto o visor tem duas casas mas pela captura la no retaguarda a quantidade vem com tres casas decimais entao no visor da bomba estaria 3,30 e no retaguarda 3,295 isso acontece muito com produtos pesaveis tambem eu uso casas decimais a mais e nao tenho problema algum com diferenca de valores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Então, o arredondamento da bomba não é, geralmente, o mesmo da Sefaz. Mas o problema aqui não é esse, pois eu poderia fazer um ajuste jogando desconto de 0,01 nesse item só pra efetivar.

O problema é que parece que a Sefaz não está respeitando a regra da ABNT, pois, pela situação acima, daria uma diferença de 1 centavo, e deveria efetivar.

att,

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 1212 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...